Bom esse filme! Consegue estar acima da média considerando faroestes nos últimos 20 anos. Ponto forte são as atuações. É impressionante como é impossível não gostar do Idris Elba. Esse cara é fera demais. Só faltou ter uma primeira parte mais envolvente.
Pra quem gostou, tem o remake recente de Sete Homens e Um Destino com o Denzel Washington que é uma pérola!
Um dos melhores Sci-Fi das últimas décadas! Com uma mistura agradável e bem feita das temáticas: cyberpunk + investigação + ação + gore + suspense + mind-blowing.
Precisamos de mais filmes assim.
E algo me diz que esse diretor, Leigh Whannell, tem um baita futuro...
No mesmo patamar de "Get Out" (2017), do mesmo diretor.
O filme peca nos momentos de alívio cômico. Piadinhas e frases da estirpe do que vemos em filmes da Marvel. Não combinam em nada com a premissa e quebram de maneira patológica a tensão do filme, com certeza além daquilo que o diretor planejou.
Também peca em algumas artimanhas pontuais já bastante manjadas de outros filmes de horror. Por exemplo
o pai de família, aquele que seria fisicamente o mais forte pra lidar com a situação, logo de início fica incapacitado fisicamente e mancando o filme todo. Claramente forçaram uma desculpa bem boba pra isso bem no começo. Ou ainda, crianças conseguindo fazer adultos desmaiarem ou morrerem com uma simples pancada na cabeça. E a pior de todas: a famigerada e lamentável cena da pancada na cara usando uma frigideira, durante uma luta.
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Porém, a salvação para tais pecados acontece simultaneamente. História central extremamente criativa e conduzida muito bem. As atuações estão brilhantes (com destaque óbvio para Lupita Nyong'o). A trilha sonora e edição de som (modalidade que particularmente considero um dos pilares em uma obra de arte audiovisual) estão arrasadores e são ponto alto do filme (assim como em "Get Out").
No balanço geral, é um bom filme. Indico para aqueles que gostam de histórias de horror fora do convencional.
Errei quando pensei que o enredo seria sobre um embate de ideias de igual para igual. Dois lados expondo seus pontos, com erros e acertos para cada. Bem distante disso. Potencialmente enviesado desde o primeiro minuto, Meirelles deixa escapar de modo tão escancarado o partido que toma que o desenrolar dos fatos chega a ser forçado e infantil em alguns momentos. Isso não se trata de um embate de ideias ou visões. Trata-se de um "vilão" Bento XVI sendo confrontado pelo "mocinho" Francisco. As situações, sacadas e artimanhas adotadas nos primeiros 30 minutos por Meirelles para deixar claro qual lado é o correto e qual é o errado me deixou com a sensação de estar vendo um filme de um diretor principiante, e não da bagagem de Meirelles.
Bem, este é um fato, não necessariamente um problema. O filme tem lado. Tem viés, e pronto. Apenas errei pelo que esperava.
O miolo do filme é o que há de melhor. Aqui há um acerto nos enquadramentos. Por sinal, a maneira quase "câmera na mão" de filmar me agrada. O close bem fechado nos rostos dos protagonistas nesse filme também fica bom, uma vez que conta com a ajuda da expertise de dois atores brilhantes. A captação de som ambiente e as músicas escolhidas também foram outro ponto positivo.
Para o fim, o filme peca. A regressão para o passado de Bergoglio é prolongada demais, arrastada demais, com pontos desnecessários. Há um distanciamento muito grande do que estávamos vendo até o momento.
Uma versão mais palatável de Mártires (2009) com pitadas de Sucker Punch (2011).
Somam-se sacadas e subterfúgios outros. Por exemplo, achei sensacional a ideia de incluir Lovecraft na história. A "ponta" que ele faz no filme é sensacional e ponto alto do filme.
Mas tenho que dizer: que obra tão melhor seria se encerrasse no momento certo!
Se o filme acabasse no segundo sonho da Beth, aquele da festa, com ela descendo as escadas após ver a irmã gritar por ajuda atrás da porta de vidro, o filme somaria muitos pontos. Infelizmente, parece ter havido uma necessidade de padronizar a trama com um desfecho morno e simples. Uma pena.
