Causa um certo estranhamento saber que 'O Curioso Caso de Benjamin Button', épico romântico baseado em conto de F. Scott Fitzgerald, foi dirigido pelo frio e metódico David Fincher, cineasta conhecido (e reconhecido) por longas pesados e densos, a exemplo de 'Se7en', 'Clube da Luta' e, mais recentemente, 'Os Homens Que Não Amavam as Mulheres' e 'Garota Exemplar'. Todavia, passado este estranhamento inicial, pode-se perceber que esta "marca", apesar de forte, não influenciou de forma alguma a construção narrativa desta fábula fantástica e, em certo grau, profunda acerca da mortalidade e da relação umbilical entre o ser humano e o amor. Adaptado por Eric Roth (roteirista vencedor do Oscar por 'Forrest Gump', filme este que carrega uma estrutura narrativa semelhante a de '...Button'), fotografado pelo chileno Claudio Miranda e contando com (mais) uma trilha sonora singela composta por Alexandre Desplat, além de revolucionar (pelo menos de maneira parcial) os efeitos especiais e de maquiagem digital, 'O Curioso Caso de Benjamin Button' acaba deslizando um pouco em seu ato final, visto que o romance entre os personagens de Brad Pitt (deixando a pecha de galã em segundo plano e ficando cada vez mais a vontade como [bom] ator que é) e Cate Blanchett (carismática como sempre) acaba não se ajustando tão bem quando o par finalmente decide arriscar o romance. Toda a construção do personagem título é bem mais interessante até este último ato, o que, infelizmente, acaba retirando um pouco do brilho apresentado pela fábula até então. Não é, ao meu ver, a melhor obra assinada por Fincher, nem traz as melhores interpretações das carreiras de Pitt e Blanchett, mas é um filme (muito) bem cuidado, revolucionário (ao seu modo) e conciso em sua maior parte. Seu ritmo pode até ser lento, mas ainda assim a viagem é válida.
O maior pecado desta segunda sequência de 'Jurassic Park' foi eliminar o senso de urgência e terror dos dois primeiros, em detrimento de uma ambientação mais "leve", priorizando não apenas o senso de aventura - característica importante da franquia -, mas também o humor, aspecto este muitas vezes desconexo à proposta do filme (ora bolas, como rir do horror?). Sob a batuta do esforçado Joe Johnston (Spielberg manteve apenas a cadeira de produtor), 'Jurassic Park' abraça o pior dos dois últimos filmes e entrega um produto razoavelmente divertido, mas de parca inspiração. Contando com um roteiro simplório, mais preocupado em bolar sequências de perseguição do que no desenvolvimento das personagens, esta terceira incursão no universo dos dinossauros recriados pelo homem não é de todo ruim, mas está um tanto distante de qualquer tipo de perfeição.
Caso raro em que uma sequência aposta no diferente em detrimento da repetição - ainda mais "nowadays" -, 'O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final' deixa o tom de horror e a pegada gore do filme original para apostar com força no (bom) humor e na aventura, sem que para isto tenha que abandonar a temática apocalíptica daquele, que, por sinal, acaba por ganhar novos desdobramentos. Revolucionário no que tange à evolução dos efeitos especiais ('T2' é considerado por muitos como o filme-marco, ao lado de Jurassic Park, da dita "fase 1" da Computação Gráfica) e redondo como obra narrativa, 'T2' sedimenta o nome de James Cameron (após o sucesso de crítica e público de 'Aliens - O Resgate' e os aplausos da crítica a 'O Segredo do Abismo') como uma das grandes mentes do cinema comercial contemporâneo e confirma Arnold Schwarzenegger como o grande nome do gênero ação das décadas de 1980 e 1990 (perdão Sly, Seagal, Van Damme, Cage etc., mas Arnie é o cara!). Curioso notar que o (limitado) ator conseguiu imprimir um novo sentido ao personagem, (re)construindo um exterminador à medida do filme, menos sisudo, mais "adaptável". O debate acerca da evolução das máquinas e da ameaça destas perante o ser humano é diluída - pelo menos no primeiro plano -, mas o tom espetaculoso da fita (anos 1980/1990, heim?!) e as sequências de ação/perseguição de cair o queixo são tão atraentes que qualquer "falha" neste sentido pode (e deve) ser facilmente ignorada. Até por que, em momento algum, a obra de Cameron trai o "movimento" apresentado 7 anos antes (10 anos, na linha do tempo do filme). 'T2' é um filme ímpar e referência até hoje, 24 anos depois.
