Pra além das críticas que saíram depois da estréia de Bohemian Rhapsody, vale lembrar que o filme não se chama "The Show Must Go On" ou "Who Wants to Live Forever" ou até "I Want to Break Free".
Esse filme é outro nível de terror, é o nível de assombro que as pessoas no geral têm quando falam que não querem acordar a noite pra ir na cozinha. É um nível de pavor do desconhecido e do "não ver" que valem, pra mim, muito mais do que aparições de monstros e fantasmas.
Não sei como é no livro, mas vou falar sobre o filme: tinha potencial pra ser incrível, um daqueles filmes de suspense/terror que realmente te envolvem - como A Entidade e O Orfanato - se tivesse trabalhado
[spoiler][/spoiler]
melhor a parte em que se assume que o mal que ronda a cidade é, na verdade, algo inerente aos cidadãos daquele luga. Porém o filme não vai para esse caminho e canaliza todo o mal na figura da coisa.
DICA: vejam a versão do diretor! Dá pra encontrar facilmente para download. Tem cenas fundamentais para a sustentação de chaves de leitura e, inclusive, abertura de outras que não se fazem tão claras sem as cenas cortadas na versão comercial (que é a do Netflix)
A mensagem de libertação da subjetividade que o filme pretende trazer ao final é de um estereótipo de gênero e de sexualidade que eu não consigo concordar com essas críticas positivas.
Extremamente forçado, previsível. É a verdadeira doutrinação do conformismo feminino diante do machismo impregnado na sociedade e da violência de gênero.
Disfarçado de mensagem evangélica, amor cristão, ensinamento bíblico, esconde problemas seríssimos com o famosíssimo e desgastado estereótipo da "falta de fé", tanto na figura da mulher (que carrega em si toda a culpa pelos problemas do relacionamento, segundo o filme) quanto na figura do marido (o verdadeiro "homem sem Deus", que só é uma pessoa com deficiências sérias de caráter porque não ora).
Filmes como esse deveriam ser proibidos, pois perpetuam o machismo e algo que NÃO É cristianismo. Cristianismo é seguir a Cristo e ajudar ao próximo. Sejamos coerentes, em uma situação real em que a mulher não tem ao menos controle do próprio dinheiro, se conformar com a situação pode ser desastroso e até mesmo mortal.
Eu simplesmente não entendo porque esse filme tem uma média tão baixa e foi tão criticado. A única conclusão que consigo alcançar é que muito provavelmente as indústrias do cinema e da rapidez massificaram tanto os cérebros que as pessoas simplesmente têm preguiça de estabelecer as conexões tão cruciais para a compreensão do filme.
Um bom filme não é um filme que se deixa compreender 100%, mas um filme que permite várias interpretações e leituras.
A fotografia é muito bonita, mas é só isso. É só uma fotografia bonita. Indústria cinematográfica se aproveitando de dois temas seríssimos e que precisam ser discutidos com urgência pra VENDER. E formalmente falando, o roteiro não tem nexo: extremamente vazio, composto por falas altamente artificiais. É compreensível o motivo de ter ganhado vários prêmios: é só mais uma imagem bonita pintada pra comover as massas, sem problematização sem nada.
Existe um teórico que defende que o que se pode inferir de uma obra não é o que se pode inferir de seu autor. O meu viés de interpretação dos dois volumes juntos é: a história como obra, Joe como autor. Seligman é algo complicado de se dizer, mas suas digressões são essenciais para que se entenda, também, o que eu propus. Um outro caminho é pensar que o desfecho já estava posto desde o início.
O meu convite a todos que assistirão esse filme é que tenham atenção à forma como Joe conta a história, seu papel de narrador e o papel das digressões de Seligman. Não deixem de assistir o segundo volume!
O filme é extremamente fiel ao livro. Marguerite Duras utiliza uma espécie de fluxo de consciência ao narrar sua tórrida relação com o amante de Cholen e as desventuras em família. A ordem em que ela expõe os fatos e acontecimentos e o modo como os descreve foi reproduzido com maestria no filme.
Perdido em Marte
4.0 2,3K Assista AgoraEsse filme precisa ser passado para Bolsominion:
- fala de meritocracia;
- enaltece a ciência;
- e ainda mostra que a terra é redonda.
A Freira
2.5 1,5K Assista Agoracara que perda de tempo... sério, se vcs querem ver um bom filme, vão ver Hereditário!
Arquitetura da Destruição
4.2 136 Assista AgoraComo um cara que só queria fazer da cidade dele um lugar limpo e bonito matou 6 milhões de pessoas.
Bohemian Rhapsody
4.1 2,2K Assista AgoraPra além das críticas que saíram depois da estréia de Bohemian Rhapsody, vale lembrar que o filme não se chama "The Show Must Go On" ou "Who Wants to Live Forever" ou até "I Want to Break Free".
É Bohemian Rhapsody. Essa é a proposta.
anyway the wind blows.
Hereditário
3.8 3,0K Assista AgoraEsse filme é outro nível de terror, é o nível de assombro que as pessoas no geral têm quando falam que não querem acordar a noite pra ir na cozinha. É um nível de pavor do desconhecido e do "não ver" que valem, pra mim, muito mais do que aparições de monstros e fantasmas.
