Simpatizei com muita coisa - no sentido da produção, mas me incomodei com muitas outras coisas também.
A técnica de rotação de câmera enquanto recurso técnico tem o uso em duas formas com premissas diferentes (executada de uma forma genial). Em primeiro caso, no uso da elipse de tempo construída na narrativa com o uso de rotação de câmera (dificilmente vi isso em outro filme antes). E no segundo caso, na transição de histórias/partes da narrativa. Super autêntico, bem amarradinho junto com a fotografia.
Mas extrapolando essa parte puramente técnica, tenho que admitir que achei fraco o direcionamento da história. Consigo ver com bons olhos cenas isoladas, algumas muito bem feitas. Mas de um modo geral, sobre o roteiro, eu senti que foi falho, ao tentar "imprimir" o aspecto de ~árvore genealógica~ (levando em consideração que as histórias se dão em torno do personagem da primeira parte, na segunda parte: o filho do personagem da primeira; e por fim, na terceira; o filho do da segunda).
Dava pra ligar melhor, achei que ficou quebrada a ligação das passagens de tempo (se perceber, dava pra começar já da segunda pra terceira, soa como se tivesse jogado sem pé nem cabeça a primeira parte da história). O filme tem muitas cenas toscas e um aspecto visual maravilhoso, não é péssimo, nem maravilhoso, mas mediano. Dou 3 pela parte técnica.
Primeiro tentei buscar elementos visuais que tentassem imprimir que a trama se dava na década de 70. Podiam trabalhar melhor nesse aspecto, a partir, é claro, dos elementos situados (cenário, figuro, whatever), os quais, raramente conseguiam evocar um significado simbólico daquela época cuja história se passa, ou raramente situava o telespectador pra tal.
Depois parei pra refletir aqui, e cheguei em uma conclusão bem simples: Quem é o ser humano com boa saúde mental que compra uma boneca com fisionomia tenebrosa pra uma criança?
A boneca, enquanto personagem principal, podia ser bem explorada e trabalhada. Despertava sempre uma sensação de buraco não preenchido. Esperava muito mais, para além de algumas passagens apelativas e previsíveis. Pode dar alguns sustinhos? Sim. Beleza. Ok. Mas não se satisfaz apenas com cenas isoladas, né?
Uma vez que o filme é um filme recente, moderno e tudo mais, no mínimo, imaginava eu que poderia babar horrores pela fotografia ou áudio. A produção técnica em si... Mas me enganei.
Me fez lembrar de Ensaio sobre a Cegueira, no sentido de tratar sobre os sentidos de percepção enquanto fator que condiciona atitudes e ideias acerca das relações pessoais. Ainda que a direção dos conflitos/relações sejam diferentes.
O único ponto que me deixou meio incomodada, mas nem tanto escandalosa, foram os cortes que intercalavam algumas cenas (achei um pouco forçado) quando penso na indução de "plantar" determinada emoção junto com a trilha sonora e mensagem ao telespectador. Quem sabe pudesse criar algo mais intenso, uma vez eliminando tantos elementos, elaborando algo mais simples no sentido visual na narrativa.
Descartando esse aspecto estético, não consigo esquecer as passagens que evocam analogias a respeito dos sentidos e sentimentos, que são lindas. Nem das cenas onde a galera sai comendo tudo que vê pela frente, na maior insanidade (até perdi a fome instantaneamente). Também gostei do desfecho bem poético e bonito. Da solução pro conflito em questão. Foge daquela mesmice dos filmes que abordam tragédia e coisa e tal. Adorei.
Misterioso, envolvente e lindo. Muito bem tratada essa questão do anonimato e os conflitos envolvidos em torno de, principalmente na perspectiva da relação dos encontros dos personagens. Os diálogos contribuem muito nisso. Gostei demais!
Juro que fui olhar se realmente o filme tinha acabado, porque, relutei pra acreditar nesse desfecho. E digo ainda: me soou como uma "ilustração" de Jogos Mortais.
