Que roteiro lindo, e que elenco fantástico. Um filme que consegue tratar de um assunto que ainda é injustificavelmente polêmico, e que faz isso com cautela, respeito, num drama intimista (e universal) que disseca uma das maiores falhas da humanidade, ao mesmo tempo em que eleva e saúda uma de suas maiores virtudes.
Imagino a provocação que o roteiro deva ter causado na época. A trama não é das mais sofisticadas, mas o desenrolar ideológico se mantem forte por quase o filme todo, culminando num desfecho lindo que é ao mesmo tempo empolgante e melancólico. E se em alguns momentos a narrativa perde o ritmo, o mesmo é rapidamente resgatado pela belíssima trilha de Paul Simon, que estabelece com talento a atmosfera necessária ao filme, entre a serenidade e a tristeza.
Só me pareceu que Elaine mudou seus pensamentos a cerca de Ben muito rápido. E não me refiro à cena do casamento, onde a emoção forte impera e justifica os atos definitivos da moça. Penso no tempo que eles passam justos em Berkley. Ali ela muda de ideia muito do nada, e isso foi um detalhe do roteiro que me incomodou bastante. E continuo sem compreender porque a Sra. Robinson não queria que Ben levasse Elaine para sair. No início, eu imaginava que Elaine e Ben pudessem ser meio-irmãos, mas isso se mostrou uma hipótese errada...
Às vezes escuto tanto sobre alguns filmes que, depois de tê-los visto, mesmo consciente da excelência técnica dos mesmos, não me sinto tão deslumbrado quanto deveria. Não é o caso. Aliens conseguiu me surpreender ainda mais do que sua fama vinha prometendo. Baita filme, baita ficção-científica, baita suspense. Arrisco dizer, um dos melhores filmes da década de 80 que eu já vi.
Sei que é um clássico, mas nem sempre isso significa se tratar de um bom filme. É o caso aqui, pelo menos no meu ponto de vista. Adeus às Armas simplesmente não sobreviveu ao tempo. Narrativa burocrática e pouco inspirada, sem contar o moralismo ultrapassado da história. E antes de me acusarem de não pensar o filme em seu contexto, os anos 1930, se lembrem que mesmo naquela época (e antes) foram produzidos filmes muito melhores e mais ousados que esse.
Não é ruim. Mas é muito decepcionante, uma vez que a ideia do filme se mostra muito mais interessante que sua execução. No final, O Corvo acaba parecendo uma versão levemente mais sombria e menos inspirada do Sherlock Holmes de Guy Ritchie.
Assim como o primeiro, decepciona por prometer demais e cumprir de menos. Qualquer Jogos Mortais é mais angustiante e mais sangrento que A Centopeia Humana 2. E como a maior justificativa para assistir a um filme como esse é a curiosidade que a violência gráfica contida nele cativa, estamos diante de mais uma grande decepção.
Recuperando um evento histórico que serve de reflexo do que ocorre hoje na sociedade norte-americana, Robert Redford faz de Conspiração Americana um filme extremamente revelador sobre os aspectos políticos que regem os Estados Unidos.
Além de contar com lindas locações e uma fotografia belíssima, Largo Winch se sobressai principalmente no desenrolar da intrincada trama cheia de traições e reviravoltas, resultando em um thriller exemplar.
Nervo Craniano Zero se esforça, às vezes, e, às vezes, oferece momentos bem divertidos. Mas, como quase todo filme de terror, sofre com o fraco desenvolvimento dos personagens, que é ainda atenuado pelo elenco desequilibrado. Com uma trama que se desenrola basicamente em torno de três personagens, esse é um problema que compromete praticamente o filme todo. Não deixa de ser curioso, no entanto, notar que a melhor atuação do filme seja justamente a de Uyara Torrente, que interpreta a personagem mais tola, visto que, por um lado, Leandro Daniel Colombo pouco convence com os dramas morais de seu médico não-ortodoxo, e, por outro, Guenia Lemos se alterna entre momentos inspirados e patéticos - Colombo e Lemos cometem o erro clássico de todo ator amador: pronunciar as falas do roteiro no lugar de expressá-las. A narrativa é mal estruturada, e a história não tem um foco bem estabelecido. A trilha sonora, no entanto, é excelente e, sempre mantendo o ritmo da ação em cena, certamente merecia figurar em um filme melhor, assim como a impressionante maquiagem vista na última cena.
Apesar de Jonah Hill e Channing Tatum terem uma dinâmica muito divertida, o maior acerto do filme (além da ponta surpresa no terceiro ato) é mesmo a constante crítica ao politicamente correto. Só é uma pena que o roteiro seja tão pouco criativo na hora de desenvolver a trama. E Ice Cube está impagável, roubando a cena sempre que aparece.
