Acabei de rever depois de 3 anos e chorei tanto quanto da primeira vez. A mensagem de solidariedade, amor ao próximo, perseverança e união emociona qualquer um que tenha um coração batendo do peito. Na falta de palavras próprias para expressar meu amor e admiração pelo diretor dessa obra-prima cito aqui John Cassavetes: "Maybe there really wasn’t an America, maybe it was only Frank Capra” .
A última meia hora é interessante, explora bem o mote de que "quem não faz nada para mudar também é culpado". Pena que não posso dizer o mesmo do resto do filme. Apesar de reconhecer a coragem de tocar no assunto do anti-semitismo em '47, A Luz é para Todos é demasiado superficial. E em termos estritos de linguagem cinematográfica, o filme não chega aos pés dos também concorrentes ao Oscar de '48 :Grandes Esperanças, De Ilusão Também Se Vive e Um Anjo Caiu do Céu; sem falar em Rancor, que apesar de estar longe de ser um grande filme, trata o anti-semitismo de forma bem menos artificial
Não entendo as críticas a esse filme, as atuações são excelentes e apesar de não empolgar o espectador pelo fato de revelar o assassino muito cedo, ainda assim é válido por tratar a questão do antissemitismo e dos problemas que os soldados enfrentaram na volta da Segunda Guerra.
Maravilhosa homenagem de Truffaut a seu mestre Hitchcock, me deliciei com as referências e com o humor, suspense e romance muito bem dosados...Ain que falta que esse francês faz =(
A rainha da screwball comedy, Jean Arthur, teve nesse filme sua única indicação ao Oscar ( parenteses necessário para denunciar o desdém absoluto com que a Academia trata, e sempre tratou comediantes por mais talentosos que fossem). Esta parceria com Joel McCrea, com quem já havia atuado duas vezes, foi um sucesso absoluto e também trouxe indicações de Melhor Direção, Roteiro ( Co-escrito por sinal pelo marido de Arthur,o produtor Frank Ross) e Filme, com uma mais que merecida vitória para Charles Coburn na categoria Melhor Ator Coadjuvante. The More the Merrier é uma verdadeira jóia do gênero, sem dúvida um dos filmes mais encantadores que já vi e que merecia mais atenção e reconhecimento.
A história em sí é linda e extremamente triste, mas devido a direção falha não consegui se quer me emocionar. Gosto de David Lynch, mas em O Homem Elefante acredito que ele tenha se esquecido de uma das lições mais importantes de um diretor: construir tensão e emoção requer esforço e não se deve jogar tudo pro ar em questão de segundos. Os cortes bruscos no ápice das cenas me incomodaram profundamente e na minha opinião desagregaram valor dramático ao que potencialmente poderia ser um grande filme, mas acabou por se tornar apenas mediano e em alguns momentos até mesmo fraco.
Provando que filmes sem heroís podem até não funcionar corretamente, mas se os atores forem competentes grandes performances surgirão. Muito merecida a indicação ao Oscar da energética Miriam Hopkins.
Bom filme, mas convenhamos que: 1) O filme é altamente dependente de efeitos especiais, o roteiro não se sustenta sozinho e 2) A história é um dos maiores clichês da história do cinema - O homem que perde a família e busca vingança com as próprias mãos. Conclusão, Scott não inova, mas faz o dever de casa certo.
....e mais uma obra-prima de Bergman !!! Não tenho nada a adicioar aos ínumeros elogios aqui listados, a não ser que, de certo modo, o filme me lembrou muito O Mensagerio do Diabo de Charles Laughton.
pqp na moral........entre a atuação brilhante da Eleanor Parker nesse filme, Anne Baxter e Bette Davis acabando com o mundo em A Malvada e Gloria Swanson DESTRUINDO em Crespúsculo dos Deuses, a Academia da o Oscar pra "mediocrezinha mas engraçadinha" da Judy Holliday ???????? what the actual fuck.
O filme demora uma hora pra "começar" efetivamente, mas a partir daí fica bem interessante. Adorei a criítica sútil as ideias retrógradas de cidade pequena e a cena da dança é extremamente sensual, sem precisar mostrar nada. Ah e não poderia deixar de mencionar a personagem da Rosalind Russell que por si só ja daria um bom filme !
