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Últimas opiniões enviadas

  • Jackson Candido de Oliveira

    Aviso
    Sim, esse texto é muito grande, mas se você puder dar uma atenção e puder ler, eu ficarei muito grato e por favor, jogue-o antes de ler isso aqui.

    Introdução
    Bandersnatch, em minha visão, é a obra definitiva de que a série inglesa tenta trazer aos seus espectadores, mas antes de se aprofundar nesta ideia vamos começar com a Sinopse:
    Stefan é um jovem programador que vai a Tuckersoft apresentar a demo de seu jogo Bandersnatch no qual iniciou o desenvolvimento e é baseado em um livro-jogo de mesmo nome que encontrou nas coisas da sua falecida mãe. Um dos funcionários da empresa é Colin Ritman, um desenvolvedor talentoso o qual Stefan é muito fã. Ao apresentar a demo, Stefan tem a escolha de desenvolver o jogo sozinho ou em equipe na companhia, só que quem decide isso é você.
    O episódio se passa nos anos 80, é interativo dando a liberdade ao telespectador de decidir dentre as opções que fornece e propõe ter diversos finais.
    Lembrando que o foco deste texto, não é enfatizar a sensação de manipulação do jogo, isso já é óbvio por si só, a ideia é mostrar o que adquirimos com isso.

    Capítulo 1
    Antes de analisar Bandersnatch, vamos lembrar o que é a série Black Mirror

    Black Mirror é uma série não continua e não linear na qual apresenta personagens em diversas situações conflituosas e perturbadoras, possui esse nome fazendo alegoria a tela desligada da televisão que pode refletir, mostrando literalmente um espelho preto e é famosa por seus “plot twists” e finais trágicos.
    Apesar de ser algo presente, a tecnologia é apenas o adicional e chamativo da série, mas o que importa em seus episódios, é como as pessoas podem usufruir ou reagir em relação a ela e podemos provar isso com o episódio piloto da série: Hino Nacional.

    Capítulo 2
    Hino Nacional, o episódio da série que apresenta sua essência.
    O Hino Nacional é um episódio onde sua linha temporal se encontra no presente e sua situação é que foi divulgado um vídeo na internet no qual a princesa é sequestrada e só vai ser entregue com vida se caso seja feita uma apresentação ao vivo do 1º ministro transando com uma porca na televisão às 16:00 de um dia específico, caso não fosse feito, ela iria morrer.
    A revira volta do episódio é que

    Comentário contando partes do filme. Mostrar.

    apesar dos esforços da policia e de investigadores, e por apelo da população, não há outra escolha a não ser do 1º ministro realizar o exigido, mas o sequestrador libera a princesa 30 minutos antes do horário da apresentação e comete suicídio, só que as autoridades a encontram depois de horas, pois todos do país estavam assistindo ao evento, provando a ideia de que as pessoas não estavam preocupadas com a princesa e sim o quão chamativo seria aquele ato, tanto que após um ano do ocorrido há uma reportagem mostrando o quão feliz a princesa está por continuar viva e por ter um casamento em andamento, mas ninguém assiste, ninguém se importa.


    Após este episódio, todos os demais da série trazem uma série de requisitos:
    • Não possui ideias extremamente fantasiosas, tudo é muito bem justificado e acessível para todos os personagens.
    • São histórias que seguem linhas do tempo presente ou futurista, nunca no passado
    • Possuem tecnologias inovadoras, mas o foco é sempre no social a ponto de chocar quem assiste e mostrar do que o ser humano é capaz de fazer ou não em relação a dilemas éticos ou morais.
    Estes são os padrões dos episódios de Black Mirror.

    Capítulo 3
    De volta ao Bandersnatch e a apresentação de seus personagens.
    Agora que já revisamos do que é a essência da série, daremos foco ao episódio começando pelos personagens:
    Stefan: É um jovem introvertido, tímido, com doenças psicológicas e um passado mal resolvido em relação a morte da sua mãe na qual tem um acompanhamento psiquiátrico e psicoterapeuta para colocar sua vida em uma boa direção. É muito fã de jogos, principalmente os do Colin Ritman.
    Colin Ritman: É um jovem excêntrico e bem sucedido desenvolvedor de jogos, mora com sua mulher Kitty e com a sua filha Pearl.
    Peter Butler: É pai de Stefan e também traumatizado com a morte de sua mulher, tem dificuldades para se relacionar com o filho, mas se esforça pra isso.
    Drª Haynes: É a psicoterapeuta de Stefan, na qual o mesmo não sabe se está o ajudando ou não.
    Mohan Tucker: É o dono da produtora e distribuidora de jogos Tuckersoft, não entende desenvolvimento, mas entende de negócios.
    Pax: Um monstro do livro que segundo Stefan, é o ladrão do destino.