Filme que apresentou James Cameron ao mundo, 'O Exterminador do Futuro' é, sem sombra de dúvidas, um dos marcos do cinema de ação e de ficção-científica. Produzido de forma independente - o que destaca ainda mais a competência técnica de Cameron - e estrelado pelo até então "astro emergente" Arnold Schwarzenegger - que aqui vive (literalmente) o temível T-101 -, 'O Exterminador do Futuro' é produto de sua época (e não apenas no âmbito visual), mas, ao contrário da grande maioria, tornou-se referência no gênero, influenciando até hoje diversos títulos, dentro e fora da indústria cinematográfica, e este patamar faz com que seus possíveis problemas (em grande parte advindos do baixo valor de produção da obra) sejam atropelados por sua eficácia narrativa e pelo fascínio despertado pelo tema 'máquinas vs. homens' do roteiro (escrito por Cameron e Gale Anne Hurd).
É fato que esta sequência do hit 'Jurassic Park' não traz consigo a novidade e urgência do longa lançado em 1993 e os novos personagens não possuem o mesmo grau de carisma da obra original, mas, ainda assim, apesar de seguir a cartilha da sequência hollywoodiana (sempre aumentar o que for apresentado no primeiro trabalho), 'O Mundo Perdido: Jurassic Park' é uma obra correta, cujo desenrolar no continente demora um pouco a engrenar, mas cujas desventuras na ilha certamente empolgarão os ávidos por aventura. Contando com uma óbvia homenagem ao clássico 'King Kong', a rigor 'O Mundo Perdido: Jurassic Park' não encontra-se pareado as melhores obras de Steven Spielberg, mas, levando-se em conta a excelência de sua filmografia, a comparação é e sempre será injusta.
Dirigido pelo sueco Daniel Alfredson e estrelado por "astros lado b" como Jim Sturgess e Sam Worthington, 'Jogada de Mestre' é um suspense correto cujo mérito reside em não postergar demais. Como bônus, temos mais uma (boa) interpretação surtada de Anthony Hopkins, que aqui vive o magnata da cervejaria Heineken.
Um dos maiores clássicos de aventura do cinema moderno, 'Jurassic Park' é um filme dinâmico e intrigante que equilibra muito bem humor, ação e suspense. Dirigido com segurança e carinho por Steven Spielberg (à época retomando o rumo de sua carreira), a obra vai além da pecha de sedimentadora - ao lado de 'O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final' - dos efeitos visuais por computação gráfica (CGI), construindo uma história interessante e rica, que diverte e provoca ao mesmo tempo. Certamente alguns efeitos envelheceram, mas a "aura" do filme é tão forte que sua magia continua intacta. Sem sombra de dúvidas um filme que figura entre os dez melhores da carreira de Spielberg e uma das grandes obras da década de 1990.
A temática de 'Hacker' é urgente e atual, ainda mais se levarmos em conta nossa dependência de sistemas informatizados em todos os setores - inclusive, Duro de Matar 4.0 já apresentava uma "discussão" parecida -, mas seu resultado final beira a tolice. O texto do estreante Morgan Davis Foehl convence no quesito ação, mas decepciona na construção dramática e, principalmente, na conexão entre esta ação e o drama pretendido. Michael Mann continua um diretor inventivo e vigoroso, mas este seu derradeiro trabalho como diretor (co-roteirista e produtor) encontra-se mais próximo a obras medianas assinadas pelo mesmo, como 'Miami Vice', do que a obras empolgantes como 'Colateral' - 'Fogo Contra Fogo' e 'O Informante' encontram-se em outro nível -. Enfim, 'Hacker' vale como peça passageira, mas é fato que destoa bastante das demais obras do veterano diretor...
Drama romântico dos bons, 'A Incrível História de Adaline' pode pecar na insistência do uso de coincidências, mas sua condução (a cargo de Lee Toland Krieger) é tão sutil e o elenco principal - Blake Lively, Michiel Huisman, Harrison Ford, Ellen Burstyn e Kathy Baker - tão afinado que os "probleminhas" de roteiro podem ser facilmente ignorados. Filme de jornada com começo, meio e fim, 'A Incrível História de Adaline' é criativo e envolvente e deve agradar tanto as moçoilas quanto a macharada. Se você gostou de filmes como 'Te Amarei pra Sempre' (2009), de Robert Schwentke e 'Questão de Tempo', de Richard Curtis (2013), possivelmente gostará de 'A Incrível História de Adaline'.
