Entre se decidir fazer filme de autor ou filme comercial o inarritu conseguiu só: copiar um montão de diretores e formulas, apelar pro dicaprio e pro momento da carreira dele, apelar pro "hardcore"de filmar no frio e comer carne crua, apelar muito superficialmente e na cara de pau pro massacre dos indios americanos (fingindo se posicionar também de maneira sem-vergonha), apelar pra fotografia premiada e redundante do lubezki e pra grandeza da produçao em geral.... Só o que rola é entediar o espectador. Espectador que, assim como o filme finge ser "de autor"/"culto", finge que gostou.
Tudo nesse filme é descartável. vazio. Um cartaz gigante colorido de papelão que bate o vento e mostra que atrás não tem nada. É impressionante.
O roteiro não tem furo, não tá mal executado gentch. Essa é a dinamica do filme.
E é incrível e tem uma climatização retrofuturista muito prolixa, esse tipo de humor em que ficamos em cima de uma corda entre o cômico e a desgraça, pra simplificar bastante.
Têm sequências com uma unidade invejável, e planos hermosos.
E outras coisas mais. Não entra nos meus favoritos mas bem respeitável.
até o jarmusch se deu conta que tava fazendo um filme com personagens pedantes e acabados. uma tentativa de fundamentar a atração do filme na estética e em um certo tom, que também falha. tudo é artificial, forçado, plástico demais.
entra pra minha longa lista de filmes ruins de vampiros.
para mim o grande trunfo do filme foram os movimentos de camera e enquadres. senti as inclinações ao "psicodélico" meio...gr. não me cativou nesse sentido, sim em outros.
Vou na contramão: pra mim o que estraga é o final. O que me incomodou foi que perto do plot o filme começa a mudar de rumo, a não ser fiel a ele mesmo. Não tenho problema com o drama coreano caricato, mas sim tenho problema em ele não ter estado presente desde o inicio. Pra mim teve uma grande mudança de comportamento do personagem principal que não me convenceu, de clima e subgênero..A suspensão da descrença meio que caiu pra mim e o final só assisti por curiosidade mesmo. Agora até a metade do filme, genial.
Cumpre o que se propõe fazer, não tem e nem tenta passar nenhuma grande moral. Não acho o roteiro fraco, tampouco - é o retrato de uma obsessão. O que fez as pessoas odiarem e amarem o filme, pelo que vi dos comentários, é o tipo "cool" dos personagens, mas pra mim esse não é o ponto, os dois continuam sendo dignos de pena e vazios. Quem fala mal do filme pelos personagens e a arte serem "hipsters" é porque não teve a abstração suficiente para ver que o filme está evidenciando isso de uma forma crítica. E perdeu também, por preconceito, de desfrutar de planos bastante belos.
Além de tudo, tem a graça de rir dos que estão surtando pela aparição de 30s do Garrel, estão provando que podiam juntar-se ao grupo da Marie e do Francis.
Achei enrolado, pra mim o enredo parecia que não avançava nunca. Não demora para o expectador entender o impasse dos personagens, e no entanto nada mais é oferecido durante o resto do filme. Um cuidado extra que os musicais devem ter é esse, o de não ficar massivo.
Creio que o grande trunfo dele seja o quão reais e imperfeitos seus personagens são. É fácil se identificar, mas imagino que deva ter sido feito com o inuito de agradar o público adolescente e isso o limita muito.
Tem seus momentos graciosos, mas, sinceramente, não me impressionou.
É como o título diz, um retrato imaginário; ou seja, não é exato. Ganha muitos pontos por criar uma atmosfera fantástica, cheio de simbologias e com muitas referências a Alice no País das Maravilhas, que era uma das histórias favoritas da fotógrafa. A direção de arte foi bem crucial nesse sentido, gostei dela.
O que acho que pode ter atrapalhado um pouco o filme foi ele ter se prendido a essa narrativa linear e clássica, que pra mim não combinava muito com a história.. Mas pelo que li dos comentários aqui no filmow, mesmo assim as pessoas acharam confuso hehe, aí complica mesmo.
