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3 years Bady Bassitt - (BRA)
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Últimas opiniões enviadas

  • ricardo de almeida rocha

    o filme começa no minuto 82, quando estão saindo do trem. há infinidade de videos mostrando as luzes, em particular os filmados na noruega, e impressiona como as pessoas simplesmente ignoram seu Criador. tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. porque, vamos combinar... aliás esse contraste Deus-homem está no restante anterior do filmer, jogatina, brigas, todo tipo de conversa mole para tipo "justificar" o protagonista no final, só que o protagonista é Outro. que redime o filme no final (ok, é um final criativo, admito). as luzes são a mais bela das mais belas maravilhas naturais do mundo. celebradas nas cavernas pré-históricas, na mitologia viking, nas peças de shakespeare. galileu chamou-as de "aurora", como a deusa romana do amanhecer. hoje também são chamadas de "luzes do norte" o brilho etéreo desse inacreditável fogo celestial ilumina o ártico e não há quem possa ficar indiferente diante delas. os equinócios de setembro e março são os horários de pico para sua atividade (entre 20 de setembro e 20 de março ). pode-se dizer que se originam no fogo turbulento da estrela G2, há mais de 100 milhões de quilometros da terra. somos banhados pela radiação dessa vizinhança imensurável e imenuravelmente quente, nossas moléculas não se sentem lá muito à vontade com essa coisa ionizante, então, bem, a terra e o homem já deveriam estar destruidos por semelhante tempestade. mas não. antes provoca indescritível beleza, pq estamos protegidos. sim, protegidos. então vc pode endurecido dizer que a vida na terra prosperou por acaso. ou pode, diante da vida na terra, dizer que a terra foi especialmente projetada para a vida aí prosperar. esse é o meu time

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  • ricardo de almeida rocha

    o mais importante para mim está faltando". hj ouvi uma pregação que diz tudo, e que aliás tambem se baseou a princípio num filme. falava sobre a importância que se dá hoje ao amor romântico, o que em si já é um erro por não considerar o amor como uma aliança, mas uma relação em que as partes precisam sempre se satisfazer ou a parte insatisfeita cai fora. mas mesmo em casos (raros) em que esse amor se baseia realmente num tipo de aliança, que releva a satisfação e contionua amando mesmo se ou não for tão amado, ou a outra parte a decepcionar em alguma coisa, ou enfim, se acontecer que a vida os afaste, então a lembrança do outro fará esse papel de engano, caso a parte que ficar (admitindo por exemplo que o outro precisou ir para longe ou morreu) seguir dizendo para si mesmo "oh meu Deus, jamais poderei ser feliz pois perdi o amor da minha vida". primeiro porque a felicidade não deveria depender de outra pessoa e muito menos portanto da lembrança de outra pessoa. segundo porque essa felicidade é o próprio engano. todas as bem-aventurancas do sermão da montanha falando de paradoxos tipo "felizes são os tristes" e é a pura verdade, porque os tristes são felizes não porque tem uma circuinstancia cômoda, confortável, o que em geral implica em desejos satisfeitros e conforto; mas felizes são os que são felizes sem ter a menor base circunstancial para ser, tipo um apóstolo na prisão esperando o dia de ser decapitado e escrevendo cartas para confortar os irmãos e cantando hinos em louvor a Deus. entaõ qual o problema com o romance. a prin cipuio nenhum. o romance, o sexo, o pacto de fidelidade, o prazer nesse relacionamento etc, são um dom divino. o problema passa a ser quando essa relação gira em torno de si mesma, como é o caso na maioria dos filmes e neste em particular. logo de cara a voz em off diz "perdi tudo, perdi ela". e olha que estamos falando de "amantes do circulo polar", amantes num lugar onde é praticamente impossível evitar o assunto da grandiosidade de algo maior, muito maior, que o amor romântico, porque a natureza nesse lugar está gritando a eternidade, a sabedoria, o amor de Deus. é a região dos ursos plares, das focas, das baleias. das luzes do norte, da noite polar e do sol da meia-noite. mas alguém perdeu tudoi porque perdeu "ela". essa é a nossa geração, que só pensa nisso e justamente por só pensar nisso deturpou o sentido d"isso" no fim, ele refletido no olho dela talvez fosse um recurso bacana se a expressão dele fosse menos dãr...

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  • ricardo de almeida rocha

    um relacionamento pessoal com DEUS dá a dimensão do que é teatro e o que não é. como em todo o resto, como em cada detalhe de nossas vidas, todas as coisas contribuem para o bem daqueles que O amam. o testemunho que jim caviezel deu após as filmagens tem sua importância nesse contexto mas como qualquer outro testemunho seu alcance é restrito, nada no filme funciona se algo não estiver funcionando dentro de você, é no final das contas é o que importa, o que está acontecendo (ou não) dentro de você. se não aceitar a cruz não só serei indigno do Senhor mas serei esmagado pelo seu peso. violento? na verdade suave. a maior violência aconteceu no gethsemane onde não há uma demanda física. queremos a páscoa sem a sexta-feira? a ressurreição sem o sofrimento? quando os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei e mostram a obra da lei escrita em seus corações testificando juntamente a sua consciência e os seus pensamentos acusando-os, ou defendendo-os. Deus pode fazer o filme fiel, porque de fato é o que mais se aproxima da fidelidade aos evangelhos, embora sem dúvida no momento em que o homem põe a mão em alguma coisa, aí passa a existir a vaidade, aí as coisas passam a sofrer dos males do pecado. estamos prontos para morrer? essa é a única pergunta que tem real importância. estamos prontos para carregar a cruz? há os crentes, os incrtédulos e, há os que não ligam para religião. lembremos que são três escolhas, porque também quem não liga para gastronomia tem de se alimentar ou vai morrer. Cristo morreu por nossos pecados, segundo as escrituras, foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as escrituras, foi avisto por cefas e depois pelos doze. depois foi visto, uma vez, por mais de quinhentos irmãos. coloque uma obra-prima da literatura ou do cinema em um presidio e volte um tempo depois. coloque os evangelho ou quem sabe este filme em celulares e volte depois. essa é a diferença que importa

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