Quando assistiu a versão de duas horas, editada pela MGM a mando de Irving Thalberg, Stroheim disse " Foi como ver um cadáver no cemitério". Dito isto, preferi ver a versão de 99, que reconstrói a trama original, que tinha quase 10 horas, ao longo de 4 com auxílio de stills... Apesar de ainda impressionante e rico, infelizmente acho que nem assim podemos ter dimensão da obra-prima perdida. Quase 90 anos depois "Greed" permanece como o verdadeiro " Santo Graal" da sétima arte
O uso das sombras é maravilhoso assim como a atuação do Lon Chaney, mas achei que o filme não envelheceu bem, o roteiro é fraco e incoerente, algumas cenas são monótonas e desnecessárias. Destaco aqui a sequência do baile em um technicolor primitivo ainda, mas impactante.
A Mulher Faz o Homem
4.3 171 Assista AgoraAcabei de rever depois de 3 anos e chorei tanto quanto da primeira vez. A mensagem de solidariedade, amor ao próximo, perseverança e união emociona qualquer um que tenha um coração batendo do peito. Na falta de palavras próprias para expressar meu amor e admiração pelo diretor dessa obra-prima cito aqui John Cassavetes: "Maybe there really wasn’t an America, maybe it was only Frank Capra” .
A Luz é para Todos
3.8 62 Assista AgoraA última meia hora é interessante, explora bem o mote de que "quem não faz nada para mudar também é culpado". Pena que não posso dizer o mesmo do resto do filme. Apesar de reconhecer a coragem de tocar no assunto do anti-semitismo em '47, A Luz é para Todos é demasiado superficial. E em termos estritos de linguagem cinematográfica, o filme não chega aos pés dos também concorrentes ao Oscar de '48 :Grandes Esperanças, De Ilusão Também Se Vive e Um Anjo Caiu do Céu; sem falar em Rancor, que apesar de estar longe de ser um grande filme, trata o anti-semitismo de forma bem menos artificial
Rancor
3.7 13Não entendo as críticas a esse filme, as atuações são excelentes e apesar de não empolgar o espectador pelo fato de revelar o assassino muito cedo, ainda assim é válido por tratar a questão do antissemitismo e dos problemas que os soldados enfrentaram na volta da Segunda Guerra.
De Repente, Num Domingo
3.9 41 Assista AgoraMaravilhosa homenagem de Truffaut a seu mestre Hitchcock, me deliciei com as referências e com o humor, suspense e romance muito bem dosados...Ain que falta que esse francês faz =(
O Jovem Frankenstein
4.0 253SWEEEEET MYSTERY OF LIFE AT LAST I FOUND YOU ♫ hahaha melhor cena !
Original Pecado
3.8 8 Assista AgoraA rainha da screwball comedy, Jean Arthur, teve nesse filme sua única indicação ao Oscar ( parenteses necessário para denunciar o desdém absoluto com que a Academia trata, e sempre tratou comediantes por mais talentosos que fossem). Esta parceria com Joel McCrea, com quem já havia atuado duas vezes, foi um sucesso absoluto e também trouxe indicações de Melhor Direção, Roteiro ( Co-escrito por sinal pelo marido de Arthur,o produtor Frank Ross) e Filme, com uma mais que merecida vitória para Charles Coburn na categoria Melhor Ator Coadjuvante. The More the Merrier é uma verdadeira jóia do gênero, sem dúvida um dos filmes mais encantadores que já vi e que merecia mais atenção e reconhecimento.
O Homem Elefante
4.4 1,0K Assista AgoraA história em sí é linda e extremamente triste, mas devido a direção falha não consegui se quer me emocionar. Gosto de David Lynch, mas em O Homem Elefante acredito que ele tenha se esquecido de uma das lições mais importantes de um diretor: construir tensão e emoção requer esforço e não se deve jogar tudo pro ar em questão de segundos. Os cortes bruscos no ápice das cenas me incomodaram profundamente e na minha opinião desagregaram valor dramático ao que potencialmente poderia ser um grande filme, mas acabou por se tornar apenas mediano e em alguns momentos até mesmo fraco.