Para incentivar uma discussão mais problemática, colo aí um link com um pequeno texto que escrevi sobre as críticas negativas de Os Vingadores, onde tento explicar porque essas críticas estão essencialmente erradas:
Tem um plano sequência na batalha final do filme que resume perfeitamente o nível de excelência que é Os Vingadores. Com a câmera viajando com elegância pelo cenário em plena destruição e saltando de herói em herói, Joss Whedon realiza uma belíssima homenagem a esses icônicos personagens. É o momento máximo de um filme feito de fã para fã. Fantástico.
Não entendi o fuzuê em cima desse filme.. Bonzinho, nada demais. A direção do Gary Ross emprega uma estética bizarra. Aquela câmera de mão tremida não flui bem em relação ao visual extravagante dos cenários. E o filme é bem mais longo do que o ideal. Arrastado demais na última 1h.
De todos os filmes que vi no cinema em 2012, esse só não é pior que Alvin e os Esquilos 3. Mas, particularmente, foi minha pior sessão de cinema do ano.
Uma história que poderia ter sido interessante não fosse a direção molenga de Stephen Daldry, o roteiro irregular recheado de narração, e o protagonista chato.
Adivinhe Quem Vem Para Jantar
4.1 222 Assista AgoraQue roteiro lindo, e que elenco fantástico. Um filme que consegue tratar de um assunto que ainda é injustificavelmente polêmico, e que faz isso com cautela, respeito, num drama intimista (e universal) que disseca uma das maiores falhas da humanidade, ao mesmo tempo em que eleva e saúda uma de suas maiores virtudes.
A Primeira Noite de Um Homem
4.1 810 Assista AgoraImagino a provocação que o roteiro deva ter causado na época. A trama não é das mais sofisticadas, mas o desenrolar ideológico se mantem forte por quase o filme todo, culminando num desfecho lindo que é ao mesmo tempo empolgante e melancólico.
E se em alguns momentos a narrativa perde o ritmo, o mesmo é rapidamente resgatado pela belíssima trilha de Paul Simon, que estabelece com talento a atmosfera necessária ao filme, entre a serenidade e a tristeza.
Só me pareceu que Elaine mudou seus pensamentos a cerca de Ben muito rápido. E não me refiro à cena do casamento, onde a emoção forte impera e justifica os atos definitivos da moça. Penso no tempo que eles passam justos em Berkley. Ali ela muda de ideia muito do nada, e isso foi um detalhe do roteiro que me incomodou bastante. E continuo sem compreender porque a Sra. Robinson não queria que Ben levasse Elaine para sair. No início, eu imaginava que Elaine e Ben pudessem ser meio-irmãos, mas isso se mostrou uma hipótese errada...
Aliens: O Resgate
4.0 810 Assista AgoraÀs vezes escuto tanto sobre alguns filmes que, depois de tê-los visto, mesmo consciente da excelência técnica dos mesmos, não me sinto tão deslumbrado quanto deveria. Não é o caso. Aliens conseguiu me surpreender ainda mais do que sua fama vinha prometendo. Baita filme, baita ficção-científica, baita suspense. Arrisco dizer, um dos melhores filmes da década de 80 que eu já vi.
Adeus às Armas
3.5 17 Assista AgoraSei que é um clássico, mas nem sempre isso significa se tratar de um bom filme. É o caso aqui, pelo menos no meu ponto de vista. Adeus às Armas simplesmente não sobreviveu ao tempo. Narrativa burocrática e pouco inspirada, sem contar o moralismo ultrapassado da história. E antes de me acusarem de não pensar o filme em seu contexto, os anos 1930, se lembrem que mesmo naquela época (e antes) foram produzidos filmes muito melhores e mais ousados que esse.
O Corvo
3.5 998Não é ruim. Mas é muito decepcionante, uma vez que a ideia do filme se mostra muito mais interessante que sua execução. No final, O Corvo acaba parecendo uma versão levemente mais sombria e menos inspirada do Sherlock Holmes de Guy Ritchie.
A Centopéia Humana 2
2.6 936Assim como o primeiro, decepciona por prometer demais e cumprir de menos. Qualquer Jogos Mortais é mais angustiante e mais sangrento que A Centopeia Humana 2. E como a maior justificativa para assistir a um filme como esse é a curiosidade que a violência gráfica contida nele cativa, estamos diante de mais uma grande decepção.
Bonecas Macabras
3.2 117O título do filme no Brasil não é "Bonecas Macabras"?
Piratas do Espaço
2.5 17 Assista AgoraAinda não me decidi se o visual do filme é propositalmente estranho ou simplesmente muito ruim. De resto, passa batido.