Escolhe retratar a história dela de um ponto de vista quase que único, o que as vezes me dava a impressão de os personagens serem rasos, maas, me cativou mesmo assim.
Parei no meio, achei meio sem graça e razo demais, no sentido de que fizeram os personagens super caricatos e idem suas ações, do tipo, nazista malvado sem coração, a mãe alienada e arrependida blabla.. Bem pra passar moralzinha. Os personagens pra mim não tinham profundidade nenhuma, não consegui sentir muito carisma por parte deles.
Filme de segunda guerra tem vários sabe, o que falta é uma abordagem diferente, uma visão diferente. Talvez pro final fosse mudar um pouco, mas sinceramente, não me senti instigada/interessada o suficiente pra ver.
Te faz sentir, reagir, pensar..Duvido alguém passar indiferente. E o que me faz achá-lo sublime, é que ele não choca por chocar, ele traz um argumento bastante palpável; além de que a intenção é sim provocar, coloca o espectador em uma posição desconfortável que o obriga a refletir: sentir nojo da pianista? sentir pena? compaixão? julgá-la? Fechar os olhos, ser hipócrita?
Também me impressionou como o filme vai crescendo, despindo a personagem de suas camadas até que seja possível vê-la por inteiro, e o mesmo ocorre com o próprio longa, que vai mostrando suas intenções pouco a pouco, construindo a realidade da trama e envolvendo. Sinceramente, não tenho nem palavras pra esse filme, preciso ver de novo e de novo.
Eu interpreto o final como sendo uma tentativa da pianista de recuperar o controle. Ela está ali esperando ansiosa pelo seu aluno, e ao vê-lo ela nota que ele está indiferente, o que o põe no comando da situação. Ela não suportando isso, apunhala o próprio coração. Mas de qualquer maneira fica aquele final não totalmente fechado, o que é típico do Haneke.
Uó. Fiquei 1h na sala de cinema esperando o filme realmente começar e nada - é uma enrolação sem fim, acabei saindo antes do filme terminar. Personagens sem carisma, a história que não avança, redundante...Bleh. Não consegui dar uma mísera risadinha.
Dou uma estrelinha porque a arte do filme era boa. A fotografia bem intencionada, mas o foquista acho que tava de folga, várias cenas levemente sem foco. Fora a mudança de foco pra lá e pra cá que chega a ser cansativo pro olho.
Consegue transformar o previsível em divertido. Narrativa diferenciada, personagens carismáticos, ótima trilha, o roteiro nem imagino quantos tratamentos não deve ter passado - cada solução criativa pra trama. Mostra que dá pra fazer cinema de qualidade para as massas sim.
O Regresso
4.0 3,5K Assista AgoraEntre se decidir fazer filme de autor ou filme comercial o inarritu conseguiu só: copiar um montão de diretores e formulas, apelar pro dicaprio e pro momento da carreira dele, apelar pro "hardcore"de filmar no frio e comer carne crua, apelar muito superficialmente e na cara de pau pro massacre dos indios americanos (fingindo se posicionar também de maneira sem-vergonha), apelar pra fotografia premiada e redundante do lubezki e pra grandeza da produçao em geral.... Só o que rola é entediar o espectador.
Espectador que, assim como o filme finge ser "de autor"/"culto", finge que gostou.
Tudo nesse filme é descartável. vazio. Um cartaz gigante colorido de papelão que bate o vento e mostra que atrás não tem nada.
É impressionante.
Cavaleiro de Copas
3.2 412 Assista Agoranesse momento que o diretor começa a ser paródia dele mesmo
O Duplo
3.5 518 Assista AgoraO roteiro não tem furo, não tá mal executado gentch. Essa é a dinamica do filme.
E é incrível e tem uma climatização retrofuturista muito prolixa, esse tipo de humor em que ficamos em cima de uma corda entre o cômico e a desgraça, pra simplificar bastante.