Um filme de suspense/horror que não assusta nem provoca temor ou algo parecido possui algo errado e 'Poltergeist - O Fenômeno' versão 2015, infelizmente, não assusta nem provoca temor. Muito pelo contrário, talvez devido a escalação de Sam Rockwell (ótimo ator, por sinal) para o papel de patriarca da família assombrada tenha dado ao filme um caráter de humor "involuntário". Somando isso a tendência atual do cinema "pipoca" de mostrar muito e sugerir pouco - especialmente quando a tentação do uso indiscriminado de computação gráfica supera qualquer lapso de criatividade dos envolvidos na produção de uma obra cinematográfica -, temos como resultado um produto com bom elenco, com uma trama requentada (e "atualizada", apesar de não necessariamente melhor resolvida que a do filme original), mas sem novidades e cujo objetivo primordial sagra-se ineficaz: assustar, causar espanto. Gil Kenan já havia mostrado competência em seu primeiro trabalho como diretor (a divertida animação 'A Casa Monstro'), mas aqui acaba perdendo a mão e entregando um filme plasticamente bem acabado (o 3D é até bacana), mas dispensável no conjunto. Infelizmente, mais uma refilmagem desnecessária...
É certo que 'Poltergeist - O Fenômeno' já não se mostra tão assustador - talvez ainda assuste a criançada, vai saber -, mas seu enredo continua curiosamente interessante e a direção de Tobe Hooper (ou seria Steven Spielberg?) constrói muito bem o clima de surpresa que a história, em tese, traz. Apesar de datados, os efeitos especiais guardam o charme da época e concepção visual do filme como um todo é muito interessante. Contando com mais um trabalho excepcional de Jerry Goldsmith na composição de trilha sonora e com interpretações no limite da caricatura (incluindo a "fofinha" Heather O'Rourke), 'Poltergeist - O Fenômeno' pode até ter envelhecido mais que seus pares 'O Exorcista' e 'A Profecia', por exemplo, mas ainda reúne alguns dos elementos essenciais que configuram "um bom filme". Ainda recomendo a visita...
Prova viva de que nem só de efeitos visuais vive um bom filme de aventura, 'O Sétimo Filho' pode até trazer consigo um bom elenco - com performances ruins, a exemplo de Jeff Bridges, over até dizer chega! - e um desenho de produção interessante (a cargo do mestre Dante Ferretti), mas seu roteiro desenvolvido de maneira pobre e desinteressante e sua montagem equivocada acabam por torná-lo para lá de desinteressante. O clima abraçado por ele tenta se aproximar de "sucessos" dos anos 1980 e 1990, como 'A Lenda' (de Ridley Scott), 'O Feitiço de Áquila' (Richard Donner) e 'Coração de Dragão' (Rob Cohen), mas o resultado final está mais próximo de fracassos (de público e de crítica) como 'Eragon'. Mais do que esquecível, 'O Sétimo Filme' é uma obra irrelevante. Todavia, deve ganhar a atenção da criançada...
Primeiro filme "de arte" estrelado por Arnold Schwarzenegger, 'Maggie' é um drama sensível cujo cerne é a perda. Espécie distinto do "gênero" apocalipse/zumbi, o longa dirigido por Henry Dobson é sensível, acurado e não procura por explicações ou final feliz, contando aquilo que deve ser contado e deixando o restante a subjetividade de cada espectador. Há um ou outro ponto que merecia uma melhor decupagem, mas no geral, 'Maggie' é uma baita surpresa, especialmente se levarmos em conta a interpretação convincente - e dentro de suas limitações - do "gigante austríaco". Indicado àqueles que curtiram títulos como 'A Estrada' e 'A Caçada' e que buscam emoção em primeiro plano, não ação...
... Destaque para a composição (decomposição?!) da eterna 'pequena miss sunshine', Abigail Breslin.
Dono de uma linguagem bastante inventiva - a inclusão de sequências em animação dão um "up" à obra -, 'Cobain - Montage of Heck' é um documentário correto e honesto acerca da trajetória de Kurt Cobain, eterno líder do Nirvana e um dos músicos mais influentes da cena rock até hoje.