Curiosidade: durante as filmagens, a atriz que interpretou a jovem Vera (Taylor Hickson) se feriu no rosto e ficou com uma enorme cicatriz (em uma cena que ela atravessa uma porta de vidro), o que a prejudicou na carreira de atriz. Ela luta na justiça até hoje contra a produção do filme por indenização.
Fazendo parte do movimento artístico/político "construtivismo russo", experimenta os métodos de montagem dialética e se aproxima dos temas socialistas e marxistas. Inclusive, é, sem dúvidas, a obra pró-comunista com maior peso da história do cinema.
Portanto, no que diz respeito em concordar ou discordar do lado político envolvido, abstenho-me.
Ao cerne da obra em si, achei tecnicamente inferior a muitas outras produções contemporâneas. Com exceção da Parte 4 (que contem a icônica cena da Escadaria de Odessa), o restante do longa apresenta grande quantidade de cortes e montagem de planos que aparentam enorme desordem, especialmente nos dois primeiros atos. Mesmo considerando que um dos objetivos é, justamente, incomodar o telespectador, acredito que houve sim significativa deficiência técnica.
Como eu disse acima, a exceção vai para o Ato 4. Parecendo um filme à parte, essa sequência ficou tecnicamente maravilhosa. Destaque para o carrinho de bebê e também para a câmera que acompanha a descida das pessoas em correria, de maneira linear e sem engasgos.
Vamos com o hype alto sim galera! Do mesmo modo que podemos nos decepcionar, existe o outro lado da moeda: o chamado efeito Pigmaleão.
Efeito Pigmaleão: é o nome dado em psicologia ao fenômeno em que, quanto maiores as expectativas que se têm relativamente a uma pessoa, melhor o seu desempenho.
- Primeiro filme com som do diretor Fritz Lang. Nesta época, em que filmes com som estavam surgindo, muitos diretores usavam e abusavam dessa novidade e faziam filmes extremamente verborrágicos e com muitos efeitos sonoros. Porém, neste caso, Lang opta por usar poucos efeitos sonoros, com longas tomadas em que nenhum som é emitido. Inclusive, não há trilha sonora neste filme;
- Embora muitos o considerem como fazendo parte do Expressionismo Alemão (movimento cinematográfico que gosto muito, por sinal), para mim, este filme não faz parte desse movimento. O expressionismo se caracteriza pela distorção da imagem, remetendo ao sobrenatural e retorno ao gótico. Este filme aqui, M, é verossímil e não traz essas características;
- Um dos primeiros filmes a usar com maestria do efeito Kuleshov (interposição de planos para gerar uma ideia), além de planos através de espelhos e outras tomadas que depois viraram praxe em grandes clássicos (como nos filmes do Hitchcock);
- CURIOSIDADES:
- O assassino verdadeiro (o qual esse filme se baseou) se chamava Peter Kurten. O ator que o interpreta neste filme também se chama Peter.
- Quando esse filme foi lançado, Peter Kurten ainda estava vivo. Foi decapitado alguns meses depois, e seu cérebro foi estudado por décadas. Hoje sua cabeça está mumificada em um museu dos EUA.
- O subtítulo "Vampiro" vem do fato do assassino, na época, ter sido acusado de beber sangue de algumas das vítimas. Os jornais alemães, na época, criaram essa alcunha para o criminoso.
- A música assoviada pelo personagem é do Edvard Grieg, trecho "In the Hall of the Mountain King" da peça Peer Gynt.
Clima sombrio na medida certa! Com praticamente nenhuma trilha sonora de fundo, porém com edição de som perfeita. Personagens sensacionais, trama simples porém funcionante, ambiente e fotografia muito boas, atuações são todas bem satisfatórias (destaque ao Patrick Wilson).
Os diálogos mais demorados são à la Tarantino. Não cansam em nada, muitos contribuem para o desenrolar da trama e alguns são até divertidos.
Mistura de terror, faroeste e Tarantino. Não era pra dar errado e não deu.
Ao lado de "Hereditário (2018)", melhor filme de terror da última década.
Para tanto, entre no clima do filme: espere anoitecer, apague as luzes, impeça possíveis distrações, fique de frente pra TV e aumente o som. Se puder assistir sozinho ou com poucas pessoas que não falem muito, melhor.
