Entre se decidir fazer filme de autor ou filme comercial o inarritu conseguiu só: copiar um montão de diretores e formulas, apelar pro dicaprio e pro momento da carreira dele, apelar pro "hardcore"de filmar no frio e comer carne crua, apelar muito superficialmente e na cara de pau pro massacre dos indios americanos (fingindo se posicionar também de maneira sem-vergonha), apelar pra fotografia premiada e redundante do lubezki e pra grandeza da produçao em geral.... Só o que rola é entediar o espectador. Espectador que, assim como o filme finge ser "de autor"/"culto", finge que gostou.
Tudo nesse filme é descartável. vazio. Um cartaz gigante colorido de papelão que bate o vento e mostra que atrás não tem nada. É impressionante.
O roteiro não tem furo, não tá mal executado gentch. Essa é a dinamica do filme.
E é incrível e tem uma climatização retrofuturista muito prolixa, esse tipo de humor em que ficamos em cima de uma corda entre o cômico e a desgraça, pra simplificar bastante.
Têm sequências com uma unidade invejável, e planos hermosos.
E outras coisas mais. Não entra nos meus favoritos mas bem respeitável.
até o jarmusch se deu conta que tava fazendo um filme com personagens pedantes e acabados. uma tentativa de fundamentar a atração do filme na estética e em um certo tom, que também falha. tudo é artificial, forçado, plástico demais.
entra pra minha longa lista de filmes ruins de vampiros.
para mim o grande trunfo do filme foram os movimentos de camera e enquadres. senti as inclinações ao "psicodélico" meio...gr. não me cativou nesse sentido, sim em outros.
Vou na contramão: pra mim o que estraga é o final. O que me incomodou foi que perto do plot o filme começa a mudar de rumo, a não ser fiel a ele mesmo. Não tenho problema com o drama coreano caricato, mas sim tenho problema em ele não ter estado presente desde o inicio. Pra mim teve uma grande mudança de comportamento do personagem principal que não me convenceu, de clima e subgênero..A suspensão da descrença meio que caiu pra mim e o final só assisti por curiosidade mesmo. Agora até a metade do filme, genial.
Cumpre o que se propõe fazer, não tem e nem tenta passar nenhuma grande moral. Não acho o roteiro fraco, tampouco - é o retrato de uma obsessão. O que fez as pessoas odiarem e amarem o filme, pelo que vi dos comentários, é o tipo "cool" dos personagens, mas pra mim esse não é o ponto, os dois continuam sendo dignos de pena e vazios. Quem fala mal do filme pelos personagens e a arte serem "hipsters" é porque não teve a abstração suficiente para ver que o filme está evidenciando isso de uma forma crítica. E perdeu também, por preconceito, de desfrutar de planos bastante belos.
Além de tudo, tem a graça de rir dos que estão surtando pela aparição de 30s do Garrel, estão provando que podiam juntar-se ao grupo da Marie e do Francis.
Achei enrolado, pra mim o enredo parecia que não avançava nunca. Não demora para o expectador entender o impasse dos personagens, e no entanto nada mais é oferecido durante o resto do filme. Um cuidado extra que os musicais devem ter é esse, o de não ficar massivo.
Creio que o grande trunfo dele seja o quão reais e imperfeitos seus personagens são. É fácil se identificar, mas imagino que deva ter sido feito com o inuito de agradar o público adolescente e isso o limita muito.
Tem seus momentos graciosos, mas, sinceramente, não me impressionou.
É como o título diz, um retrato imaginário; ou seja, não é exato. Ganha muitos pontos por criar uma atmosfera fantástica, cheio de simbologias e com muitas referências a Alice no País das Maravilhas, que era uma das histórias favoritas da fotógrafa. A direção de arte foi bem crucial nesse sentido, gostei dela.
O que acho que pode ter atrapalhado um pouco o filme foi ele ter se prendido a essa narrativa linear e clássica, que pra mim não combinava muito com a história.. Mas pelo que li dos comentários aqui no filmow, mesmo assim as pessoas acharam confuso hehe, aí complica mesmo.
Escolhe retratar a história dela de um ponto de vista quase que único, o que as vezes me dava a impressão de os personagens serem rasos, maas, me cativou mesmo assim.
