Tento ver e analisar um filme não pelo que espero dele, mas pelo que ele se propõe a fazer. Então, a proposta é clara: chocar. Uma espécie de "Senhor das moscas" elevado ao cubo. Acho que só dá pra assistir se entender o que é uma metáfora, o que são alusões, o que foi a década de 1970, o que significa uma experiência dessas. As pessoas que não gostaram desse filme, penso, também não gostaram de "Moebius", de Kim Ki-duk, provavelmente por razões semelhantes.
Me impressionou demais esse e o filmes antes desse. Kim está se voltando para a temática mais política e que concerne bastante a sociedade coreana atual. Seja do norte, seja do sul. Uma coisa que me impressionou nesse filme foi a ideia, que senti que foi proposital, ela precisava ser passada, para ser entendida desde o seu título ("um a/por um", no original, como o inglês manteve), é a noção de que não há metáfora nesse filme. Daí algumas falas serem um tanto secas e até clichês. Se fosse um filme cheio de moralidade, no sentido de nos ensinar diretamente o que se deve e o que não se deve fazer, elas perderiam o poder que adquirem aqui. O que não quer dizer que o filme perdeu em força poética (como na cena do monge, ou todo os minutos finais). Não senti haver nenhuma metáfora ao longo do filme, o que me instigou muito, principalmente por se tratar de Kim, um homem tão cheio de símbolos em seus filmes anteriores. O que estava sendo mostrado era não a realidade ela mesma, mas sim Kim Ki-duk inteiramente. Em suas opiniões gerais, em suas idiossincrasias, em seus embates morais, pessoais. Não é somente um filme sobre vingança, ele ultrapassa demais essa ideia: o filme é centrado nos embates de todos os personagens consigo mesmos. Daí a necessidade intensa de mostrar uma parte, talvez a pior, do que a vida deles é. Pode-se dizer que essas cenas são o que esses personagens imaginam que sejam suas próprias vidas. São poucos os que não têm essa chance, como o general e seu chefe, o que é bastante interessante de se pensar. Eu realmente gostei muito do filme, sinto ser um dos melhores dele que já vi.
Como Era Verde Meu Vale
4.1 152 Assista AgoraPessoal odiando uma obra-prima só porque "Cidadão Kane" não ganhou. Como se o Oscar definisse alguma coisa.
Simplesmente brilhante.
Corações de Pedra
3.9 185Agora um filme sobre essa irmã poeta, desenhista, pintora e com uma decoração de quarto incrível.
Ah, e excelente filme. Excelente demais. Islândia sempre surpreende.
Hazard
3.9 6 Assista AgoraCada vez mais me assusto com a genialidade desse senhor.
A Terra da Esperança
3.8 11Desnecessário haver mais provas de que esse homem é muito versátil. Um gênio do cinema.
Imperador Ketchup
3.7 48Tento ver e analisar um filme não pelo que espero dele, mas pelo que ele se propõe a fazer. Então, a proposta é clara: chocar. Uma espécie de "Senhor das moscas" elevado ao cubo. Acho que só dá pra assistir se entender o que é uma metáfora, o que são alusões, o que foi a década de 1970, o que significa uma experiência dessas. As pessoas que não gostaram desse filme, penso, também não gostaram de "Moebius", de Kim Ki-duk, provavelmente por razões semelhantes.
A Vida dos Outros
4.3 645Que final maravilhoso. Que humanidade.
Vera
3.7 43Fico tão feliz quando acho uma obra-prima no cinema brasileiro. Uma alegria imensa ter assistido.
Um Elefante Sentado Quieto
4.2 61Que maravilha.
O Mistério de Silver Lake
3.0 289 Assista AgoraPra quem também curte Pynchon, um prato cheiaço. Leiam "The crying of lot 49" e "Inherent vice" <3
Incêndios
4.5 1,9K Assista AgoraIsso é genialidade. Que diretor!
Paz & Amor
3.8 20"Por enquanto, nenhuma morte foi reportada. O ritmo lento de Amor permite aos cidadãos escaparem."
Z
4.4 122Elle est volontaire
O Padre e a Moça
3.9 51Bergman brasileiro!
A Ponte das Artes
4.0 39Incrível. Inacreditável. Impressionante.
Inominável.
Eu Sou Keiko
3.6 7Suavemente, quase sem percebermos, o tempo objetivo passa para o subjetivo. A contagem dos segundos é flagrante nisso. Maravilha de filme.
Dente por Dente
3.1 19 Assista AgoraMe impressionou demais esse e o filmes antes desse. Kim está se voltando para a temática mais política e que concerne bastante a sociedade coreana atual. Seja do norte, seja do sul. Uma coisa que me impressionou nesse filme foi a ideia, que senti que foi proposital, ela precisava ser passada, para ser entendida desde o seu título ("um a/por um", no original, como o inglês manteve), é a noção de que não há metáfora nesse filme. Daí algumas falas serem um tanto secas e até clichês. Se fosse um filme cheio de moralidade, no sentido de nos ensinar diretamente o que se deve e o que não se deve fazer, elas perderiam o poder que adquirem aqui. O que não quer dizer que o filme perdeu em força poética (como na cena do monge, ou todo os minutos finais). Não senti haver nenhuma metáfora ao longo do filme, o que me instigou muito, principalmente por se tratar de Kim, um homem tão cheio de símbolos em seus filmes anteriores. O que estava sendo mostrado era não a realidade ela mesma, mas sim Kim Ki-duk inteiramente. Em suas opiniões gerais, em suas idiossincrasias, em seus embates morais, pessoais. Não é somente um filme sobre vingança, ele ultrapassa demais essa ideia: o filme é centrado nos embates de todos os personagens consigo mesmos. Daí a necessidade intensa de mostrar uma parte, talvez a pior, do que a vida deles é. Pode-se dizer que essas cenas são o que esses personagens imaginam que sejam suas próprias vidas. São poucos os que não têm essa chance, como o general e seu chefe, o que é bastante interessante de se pensar.
Eu realmente gostei muito do filme, sinto ser um dos melhores dele que já vi.
A Rede
4.0 34Impressionante. Sempre uma surpresa o Kim.
Jogo Perigoso
3.5 1,1K Assista AgoraUau!
Une histoire d'âme
5.0 1Nossa, queria assistir :)
A Criação dos Humanóides
3.7 6Joia rara.
SuperOutro
4.0 41Que genial.
Me Chame Pelo Seu Nome
4.1 2,6K Assista AgoraRimbaud e Verlaine, finalmente, redimidos :)
Os Olhos Não Querem Sempre se Fechar ou Talvez um …
3.6 1 Assista AgoraQueria tanto ver.
Anti-Porno
3.4 60 Assista AgoraObrigado!