    Capítulo 4
    Os 3 finais essenciais.
    Mesmo que Bandersnatch tenha diversos finais, eu acredito que precisamos apenas de 3 deles para poder entender do que se trata em si do episódio e vou cita-los em ordem e o que os leva para acontece-los e assim chegar a conclusão.

    Comentário contando partes do filme. Mostrar.

    • FINAL 1: Aceita que dói mesmo.
    O episódio interativo começa com você no controle de Stefan e você toma escolhas de coisas pequenas que até o pai dele quebra a 4ª parede sutilmente dizendo: “isso é meio infantil, mas se você insiste” enquanto te dá a opção de encolher qual cereal você quer, praticamente mostrando que este sistemas de escolhas são uma piada. A história vai seguindo, e Stefan apresenta a demo de Bandersnatch pra Mohan e Colin, um jogo no qual você anda em realidades paralelas e tudo depende do rumo e escolhas que toma, até que durante a apresentação, aparece Pax, tendo duas opções: Ignora-lo e seguir o caminho normalmente (opção esquerda) ou adorá-lo (direita). Colin dá a ideia de adorá-lo e Stefan diz que não pois segundo o livro a criatura é o ladrão do destino, Ritman diz que nunca leu o livro e questiona do ocorrido do autor do livro no qual cortou a cabeça da esposa e foi preso e Stefan tenta defender a genialidade da obra, mas independente da explicação, Tucker seleciona a opção da direita e o jogo “crasha” pois ainda não foi terminado, então é proposto para Stefan fazer o jogo na empresa (esquerda) ou recusar a proposta (direita).
    Neste momento acredito que boa parte das pessoas selecionam a opção de trabalhar na empresa, afinal Stefan esboça muita felicidade pela oportunidade, só que ao selecionar, Colin diz: “Fez a escolha errada” e há um corte de cena, 5 meses se passam e mostra um programa de tv o qual avalia o jogo Bandersnatch deixando claro que o jogo foi um fracasso e com o apresentador dizendo: “Acho deveria voltar atrás e fazer de novo” (mais uma quebra sutil da 4ª parede). Stefan mostra-se frustrado sobre o resultado e fala: “eu vou consertar isso” e a história é reiniciada, só que é um pouco acelerada mostrando pontos chaves e indo direto ao momento do encontro de Colin e Stefan, só que aparenta que os dois já sabem do que é dito naquele diálogo, tanto que ao reapresentar a demo e ao reaparecer Pax, Colin diz para ignorá-lo e demonstra que sabe tudo sobre a obra e que fez todos os finais (de certa forma instigando ao espectador a fazer o mesmo). Quando o jogo “crasha” mais uma vez, lhe são dadas as mesmas opções, só que se você aceitar novamente a oferta irá se repetir.
    E é apenas isso e ao meu ver é o melhor resultado possível, você escolhe com que Stefan trabalhe na tão sonhada Tuckersoft só que o resultado não é como deseja, mas a vida é assim, temos que aceitar que até as melhores oportunidades podem resultar em fracassos, mas isso não é a vida, é apenas um episódio interativo e como o ser humano não gosta de fracassar a pergunta vai persistir até você recusar.
    • FINAL 2: Resolvendo o que há de resolver.
    Obrigado ou por não gostar de fracassar, você recusa a proposta e Stefan fica surpreso quando dá a resposta selecionada, mas diz que prefere fazer o jogo sozinho, pois acha que vai ter mais liberdade. Ritman o elogia e inclusive diz que é necessário loucura para terminar e você segue a história e esta escolha se torna irreversível assim como algumas outras no futuro apresentam ser.
    A mando de Colin para escolher ampliar seu gosto musical, Stefan se depara com uma biografia do criador do livro e lhe é mostrado mais detalhes sobre o autor ao surtar para poder finalizar sua obra, isso é importante se caso você seja observador.
    Você chega a momentos inevitáveis dos quais o jogo vai forçar para que você presencie, até porque eles são cruciais para a história:
    Um é quando você escolhe ir até a casa do Colin e vai lá para ter ajuda com o desenvolvimento ele te apresenta a mulher e a filha, ele oferece um LSD com uma imagem semelhante ao Pax e dá a escolha, enfatizando que a escolha é somente sua, mas isso é mentira pois se caso não aceitar, Ritman colocar escondido em seu chá. Aí é apresentado uma das cenas onde mais bem retratam os efeitos de Doce que eu já tenha visto, enquanto Colin fala sobre viagens no tempo, flashbacks e um monte de conspirações malucas que mais pra frente são apresentadas a você jogador se as acata ou não.
    Há um momento que Ritman fala que tem como provar isso dando a sua escolha de quem se joga do prédio, você (esquerda) ou ele (direita). Se caso você escolhe se jogar, vai aparecer para retornar ao momento de decisão ou ir a terapia, e a história segue, mas se caso você selecionar a opção a direita, Colin diz “nos vemos por aí” e pula, Stefan passa a ter umas Bad Trips tendo imagens de Pax e futuramente Ritman fica desaparecido, mas de alguma forma mantendo contato com Stefan.