Parei no meio, achei meio sem graça e razo demais, no sentido de que fizeram os personagens super caricatos e idem suas ações, do tipo, nazista malvado sem coração, a mãe alienada e arrependida blabla.. Bem pra passar moralzinha. Os personagens pra mim não tinham profundidade nenhuma, não consegui sentir muito carisma por parte deles.
Filme de segunda guerra tem vários sabe, o que falta é uma abordagem diferente, uma visão diferente. Talvez pro final fosse mudar um pouco, mas sinceramente, não me senti instigada/interessada o suficiente pra ver.
Te faz sentir, reagir, pensar..Duvido alguém passar indiferente. E o que me faz achá-lo sublime, é que ele não choca por chocar, ele traz um argumento bastante palpável; além de que a intenção é sim provocar, coloca o espectador em uma posição desconfortável que o obriga a refletir: sentir nojo da pianista? sentir pena? compaixão? julgá-la? Fechar os olhos, ser hipócrita?
Também me impressionou como o filme vai crescendo, despindo a personagem de suas camadas até que seja possível vê-la por inteiro, e o mesmo ocorre com o próprio longa, que vai mostrando suas intenções pouco a pouco, construindo a realidade da trama e envolvendo. Sinceramente, não tenho nem palavras pra esse filme, preciso ver de novo e de novo.
Eu interpreto o final como sendo uma tentativa da pianista de recuperar o controle. Ela está ali esperando ansiosa pelo seu aluno, e ao vê-lo ela nota que ele está indiferente, o que o põe no comando da situação. Ela não suportando isso, apunhala o próprio coração. Mas de qualquer maneira fica aquele final não totalmente fechado, o que é típico do Haneke.
Uó. Fiquei 1h na sala de cinema esperando o filme realmente começar e nada - é uma enrolação sem fim, acabei saindo antes do filme terminar. Personagens sem carisma, a história que não avança, redundante...Bleh. Não consegui dar uma mísera risadinha.
Dou uma estrelinha porque a arte do filme era boa. A fotografia bem intencionada, mas o foquista acho que tava de folga, várias cenas levemente sem foco. Fora a mudança de foco pra lá e pra cá que chega a ser cansativo pro olho.
Consegue transformar o previsível em divertido. Narrativa diferenciada, personagens carismáticos, ótima trilha, o roteiro nem imagino quantos tratamentos não deve ter passado - cada solução criativa pra trama. Mostra que dá pra fazer cinema de qualidade para as massas sim.
Não entendi como certas pessoas acharam o filme chato; é fácil se identificar com o personagem,aliás, difícil é não se identificar! Achei cativante pela história, trilha, fotografia, arte. Mesmo sendo meio previsível as vezes, continua funcionando pra mim, vale pelos sentimentos que aflora. Achei muito bonito, lírico em alguns momentos. Só estranhei um pouco o timing, a continuidade..Parece que quis mostrar muito de uma realidade em pouco tempo de filme, me deu a impressão de que foi preciso cortar muitas coisas entre cenas. Podia ser uns 15min mais longo, não vai atingir o público infantil mesmo, que fosse de 2h.
Genial. Vai envolvendo o expectador devagar, sem dar muitas explicações; quando se entende onde o filme está te levando é um soco no estômago. Me surpreendeu, filme impecável.
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O Regresso
4.0 3,5K Assista AgoraEntre se decidir fazer filme de autor ou filme comercial o inarritu conseguiu só: copiar um montão de diretores e formulas, apelar pro dicaprio e pro momento da carreira dele, apelar pro "hardcore"de filmar no frio e comer carne crua, apelar muito superficialmente e na cara de pau pro massacre dos indios americanos (fingindo se posicionar também de maneira sem-vergonha), apelar pra fotografia premiada e redundante do lubezki e pra grandeza da produçao em geral.... Só o que rola é entediar o espectador.
Espectador que, assim como o filme finge ser "de autor"/"culto", finge que gostou.
Tudo nesse filme é descartável. vazio. Um cartaz gigante colorido de papelão que bate o vento e mostra que atrás não tem nada.
É impressionante.
Cavaleiro de Copas
3.2 412 Assista Agoranesse momento que o diretor começa a ser paródia dele mesmo
O Duplo
3.5 518 Assista AgoraO roteiro não tem furo, não tá mal executado gentch. Essa é a dinamica do filme.
E é incrível e tem uma climatização retrofuturista muito prolixa, esse tipo de humor em que ficamos em cima de uma corda entre o cômico e a desgraça, pra simplificar bastante.
