Este merece duas estrelas devido à de praxe ambientação sinistra ainda que sua proposta(mal executada)nitidamente decalcada no consagrado The Wolfman(1941),resultando numa conclusão rasa e apressada,fita antiga válida só pela garimpagem de cinéfilo.
Excelente teatro-filmado por um diretor versado no estilo,mas é aquele drama-raiz para poucos,e a oscilação de tom(um quê de humor ácido e crítica social à ambientação/sul dos Estados Unidos/década de 1950´)não é bem digerido por todos(público),não.Assisti uma única vez faz muito anos no canal TCM.
Talvez a resposta mulher-empoderada-sem-ser-mala igual às do séc.21,ao detetive Shaft.A Coffy interpretada por uma Pam Grier em plena forma e muito badass,,sexy e muito casca-grossa,há quem diga que essas fitas hoje soam muito surreais,com um racismo reverso.Tenso.
Blaxploitation raiz,da época que o methiorlate ardia,hoje a geração ´´l-a-c-r-a-ç-ã-o e sou-vitimista-da-esquerda``torceria o nariz.Esse filme fez tanto sucesso que de algumas sequências ainda rendeu um seriado.
Mais parecendo um refugo de Mad Max com um quê Blade Runner,assisti nos cinemas e já tinha essa opinião,de positivo era o cartaz mostrando a então curvilínea Melanie Griffitti,era atrativo óbvio numa sessão da tarde insossa.Assistível passatempo.
Com esta,foi a segunda vez que assisti este perturbador filme,na primeira vez foi na tv aberta,em 1983,o filme passa uma vibe pesada,angustiante e claustrofóbica,a mesma sensação de quando o vi no passado revivi,pois lembrava poucos detalhes,mas ambientação e a temática sórdida quase soltam da tela,ainda que não-explícito.Revi hoje,05/04/20.
Sendo da geração anterior da tv a cabo e do streaming,eu venero de paixão estas fitas setentistas a muito exibidas aqui nos anos 1980(que considero o melhor preríodo da tv aberta,realçada pelas dublagens eficientes da época),o filme aqui em questão é um eletrizante thriller de tensão incessante old school.Revi hoje,01/04/20.Intenso pacas.
O plot intrigante sugerindo uma ambientação mesclada à mistério & hedonismo,o resultado final,porém soou morno,faltando um quê de dinamismo à narrativa,concluindo-se que a presença dos ícones Boris Karloff e Cristopher Lee mais na mera condição figurantes de luxo,idem Barbara Steele(lindíssima,mas disperdiçada),onde só a fotografia se destaca nesta fita inferior às similares realizadas das concorrentes Hammer e Amicos.Vi em 01/04/20.
Acho que a classifificação adequada seria filme-de-mistério,longe de ser uma Brastemp,vale pela garimpagem de cinéfilo a olhada nesta produção realizada num período apinhado a esse tipo de fita.Entretem,não se esperando por muito.
Essas fitas antiga tinham uma vibe teatral nada apreciada pelas plateias atuais,mas justaente este detalhe de abordagem é que injeta um charme às mesmas.Tenho uma cópia gravada do canal TCM.
De cara,logo percebe-se não tratar-se de um remake passo-a-passo do filme original de 1977(que ao meu ver era propositalmente muito caricato e visualmente´´carregado``cartunesco até),pois o que vi neste foi uma re-interpretação(ou re-imaginação)do plot sobrenatural da fita do italiano Dario Argento.Nada que uma enxugada de uns 10 ou 15 minutos para evitar um quê dispersão neste thrilller morno,ainda que denso pelo diretor Luca Guadagnino,que o concebeu com pulsante áura de misandria.Meu palpite é que o tempo o fará melhor justiça como produto.Vi em 23/03/20.
Aquele filme B,que mora no coração de quem aprecia o subgênero.Diretor igual Stuart Gordon fazem muita falta nos dias de hoje,cujas fitas só estão apinhadas de efeitos CGI,remakes lacradores e mimizentos...saudades dos anos 80´.
