Acho que a primeira coisa para falar é do traço da CLAMP, que é sempre refinado, dando uma qualidade enorme pra todas as obras do grupo. Sobre esse filme em especial, ele começa fazendo um apanhado rápido e meio simbólico de eventos relevantes do anime. Mas logo depois melhora e investe muito em cenas mais "impactantes", a narrativa vai fluindo de uma forma mais clara (assista em HD). A ideia de “X” sobre destino, o universo onírico (dos sonhos), está presente, assim como a responsabilidade sobre as escolhas que tomamos a partir dos nossos desejos, e acredito que “X” fale muito sobre isso se formos olhar de perto, assim como os conflitos dos desejos dos personagens entre si. As cenas de luta são bem elaboradas e divertidas, e nenhuma parece feita para preencher algum espaço vazio, elas têm uma medida certa dentro do contexto geral. O plot twist do final é memorável, o amor sempre vai vencer, e nesse caso o sacrifício é o inevitável. (?) E talvez o problema desse filme seja que o Shounen-ai fica mais de lado em comparação com o anime, o que é uma pena porque era outro ponto bem forte da série. Mas um pouco de sutileza rola, só que sempre envolvendo forças maiores. “Nós podemos escolher o nosso destino”, disse o Kamui. Eu veria tranquilamente mais uma hora de filme explorando Subaru e Inuki, que fizeram falta, mas esses cortes são justificáveis. E tava com medo de ver esse filme e estragar a minha impressão de "X", mas agora gosto ainda mais. :) Enfim, recomendo! Entrou pros meus favoritos, tanto quanto o anime.
Uma jornada, uma história de caminho e não de fim. De como as crianças do primeiro OVA sentem falta dos seus tutores e família, como lidam com o abandono, com a ausência ou até com a rejeição. Depois, no segundo, descobrimos como a protagonista encontra nos seus amigos o suporte que esperava ter encontrado na mãe, e de como isso a fortalece e faz dela uma guerreira, literalmente. Uma história bem bonita, um cult com traços refinados e estilo único da CLAMP. Gostaria de ler o mangá um dia...
Vale buscar outras interpretações para linkar algumas coisas como o contexto da campanha "Hands Across America" e o bunker dos coelhos. Outras coisas tem uma resposta óbvia já no início, e também há as que estão escancaradas durante o filme todo. Faz pensar sobre privilégios e condutas construídas socialmente. Engraçado, assustador, e inteligente.
Pensei que era uma história adolescente de ensino médio sobre términos, e na verdade é um filme sobre jovens, erros e uma garota com sérios problemas de obsessão. Bem desenvolvido e tenso no final, mais um joinha pro Netflix pelas produções irreverentes!
David Lynch não pediu a nenhum dos atores para improvisarem no filme, acredita que improviso é uma ferramenta pra quando o diretor não sabe o que fazer com os personagens. Cada uma das cenas é pensada individualmente e essas foram surgindo uma a uma, de ideias e diálogos durante a produção do próprio longa, para depois serem colocadas na edição final. Lynch é um artista, e esse filme é uma das suas obras primas. Extremamente perturbador, aconselhável que se assista à noite, de madrugada.
Assisti ontem e tomei um soco na cara. Faz, muito pontualmente, pensar sobre a aceitação do paciente com dependência química na sociedade e o que ela tem a oferecer a ele, para além de trabalho - coisa que normalmente está fora da cogitação do familiar e co-dependente (que seria amor, compreensão, ou no mínimo empatia). Também pensei, entre outras coisas, no nome que damos pras doenças aqui e na Noruega, e como elas se aplicam de formas inegavelmente diferentes nas pessoas ao redor do mundo, ainda sendo usadas como rótulos pra normalizar o tão mutável ser humano. Baita filme!
Por quê Prometheus é um prelúdio perfeito de Alien? (ou pelo menos o começo dele) O filme tem uma narrativa que joga com o espectador, ficando cada vez mais instigante. Foi produzido e dirigido pelo Ridley Scott, que é o verdadeiro pai do conceito Space Jockey original (aquele que o monstro fica mais na imaginação e no escuro da tela do que na nossa cara cuspindo ácido), e foi feito sem querer ser um blockbuster arrasador, e sim pra paladares mais inteligentes que sabem saborear uma história bem contada.
Tanto é que o momento "vamos salvar a humanidade" é apenas um trecho do conteúdo, o que foge do "Aliens - O Resgate" de James Cameron, por exemplo, e embarca num questionamento muito mais profundo sobre a humanóides, humanidade, andróides, e monstros espaciais, para culminar na relação de criador x criatura.
Diria até que esse filme seria como um encontro de Alien com Blade Runner, ou além disso: poderiam talvez as duas obras ambientarem-se no mesmo universo, sendo uma no nosso planeta já em distopia e a outra no espaço, onde temos a promessa de uma vida melhor e um novo começo para a humanidade. A segunda parte vem com o sub-título de Paraíso, que se refere aos Engenheiros claramente, assim como a escolha final de Shaw que nos leva ainda mais para o lado não-convencional de desfecho da nova saga. Esperamos ansiosamente essa continuação.
X/1999
3.7 13Acho que a primeira coisa para falar é do traço da CLAMP, que é sempre refinado, dando uma qualidade enorme pra todas as obras do grupo. Sobre esse filme em especial, ele começa fazendo um apanhado rápido e meio simbólico de eventos relevantes do anime. Mas logo depois melhora e investe muito em cenas mais "impactantes", a narrativa vai fluindo de uma forma mais clara (assista em HD).