O roteiro é relativamente simples. Não achei algo tão mirabolante ou fabuloso como dizem. Para mim não houve qualquer plot twist. E a questão da hipnose tornou o filme surreal, perdeu a graça e acabou diminuindo a credibilidade a qual o filme estava se prestando.
Acho muito bom abordar o tema racismo. Isso não significa que isso aconteceu nesse filme. Não como a maioria está enxergando. Esse é um filme com pretensões de mistério e suspense, e se presta razoavelmente a isso.
Vingança & Castigo
3.6 206 Assista AgoraBom esse filme! Consegue estar acima da média considerando faroestes nos últimos 20 anos.
Ponto forte são as atuações.
É impressionante como é impossível não gostar do Idris Elba. Esse cara é fera demais.
Só faltou ter uma primeira parte mais envolvente.
Pra quem gostou, tem o remake recente de Sete Homens e Um Destino com o Denzel Washington que é uma pérola!
Army of the Dead: Invasão em Las Vegas
2.8 955A atriz que faz a piloto do helicóptero é a mistura de Tom Cruise com Chitãozinho e Xororó.
Batman
4.0 1,9K Assista AgoraA minha maior expectativa está em Paul Dano. Tudo que esse ator faz ele arrebenta!
Upgrade: Atualização
3.7 686 Assista AgoraQue surpresa!
Um dos melhores Sci-Fi das últimas décadas! Com uma mistura agradável e bem feita das temáticas: cyberpunk + investigação + ação + gore + suspense + mind-blowing.
Precisamos de mais filmes assim.
E algo me diz que esse diretor, Leigh Whannell, tem um baita futuro...
Nós
3.8 2,3K Assista AgoraNo mesmo patamar de "Get Out" (2017), do mesmo diretor.
O filme peca nos momentos de alívio cômico. Piadinhas e frases da estirpe do que vemos em filmes da Marvel. Não combinam em nada com a premissa e quebram de maneira patológica a tensão do filme, com certeza além daquilo que o diretor planejou.
Também peca em algumas artimanhas pontuais já bastante manjadas de outros filmes de horror. Por exemplo
o pai de família, aquele que seria fisicamente o mais forte pra lidar com a situação, logo de início fica incapacitado fisicamente e mancando o filme todo. Claramente forçaram uma desculpa bem boba pra isso bem no começo. Ou ainda, crianças conseguindo fazer adultos desmaiarem ou morrerem com uma simples pancada na cabeça. E a pior de todas: a famigerada e lamentável cena da pancada na cara usando uma frigideira, durante uma luta.
Porém, a salvação para tais pecados acontece simultaneamente. História central extremamente criativa e conduzida muito bem. As atuações estão brilhantes (com destaque óbvio para Lupita Nyong'o). A trilha sonora e edição de som (modalidade que particularmente considero um dos pilares em uma obra de arte audiovisual) estão arrasadores e são ponto alto do filme (assim como em "Get Out").
No balanço geral, é um bom filme. Indico para aqueles que gostam de histórias de horror fora do convencional.
Dois Papas
4.1 962 Assista AgoraErrei quando pensei que o enredo seria sobre um embate de ideias de igual para igual. Dois lados expondo seus pontos, com erros e acertos para cada. Bem distante disso. Potencialmente enviesado desde o primeiro minuto, Meirelles deixa escapar de modo tão escancarado o partido que toma que o desenrolar dos fatos chega a ser forçado e infantil em alguns momentos. Isso não se trata de um embate de ideias ou visões. Trata-se de um "vilão" Bento XVI sendo confrontado pelo "mocinho" Francisco. As situações, sacadas e artimanhas adotadas nos primeiros 30 minutos por Meirelles para deixar claro qual lado é o correto e qual é o errado me deixou com a sensação de estar vendo um filme de um diretor principiante, e não da bagagem de Meirelles.
Bem, este é um fato, não necessariamente um problema. O filme tem lado. Tem viés, e pronto. Apenas errei pelo que esperava.