Vi esse ainda no auge do vhs,lembro ter achado a estória zoada demais,mas visualmente o filme era transgressor pacas,muito realçado aos eficientes(para a época)efeitos práticos.Curti mais o anterior Re-Animator(1985)do mesmo diretor Stuart Gordon.
Aquele filme histérico,concordo com o comentário de alguém mais abaixo,que essa fita tem uma vibe defasada,,se lançada nos anos 90´,esse filme seria O FILME,mas hoje soa terrorzinho meia-boca modinha.
Aquela vibe tipo``causos`´do oeste,um humor discreto que não quebra o clima tenso.Difícil não perceber a óbvia intenção em DEScontruir estereótipos de filmes do gênero,subvertando clichês.A despretensão aqui é mérito.
Para o (sub)gênero filme-de-máfia esta fita é meia acanhada,as presepadas aqui são contidas,pelos comentários abaixo,a maioria parecia esperar a correria tipo tiro-porrada-e-bomba,há uma inesperada densidade mas é só.
Vi uma única vez na época do vhs(!),achei muito nonsense,sinceramente o grande atrativo é a capa da fita com a protagonista de calcinha e blusinha curta,que no filme,da metade ao final ela corre de um lado para o outro,nos dias mimizentos de hoje esses aspectos renderariam muito blá,blá,blá.Tosqueira esquecida.
Só por fugir do lugar comum,do maniqueísmo clichê enaltecido na maioria da fitas americanas sobre o conflito da Segunda Guerra Mundial este filme merece o apreço que tem,pelo menos ao público old school do gênero filme-de-guerra.O sarcasmo da cena final,além de desconcertante não foi digerida(compreendida)pela maioria que o assistiu.Diferenciado.
Difícil não lembrar A Cruz de Ferro(1977),não assistia um filme diferenciado em desglamourizar a Segunda Guerra Mundial,sem recorrer ao batido maniqueísmo das versões made in hollywood,pois tal e qual a citada fita do diretor Peckinpah,neste Stalingrado há a imparcialidade em não-demonizar os soldados alemães,idem os russos,ainda que o ponto de vista seja sob a narração de um representante do lado comunista.Vi hoje,02/03/20,no Space.
Diria que o morno resultado final seria melhor apreciado se essa fita tivesse sido lançada nos anos 90´,pois tem essa vibe.Pena ,pois se tivesse feito grana,haveria sequêcias que poderiam melhorar(ou não),covardia comparar às HQs (material original) que é bem superior.
A capa deste filme,e por ser tratar de uma produção da Hammer induz-se a crer ser mais um produto de terror/mistério,o suspense nas cenas iniciais dá lugar a uma aventura à moda antiga,que não é nenhuma Brastemp mas diverte.
Ambientação setentista com esmero emulando tom profano do plot filme.Engraçado ler as reclamações usuiais referente ao ritmo´´é tudo muito parado,lento demais``,infelizmente a maioria das platéias atuais parecem preferir tudo editado à lá videoclip Mtv,muito corrido,raso.Suspense old school para poucos,com um plot twist que deve ter tirado sono de quem assistiu na época.
O Segredo do Monstro
3.0 10Este merece duas estrelas devido à de praxe ambientação sinistra ainda que sua proposta(mal executada)nitidamente decalcada no consagrado The Wolfman(1941),resultando numa conclusão rasa e apressada,fita antiga válida só pela garimpagem de cinéfilo.
Boneca de Carne
4.0 34Excelente teatro-filmado por um diretor versado no estilo,mas é aquele drama-raiz para poucos,e a oscilação de tom(um quê de humor ácido e crítica social à ambientação/sul dos Estados Unidos/década de 1950´)não é bem digerido por todos(público),não.Assisti uma única vez faz muito anos no canal TCM.