Têm sequências com uma unidade invejável, e planos hermosos.
E outras coisas mais. Não entra nos meus favoritos mas bem respeitável.
As Praias de Agnès
4.4 64 Assista Agorasó eu achei mega cafona?
Amantes Eternos
3.8 782 Assista Agoraaté o jarmusch se deu conta que tava fazendo um filme com personagens pedantes e acabados.
uma tentativa de fundamentar a atração do filme na estética e em um certo tom, que também falha. tudo é artificial, forçado, plástico demais.
entra pra minha longa lista de filmes ruins de vampiros.
Estrada para Lugar Nenhum
3.8 97cumpre totalmente com o que se propõe. tem uma estética, ritmo, montagem, planos, tudo encaixa. é aquela coisa tão bizarra que é bom. só que mais.
Alice Ou a Última Fuga
4.0 31para mim o grande trunfo do filme foram os movimentos de camera e enquadres. senti as inclinações ao "psicodélico" meio...gr. não me cativou nesse sentido, sim em outros.
A Estranha Cor das Lágrimas do seu Corpo
3.1 45vejam. na maior tela póssivel.
Oldboy
4.3 2,3K Assista AgoraVou na contramão: pra mim o que estraga é o final. O que me incomodou foi que perto do plot o filme começa a mudar de rumo, a não ser fiel a ele mesmo. Não tenho problema com o drama coreano caricato, mas sim tenho problema em ele não ter estado presente desde o inicio. Pra mim teve uma grande mudança de comportamento do personagem principal que não me convenceu, de clima e subgênero..A suspensão da descrença meio que caiu pra mim e o final só assisti por curiosidade mesmo. Agora até a metade do filme, genial.
Ghost World: Aprendendo a Viver
3.7 539Não consegui ter empatia pela personagem principal. Metáforas fracas e o humor não compensa. Nhé.
Educação
3.8 1,2K Assista AgoraFiquei esperando alguem me dizer que era uma piada. Sério, to velha pra esse tiepo de filme já.
Amores Imaginários
3.8 1,5KCumpre o que se propõe fazer, não tem e nem tenta passar nenhuma grande moral. Não acho o roteiro fraco, tampouco - é o retrato de uma obsessão. O que fez as pessoas odiarem e amarem o filme, pelo que vi dos comentários, é o tipo "cool" dos personagens, mas pra mim esse não é o ponto, os dois continuam sendo dignos de pena e vazios. Quem fala mal do filme pelos personagens e a arte serem "hipsters" é porque não teve a abstração suficiente para ver que o filme está evidenciando isso de uma forma crítica. E perdeu também, por preconceito, de desfrutar de planos bastante belos.
Além de tudo, tem a graça de rir dos que estão surtando pela aparição de 30s do Garrel, estão provando que podiam juntar-se ao grupo da Marie e do Francis.
Estou Aqui
4.2 732curti muito mais pela arte e foto. monta a atmosfera impecável que sustenta o roteiro.
Fanboys
3.7 308"Fanboys" ou "Mais um Besteirol Americano, versão star wars".
Canções de Amor
4.1 829 Assista AgoraAchei enrolado, pra mim o enredo parecia que não avançava nunca. Não demora para o expectador entender o impasse dos personagens, e no entanto nada mais é oferecido durante o resto do filme. Um cuidado extra que os musicais devem ter é esse, o de não ficar massivo.
Creio que o grande trunfo dele seja o quão reais e imperfeitos seus personagens são. É fácil se identificar, mas imagino que deva ter sido feito com o inuito de agradar o público adolescente e isso o limita muito.
Tem seus momentos graciosos, mas, sinceramente, não me impressionou.
A Pele
3.6 264É como o título diz, um retrato imaginário; ou seja, não é exato. Ganha muitos pontos por criar uma atmosfera fantástica, cheio de simbologias e com muitas referências a Alice no País das Maravilhas, que era uma das histórias favoritas da fotógrafa. A direção de arte foi bem crucial nesse sentido, gostei dela.