O miolo do filme é o que há de melhor. Aqui há um acerto nos enquadramentos. Por sinal, a maneira quase "câmera na mão" de filmar me agrada. O close bem fechado nos rostos dos protagonistas nesse filme também fica bom, uma vez que conta com a ajuda da expertise de dois atores brilhantes. A captação de som ambiente e as músicas escolhidas também foram outro ponto positivo.
Para o fim, o filme peca. A regressão para o passado de Bergoglio é prolongada demais, arrastada demais, com pontos desnecessários. Há um distanciamento muito grande do que estávamos vendo até o momento.
Acerta na direção de arte. Erra no enredo.
Coringa
4.4 4,1K Assista AgoraDessa vez é o Oscar que será testado. Se não vier para Phoenix, podemos desistir da academia.
Atuação PERFEITA. Direção de arte maravilhosa. Trilha sonora impecável. Filme para ser contemplado e assistido várias vezes.
A Casa do Medo: Incidente em Ghostland
3.5 749Uma versão mais palatável de Mártires (2009) com pitadas de Sucker Punch (2011).
Somam-se sacadas e subterfúgios outros. Por exemplo, achei sensacional a ideia de incluir Lovecraft na história. A "ponta" que ele faz no filme é sensacional e ponto alto do filme.
Mas tenho que dizer: que obra tão melhor seria se encerrasse no momento certo!
Se o filme acabasse no segundo sonho da Beth, aquele da festa, com ela descendo as escadas após ver a irmã gritar por ajuda atrás da porta de vidro, o filme somaria muitos pontos. Infelizmente, parece ter havido uma necessidade de padronizar a trama com um desfecho morno e simples. Uma pena.
Curiosidade: durante as filmagens, a atriz que interpretou a jovem Vera (Taylor Hickson) se feriu no rosto e ficou com uma enorme cicatriz (em uma cena que ela atravessa uma porta de vidro), o que a prejudicou na carreira de atriz. Ela luta na justiça até hoje contra a produção do filme por indenização.
O Encouraçado Potemkin
4.2 342 Assista AgoraFazendo parte do movimento artístico/político "construtivismo russo", experimenta os métodos de montagem dialética e se aproxima dos temas socialistas e marxistas. Inclusive, é, sem dúvidas, a obra pró-comunista com maior peso da história do cinema.
Portanto, no que diz respeito em concordar ou discordar do lado político envolvido, abstenho-me.
Ao cerne da obra em si, achei tecnicamente inferior a muitas outras produções contemporâneas. Com exceção da Parte 4 (que contem a icônica cena da Escadaria de Odessa), o restante do longa apresenta grande quantidade de cortes e montagem de planos que aparentam enorme desordem, especialmente nos dois primeiros atos. Mesmo considerando que um dos objetivos é, justamente, incomodar o telespectador, acredito que houve sim significativa deficiência técnica.
Como eu disse acima, a exceção vai para o Ato 4. Parecendo um filme à parte, essa sequência ficou tecnicamente maravilhosa. Destaque para o carrinho de bebê e também para a câmera que acompanha a descida das pessoas em correria, de maneira linear e sem engasgos.
Coringa
4.4 4,1K Assista AgoraVamos com o hype alto sim galera! Do mesmo modo que podemos nos decepcionar, existe o outro lado da moeda: o chamado efeito Pigmaleão.
Efeito Pigmaleão: é o nome dado em psicologia ao fenômeno em que, quanto maiores as expectativas que se têm relativamente a uma pessoa, melhor o seu desempenho.
M, o Vampiro de Dusseldorf
4.3 278 Assista AgoraAlgumas considerações minhas sobre esta obra:
- Primeiro filme com som do diretor Fritz Lang. Nesta época, em que filmes com som estavam surgindo, muitos diretores usavam e abusavam dessa novidade e faziam filmes extremamente verborrágicos e com muitos efeitos sonoros. Porém, neste caso, Lang opta por usar poucos efeitos sonoros, com longas tomadas em que nenhum som é emitido. Inclusive, não há trilha sonora neste filme;
- Embora muitos o considerem como fazendo parte do Expressionismo Alemão (movimento cinematográfico que gosto muito, por sinal), para mim, este filme não faz parte desse movimento. O expressionismo se caracteriza pela distorção da imagem, remetendo ao sobrenatural e retorno ao gótico. Este filme aqui, M, é verossímil e não traz essas características;
- Um dos primeiros filmes a usar com maestria do efeito Kuleshov (interposição de planos para gerar uma ideia), além de planos através de espelhos e outras tomadas que depois viraram praxe em grandes clássicos (como nos filmes do Hitchcock);
- CURIOSIDADES:
- O assassino verdadeiro (o qual esse filme se baseou) se chamava Peter Kurten. O ator que o interpreta neste filme também se chama Peter.