'Antes de Dormir' é daquela espécie de thriller que não procura inovar seja na linguagem ou na narrativa, mas que segue a cartilha básica gênero, oferecendo, assim, uma previsível, porém, divertida - apesar da qualidade despencar a partir do seu ato final e resolução "feliz". Certamente encabeçará o Super Cine da Rede Globo...
Além da confusão de tipos e títulos, o maior problema de 'O Destino de Júpiter' talvez se encontre na previsibilidade de seu roteiro, cujos personagens pouco possuem de atrativos. Espécie de casamento entre 'Star Wars' e 'O Quinto Elemento', a obra assinada pelos outrora geniais irmãos Wachowski traz pouco além dos efeitos visuais de última geração - uma grande prova disso é o última ato da obra, cuja adrenalina supera e muito a lógica -, o que é uma lástima, tendo em vista a larga expectiva que cada novo projeto dos criadores de 'Matrix' desperta naqueles que apreciam cinema de ação e ficção-científica. Após "fracassos" - especialmente do ponto de vista financeiro - como 'Speed Racer', 'A Viagem' e este 'O Destino de Júpiter', certamente esta expectativa intrínseca encontrar-se-á a partir de então deveras apagada. Uma pena, pois, apesar de tudo, é notória a criatividade dos irmãos. Infelizmente, estes parecem não estar concentrados o suficiente para canalizá-la de forma efetiva...
Revisão da célebre obra de Fiódor Dostoiévski, 'O Duplo' é sci-fi retrô de qualidade, cuja estética chama a atenção pela simplicidade e cujo conteúdo deixa o óbvio de lado e investe com força na abstração. Não dava para esperar menos de uma adaptação do "mestre dos loucos". Destaque para a condução inspirada de Richard Ayoade, para a composição de personagens de Jesse Eisenberg e para a incômoda (no bom sentido) trilha sonora assinada por Andrew Hewitt.
Tate Taylor ('Histórias Cruzadas') se esforça para fazer uma cinebiografia diferenciada de James Brown, mas sua tentativa de estabelecer capítulos não lineares à projeção e a quebra da quarta parede acabam prejudicando mais do que ajudando a narrativa, retirando parte da dramaticidade pretendida pela obra. É fato que o intérprete de Brown, Chadwick Boseman ('42') surpreende em sua caracterização e, principalmente, em sua atuação física e a trilha sonora recheada de sucessos do "rei do funk" possui força para "reanimar qualquer defunto", mas, ainda assim, esta cinebiografia não alça voo suficiente para se tornar inesquecível. Um cineasta mais completo ou experiente (como Taylor Hackford, por exemplo) talvez trouxesse uma visão mais empolgante da vida e obra de James Brown. Em, um filme bom que tinha tudo para ser excelente...
Gélido e indigesto, 'Ex Machina' marca a estreia de Alex Garland (Extermínio, Dredd) na direção de forma absolutamente satisfatória, visto que este condensa com apuro técnico e qualidade narrativa o que há de melhor na "verdadeira" ficção-científica, a aproximação dos conflitos humanos com nossas perspectivas de futuro. Ciência, moral e existencialismo se encontram e se chocam do início ao fim da projeção de 'Ex Machina', cujo cenário lembra um pouco do cinema proposta por Andrew Niccol no excelente 'Gattaca'. Além do roteiro conciso e questionador e do design apurado, destaco também a boa trilha sonora e a força do quarteto principal da obra, que é formado pelo irlandês Domhnall Gleeson, pela sueca Alicia Vikander, pela japonesa Sonoya Mizuno e pelo norte-americano Oscar Isaac. Um filme para ver, rever e debater...
Apesar do spoiler do título nacional, 'Golpe Duplo' é um filme divertido, cujos "golpes" mantêm o espectador ligado, atento ao que acontece em tela (e, por que não, fora dela). Todavia, como quase todos os filmes estrelados por Will Smith, há uma "necessidade" de tornar a obra o mais "romântica", "bondosa" e "honorável" possível. Logo, o que deveria haver de "marginalidade" é substituído por "estilo de vida" e o desfecho pessimista é - SPOILER A VISTA - coroado com um entrelaço amoroso. No final das contas 'Golpe Duplo', apesar de bacana, peca pela falta de imaginação e ousadia, aspectos estes que se sobressaiam nos dois filmes anteriores dos diretores Glenn Ficarra e John Requa, 'O Golpista do Ano' e 'Amor a Toda Prova'. Fico à espera do próximo trabalho da dupla. Quem sabe sem Will Smith...