Têm sequências com uma unidade invejável, e planos hermosos.
E outras coisas mais. Não entra nos meus favoritos mas bem respeitável.
As Praias de Agnès
4.4 64 Assista Agorasó eu achei mega cafona?
Amantes Eternos
3.8 782 Assista Agoraaté o jarmusch se deu conta que tava fazendo um filme com personagens pedantes e acabados.
uma tentativa de fundamentar a atração do filme na estética e em um certo tom, que também falha. tudo é artificial, forçado, plástico demais.
entra pra minha longa lista de filmes ruins de vampiros.
Estrada para Lugar Nenhum
3.8 97cumpre totalmente com o que se propõe. tem uma estética, ritmo, montagem, planos, tudo encaixa. é aquela coisa tão bizarra que é bom. só que mais.
Alice Ou a Última Fuga
4.0 31para mim o grande trunfo do filme foram os movimentos de camera e enquadres. senti as inclinações ao "psicodélico" meio...gr. não me cativou nesse sentido, sim em outros.
A Estranha Cor das Lágrimas do seu Corpo
3.1 45vejam. na maior tela póssivel.
Oldboy
4.3 2,3K Assista AgoraVou na contramão: pra mim o que estraga é o final. O que me incomodou foi que perto do plot o filme começa a mudar de rumo, a não ser fiel a ele mesmo. Não tenho problema com o drama coreano caricato, mas sim tenho problema em ele não ter estado presente desde o inicio. Pra mim teve uma grande mudança de comportamento do personagem principal que não me convenceu, de clima e subgênero..A suspensão da descrença meio que caiu pra mim e o final só assisti por curiosidade mesmo. Agora até a metade do filme, genial.
Ghost World: Aprendendo a Viver
3.7 540Não consegui ter empatia pela personagem principal. Metáforas fracas e o humor não compensa. Nhé.
Educação
3.8 1,2K Assista AgoraFiquei esperando alguem me dizer que era uma piada. Sério, to velha pra esse tiepo de filme já.
Amores Imaginários
3.8 1,5KCumpre o que se propõe fazer, não tem e nem tenta passar nenhuma grande moral. Não acho o roteiro fraco, tampouco - é o retrato de uma obsessão. O que fez as pessoas odiarem e amarem o filme, pelo que vi dos comentários, é o tipo "cool" dos personagens, mas pra mim esse não é o ponto, os dois continuam sendo dignos de pena e vazios. Quem fala mal do filme pelos personagens e a arte serem "hipsters" é porque não teve a abstração suficiente para ver que o filme está evidenciando isso de uma forma crítica. E perdeu também, por preconceito, de desfrutar de planos bastante belos.
Além de tudo, tem a graça de rir dos que estão surtando pela aparição de 30s do Garrel, estão provando que podiam juntar-se ao grupo da Marie e do Francis.
Fanboys
3.7 308"Fanboys" ou "Mais um Besteirol Americano, versão star wars".
Canções de Amor
4.1 829 Assista AgoraAchei enrolado, pra mim o enredo parecia que não avançava nunca. Não demora para o expectador entender o impasse dos personagens, e no entanto nada mais é oferecido durante o resto do filme. Um cuidado extra que os musicais devem ter é esse, o de não ficar massivo.
Creio que o grande trunfo dele seja o quão reais e imperfeitos seus personagens são. É fácil se identificar, mas imagino que deva ter sido feito com o inuito de agradar o público adolescente e isso o limita muito.
Tem seus momentos graciosos, mas, sinceramente, não me impressionou.
A Pele
3.6 264É como o título diz, um retrato imaginário; ou seja, não é exato. Ganha muitos pontos por criar uma atmosfera fantástica, cheio de simbologias e com muitas referências a Alice no País das Maravilhas, que era uma das histórias favoritas da fotógrafa. A direção de arte foi bem crucial nesse sentido, gostei dela.
O que acho que pode ter atrapalhado um pouco o filme foi ele ter se prendido a essa narrativa linear e clássica, que pra mim não combinava muito com a história.. Mas pelo que li dos comentários aqui no filmow, mesmo assim as pessoas acharam confuso hehe, aí complica mesmo.
Escolhe retratar a história dela de um ponto de vista quase que único, o que as vezes me dava a impressão de os personagens serem rasos, maas, me cativou mesmo assim.