A ideia de “X” sobre destino, o universo onírico (dos sonhos), está presente, assim como a responsabilidade sobre as escolhas que tomamos a partir dos nossos desejos, e acredito que “X” fale muito sobre isso se formos olhar de perto, assim como os conflitos dos desejos dos personagens entre si. As cenas de luta são bem elaboradas e divertidas, e nenhuma parece feita para preencher algum espaço vazio, elas têm uma medida certa dentro do contexto geral. O plot twist do final é memorável, o amor sempre vai vencer, e nesse caso o sacrifício é o inevitável. (?)
E talvez o problema desse filme seja que o Shounen-ai fica mais de lado em comparação com o anime, o que é uma pena porque era outro ponto bem forte da série. Mas um pouco de sutileza rola, só que sempre envolvendo forças maiores. “Nós podemos escolher o nosso destino”, disse o Kamui. Eu veria tranquilamente mais uma hora de filme explorando Subaru e Inuki, que fizeram falta, mas esses cortes são justificáveis. E tava com medo de ver esse filme e estragar a minha impressão de "X", mas agora gosto ainda mais. :)
Enfim, recomendo! Entrou pros meus favoritos, tanto quanto o anime.
RG Veda
3.0 2Uma jornada, uma história de caminho e não de fim. De como as crianças do primeiro OVA sentem falta dos seus tutores e família, como lidam com o abandono, com a ausência ou até com a rejeição. Depois, no segundo, descobrimos como a protagonista encontra nos seus amigos o suporte que esperava ter encontrado na mãe, e de como isso a fortalece e faz dela uma guerreira, literalmente. Uma história bem bonita, um cult com traços refinados e estilo único da CLAMP. Gostaria de ler o mangá um dia...
Sozinho Contra Todos
4.0 313De LONGE um dos melhores filmes que já vi. Espetacular.
O Dilema das Redes
4.0 594 Assista AgoraO tom extremista das cenas de ficção é pra alarmar mesmo, a coisa não vai bem.
Nós
3.8 2,3K Assista AgoraVale buscar outras interpretações para linkar algumas coisas como o contexto da campanha "Hands Across America" e o bunker dos coelhos. Outras coisas tem uma resposta óbvia já no início, e também há as que estão escancaradas durante o filme todo. Faz pensar sobre privilégios e condutas construídas socialmente. Engraçado, assustador, e inteligente.
Fica Comigo
2.1 443 Assista AgoraPensei que era uma história adolescente de ensino médio sobre términos, e na verdade é um filme sobre jovens, erros e uma garota com sérios problemas de obsessão. Bem desenvolvido e tenso no final, mais um joinha pro Netflix pelas produções irreverentes!
O Amor é Para Todos
4.0 333Pesado, nada fácil.
Império dos Sonhos
3.8 433David Lynch não pediu a nenhum dos atores para improvisarem no filme, acredita que improviso é uma ferramenta pra quando o diretor não sabe o que fazer com os personagens. Cada uma das cenas é pensada individualmente e essas foram surgindo uma a uma, de ideias e diálogos durante a produção do próprio longa, para depois serem colocadas na edição final. Lynch é um artista, e esse filme é uma das suas obras primas.
Extremamente perturbador, aconselhável que se assista à noite, de madrugada.
Oslo, 31 de Agosto
3.9 194Assisti ontem e tomei um soco na cara.
Faz, muito pontualmente, pensar sobre a aceitação do paciente com dependência química na sociedade e o que ela tem a oferecer a ele, para além de trabalho - coisa que normalmente está fora da cogitação do familiar e co-dependente (que seria amor, compreensão, ou no mínimo empatia).
Também pensei, entre outras coisas, no nome que damos pras doenças aqui e na Noruega, e como elas se aplicam de formas inegavelmente diferentes nas pessoas ao redor do mundo, ainda sendo usadas como rótulos pra normalizar o tão mutável ser humano.
Baita filme!
Filhos da Esperança
3.9 940 Assista AgoraChuck Bass mudo.
Prometheus
3.1 3,4K Assista AgoraPor quê Prometheus é um prelúdio perfeito de Alien? (ou pelo menos o começo dele)
O filme tem uma narrativa que joga com o espectador, ficando cada vez mais instigante. Foi produzido e dirigido pelo Ridley Scott, que é o verdadeiro pai do conceito Space Jockey original (aquele que o monstro fica mais na imaginação e no escuro da tela do que na nossa cara cuspindo ácido), e foi feito sem querer ser um blockbuster arrasador, e sim pra paladares mais inteligentes que sabem saborear uma história bem contada.
Tanto é que o momento "vamos salvar a humanidade" é apenas um trecho do conteúdo, o que foge do "Aliens - O Resgate" de James Cameron, por exemplo, e embarca num questionamento muito mais profundo sobre a humanóides, humanidade, andróides, e monstros espaciais, para culminar na relação de criador x criatura.
A segunda parte vem com o sub-título de Paraíso, que se refere aos Engenheiros claramente, assim como a escolha final de Shaw que nos leva ainda mais para o lado não-convencional de desfecho da nova saga. Esperamos ansiosamente essa continuação.
Dirty Girl
3.7 326Que filme mais querido! <3
Arraste-me para o Inferno
2.8 2,8K Assista AgoraSam Raimi sendo mestre, muito bom!
Onde Vivem os Monstros
3.8 2,4K Assista AgoraDormi.