    O segundo momento inevitável é quando a Drª Haynes oferece a oportunidade para Stefan contar a história de que lembra como a mãe morreu. Há um flashback onde mostra que ela morreu em um acidente de trem no qual teve de pegar o horário atrasado por ter de acolher o filho que tinha perdido a sua pelúcia favorita, ela decide ir sozinha e tem seu final trágico. Stefan se sente culpado pelo o ocorrido e parece que não se perdoa, mas parcialmente também culpa seu pai, o que justifica a relação conturbada dos 2.
    De acordo com algumas decisões você vai acumulando finais, mas todos eles apresentam que o jogo não foi um sucesso, (com exceção do final do estúdio ou da cena de luta), porém as avaliações vão aumentando de acordo que você avança na história indicando que você “está no caminho certo”, mas você tem uma oportunidade de aproveitar um sonho para realizar este final aqui: Você decide ir a um cofre do quarto do seu pai seleciona a palavra “TOY” e encontra a pelúcia da sua infância, utiliza ela pra voltar no momento em que ia viajar com sua mãe. Agora não há problemas pois ela não precisa se preocupar em te ajudar a encontrar, mas mesmo assim, ela vai acabar pegando o trem atrasada e lhe dá a escolha de ir com ela (esquerda) ou ficar (direita). Ao escolher ir, mostra Stefan que acabou tendo uma morte repentina na sala da psicoterapeuta.
    Este é o final, acredito eu, o mais nobre. Você não passou a ser influenciado pela questão de ter sucesso no desenvolvimento do jogo e sim para resolver o problema de Stefan que não ignorou quando foi apresentado. Mesmo que ele tenha morrido, foi em paz pois percebeu que se fosse com a mãe não poderia evitar o inevitável. Quando acontece este final você tem a opção de assistir os créditos e finalizar o jogo, ou prosseguir.
    Se caso você jogou até este final e parou, parabéns, você é uma pessoa maravilhosa, agora se você ainda quer saber o que vem depois disso, bom...
    • FINAL 3: Parabéns! Seu jogo foi bem sucedido, seu monstro!
    Bom, se caso você decide não ir com a mãe de Stefan ou de não finalizar o jogo, a história vai continuar sem ter a oportunidade de retroceder. De agora em diante o objetivo é não fracassar, a questão é: O que você faria para ter sucesso? Porque não adianta mais achar que o sucesso é para o Stefan, o sucesso pessoal dele já foi apresentado, tudo de agora em diante é sobre você que está jogando.
    Bom, se caso você fizer o que for necessário para fazer o final verdadeiro, Stefan estará conversando com a Dra. Haynes e dirá que para fazer um bom jogo ele vai tirar todos os finais guiando-os a apenas um só. Ao ouvir isso há uma sensação de ter sido manipulado, e não duvide, você foi mesmo, mas você quis isso por seu egoísmo.
    E de agora em diante para ter uma boa avaliação você tem que fazer com que Stefan: deixe de tomar remédio, seja grosso com o pai, assassine ele e esquarteje-o, tudo isso em troca de um jogo avaliado com 5 estrelas, mas apesar do resultado, tudo vai por água a baixo quando o jogo sai de circulação por conta do seu histórico.
    O jogo ser manipulado é relativo, assim como mencionei, o jogo utiliza do fracasso para motivar com que você possa prosseguir na história até o final desejado, mas também é lhe dada diversas escolhas para parar e isso depende de você prosseguir ou não, por mais que você seja manipulado, você escolhe ser manipulado.
    Capítulo 5
    O que é Bandersnatch?
    Como mencionei, os episódios da série possuem padrões, vamos ver se Bandersnatch segue a eles:
    • “Não possui ideias extremamente fantasiosas, tudo é muito bem justificado para todos os personagens.”
    Há sim ideias fantasiosas sem fundamentos e explicações, a viagem no tempo e teorias conspiratórias não são para todos os personagens.
    • São histórias que seguem linhas do tempo presente ou futuristas, nunca no passado.
    Os eventos são dos anos 80.
    • Possuem tecnologias inovadoras, mas o foco é sempre no social a ponto de chocar quem assiste e mostrar do que o ser humano é capaz de fazer ou não em relação a dilemas éticos ou morais.
    Não há nenhuma tecnologia inovadora durante a história e não há foco no social a ponto de mostrar o que o ser humano é capaz de fazer, afinal Stefan faz as coisas porque você escolhe o que ele vai fazer, então não há uma maneira em si de julgar o ato dele.
    Portanto Bandersnatch não é um episódio de Black Mirror, ele é só um jogo.