O Pequeno Nicolau
4.1 965Um gostinho da infância, uma delícia essa filme.
Todos os personagens são extremamente carismáticos, dá vontade de se juntar à gangue dos garotos haha!
A fotografia muito bem utilizada e criativa, dá ritmo ao filme.
O Menino do Pijama Listrado
4.2 3,7K Assista AgoraParei no meio, achei meio sem graça e razo demais, no sentido de que fizeram os personagens super caricatos e idem suas ações, do tipo, nazista malvado sem coração, a mãe alienada e arrependida blabla.. Bem pra passar moralzinha. Os personagens pra mim não tinham profundidade nenhuma, não consegui sentir muito carisma por parte deles.
Filme de segunda guerra tem vários sabe, o que falta é uma abordagem diferente, uma visão diferente. Talvez pro final fosse mudar um pouco, mas sinceramente, não me senti instigada/interessada o suficiente pra ver.
A Professora de Piano
4.0 684 Assista AgoraTe faz sentir, reagir, pensar..Duvido alguém passar indiferente. E o que me faz achá-lo sublime, é que ele não choca por chocar, ele traz um argumento bastante palpável; além de que a intenção é sim provocar, coloca o espectador em uma posição desconfortável que o obriga a refletir: sentir nojo da pianista? sentir pena? compaixão? julgá-la? Fechar os olhos, ser hipócrita?
Também me impressionou como o filme vai crescendo, despindo a personagem de suas camadas até que seja possível vê-la por inteiro, e o mesmo ocorre com o próprio longa, que vai mostrando suas intenções pouco a pouco, construindo a realidade da trama e envolvendo.
Sinceramente, não tenho nem palavras pra esse filme, preciso ver de novo e de novo.
SPOILER
Debora Guedes:
Eu interpreto o final como sendo uma tentativa da pianista de recuperar o controle. Ela está ali esperando ansiosa pelo seu aluno, e ao vê-lo ela nota que ele está indiferente, o que o põe no comando da situação. Ela não suportando isso, apunhala o próprio coração.
Mas de qualquer maneira fica aquele final não totalmente fechado, o que é típico do Haneke.
Quincas Berro D'Água
3.3 352Uó. Fiquei 1h na sala de cinema esperando o filme realmente começar e nada - é uma enrolação sem fim, acabei saindo antes do filme terminar.
Personagens sem carisma, a história que não avança, redundante...Bleh.
Não consegui dar uma mísera risadinha.
Dou uma estrelinha porque a arte do filme era boa. A fotografia bem intencionada, mas o foquista acho que tava de folga, várias cenas levemente sem foco. Fora a mudança de foco pra lá e pra cá que chega a ser cansativo pro olho.
Lisbela e o Prisioneiro
3.8 1,2KConsegue transformar o previsível em divertido. Narrativa diferenciada, personagens carismáticos, ótima trilha, o roteiro nem imagino quantos tratamentos não deve ter passado - cada solução criativa pra trama.
Mostra que dá pra fazer cinema de qualidade para as massas sim.
Bonecas Russas
3.7 142ótima continuação. acho bem interessante esse jeito irreverente e divertido de fazer cinema, a fotografia contribuindo muito pra isso, adorei :)
Onde Vivem os Monstros
3.8 2,4K Assista Agorae quem tá procurando uma "moral" ou "ensinamentos de vida", vá procurar outro filme ou sei eu, porque não vai achar aqui!
Onde Vivem os Monstros
3.8 2,4K Assista AgoraNão entendi como certas pessoas acharam o filme chato; é fácil se identificar com o personagem,aliás, difícil é não se identificar! Achei cativante pela história, trilha, fotografia, arte.
Mesmo sendo meio previsível as vezes, continua funcionando pra mim, vale pelos sentimentos que aflora. Achei muito bonito, lírico em alguns momentos.
Só estranhei um pouco o timing, a continuidade..Parece que quis mostrar muito de uma realidade em pouco tempo de filme, me deu a impressão de que foi preciso cortar muitas coisas entre cenas. Podia ser uns 15min mais longo, não vai atingir o público infantil mesmo, que fosse de 2h.
Dogville
4.3 2,0K Assista AgoraGenial. Vai envolvendo o expectador devagar, sem dar muitas explicações; quando se entende onde o filme está te levando é um soco no estômago. Me surpreendeu, filme impecável.