Conspiração Americana
3.7 139 Assista AgoraRecuperando um evento histórico que serve de reflexo do que ocorre hoje na sociedade norte-americana, Robert Redford faz de Conspiração Americana um filme extremamente revelador sobre os aspectos políticos que regem os Estados Unidos.
O Invencível - Largo Winch
3.2 48 Assista AgoraAlém de contar com lindas locações e uma fotografia belíssima, Largo Winch se sobressai principalmente no desenrolar da intrincada trama cheia de traições e reviravoltas, resultando em um thriller exemplar.
Nervo Craniano Zero
3.3 48 Assista AgoraNervo Craniano Zero se esforça, às vezes, e, às vezes, oferece momentos bem divertidos. Mas, como quase todo filme de terror, sofre com o fraco desenvolvimento dos personagens, que é ainda atenuado pelo elenco desequilibrado. Com uma trama que se desenrola basicamente em torno de três personagens, esse é um problema que compromete praticamente o filme todo. Não deixa de ser curioso, no entanto, notar que a melhor atuação do filme seja justamente a de Uyara Torrente, que interpreta a personagem mais tola, visto que, por um lado, Leandro Daniel Colombo pouco convence com os dramas morais de seu médico não-ortodoxo, e, por outro, Guenia Lemos se alterna entre momentos inspirados e patéticos - Colombo e Lemos cometem o erro clássico de todo ator amador: pronunciar as falas do roteiro no lugar de expressá-las.
A narrativa é mal estruturada, e a história não tem um foco bem estabelecido. A trilha sonora, no entanto, é excelente e, sempre mantendo o ritmo da ação em cena, certamente merecia figurar em um filme melhor, assim como a impressionante maquiagem vista na última cena.
Anjos da Lei
3.6 1,4K Assista AgoraApesar de Jonah Hill e Channing Tatum terem uma dinâmica muito divertida, o maior acerto do filme (além da ponta surpresa no terceiro ato) é mesmo a constante crítica ao politicamente correto. Só é uma pena que o roteiro seja tão pouco criativo na hora de desenvolver a trama.
E Ice Cube está impagável, roubando a cena sempre que aparece.
Os Vingadores
4.0 6,9K Assista AgoraPara incentivar uma discussão mais problemática, colo aí um link com um pequeno texto que escrevi sobre as críticas negativas de Os Vingadores, onde tento explicar porque essas críticas estão essencialmente erradas:
Os Vingadores
4.0 6,9K Assista AgoraTem um plano sequência na batalha final do filme que resume perfeitamente o nível de excelência que é Os Vingadores. Com a câmera viajando com elegância pelo cenário em plena destruição e saltando de herói em herói, Joss Whedon realiza uma belíssima homenagem a esses icônicos personagens. É o momento máximo de um filme feito de fã para fã. Fantástico.
A Garota Eslovena
3.1 73 Assista AgoraPoster impróprio? Que babaquice é essa?
A Toda Prova
2.7 486 Assista AgoraIntrigante e divertido. Um filme que consegue ser inteligente e ao mesmo tempo descompromissado.
Jogos Vorazes
3.8 5,0K Assista AgoraNão entendi o fuzuê em cima desse filme.. Bonzinho, nada demais. A direção do Gary Ross emprega uma estética bizarra. Aquela câmera de mão tremida não flui bem em relação ao visual extravagante dos cenários. E o filme é bem mais longo do que o ideal. Arrastado demais na última 1h.
O Gabinete do Dr. Caligari
4.3 524 Assista AgoraToda vez que assisto, me apaixono ainda mais pelo filme. Brilhante do início ao fim. Definitivamente, um marco cinematográfico.
Guerra é Guerra!
3.3 1,5K Assista AgoraQuando não tenta se levar mais a sério do que deveria, é um filme bem divertido.
Lírio Partido
4.0 97 Assista AgoraConotações sexuais muito sutis fazem desse filme mais complexo do parece a princípio..
Um Dia
3.9 3,5K Assista AgoraTudo que 500 Dias com Ela tentou e não conseguiu ser.
Drive
3.9 3,5K Assista AgoraNão é a obra-prima que tantos falam, mas é um baita filme.
Motoqueiro Fantasma: Espírito de Vingança
2.4 1,6K Assista AgoraDe todos os filmes que vi no cinema em 2012, esse só não é pior que Alvin e os Esquilos 3.
Mas, particularmente, foi minha pior sessão de cinema do ano.
Tão Forte e Tão Perto
4.0 2,0K Assista AgoraUma história que poderia ter sido interessante não fosse a direção molenga de Stephen Daldry, o roteiro irregular recheado de narração, e o protagonista chato.