Para o renomado escritor Yukio Mishima, vida e arte eram indissociáveis. Talvez um dos exemplos mais extremos dessa máxima wildiana esteja justamente nesse trabalho dele, Yukoku, adaptação do seu próprio livro.
Mishima nasceu na época errada. Acreditava que na sua geração não existia mais o conceito de morte honrosa, e era aficcionado por isso. Em Yukoku, inspirado em uma tentativa de golpe de estado conhecido como Incidente de 26 de Janeiro, retrata o que seria uma das últimas oportunidades para a execução de um legítimo harakiri. E é nessa mistura de brutalidade e sensibilidade que ficamos chocados com um filme tão curto.
Para quem gostou, recomendo Golpe de Estado, filme do Yoshishige Yoshida inspirado no mesmo evento histórico.
Tma, Svetlo, Tma (sei lá como se pronuncia isso!) é uma amostra mais do que interessante do experimentalismo surreal de Svankmajer. Criatividade é o que não falta, que coisa mais perturbada! Se isso saiu da cabeça de um homem que não usou drogas, imagino o que não se passa na cabeça dele!
Fresh Guacamole, um dos concorrentes ao Oscar do ano passado (perdeu para Paperman) tem algo de extremamente criativo e maluco. E tem uma pitadinha de Svankmajer...
Adorei esse curta de animação Paperman. Esse estilo retrô, esse traço, essa estória bonitinha, enfim, não vi todos os candidatos mas que é um curta digno de um Oscar, não há dúvidas.
Oldman and Sea é um curta-metragem sensacional, talvez o melhor que já vi. Petrov faz mágica com seus pincéis, produzindo um filme lindo, que traduz bem o espírito desta obra.
Curta bem legalzinho, que retrata o filme usado em Bastardos Inglórios. Tem nos extras do DVD, tenho o DVD há tempos e nem sabia disso, vi esses dias. Cheio de referências a Encouraçado Potemkin.
De tanto falar merda o Raphael (pseudo-revolucionário de Internet de merda) que fez inúmeros discursinhos sobre ter "cabeça formada" e blablabla, já deletou tudo o que falou.
Agora ele deve estar ocupado dando retweets e curtindo vídeos no Youtube para fazer do mundo um lugar melhor.
La Jetée é um curta-metragem inventivo mas muito cansativo.
Uma idéia muito criativa que resultou num curta muito chato. Achei interessante o estilo em fotos, mas toda essa abordagem não-convencional me deixou entediado ao extremo.
O tempo todo me lembrava do estilo de Noite e Neblina, e me surpreendi ao descobrir que o Chris Marker foi roteirista do documentário.
Flowers and Trees é um desenho tão simples e tão lindo, fruto de uma mente extremamente criativa, Walt Disney acertou em cheio em um desenho que marcou época e lhe rendeu um Oscar.
Noite e Neblina, apesar de curto, é um documentário extremamente poderoso.
No começo achei que me desagradaria pelo estilo "Nouvelle Vague" demais. Porém, a forma não-convencional com que Resnais expõe imagens e contrapõe com uma narrativa reflexiva, acabou me encantando, e em seus 10 minutos finais, me chocando.
Lembra muito aqueles 30 minutos iniciais de Hiroshima Mon Amour, onde a devastação da cidade Hiroshima na II Guerra foi trabalhada de forma muito semelhante.
Bonito curta-metragem, que aponta um quadro bem verdadeiro não apenas do Nordeste mas do país em geral, sobre como é difícil reverter uma situação de miséria, que é repassada de geração em geração.
Kemushi no Boro
4.1 2Em 2018 eu tive a oportunidade de assistir a esse curta que só é exibido exclusivamente no Museu Ghibli em Tokyo <3
Rito de Amor e de Morte
4.5 16Para o renomado escritor Yukio Mishima, vida e arte eram indissociáveis. Talvez um dos exemplos mais extremos dessa máxima wildiana esteja justamente nesse trabalho dele, Yukoku, adaptação do seu próprio livro.
Mishima nasceu na época errada. Acreditava que na sua geração não existia mais o conceito de morte honrosa, e era aficcionado por isso. Em Yukoku, inspirado em uma tentativa de golpe de estado conhecido como Incidente de 26 de Janeiro, retrata o que seria uma das últimas oportunidades para a execução de um legítimo harakiri. E é nessa mistura de brutalidade e sensibilidade que ficamos chocados com um filme tão curto.
Para quem gostou, recomendo Golpe de Estado, filme do Yoshishige Yoshida inspirado no mesmo evento histórico.
O Sonho do Astrônomo
4.2 39O mundo imaginário de Méliès e seu fascínio pela Lua...
A Chegada de um Trem à Estação
4.4 166Marco zero do cinema. Imagino como foi mágico para os espectadores que tiveram a oportunidade de conhecer o cinema de boca aberta.