Sempre que eu o assisto, consigo me direcionar a diversas linhas de pensamento em relação à premissa do filme. Consigo notar detalhes que antes não tratei com mais cuidado. E o interessante é que eu realmente nunca canso desse filme.
Cadê a opção pra favoritar mil vezes? Perdi as contas de quantas vezes assisti a esse filme, e o recomendei. É claro que a fotografia é o primeiro fator técnico que eu, de modo automático, observo, mas, fiquei sem estruturas com a trama. Super me envolvi, até acho que nem pisquei os olhos de tão aprisionada que eu tava com os conflitos e passagens. Ainda não que não seja lá um suspense tão "omg, *heart attack*", tem um roteiro bacana. Genial!
A Cela
3.1 394 Assista AgoraTenho um caso de amor antigo com esse filme ♥
Sob o Sol de Satã
3.7 22A premissa é bem abordada, sem encheção de linguiça, e com uma estética visual de cena simplesmente maravilhosa e incomparável.
Taxidermia: Histórias Grotescas
3.4 345 Assista AgoraSimpatizei com muita coisa - no sentido da produção, mas me incomodei com muitas outras coisas também.
A técnica de rotação de câmera enquanto recurso técnico tem o uso em duas formas com premissas diferentes (executada de uma forma genial). Em primeiro caso, no uso da elipse de tempo construída na narrativa com o uso de rotação de câmera (dificilmente vi isso em outro filme antes). E no segundo caso, na transição de histórias/partes da narrativa. Super autêntico, bem amarradinho junto com a fotografia.
Mas extrapolando essa parte puramente técnica, tenho que admitir que achei fraco o direcionamento da história. Consigo ver com bons olhos cenas isoladas, algumas muito bem feitas. Mas de um modo geral, sobre o roteiro, eu senti que foi falho, ao tentar "imprimir" o aspecto de ~árvore genealógica~ (levando em consideração que as histórias se dão em torno do personagem da primeira parte, na segunda parte: o filho do personagem da primeira; e por fim, na terceira; o filho do da segunda).
Dava pra ligar melhor, achei que ficou quebrada a ligação das passagens de tempo (se perceber, dava pra começar já da segunda pra terceira, soa como se tivesse jogado sem pé nem cabeça a primeira parte da história). O filme tem muitas cenas toscas e um aspecto visual maravilhoso, não é péssimo, nem maravilhoso, mas mediano. Dou 3 pela parte técnica.
Alien: O Oitavo Passageiro
4.1 1,3K Assista AgoraUma obra de arte.
Annabelle
2.7 2,7K Assista AgoraPrimeiro tentei buscar elementos visuais que tentassem imprimir que a trama se dava na década de 70. Podiam trabalhar melhor nesse aspecto, a partir, é claro, dos elementos situados (cenário, figuro, whatever), os quais, raramente conseguiam evocar um significado simbólico daquela época cuja história se passa, ou raramente situava o telespectador pra tal.
Depois parei pra refletir aqui, e cheguei em uma conclusão bem simples: Quem é o ser humano com boa saúde mental que compra uma boneca com fisionomia tenebrosa pra uma criança?
A boneca, enquanto personagem principal, podia ser bem explorada e trabalhada. Despertava sempre uma sensação de buraco não preenchido. Esperava muito mais, para além de algumas passagens apelativas e previsíveis. Pode dar alguns sustinhos? Sim. Beleza. Ok. Mas não se satisfaz apenas com cenas isoladas, né?
Uma vez que o filme é um filme recente, moderno e tudo mais, no mínimo, imaginava eu que poderia babar horrores pela fotografia ou áudio. A produção técnica em si... Mas me enganei.
Diversão Macabra
2.3 277 Assista AgoraPrefiro encarar esse filme como uma piada mal executada.
Sentidos do Amor
4.1 1,2KMe fez lembrar de Ensaio sobre a Cegueira, no sentido de tratar sobre os sentidos de percepção enquanto fator que condiciona atitudes e ideias acerca das relações pessoais. Ainda que a direção dos conflitos/relações sejam diferentes.