- Quando esse filme foi lançado, Peter Kurten ainda estava vivo. Foi decapitado alguns meses depois, e seu cérebro foi estudado por décadas. Hoje sua cabeça está mumificada em um museu dos EUA.
- O subtítulo "Vampiro" vem do fato do assassino, na época, ter sido acusado de beber sangue de algumas das vítimas. Os jornais alemães, na época, criaram essa alcunha para o criminoso.
- A música assoviada pelo personagem é do Edvard Grieg, trecho "In the Hall of the Mountain King" da peça Peer Gynt.
O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final
4.1 1,1KA prova de que uma sequência pode sim superar o primeiro !
It: Capítulo Dois
3.4 1,5K Assista AgoraInferior ao predecessor. Na balança, pesa muito mais o lado comédia/fantasia/aventura do que um terror.
Vou ficar apenas com a Parte I na memória e esquecer que esse existiu.
Destaque positivo: atuação do Bill Skarsgård como Pennywise.
John Wick 3: Parabellum
3.9 1,0K Assista AgoraSensacional.
Quando começa a tocar Winter do Vivaldi no trecho final, o filme me ganha por completo.
Que venham outros!
Marighella
3.9 1,1K Assista AgoraÉ aqui o lugar onde nos xingamos?
Rastro de Maldade
3.7 408 Assista AgoraClima sombrio na medida certa! Com praticamente nenhuma trilha sonora de fundo, porém com edição de som perfeita. Personagens sensacionais, trama simples porém funcionante, ambiente e fotografia muito boas, atuações são todas bem satisfatórias (destaque ao Patrick Wilson).
Os diálogos mais demorados são à la Tarantino. Não cansam em nada, muitos contribuem para o desenrolar da trama e alguns são até divertidos.
Mistura de terror, faroeste e Tarantino. Não era pra dar errado e não deu.
Godzilla II: Rei dos Monstros
3.2 650 Assista AgoraAlguém me responde por favor:
O 3D está ruim? dispensável?? ficou muito escuro ou dá pra assistir ??
Aterrorizados
3.0 253Ao lado de "Hereditário (2018)", melhor filme de terror da última década.
Para tanto, entre no clima do filme: espere anoitecer, apague as luzes, impeça possíveis distrações, fique de frente pra TV e aumente o som. Se puder assistir sozinho ou com poucas pessoas que não falem muito, melhor.
TOP...
Hereditário
3.8 3,0K Assista AgoraFelps se fode pra caramba nesse filme...
Coerência
4.1 1,3K Assista AgoraGato de Schrödinger - O Filme
CARAAAAAI que filme fodaaaaa. Fazia muito tempo que um filme nao me prendia desse jeito.
A Autópsia
3.3 1,0K Assista AgoraCadáver mais lindo da história...
Thor: Ragnarok
3.7 1,9K Assista AgoraBobalhão, bem tosco. Uma pastelão praticamente. Sem essência e seriedade nenhuma.
Fraco, fraco, fraco...
Corra!
4.2 3,6K Assista AgoraMediano. (spoiler)
O roteiro é relativamente simples. Não achei algo tão mirabolante ou fabuloso como dizem. Para mim não houve qualquer plot twist.
E a questão da hipnose tornou o filme surreal, perdeu a graça e acabou diminuindo a credibilidade a qual o filme estava se prestando.
Acho muito bom abordar o tema racismo. Isso não significa que isso aconteceu nesse filme. Não como a maioria está enxergando. Esse é um filme com pretensões de mistério e suspense, e se presta razoavelmente a isso.
Glória Feita de Sangue
4.4 448 Assista AgoraO Michael Douglas parece muito o pai dele né...