Mesmo contando com um bom elenco - James Franco, Kate Hudson, Tom Wilkinson, Omar Sy -, 'Risco Imediato' não consegue imprimir a urgência de um bom thriller, nem desenvolver com profundidade o drama passado pelos personagens de Franco, Hudson e Wilkinson. O desfecho exagerado não ajudou a melhorar a situação do filme, que não sai do anteriormente previsto. Uma pena.
Primeiro longa-metragem em língua inglesa dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles, 'O Jardineiro Fiel' - prestes a completar 10 anos - é mais do que um thriller, pois, assim como outras adaptações de obras de John LeCarré, existe um contexto político e um enlace dramático que tornam o "caráter thriller" apenas meio para se atingir a discussão política e a profundidade dramática. Estrelado por Ralph Fiennes e Rachel Weisz (cuja atuação sagrou-se vencedora do Globo de Ouro e do Oscar) e contando com uma direção segura de Meirelles, 'O Jardineiro Fiel' pode até ter alguns problemas de montagem - os cortes rápidos (à lá 'Cidade de Deus') e o ritmo lento jogam um pouco contra a obra -, mas estes não chegam sequer a amainar o "poder de fogo" e objetividade do filme. Além do mais, não é qualquer um que consegue, numa mesma obra, escancarar a "mafiosa" indústria farmacêutica e apresentar uma inusitada, porém crível, história de amor. 'O Jardineiro Fiel' é Fernando Meirelles no auge...
'Mr. Turner', de Mike Leigh, é um filme biográfico competente, possuidor de uma fotografia deslumbrante (Dick Pope) e de uma ótima composição de personagem de Timothy Spall (vencedor em Cannes como ator), mas sua metragem parece um tanto excessiva, além de apresentar um sério problema de ritmo. Problemas a parte, vale a pena conferi-lo especialmente pela imagem feita do e para o célebre pintor britânico...
Inspirado em um "personagem real", 'Frank é, sem sombra de dúvida, um filme esquisito, mas também bastante divertido. Música, non-sense e Michael Fassbender, eis o que te espera em 'Frank'...
O Curioso Caso de Benjamin Button
4.1 3,3K Assista AgoraCausa um certo estranhamento saber que 'O Curioso Caso de Benjamin Button', épico romântico baseado em conto de F. Scott Fitzgerald, foi dirigido pelo frio e metódico David Fincher, cineasta conhecido (e reconhecido) por longas pesados e densos, a exemplo de 'Se7en', 'Clube da Luta' e, mais recentemente, 'Os Homens Que Não Amavam as Mulheres' e 'Garota Exemplar'. Todavia, passado este estranhamento inicial, pode-se perceber que esta "marca", apesar de forte, não influenciou de forma alguma a construção narrativa desta fábula fantástica e, em certo grau, profunda acerca da mortalidade e da relação umbilical entre o ser humano e o amor. Adaptado por Eric Roth (roteirista vencedor do Oscar por 'Forrest Gump', filme este que carrega uma estrutura narrativa semelhante a de '...Button'), fotografado pelo chileno Claudio Miranda e contando com (mais) uma trilha sonora singela composta por Alexandre Desplat, além de revolucionar (pelo menos de maneira parcial) os efeitos especiais e de maquiagem digital, 'O Curioso Caso de Benjamin Button' acaba deslizando um pouco em seu ato final, visto que o romance entre os personagens de Brad Pitt (deixando a pecha de galã em segundo plano e ficando cada vez mais a vontade como [bom] ator que é) e Cate Blanchett (carismática como sempre) acaba não se ajustando tão bem quando o par finalmente decide arriscar o romance. Toda a construção do personagem título é bem mais interessante até este último ato, o que, infelizmente, acaba retirando um pouco do brilho apresentado pela fábula até então. Não é, ao meu ver, a melhor obra assinada por Fincher, nem traz as melhores interpretações das carreiras de Pitt e Blanchett, mas é um filme (muito) bem cuidado, revolucionário (ao seu modo) e conciso em sua maior parte. Seu ritmo pode até ser lento, mas ainda assim a viagem é válida.