O que acho que pode ter atrapalhado um pouco o filme foi ele ter se prendido a essa narrativa linear e clássica, que pra mim não combinava muito com a história.. Mas pelo que li dos comentários aqui no filmow, mesmo assim as pessoas acharam confuso hehe, aí complica mesmo.
Escolhe retratar a história dela de um ponto de vista quase que único, o que as vezes me dava a impressão de os personagens serem rasos, maas, me cativou mesmo assim.
Hoje Não Estou
3.9 137TODAS as imagens são ótimas, um curta planejada plano a plano. Impecável
O Balão Vermelho
4.4 239 Assista AgoraA arte e o belo podem estar florescer em qualquer lugar, até no meio de uma metrópole, na forma de um simples balão vermelho. Lírico e encantador.
O Pequeno Nicolau
4.1 965Um gostinho da infância, uma delícia essa filme.
Todos os personagens são extremamente carismáticos, dá vontade de se juntar à gangue dos garotos haha!
A fotografia muito bem utilizada e criativa, dá ritmo ao filme.
O Menino do Pijama Listrado
4.2 3,7K Assista AgoraParei no meio, achei meio sem graça e razo demais, no sentido de que fizeram os personagens super caricatos e idem suas ações, do tipo, nazista malvado sem coração, a mãe alienada e arrependida blabla.. Bem pra passar moralzinha. Os personagens pra mim não tinham profundidade nenhuma, não consegui sentir muito carisma por parte deles.
Filme de segunda guerra tem vários sabe, o que falta é uma abordagem diferente, uma visão diferente. Talvez pro final fosse mudar um pouco, mas sinceramente, não me senti instigada/interessada o suficiente pra ver.
A Professora de Piano
4.0 688 Assista AgoraTe faz sentir, reagir, pensar..Duvido alguém passar indiferente. E o que me faz achá-lo sublime, é que ele não choca por chocar, ele traz um argumento bastante palpável; além de que a intenção é sim provocar, coloca o espectador em uma posição desconfortável que o obriga a refletir: sentir nojo da pianista? sentir pena? compaixão? julgá-la? Fechar os olhos, ser hipócrita?
Também me impressionou como o filme vai crescendo, despindo a personagem de suas camadas até que seja possível vê-la por inteiro, e o mesmo ocorre com o próprio longa, que vai mostrando suas intenções pouco a pouco, construindo a realidade da trama e envolvendo.
Sinceramente, não tenho nem palavras pra esse filme, preciso ver de novo e de novo.
SPOILER
Debora Guedes:
Eu interpreto o final como sendo uma tentativa da pianista de recuperar o controle. Ela está ali esperando ansiosa pelo seu aluno, e ao vê-lo ela nota que ele está indiferente, o que o põe no comando da situação. Ela não suportando isso, apunhala o próprio coração.
Mas de qualquer maneira fica aquele final não totalmente fechado, o que é típico do Haneke.
Quincas Berro D'Água
3.3 352Uó. Fiquei 1h na sala de cinema esperando o filme realmente começar e nada - é uma enrolação sem fim, acabei saindo antes do filme terminar.
Personagens sem carisma, a história que não avança, redundante...Bleh.
Não consegui dar uma mísera risadinha.
Dou uma estrelinha porque a arte do filme era boa. A fotografia bem intencionada, mas o foquista acho que tava de folga, várias cenas levemente sem foco. Fora a mudança de foco pra lá e pra cá que chega a ser cansativo pro olho.
Lisbela e o Prisioneiro
3.8 1,2KConsegue transformar o previsível em divertido. Narrativa diferenciada, personagens carismáticos, ótima trilha, o roteiro nem imagino quantos tratamentos não deve ter passado - cada solução criativa pra trama.
Mostra que dá pra fazer cinema de qualidade para as massas sim.
Bonecas Russas
3.7 142ótima continuação. acho bem interessante esse jeito irreverente e divertido de fazer cinema, a fotografia contribuindo muito pra isso, adorei :)