Leve como um pretinho básico. A estética da narrativa parece ter sido uma reivindicação do roteirista, que procurou associá-la à própria estética minimalista e elegante da Chanel. Não é filme para se divertir, definitivamente. Ficam as reflexões: senso de oportunidade, trabalhar com paixão, fazer boas redes de contato. And so on.
a narrativa é muito bem estruturada e o filme vai um pouco além do imaginário que se tem sobre esse período do sec XVI, de que os povos do ocidente viviam deitadinhos em redes fruindo de um gozo selvagem e pacífico em suas terras, sem tecnologia e sem nada para fazer. acredito que houve uma boa pesquisa arqueológica para a produção e o herói parece dialogar com as lendas desses povos. a cena final é de grande impacto e, para quem já estudou história minimamente, de arrepiar os cabelos: o horror de fato ainda estava por vir.
é uma bela metáfora para se refletir sobre os frutos do pós-colonialismo no mundo. aliás, talvez a grande força do filme seja a da potência dessa metáfora: os resultados da colonização de exploração empreendida por países como a Inglaterra e a França. a locação em um país africano não é à toa. pensem. explorem este texto cinematográfico para pensar o mundo como funciona hoje: os altamente explorados em contraste com os exploradores, o lixo que só cresce desenfreadamente e que é despejado nesses países "esquecidos por seus próprios criadores-exploradores". Para refletir com embasamento teórico, leiam, entre outros livros, "O local da cultura", de Homi Bhabha. Mais informações sobre este autor em:
multisensorial, cheio de subjetividades, bom para combinar num festival de filmes inspiracionais como, por exemplo: "mais estranho que a ficção", "as horas", "waking life" e "shortbus".
O que parece ocorrer aqui é um aproveitamento sem vergonha da figura da atriz Milla Jovovich, que já havia feito alguns blockbusters de ação. Um misto de Resident Evil e Aeon Flux (que não foi ela quem estrelou), é puro cinema de mercado, mas poderia ter sido bom não fosse o roteiro e o diretor. E o nome devia ser "ultracolorido".
O tema desse filme de Buñuel é a frustração. Mas uma frustração excruciante, própria de pesadelos e maldições. Ajuda a pensar em várias coisas que vivemos no cotidiano e me lembra especialmente uma frase do artista plástico Jenny Holzer, que bombou nos EUA em 2002: "Protect me from what I want". Nem sempre o que queremos é o que precisamos. Claro, o filme também traz o tema da futilidade, do consumismo kitsch, da reificação humana, do esvaziamento pelo esvaziamento etc. Mas o que me queima as retinas de vertigem é esse desejo bruto, sempre reprimido, freudiano, sempre frustrado, sempre preso e dependente da alteridade, do outro ego ali, atrapalhando e infernizando: o homem é ou não é lobo do homem? Vejo reverberações desse filme ainda em Almodóvar.
PS: a estrutura narrativa, não-linear, segue a cadência da busca do personagem principal por suas próprias memórias. São várias narrativas que montam o quebra-cabeça da pergunta -tese: para que serve uma guerra, afinal?
É um docu-drama-ficção que usa a estética dos quadrinhos dos anos 90 para colorir com peso e leveza seu tema: o massacre dos palestinos em Sabra e Shatila (14/09/1982). Um ex-soldado israelense tenta relembrar o dia do massacre pedindo ajuda aos amigos que também estavam no front. Um narrativa que lembra o excelente "Waking Life", um misto de troca de idéias sobre ciência, filosofia e estupefação, entrecortadas por cenas fortes de guerra na visão de soldados jovens e assustados.
Coco Antes de Chanel
3.8 839 Assista AgoraLeve como um pretinho básico. A estética da narrativa parece ter sido uma reivindicação do roteirista, que procurou associá-la à própria estética minimalista e elegante da Chanel. Não é filme para se divertir, definitivamente. Ficam as reflexões: senso de oportunidade, trabalhar com paixão, fazer boas redes de contato. And so on.
Apocalypto
3.8 842a narrativa é muito bem estruturada e o filme vai um pouco além do imaginário que se tem sobre esse período do sec XVI, de que os povos do ocidente viviam deitadinhos em redes fruindo de um gozo selvagem e pacífico em suas terras, sem tecnologia e sem nada para fazer. acredito que houve uma boa pesquisa arqueológica para a produção e o herói parece dialogar com as lendas desses povos. a cena final é de grande impacto e, para quem já estudou história minimamente, de arrepiar os cabelos: o horror de fato ainda estava por vir.
Distrito 9
3.7 2,0K Assista Agorae eu categorizaria como drama-ficção.