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Jurassic Park III
3.1 490 Assista AgoraO maior pecado desta segunda sequência de 'Jurassic Park' foi eliminar o senso de urgência e terror dos dois primeiros, em detrimento de uma ambientação mais "leve", priorizando não apenas o senso de aventura - característica importante da franquia -, mas também o humor, aspecto este muitas vezes desconexo à proposta do filme (ora bolas, como rir do horror?). Sob a batuta do esforçado Joe Johnston (Spielberg manteve apenas a cadeira de produtor), 'Jurassic Park' abraça o pior dos dois últimos filmes e entrega um produto razoavelmente divertido, mas de parca inspiração. Contando com um roteiro simplório, mais preocupado em bolar sequências de perseguição do que no desenvolvimento das personagens, esta terceira incursão no universo dos dinossauros recriados pelo homem não é de todo ruim, mas está um tanto distante de qualquer tipo de perfeição.
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O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final
4.1 1,1K Assista AgoraCaso raro em que uma sequência aposta no diferente em detrimento da repetição - ainda mais "nowadays" -, 'O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final' deixa o tom de horror e a pegada gore do filme original para apostar com força no (bom) humor e na aventura, sem que para isto tenha que abandonar a temática apocalíptica daquele, que, por sinal, acaba por ganhar novos desdobramentos. Revolucionário no que tange à evolução dos efeitos especiais ('T2' é considerado por muitos como o filme-marco, ao lado de Jurassic Park, da dita "fase 1" da Computação Gráfica) e redondo como obra narrativa, 'T2' sedimenta o nome de James Cameron (após o sucesso de crítica e público de 'Aliens - O Resgate' e os aplausos da crítica a 'O Segredo do Abismo') como uma das grandes mentes do cinema comercial contemporâneo e confirma Arnold Schwarzenegger como o grande nome do gênero ação das décadas de 1980 e 1990 (perdão Sly, Seagal, Van Damme, Cage etc., mas Arnie é o cara!). Curioso notar que o (limitado) ator conseguiu imprimir um novo sentido ao personagem, (re)construindo um exterminador à medida do filme, menos sisudo, mais "adaptável". O debate acerca da evolução das máquinas e da ameaça destas perante o ser humano é diluída - pelo menos no primeiro plano -, mas o tom espetaculoso da fita (anos 1980/1990, heim?!) e as sequências de ação/perseguição de cair o queixo são tão atraentes que qualquer "falha" neste sentido pode (e deve) ser facilmente ignorada. Até por que, em momento algum, a obra de Cameron trai o "movimento" apresentado 7 anos antes (10 anos, na linha do tempo do filme). 'T2' é um filme ímpar e referência até hoje, 24 anos depois.
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O Exterminador do Futuro
3.8 899 Assista AgoraFilme que apresentou James Cameron ao mundo, 'O Exterminador do Futuro' é, sem sombra de dúvidas, um dos marcos do cinema de ação e de ficção-científica. Produzido de forma independente - o que destaca ainda mais a competência técnica de Cameron - e estrelado pelo até então "astro emergente" Arnold Schwarzenegger - que aqui vive (literalmente) o temível T-101 -, 'O Exterminador do Futuro' é produto de sua época (e não apenas no âmbito visual), mas, ao contrário da grande maioria, tornou-se referência no gênero, influenciando até hoje diversos títulos, dentro e fora da indústria cinematográfica, e este patamar faz com que seus possíveis problemas (em grande parte advindos do baixo valor de produção da obra) sejam atropelados por sua eficácia narrativa e pelo fascínio despertado pelo tema 'máquinas vs. homens' do roteiro (escrito por Cameron e Gale Anne Hurd).
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O Mundo Perdido: Jurassic Park
3.5 614 Assista AgoraÉ fato que esta sequência do hit 'Jurassic Park' não traz consigo a novidade e urgência do longa lançado em 1993 e os novos personagens não possuem o mesmo grau de carisma da obra original, mas, ainda assim, apesar de seguir a cartilha da sequência hollywoodiana (sempre aumentar o que for apresentado no primeiro trabalho), 'O Mundo Perdido: Jurassic Park' é uma obra correta, cujo desenrolar no continente demora um pouco a engrenar, mas cujas desventuras na ilha certamente empolgarão os ávidos por aventura. Contando com uma óbvia homenagem ao clássico 'King Kong', a rigor 'O Mundo Perdido: Jurassic Park' não encontra-se pareado as melhores obras de Steven Spielberg, mas, levando-se em conta a excelência de sua filmografia, a comparação é e sempre será injusta.