O único ponto que me deixou meio incomodada, mas nem tanto escandalosa, foram os cortes que intercalavam algumas cenas (achei um pouco forçado) quando penso na indução de "plantar" determinada emoção junto com a trilha sonora e mensagem ao telespectador. Quem sabe pudesse criar algo mais intenso, uma vez eliminando tantos elementos, elaborando algo mais simples no sentido visual na narrativa.
Descartando esse aspecto estético, não consigo esquecer as passagens que evocam analogias a respeito dos sentidos e sentimentos, que são lindas. Nem das cenas onde a galera sai comendo tudo que vê pela frente, na maior insanidade (até perdi a fome instantaneamente). Também gostei do desfecho bem poético e bonito. Da solução pro conflito em questão. Foge daquela mesmice dos filmes que abordam tragédia e coisa e tal. Adorei.
Último Tango em Paris
3.5 569Misterioso, envolvente e lindo. Muito bem tratada essa questão do anonimato e os conflitos envolvidos em torno de, principalmente na perspectiva da relação dos encontros dos personagens. Os diálogos contribuem muito nisso. Gostei demais!
Thanatomorphose
2.4 235Os erros de continuidade das cenas é o melhor desse filme (para rir)... imagina o que não é bom nele. Achei um filme muito mal feito.
O Iluminado
4.3 4,0K Assista AgoraClássico dos clássicos.
Blacula, O Vampiro Negro
3.2 55Fui assistir já achando que iria ser tosquinho. Não me enganei, e me surpreendi positivamente, haha. Louco de bom!
O Colecionador de Corpos
3.3 765 Assista AgoraJuro que fui olhar se realmente o filme tinha acabado, porque, relutei pra acreditar nesse desfecho. E digo ainda: me soou como uma "ilustração" de Jogos Mortais.
O Orfanato
3.7 1,3KUm dos melhores filmes de suspense contemporâneos que eu já assisti.
Um dos melhores filmes argentino também.
Irreversível
4.0 1,8K Assista AgoraSempre que eu tento escrever algo sobre esse filme, eu empaco. Um nó na garganta, uma agonia. Conturbador...
O Segredo dos Seus Olhos
4.3 2,1K Assista AgoraSempre que eu o assisto, consigo me direcionar a diversas linhas de pensamento em relação à premissa do filme. Consigo notar detalhes que antes não tratei com mais cuidado. E o interessante é que eu realmente nunca canso desse filme.
O Dia da Besta
3.8 189Estou em risos só de lembrar do filme.
O Despertar
3.4 914 Assista AgoraCadê a opção pra favoritar mil vezes? Perdi as contas de quantas vezes assisti a esse filme, e o recomendei. É claro que a fotografia é o primeiro fator técnico que eu, de modo automático, observo, mas, fiquei sem estruturas com a trama. Super me envolvi, até acho que nem pisquei os olhos de tão aprisionada que eu tava com os conflitos e passagens. Ainda não que não seja lá um suspense tão "omg, *heart attack*", tem um roteiro bacana. Genial!
Demônio
2.9 1,7K Assista AgoraNão se julga o livro pela capa, né? Lá fui eu assistir o filme porque fiquei encantada pela composição do cartaz. Decepção define.
Hotel Transilvânia
3.6 1,5K Assista AgoraÔ filmezinho mais encantador. Uma gracinha, me prendeu à tela.
A Caça
4.2 2,0K Assista AgoraDrama dos bons, mas o desfecho me impede de dar 5 estrelinhas.
Hidden
2.5 15Um dos melhores de terror psicológico que eu já vi. Muito bem construída a estética visual da fotografia das cenas. Dá até gosto de assistir.
Filha do Mal
1.9 1,9K Assista AgoraPra ser bem honesta, nunca senti tanto desgosto em frente à tela.
Possessão
2.8 1,3K Assista AgoraSabe o que é o melhor nesse filme? Nada.
Amor
4.2 2,2K Assista AgoraMe pergunto (e fico indignada) por que esse filme não ganhou o Oscar de melhor fotografia. É apaixonante.