Vaidade e Beleza
3.6 3 Assista AgoraProvando que filmes sem heroís podem até não funcionar corretamente, mas se os atores forem competentes grandes performances surgirão. Muito merecida a indicação ao Oscar da energética Miriam Hopkins.
Quo Vadis?
3.9 79 Assista AgoraInferior a Spartacus e Ben-Hur, mas não deixa de ser bom. Clássico com C maiúsculo !
O Pecado Da Carne
3.9 15 Assista AgoraAcho a versão de 1928 bastante superior, mas essa também é digníssima. Crawford está impecável.
Gladiador
4.2 1,7K Assista AgoraBom filme, mas convenhamos que: 1) O filme é altamente dependente de efeitos especiais, o roteiro não se sustenta sozinho e 2) A história é um dos maiores clichês da história do cinema - O homem que perde a família e busca vingança com as próprias mãos. Conclusão, Scott não inova, mas faz o dever de casa certo.
Fanny e Alexander
4.3 215....e mais uma obra-prima de Bergman !!! Não tenho nada a adicioar aos ínumeros elogios aqui listados, a não ser que, de certo modo, o filme me lembrou muito O Mensagerio do Diabo de Charles Laughton.
Qual é o Nome do Bebê?
4.0 159Deus da Carnificina francês =)
Vergonha
4.3 118"Eu sempre soube que era algo que eu deveria recordar, algo que alguém tinha dito, mas que eu tinha me esquecido..."
Um Rosto na Multidão
4.3 42Um predecessor de Rede de Intrigas e tão brilhante quanto.
Irma La Douce
4.0 75Peca apenas na duração, mas se tem alguém capaz de esticar a piada até não poder mais esse alguém é Billy Wilder !
Eu Soube Amar
4.1 20O fato da Bette e da Miriam se odiarem só deixa esse filme melhor <3333 é muito amor
À Margem da Vida
4.2 18 Assista Agorapqp na moral........entre a atuação brilhante da Eleanor Parker nesse filme, Anne Baxter e Bette Davis acabando com o mundo em A Malvada e Gloria Swanson DESTRUINDO em Crespúsculo dos Deuses, a Academia da o Oscar pra "mediocrezinha mas engraçadinha" da Judy Holliday ???????? what the actual fuck.
Férias de Amor
3.6 29 Assista AgoraO filme demora uma hora pra "começar" efetivamente, mas a partir daí fica bem interessante. Adorei a criítica sútil as ideias retrógradas de cidade pequena e a cena da dança é extremamente sensual, sem precisar mostrar nada. Ah e não poderia deixar de mencionar a personagem da Rosalind Russell que por si só ja daria um bom filme !
À Espera de Um Milagre
4.4 2,1K Assista Agora♪ Heaven, I'm in heaven ♫
Ouro e Maldição
4.1 32 Assista AgoraQuando assistiu a versão de duas horas, editada pela MGM a mando de Irving Thalberg, Stroheim disse " Foi como ver um cadáver no cemitério". Dito isto, preferi ver a versão de 99, que reconstrói a trama original, que tinha quase 10 horas, ao longo de 4 com auxílio de stills... Apesar de ainda impressionante e rico, infelizmente acho que nem assim podemos ter dimensão da obra-prima perdida. Quase 90 anos depois "Greed" permanece como o verdadeiro " Santo Graal" da sétima arte
O Fantasma da Ópera
3.9 82 Assista AgoraO uso das sombras é maravilhoso assim como a atuação do Lon Chaney, mas achei que o filme não envelheceu bem, o roteiro é fraco e incoerente, algumas cenas são monótonas e desnecessárias. Destaco aqui a sequência do baile em um technicolor primitivo ainda, mas impactante.
A Morte num Beijo
3.8 60 Assista AgoraComo li em uma resenha esse filme é um crossover de "Film Noir com Arquixo X" Bizarro é a palavra certa, mas num bom sentido haha
Nascida Ontem
3.7 38 Assista AgoraJudy Holliday realmente está muito engraçada e encantadora no papel...agora esse Oscar tinha que ser da Gloria, sem mais.