Coffy: Em Busca da Vingança
3.7 69Talvez a resposta mulher-empoderada-sem-ser-mala igual às do séc.21,ao detetive Shaft.A Coffy interpretada por uma Pam Grier em plena forma e muito badass,,sexy e muito casca-grossa,há quem diga que essas fitas hoje soam muito surreais,com um racismo reverso.Tenso.
Shaft
3.6 55 Assista AgoraBlaxploitation raiz,da época que o methiorlate ardia,hoje a geração ´´l-a-c-r-a-ç-ã-o e sou-vitimista-da-esquerda``torceria o nariz.Esse filme fez tanto sucesso que de algumas sequências ainda rendeu um seriado.
Cherry 2000
3.0 44 Assista AgoraMais parecendo um refugo de Mad Max com um quê Blade Runner,assisti nos cinemas e já tinha essa opinião,de positivo era o cartaz mostrando a então curvilínea Melanie Griffitti,era atrativo óbvio numa sessão da tarde insossa.Assistível passatempo.
O Estrangulador de Rillington Place
3.6 22Com esta,foi a segunda vez que assisti este perturbador filme,na primeira vez foi na tv aberta,em 1983,o filme passa uma vibe pesada,angustiante e claustrofóbica,a mesma sensação de quando o vi no passado revivi,pois lembrava poucos detalhes,mas ambientação e a temática sórdida quase soltam da tela,ainda que não-explícito.Revi hoje,05/04/20.
Maratona da Morte
3.8 107 Assista AgoraSendo da geração anterior da tv a cabo e do streaming,eu venero de paixão estas fitas setentistas a muito exibidas aqui nos anos 1980(que considero o melhor preríodo da tv aberta,realçada pelas dublagens eficientes da época),o filme aqui em questão é um eletrizante thriller de tensão incessante old school.Revi hoje,01/04/20.Intenso pacas.
A Maldição do Altar Escarlate
3.4 27 Assista AgoraO plot intrigante sugerindo uma ambientação mesclada à mistério & hedonismo,o resultado final,porém soou morno,faltando um quê de dinamismo à narrativa,concluindo-se que a presença dos ícones Boris Karloff e Cristopher Lee mais na mera condição figurantes de luxo,idem Barbara Steele(lindíssima,mas disperdiçada),onde só a fotografia se destaca nesta fita inferior às similares realizadas das concorrentes Hammer e Amicos.Vi em 01/04/20.
A Torre dos Monstros
3.2 7 Assista AgoraAcho que a classifificação adequada seria filme-de-mistério,longe de ser uma Brastemp,vale pela garimpagem de cinéfilo a olhada nesta produção realizada num período apinhado a esse tipo de fita.Entretem,não se esperando por muito.
A Torre de Londres
3.7 10Essas fitas antiga tinham uma vibe teatral nada apreciada pelas plateias atuais,mas justaente este detalhe de abordagem é que injeta um charme às mesmas.Tenho uma cópia gravada do canal TCM.
Suspíria: A Dança do Medo
3.7 1,2K Assista AgoraDe cara,logo percebe-se não tratar-se de um remake passo-a-passo do filme original de 1977(que ao meu ver era propositalmente muito caricato e visualmente´´carregado``cartunesco até),pois o que vi neste foi uma re-interpretação(ou re-imaginação)do plot sobrenatural da fita do italiano Dario Argento.Nada que uma enxugada de uns 10 ou 15 minutos para evitar um quê dispersão neste thrilller morno,ainda que denso pelo diretor Luca Guadagnino,que o concebeu com pulsante áura de misandria.Meu palpite é que o tempo o fará melhor justiça como produto.Vi em 23/03/20.
A Hora dos Mortos-Vivos
3.8 354Aquele filme B,que mora no coração de quem aprecia o subgênero.Diretor igual Stuart Gordon fazem muita falta nos dias de hoje,cujas fitas só estão apinhadas de efeitos CGI,remakes lacradores e mimizentos...saudades dos anos 80´.