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Jogada de Mestre
3.0 147 Assista AgoraDirigido pelo sueco Daniel Alfredson e estrelado por "astros lado b" como Jim Sturgess e Sam Worthington, 'Jogada de Mestre' é um suspense correto cujo mérito reside em não postergar demais. Como bônus, temos mais uma (boa) interpretação surtada de Anthony Hopkins, que aqui vive o magnata da cervejaria Heineken.
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Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros
3.9 1,7K Assista AgoraUm dos maiores clássicos de aventura do cinema moderno, 'Jurassic Park' é um filme dinâmico e intrigante que equilibra muito bem humor, ação e suspense. Dirigido com segurança e carinho por Steven Spielberg (à época retomando o rumo de sua carreira), a obra vai além da pecha de sedimentadora - ao lado de 'O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final' - dos efeitos visuais por computação gráfica (CGI), construindo uma história interessante e rica, que diverte e provoca ao mesmo tempo. Certamente alguns efeitos envelheceram, mas a "aura" do filme é tão forte que sua magia continua intacta. Sem sombra de dúvidas um filme que figura entre os dez melhores da carreira de Spielberg e uma das grandes obras da década de 1990.
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Hacker
2.5 283 Assista AgoraA temática de 'Hacker' é urgente e atual, ainda mais se levarmos em conta nossa dependência de sistemas informatizados em todos os setores - inclusive, Duro de Matar 4.0 já apresentava uma "discussão" parecida -, mas seu resultado final beira a tolice. O texto do estreante Morgan Davis Foehl convence no quesito ação, mas decepciona na construção dramática e, principalmente, na conexão entre esta ação e o drama pretendido. Michael Mann continua um diretor inventivo e vigoroso, mas este seu derradeiro trabalho como diretor (co-roteirista e produtor) encontra-se mais próximo a obras medianas assinadas pelo mesmo, como 'Miami Vice', do que a obras empolgantes como 'Colateral' - 'Fogo Contra Fogo' e 'O Informante' encontram-se em outro nível -. Enfim, 'Hacker' vale como peça passageira, mas é fato que destoa bastante das demais obras do veterano diretor...
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A Incrível História de Adaline
3.7 1,5K Assista AgoraDrama romântico dos bons, 'A Incrível História de Adaline' pode pecar na insistência do uso de coincidências, mas sua condução (a cargo de Lee Toland Krieger) é tão sutil e o elenco principal - Blake Lively, Michiel Huisman, Harrison Ford, Ellen Burstyn e Kathy Baker - tão afinado que os "probleminhas" de roteiro podem ser facilmente ignorados. Filme de jornada com começo, meio e fim, 'A Incrível História de Adaline' é criativo e envolvente e deve agradar tanto as moçoilas quanto a macharada. Se você gostou de filmes como 'Te Amarei pra Sempre' (2009), de Robert Schwentke e 'Questão de Tempo', de Richard Curtis (2013), possivelmente gostará de 'A Incrível História de Adaline'.
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Poltergeist: O Fenômeno
2.4 1,3K Assista AgoraUm filme de suspense/horror que não assusta nem provoca temor ou algo parecido possui algo errado e 'Poltergeist - O Fenômeno' versão 2015, infelizmente, não assusta nem provoca temor. Muito pelo contrário, talvez devido a escalação de Sam Rockwell (ótimo ator, por sinal) para o papel de patriarca da família assombrada tenha dado ao filme um caráter de humor "involuntário". Somando isso a tendência atual do cinema "pipoca" de mostrar muito e sugerir pouco - especialmente quando a tentação do uso indiscriminado de computação gráfica supera qualquer lapso de criatividade dos envolvidos na produção de uma obra cinematográfica -, temos como resultado um produto com bom elenco, com uma trama requentada (e "atualizada", apesar de não necessariamente melhor resolvida que a do filme original), mas sem novidades e cujo objetivo primordial sagra-se ineficaz: assustar, causar espanto. Gil Kenan já havia mostrado competência em seu primeiro trabalho como diretor (a divertida animação 'A Casa Monstro'), mas aqui acaba perdendo a mão e entregando um filme plasticamente bem acabado (o 3D é até bacana), mas dispensável no conjunto. Infelizmente, mais uma refilmagem desnecessária...