    E umas das provas disso é o Colin. Quando a demo está sendo jogada pela primeira vez, ele se empolga em dizer para aceitar o monstro e quando você retorna, para ser amigável ele explica o que o monstro é. Além disso, ele é consciente da linha do tempo, ele que guia você para fazer com que Stefan tenha paranoias, e é se aliando as ideias dele que você fica com o pior destino. Fora que mesmo que você escolha não tomar o LSD (que tem a imagem do Pax, inclusive), ele decide colocar na sua xícara caneca, ignorando completamente o que você escolheu. Tudo o que é negativo e pesado, se trata do que Colin oferece a você, ou seja, ele é Pax. E é por isso que eu considero o Final 1 o melhor resultado possível, pois você segue a dica que é lhe dada desde o início: Não adore Pax.
    “Então se o Bandersnatch é um jogo e não um episódio de Black Mirror, qual é o intuito de carregar Black Mirror no nome? Por Marketing?”
    E quem disse que não está ocorrendo uma história do estilo Black Mirror?

    Capítulo 6
    “Oh meu Deus! Isso é tão Black Mirror!”
    O único momento onde demonstra tecnologia inovadora é na cena pós créditos do FINAL 3 onde mostra Pearl criando o Bandersnatch para a Netflix com a incrível tecnologia de filme interativo, e pelo que dá para ver, possui as cenas do início, ou seja, é exatamente o que você acabou de jogar e se caso chegou a ver esta cena você está assinando que escolhe assistir um garoto se torne um psicopata para seu próprio entretenimento, para que chegue no seu trabalho ou escola e possa conversar sobre o seu ciclo social sobre quantos finais você fez.
    Sim, você acabou de passar por um teste de ética e moral e mal sabe disso.
    Agora se formos aplicar os requisitos dos episódios da série como se nós que assistimos fizéssemos parte de um episódio da série:
    • Não possui ideias extremamente fantasiosas, tudo é muito bem justificado e acessível para todos os personagens.
    Não há nada de fantasioso na vida, afinal, ela é a realidade e todos que possuem conta na Netflix e aparelho compatível, pode usufruir.
    • São histórias que seguem linhas do tempo presente ou futurista, nunca no passado
    O tempo é o presente, entra no requisito da série.
    • Possuem tecnologias inovadoras, mas o foco é sempre no social a ponto de chocar quem assiste e mostrar do que o ser humano é capaz de fazer ou não em relação a dilemas éticos ou morais.
    A tecnologia inovadora é o modo de filme interativo e o dilema ético e moral é justamente baseado em suas escolhas em troca de seu entretenimento e satisfação pessoal.
    Ao invés da série produzir mais um episódio no qual vai criar um cenário e você vai assistir uma história, você vai fazer parte dela. E é este tipo de imersão que Black Mirror tenta buscar e trouxe isso com maestria com Bandersnatch.
    Lógico que você não é a pior pessoa do mundo a chegar ao FINAL 3, o intuito do jogo não é mostrar se você é um psicopata ou não e sim questionar seus valores morais.

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