Do Além
3.5 157Vi esse ainda no auge do vhs,lembro ter achado a estória zoada demais,mas visualmente o filme era transgressor pacas,muito realçado aos eficientes(para a época)efeitos práticos.Curti mais o anterior Re-Animator(1985)do mesmo diretor Stuart Gordon.
Amor nas Trevas
3.0 1Putz,vi esse a muitos anos na tv,uma única vez no começo dos anos 80´.Aqueles dramas sobre superação e auto-indulgência,se não me engano um telefilme.
Renascida do Inferno
2.2 577 Assista AgoraAquele filme histérico,concordo com o comentário de alguém mais abaixo,que essa fita tem uma vibe defasada,,se lançada nos anos 90´,esse filme seria O FILME,mas hoje soa terrorzinho meia-boca modinha.
Sob o Sol do Oeste
2.7 44 Assista AgoraAquela vibe tipo``causos`´do oeste,um humor discreto que não quebra o clima tenso.Difícil não perceber a óbvia intenção em DEScontruir estereótipos de filmes do gênero,subvertando clichês.A despretensão aqui é mérito.
Filhos da Máfia
3.1 34Para o (sub)gênero filme-de-máfia esta fita é meia acanhada,as presepadas aqui são contidas,pelos comentários abaixo,a maioria parecia esperar a correria tipo tiro-porrada-e-bomba,há uma inesperada densidade mas é só.
Abismo Infernal
2.7 19Vi uma única vez na época do vhs(!),achei muito nonsense,sinceramente o grande atrativo é a capa da fita com a protagonista de calcinha e blusinha curta,que no filme,da metade ao final ela corre de um lado para o outro,nos dias mimizentos de hoje esses aspectos renderariam muito blá,blá,blá.Tosqueira esquecida.
A Cruz de Ferro
4.0 70 Assista AgoraSó por fugir do lugar comum,do maniqueísmo clichê enaltecido na maioria da fitas americanas sobre o conflito da Segunda Guerra Mundial este filme merece o apreço que tem,pelo menos ao público old school do gênero filme-de-guerra.O sarcasmo da cena final,além de desconcertante não foi digerida(compreendida)pela maioria que o assistiu.Diferenciado.
Stalingrado - A Batalha Final
4.0 63Difícil não lembrar A Cruz de Ferro(1977),não assistia um filme diferenciado em desglamourizar a Segunda Guerra Mundial,sem recorrer ao batido maniqueísmo das versões made in hollywood,pois tal e qual a citada fita do diretor Peckinpah,neste Stalingrado há a imparcialidade em não-demonizar os soldados alemães,idem os russos,ainda que o ponto de vista seja sob a narração de um representante do lado comunista.Vi hoje,02/03/20,no Space.
Dylan Dog e as Criaturas da Noite
2.2 361 Assista AgoraDiria que o morno resultado final seria melhor apreciado se essa fita tivesse sido lançada nos anos 90´,pois tem essa vibe.Pena ,pois se tivesse feito grana,haveria sequêcias que poderiam melhorar(ou não),covardia comparar às HQs (material original) que é bem superior.
Raça das Trevas
3.1 83Perde feio para as HQs da qual se baseia,a fita é descompassada,será que aversão sem-cortes já saiu no Brasil?
Patrulha Fantasma
3.5 19A capa deste filme,e por ser tratar de uma produção da Hammer induz-se a crer ser mais um produto de terror/mistério,o suspense nas cenas iniciais dá lugar a uma aventura à moda antiga,que não é nenhuma Brastemp mas diverte.
Balada para Satã
3.4 45Ambientação setentista com esmero emulando tom profano do plot filme.Engraçado ler as reclamações usuiais referente ao ritmo´´é tudo muito parado,lento demais``,infelizmente a maioria das platéias atuais parecem preferir tudo editado à lá videoclip Mtv,muito corrido,raso.Suspense old school para poucos,com um plot twist que deve ter tirado sono de quem assistiu na época.