Paulo (Antonio Saboia) e Robson (Pedro Fasanaro) são frutos de educações repressoras. O primeiro vem de uma família militar, o segundo religiosa. Essa união entre militarismo e religião é a base do bolsonarismo. Por isso DESERTO PARTICULAR (2021) é um filme tão instigante, porque é sobre se libertar disso que o cineasta Aly Muritiba está tratando.
Uma das grandes virtudes do filme de Wagner Moura é mostrar bem a diferença entre aqueles que morreram pelo Brasil daqueles que mataram para manter o poder. Não era o "assustador comunismo" que movia os guerrilheiros, mas a luta contra a injustiça e a total falta de perspectivas dada pelo regime. Apesar de convencional em seu formato, MARIGHELLA é um filme necessário sobre um personagem inspirador num momento em que precisamos ser chacoalhados.
Em BELA VINGANÇA, Carie Mulligan vai se vingar de todos os homens. E não adianta dizer "nem todos" - porque o filme feminista de Emerald Fennell fala pelas mulheres, mas mira cada um de nós homens.
O juízo apressado torna o tcheco O PÁSSARO PINTADO (2019) um tratado sobre a maldade humana quando, na verdade, é um filme que revela como ela é produzida: através do medo, da ignorância e da solidão. Entender isso é entender o extremismo.
O DIABO DE CADA DIA expõe bem a América que Trump queria ver grande de novo. Uma América irracional que abusa do fanatismo religioso para justificar todo tipo de preconceito e violência.
LINDINHAS é muito didático em mostrar que à mulher é imposto dois modelos: o repressivo ou o de objeto sexual, ambos definidos pelos homens. O filme defende que cabe à mulher e só a mulher emancipada encontrar e definir o modelo para si mesma. É isso que incomoda os conservadores.
Três bons diretores da nova geração produziram filmes este ano: Paul Thomas Anderson (Trama Fantasma), Todd Haynes (Sem Fôlego) e Alexander Payne (Pequena Grande Vida). Três abacaxis.
Deserto Particular
3.8 183 Assista AgoraPaulo (Antonio Saboia) e Robson (Pedro Fasanaro) são frutos de educações repressoras. O primeiro vem de uma família militar, o segundo religiosa. Essa união entre militarismo e religião é a base do bolsonarismo. Por isso DESERTO PARTICULAR (2021) é um filme tão instigante, porque é sobre se libertar disso que o cineasta Aly Muritiba está tratando.
Marighella
3.9 1,1K Assista AgoraUma das grandes virtudes do filme de Wagner Moura é mostrar bem a diferença entre aqueles que morreram pelo Brasil daqueles que mataram para manter o poder. Não era o "assustador comunismo" que movia os guerrilheiros, mas a luta contra a injustiça e a total falta de perspectivas dada pelo regime. Apesar de convencional em seu formato, MARIGHELLA é um filme necessário sobre um personagem inspirador num momento em que precisamos ser chacoalhados.
Bela Vingança
3.8 1,3K Assista AgoraEm BELA VINGANÇA, Carie Mulligan vai se vingar de todos os homens. E não adianta dizer "nem todos" - porque o filme feminista de Emerald Fennell fala pelas mulheres, mas mira cada um de nós homens.
O Pássaro Pintado
4.1 101 Assista AgoraO juízo apressado torna o tcheco O PÁSSARO PINTADO (2019) um tratado sobre a maldade humana quando, na verdade, é um filme que revela como ela é produzida: através do medo, da ignorância e da solidão. Entender isso é entender o extremismo.
O Diabo de Cada Dia
3.8 1,0K Assista AgoraO DIABO DE CADA DIA expõe bem a América que Trump queria ver grande de novo. Uma América irracional que abusa do fanatismo religioso para justificar todo tipo de preconceito e violência.
Lindinhas
3.0 195 Assista AgoraLINDINHAS é muito didático em mostrar que à mulher é imposto dois modelos: o repressivo ou o de objeto sexual, ambos definidos pelos homens. O filme defende que cabe à mulher e só a mulher emancipada encontrar e definir o modelo para si mesma. É isso que incomoda os conservadores.
Uma Vida Roubada
3.9 44 Assista AgoraDescobri de onde a Ivani Ribeiro tirou a ideia de "Mulheres de Areia"
O Irlandês
4.0 1,5K Assista AgoraO melhor argumento de Scorsese nessa celeuma com a Marvel chama-se "O Irlandês". Cinema com C maiúsculo.
A Noite de 12 Anos
4.3 304 Assista AgoraSó faz aumentar a admiração pelo Mujica e por todos aqueles que lutaram contra as ditaduras burguesa-militares da América do Sul.
Infiltrado na Klan
4.3 1,9K Assista AgoraSenti o cheiro de Oscar.
Sem Rastros
3.6 190 Assista AgoraUm "Capitão Fantástico" sem tese, por isso não empolga tanto
O Ovo da Serpente
4.0 130qualquer semelhança com as eleições de 2018 não é mera coincidência
22 de Julho
3.7 219 Assista AgoraAlgo que parecia impossível de acontecer num país como o nosso não parece mais.
Pequena Grande Vida
2.7 430 Assista AgoraTrês bons diretores da nova geração produziram filmes este ano: Paul Thomas Anderson (Trama Fantasma), Todd Haynes (Sem Fôlego) e Alexander Payne (Pequena Grande Vida). Três abacaxis.
Trama Fantasma
3.7 803 Assista AgoraPaul Thomas Anderson volta a decepcionar
O Espião que Sabia Demais
3.4 744 Assista AgoraConfesso que se eu não tivesse lido o romance do John Le Carré no qual o filme se baseia não teria compreendido nada. Há muita lacuna no filme.
Extraordinário
4.3 2,1K Assista AgoraUm festival de clichês
Artista do Desastre
3.8 554 Assista AgoraSó sei que tem muito mais filmes pior que "The Room": Cruzeiro das Loucas, por exemplo. Já o filme do Franco é divertidíssimo.
Skinheads: A Força Branca
3.4 116O título do filme tinha que ser "A Força Amarela" porque os vietnamitas botam os skinheads pra correr.
Boneco de Neve
2.4 462 Assista AgoraAchei um desperdício de elenco
It: A Coisa
3.9 3,0K Assista AgoraNada contra, mas é um filme de terror para crianças.
Predadores do Amor
3.6 79Achei superestimado. Tirando uma ou duas cenas mais tensas chega a ser sonolento.
A 13ª Emenda
4.6 354 Assista AgoraDepois do que aconteceu em Charlottesville esse filme ganha ainda mais significado.
Okja
4.0 1,3K Assista AgoraEu achei "Okja" bem disney. Não sei o que fazia em Cannes.