Claquetes
3.4 8Klaps é um ótimo curta do Kieslowski. A claquete é o lado menos glamouroso mas mais prático do cinema. Não deixa o espectador respirar.
O Grande Roubo do Trem
3.8 185Primeiro western do cinema. E a cena final, clássica e desconcertante.
Escuridão, Luz, Escuridão
4.4 110Tma, Svetlo, Tma (sei lá como se pronuncia isso!) é uma amostra mais do que interessante do experimentalismo surreal de Svankmajer. Criatividade é o que não falta, que coisa mais perturbada! Se isso saiu da cabeça de um homem que não usou drogas, imagino o que não se passa na cabeça dele!
Fresh Guacamole
4.1 114Fresh Guacamole, um dos concorrentes ao Oscar do ano passado (perdeu para Paperman) tem algo de extremamente criativo e maluco. E tem uma pitadinha de Svankmajer...
O Avião de Papel
4.4 756 Assista AgoraAdorei esse curta de animação Paperman. Esse estilo retrô, esse traço, essa estória bonitinha, enfim, não vi todos os candidatos mas que é um curta digno de um Oscar, não há dúvidas.
O Velho e o Mar
4.4 101Oldman and Sea é um curta-metragem sensacional, talvez o melhor que já vi. Petrov faz mágica com seus pincéis, produzindo um filme lindo, que traduz bem o espírito desta obra.
Zero
4.3 137Zero é um curta bem bonitinho sobre preconceitos, criativo e divertido.
Parcialmente Nublado
4.4 280 Assista AgoraPartly Cloudy é um curta de animação bonitinho e divertido de assistir. Lembra um pouco o estilo de Birds.
O Padre Voador
2.8 61É sempre difícil avaliar um curta, mas é bonzinho. Aqui começa o trabalho do Kubrick, é um marco que torna esse curta obrigatório.
O Orgulho da Nação
3.7 55Curta bem legalzinho, que retrata o filme usado em Bastardos Inglórios. Tem nos extras do DVD, tenho o DVD há tempos e nem sabia disso, vi esses dias. Cheio de referências a Encouraçado Potemkin.
Kony 2012
2.9 21De tanto falar merda o Raphael (pseudo-revolucionário de Internet de merda) que fez inúmeros discursinhos sobre ter "cabeça formada" e blablabla, já deletou tudo o que falou.
Agora ele deve estar ocupado dando retweets e curtindo vídeos no Youtube para fazer do mundo um lugar melhor.
A Pista
4.5 185 Assista AgoraLa Jetée é um curta-metragem inventivo mas muito cansativo.
Uma idéia muito criativa que resultou num curta muito chato. Achei interessante o estilo em fotos, mas toda essa abordagem não-convencional me deixou entediado ao extremo.
O tempo todo me lembrava do estilo de Noite e Neblina, e me surpreendi ao descobrir que o Chris Marker foi roteirista do documentário.
Segunda Chance
3.6 3Gostei de Segunda Chance, para uma pequena produção amadora é bem legal, gostei do estilo de fotografia, o ritmo, enfim, curti. =)
Um Cão Andaluz
4.1 706Curiosidade: depois de lançar esse filme, Buñuel andava sempre armado, temendo represálias por parte dos burgueses.
Destino
4.3 283 Assista AgoraDestino é um belo curta-metragem, alia traços modernos às pinturas de Dali, parece que estamos navegando em quadros do artista, muito bonito.
Flores e Árvores
4.2 39 Assista AgoraFlowers and Trees é um desenho tão simples e tão lindo, fruto de uma mente extremamente criativa, Walt Disney acertou em cheio em um desenho que marcou época e lhe rendeu um Oscar.
Noite e Neblina
4.6 206 Assista AgoraNoite e Neblina, apesar de curto, é um documentário extremamente poderoso.
No começo achei que me desagradaria pelo estilo "Nouvelle Vague" demais. Porém, a forma não-convencional com que Resnais expõe imagens e contrapõe com uma narrativa reflexiva, acabou me encantando, e em seus 10 minutos finais, me chocando.
Lembra muito aqueles 30 minutos iniciais de Hiroshima Mon Amour, onde a devastação da cidade Hiroshima na II Guerra foi trabalhada de forma muito semelhante.
Vida Maria
4.3 133Bonito curta-metragem, que aponta um quadro bem verdadeiro não apenas do Nordeste mas do país em geral, sobre como é difícil reverter uma situação de miséria, que é repassada de geração em geração.
Luxo Jr.
3.7 114 Assista AgoraLindo curta da Pixar, dos primórdios do estúdio, que originou o logo. Criativo e bonito.
O Buraco Negro
4.0 85Encontrei por acaso no Youtube. Black Hole é um curta bem criativo e interessante, gostei.