Distrito 9
3.7 2,0K Assista AgoraE a sinopse, minha gente, está muito desfavorável ao filme, para dizer o mínimo. Pesquisem. :^)
Distrito 9
3.7 2,0K Assista Agoraé uma bela metáfora para se refletir sobre os frutos do pós-colonialismo no mundo. aliás, talvez a grande força do filme seja a da potência dessa metáfora: os resultados da colonização de exploração empreendida por países como a Inglaterra e a França. a locação em um país africano não é à toa. pensem. explorem este texto cinematográfico para pensar o mundo como funciona hoje: os altamente explorados em contraste com os exploradores, o lixo que só cresce desenfreadamente e que é despejado nesses países "esquecidos por seus próprios criadores-exploradores". Para refletir com embasamento teórico, leiam, entre outros livros, "O local da cultura", de Homi Bhabha. Mais informações sobre este autor em:
Terra Estrangeira
4.1 182 Assista AgoraCorrigindo a sinopse: a terra da mãe de Paco é San Sebastian, na Espanha. Ele vai parar em Portugal por outros motivos.
Up: Altas Aventuras
4.3 3,8K Assista Agoratragédia e comédia. um filme generoso, que coloca em pauta a exclusão social dos idosos, ainda cheios de sonhos a realizar.
Apocalypse Now
4.3 1,2K Assista Agoravi, mas quero ver de novo, com um novo olhar.
O Sétimo Selo
4.4 1,0KZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ
Sonhando Acordado
4.0 319multisensorial, cheio de subjetividades, bom para combinar num festival de filmes inspiracionais como, por exemplo: "mais estranho que a ficção", "as horas", "waking life" e "shortbus".
Ultravioleta
2.6 425 Assista AgoraO que parece ocorrer aqui é um aproveitamento sem vergonha da figura da atriz Milla Jovovich, que já havia feito alguns blockbusters de ação. Um misto de Resident Evil e Aeon Flux (que não foi ela quem estrelou), é puro cinema de mercado, mas poderia ter sido bom não fosse o roteiro e o diretor. E o nome devia ser "ultracolorido".
Æon Flux
2.7 348 Assista AgoraÉ quaaaase bom.
Sherlock Holmes
3.8 2,2K Assista AgoraOOOOOHHHHH!
O Discreto Charme da Burguesia
4.1 284 Assista AgoraO tema desse filme de Buñuel é a frustração. Mas uma frustração excruciante, própria de pesadelos e maldições. Ajuda a pensar em várias coisas que vivemos no cotidiano e me lembra especialmente uma frase do artista plástico Jenny Holzer, que bombou nos EUA em 2002: "Protect me from what I want". Nem sempre o que queremos é o que precisamos. Claro, o filme também traz o tema da futilidade, do consumismo kitsch, da reificação humana, do esvaziamento pelo esvaziamento etc. Mas o que me queima as retinas de vertigem é esse desejo bruto, sempre reprimido, freudiano, sempre frustrado, sempre preso e dependente da alteridade, do outro ego ali, atrapalhando e infernizando: o homem é ou não é lobo do homem? Vejo reverberações desse filme ainda em Almodóvar.
Valsa com Bashir
4.2 305 Assista AgoraPS: a estrutura narrativa, não-linear, segue a cadência da busca do personagem principal por suas próprias memórias. São várias narrativas que montam o quebra-cabeça da pergunta -tese: para que serve uma guerra, afinal?
Valsa com Bashir
4.2 305 Assista AgoraÉ um docu-drama-ficção que usa a estética dos quadrinhos dos anos 90 para colorir com peso e leveza seu tema: o massacre dos palestinos em Sabra e Shatila (14/09/1982). Um ex-soldado israelense tenta relembrar o dia do massacre pedindo ajuda aos amigos que também estavam no front. Um narrativa que lembra o excelente "Waking Life", um misto de troca de idéias sobre ciência, filosofia e estupefação, entrecortadas por cenas fortes de guerra na visão de soldados jovens e assustados.
Irreversível
4.0 1,8K Assista Agoranenhuma coragem.
Dançando no Escuro
4.4 2,3K Assista Agoraainda não tive coragem.
Huckabees - A Vida é uma Comédia
3.4 120a cena da gravação do comercial.
O Barato de Grace
3.7 81super quero ver super muito.
O Amigo Oculto
3.6 1,2K Assista Agoramedo total.
Infidelidade
3.4 483 Assista Agoralindo.
Tudo Por Amor
3.7 337também não tive coragem de ver.
Réquiem para um Sonho
4.3 4,4K Assista Agoraainda não tive coragem de ver.