Você está em
  1. > Home
  2. > Usuários
  3. > renatho
111 years, Santana do Livramento (RS) (BRA)
Usuário desde Agosto de 2010
Grau de compatibilidade cinéfila
Baseado em 0 avaliações em comum

Escrevo para teatro, mas cinema sempre foi minha grande paixão. Atualmente tenho enveredado por outros caminhos e estou lançando o livro OS MENINOS DE GATEVILLE. Nele, acho que consegui colocar um pouco de minhas referências literárias e cinematográficas. Cada pessoa que lê encontra: Arquivo X, Millenium, Stephen King, Sexto Sentido... ainda bem que só encontraram boas referências, por enquanto!
Se alguém quiser conhecer um pouco desse livro: www.osmeninosdegateville.blogspot.com

Últimas opiniões enviadas

  • Renatho Costa

    Um porcaria, perda de tempo. Roteiro idiota, atores inexpressivos e no final só resta a sensação de ter perdido tempo para saber o quão ruim poderia ser o filme. É ele surpreende, porque é um apanhado de erros e opções equivocadas. Da vergonha!

    Você precisa estar logado para comentar. Fazer login.
  • Renatho Costa

    O Saara Ocidental ainda vai precisar de muitos filmes para explicitar a violência que seu povo sofre sob ocupação marroquina. Mas é interessante perceber que o Brasil voltou seu olhar para essa questão e num mesmo ano tem duas produções. Particularmente, além de ser uma temática que muito me interessa, queria saber qual seria a abordagem que os diretores fariam e qual seria a diferença do documentário que eu e meu amigo Rodrigo Duque Estrada dirigimos, que agora está sendo inscrito em vários festivais antes de entrar em cartaz. Minha curiosidade era saber qual seria a abordagem de O Deserto do Deserto e o que teria em comum com Um Fio de Esperança: Independência ou Guerra no Saara Ocidental. Antes disso, tenho de ressaltar a qualidade desse documentário e a sensibilidade dos diretores ao narrarem a tragédia do povo saaraui. Esteticamente é um documentário belíssimo, mas o tema é tão árido que gera angústia. Cada pessoa entrevistada conta sua história e a indignação aumenta. [spoiler] O final, com a explosão do carro que os diretores estavam, coroa o que mil palavras não diriam. Os milhões de minas terrestres que estão lá são verdadeiras. [spoiler]. Um filme necessário para que as pessoas vejam o que acontece no Saara Ocidental. Bom, e qual a diferença deste com Um Fio de Esperança: Independência ou Guerra no Saara Ocidental? Em nosso documentário, eu e o Rodrigo optamos por trazer um recorte político. Na iminência de explodir uma guerra, tentamos entender qual a possibilidade de essa catástrofe vir a abalar aquela região da África. Em o Deserto do Deserto também há uma abordagem política, mas os diretores dão ênfase à viagem que cruza o território de Tindouf ao Atlântico, 1600 km pelo deserto, as conhecidas "Zonas Liberadas". Nesse caminho encontram beduínos e nos mostram a aridez do deserto sob a perspectiva deles. Também abordamos esse tema, mas temos sempre a perspectiva de que o limite da paciência dos saarauis já acabou. Por fim, nesse documentário sentimos que a situação não tem solução. Inclusive alguns jovens entrevistados apontam pela guerra. Em Um Fio de Esperança questionamos o porquê de o Brasil permanecer em silêncio diante de tudo isso é sequer reconhecer o Saara Ocidental. Ali, além de expor a tragédia saaraui, perguntamos se o silêncio brasileiro estaria vinculado ao lobby marroquino. Enfim, são filmes complementares e necessários para que o Brasil comece a entender o que está acontecendo naquela região da África e que o Marrocos não é apenas um belo pais para se fazer turismo, trata-se de uma monarquia violenta e que oprime a todo custo qualquer possibilidade de o povo saaraui manifestar seu desejo de intendência.

    Você precisa estar logado para comentar. Fazer login.
  • Alex Gonçalves
    Alex Gonçalves

    Renatho, saudações cinéfilas!
    Como vai?

    Gostaria de convidar você para conhecer o meu canal no YouTube, Cine Resenhas, por Alex Gonçalves. Caso curta os vídeos, também faço o convite para se inscrever, pois o conteúdo é totalmente independente e o apoio vindo com as novas inscrições é essencial para mantê-lo.

    Link do canal: www.youtube.com/c/CineResenhas

    Obrigado pela atenção. ;-)

  • Filmow
    Filmow

    O Oscar 2017 está logo aí e teremos o nosso tradicional BOLÃO DO OSCAR FILMOW!

    Serão 3 vencedores no Bolão com prêmios da loja Chico Rei para os três participantes que mais acertarem nas categorias da premiação. (O 1º lugar vai ganhar um kit da Chico Rei com 01 camiseta + 01 caneca + 01 almofada; o 2º lugar 01 camiseta da Chico Rei; e o 3º lugar 01 almofada da Chico Rei.)

    Vem participar da brincadeira com a gente, acesse https://filmow.com/bolao-do-oscar/ para votar.
    Boa sorte! :)

    * Lembrando que faremos uma transmissão ao vivo via Facebook e Youtube da Casa Filmow na noite da cerimônia, dia 26 de fevereiro. Confirme presença no evento https://www.facebook.com/events/250416102068445/

  • Diego Forlin
    Diego Forlin

    Meu amigo gaúcho, tudo bem aí? Tá vivo depois desse temporal? Abraço