A Maldição da Casa Winchester
2.6 460 Assista AgoraNão entendi as críticas ruins. Da vertente de filmes sobre locais/pessoas amaldiçoadas, esse foi o melhor que eu vi recentemente.
It: A Coisa
3.9 3,0K Assista AgoraNão sei como é no livro, mas vou falar sobre o filme: tinha potencial pra ser incrível, um daqueles filmes de suspense/terror que realmente te envolvem - como A Entidade e O Orfanato - se tivesse trabalhado
[spoiler][/spoiler]
melhor a parte em que se assume que o mal que ronda a cidade é, na verdade, algo inerente aos cidadãos daquele luga. Porém o filme não vai para esse caminho e canaliza todo o mal na figura da coisa.
A Forma da Água
3.9 2,7KÉ um ótimo filme, mas eu particularmente tive muita dificuldade em mergulhar no universo do filme.
Corpo Elétrico
3.5 216Um filme muito bonito, inquieto e verdadeiro, acima de tudo.
Shame
3.6 2,0K Assista AgoraUm filme sobre a ótica masculina a respeito das mulheres. O machismo nosso de cada dia.
Um Olhar do Paraíso
3.7 2,7K Assista AgoraO argumento aqui é sensibilidade. E ponto.
Donnie Darko
4.2 3,8K Assista AgoraDICA: vejam a versão do diretor! Dá pra encontrar facilmente para download. Tem cenas fundamentais para a sustentação de chaves de leitura e, inclusive, abertura de outras que não se fazem tão claras sem as cenas cortadas na versão comercial (que é a do Netflix)
The Rocky Horror Picture Show
4.1 1,3K Assista AgoraA mensagem de libertação da subjetividade que o filme pretende trazer ao final é de um estereótipo de gênero e de sexualidade que eu não consigo concordar com essas críticas positivas.
Quarto de Guerra
3.8 182Extremamente forçado, previsível. É a verdadeira doutrinação do conformismo feminino diante do machismo impregnado na sociedade e da violência de gênero.
Disfarçado de mensagem evangélica, amor cristão, ensinamento bíblico, esconde problemas seríssimos com o famosíssimo e desgastado estereótipo da "falta de fé", tanto na figura da mulher (que carrega em si toda a culpa pelos problemas do relacionamento, segundo o filme) quanto na figura do marido (o verdadeiro "homem sem Deus", que só é uma pessoa com deficiências sérias de caráter porque não ora).
Filmes como esse deveriam ser proibidos, pois perpetuam o machismo e algo que NÃO É cristianismo. Cristianismo é seguir a Cristo e ajudar ao próximo. Sejamos coerentes, em uma situação real em que a mulher não tem ao menos controle do próprio dinheiro, se conformar com a situação pode ser desastroso e até mesmo mortal.
Aquarius
4.2 1,9K Assista AgoraPassa muito bem pelo teste de Bechdel.
A Viagem
3.7 2,5K Assista AgoraEu simplesmente não entendo porque esse filme tem uma média tão baixa e foi tão criticado. A única conclusão que consigo alcançar é que muito provavelmente as indústrias do cinema e da rapidez massificaram tanto os cérebros que as pessoas simplesmente têm preguiça de estabelecer as conexões tão cruciais para a compreensão do filme.
Um bom filme não é um filme que se deixa compreender 100%, mas um filme que permite várias interpretações e leituras.
A Garota Dinamarquesa
4.0 2,2K Assista AgoraA fotografia é muito bonita, mas é só isso. É só uma fotografia bonita. Indústria cinematográfica se aproveitando de dois temas seríssimos e que precisam ser discutidos com urgência pra VENDER. E formalmente falando, o roteiro não tem nexo: extremamente vazio, composto por falas altamente artificiais. É compreensível o motivo de ter ganhado vários prêmios: é só mais uma imagem bonita pintada pra comover as massas, sem problematização sem nada.
Uma Carta para Momo
4.0 43Animação incrível, muito sensível, mistura o insólito ao psicológico através da alusão e da cultura.
Túmulo dos Vagalumes
4.6 2,2KEsse filme... Por favor, assistam esse filme! Tem no youtube!
Ninfomaníaca: Volume 2
3.6 1,6K Assista AgoraExiste um teórico que defende que o que se pode inferir de uma obra não é o que se pode inferir de seu autor. O meu viés de interpretação dos dois volumes juntos é: a história como obra, Joe como autor. Seligman é algo complicado de se dizer, mas suas digressões são essenciais para que se entenda, também, o que eu propus. Um outro caminho é pensar que o desfecho já estava posto desde o início.
Ninfomaníaca: Volume 1
3.7 2,7K Assista AgoraO meu convite a todos que assistirão esse filme é que tenham atenção à forma como Joe conta a história, seu papel de narrador e o papel das digressões de Seligman. Não deixem de assistir o segundo volume!
O Amante
3.8 149O filme é extremamente fiel ao livro. Marguerite Duras utiliza uma espécie de fluxo de consciência ao narrar sua tórrida relação com o amante de Cholen e as desventuras em família. A ordem em que ela expõe os fatos e acontecimentos e o modo como os descreve foi reproduzido com maestria no filme.
S. Darko - Um Conto de Donnie Darko
2.1 437Desisti de assistir ._.
A Viagem
3.7 2,5K Assista AgoraPoderia ser menor, mas e daí? Ficou muito bom!