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Poltergeist: O Fenômeno
3.5 1,1K Assista AgoraÉ certo que 'Poltergeist - O Fenômeno' já não se mostra tão assustador - talvez ainda assuste a criançada, vai saber -, mas seu enredo continua curiosamente interessante e a direção de Tobe Hooper (ou seria Steven Spielberg?) constrói muito bem o clima de surpresa que a história, em tese, traz. Apesar de datados, os efeitos especiais guardam o charme da época e concepção visual do filme como um todo é muito interessante. Contando com mais um trabalho excepcional de Jerry Goldsmith na composição de trilha sonora e com interpretações no limite da caricatura (incluindo a "fofinha" Heather O'Rourke), 'Poltergeist - O Fenômeno' pode até ter envelhecido mais que seus pares 'O Exorcista' e 'A Profecia', por exemplo, mas ainda reúne alguns dos elementos essenciais que configuram "um bom filme". Ainda recomendo a visita...
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O Sétimo Filho
2.5 722 Assista AgoraProva viva de que nem só de efeitos visuais vive um bom filme de aventura, 'O Sétimo Filho' pode até trazer consigo um bom elenco - com performances ruins, a exemplo de Jeff Bridges, over até dizer chega! - e um desenho de produção interessante (a cargo do mestre Dante Ferretti), mas seu roteiro desenvolvido de maneira pobre e desinteressante e sua montagem equivocada acabam por torná-lo para lá de desinteressante. O clima abraçado por ele tenta se aproximar de "sucessos" dos anos 1980 e 1990, como 'A Lenda' (de Ridley Scott), 'O Feitiço de Áquila' (Richard Donner) e 'Coração de Dragão' (Rob Cohen), mas o resultado final está mais próximo de fracassos (de público e de crítica) como 'Eragon'. Mais do que esquecível, 'O Sétimo Filme' é uma obra irrelevante. Todavia, deve ganhar a atenção da criançada...
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Maggie: A Transformação
2.7 449Primeiro filme "de arte" estrelado por Arnold Schwarzenegger, 'Maggie' é um drama sensível cujo cerne é a perda. Espécie distinto do "gênero" apocalipse/zumbi, o longa dirigido por Henry Dobson é sensível, acurado e não procura por explicações ou final feliz, contando aquilo que deve ser contado e deixando o restante a subjetividade de cada espectador. Há um ou outro ponto que merecia uma melhor decupagem, mas no geral, 'Maggie' é uma baita surpresa, especialmente se levarmos em conta a interpretação convincente - e dentro de suas limitações - do "gigante austríaco". Indicado àqueles que curtiram títulos como 'A Estrada' e 'A Caçada' e que buscam emoção em primeiro plano, não ação...
... Destaque para a composição (decomposição?!) da eterna 'pequena miss sunshine', Abigail Breslin.
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Cobain: Montage of Heck
4.2 344 Assista AgoraDono de uma linguagem bastante inventiva - a inclusão de sequências em animação dão um "up" à obra -, 'Cobain - Montage of Heck' é um documentário correto e honesto acerca da trajetória de Kurt Cobain, eterno líder do Nirvana e um dos músicos mais influentes da cena rock até hoje.
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Antes de Dormir
3.4 763 Assista Agora'Antes de Dormir' é daquela espécie de thriller que não procura inovar seja na linguagem ou na narrativa, mas que segue a cartilha básica gênero, oferecendo, assim, uma previsível, porém, divertida - apesar da qualidade despencar a partir do seu ato final e resolução "feliz". Certamente encabeçará o Super Cine da Rede Globo...
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O Destino de Júpiter
2.5 1,3K Assista AgoraAlém da confusão de tipos e títulos, o maior problema de 'O Destino de Júpiter' talvez se encontre na previsibilidade de seu roteiro, cujos personagens pouco possuem de atrativos. Espécie de casamento entre 'Star Wars' e 'O Quinto Elemento', a obra assinada pelos outrora geniais irmãos Wachowski traz pouco além dos efeitos visuais de última geração - uma grande prova disso é o última ato da obra, cuja adrenalina supera e muito a lógica -, o que é uma lástima, tendo em vista a larga expectiva que cada novo projeto dos criadores de 'Matrix' desperta naqueles que apreciam cinema de ação e ficção-científica. Após "fracassos" - especialmente do ponto de vista financeiro - como 'Speed Racer', 'A Viagem' e este 'O Destino de Júpiter', certamente esta expectativa intrínseca encontrar-se-á a partir de então deveras apagada. Uma pena, pois, apesar de tudo, é notória a criatividade dos irmãos. Infelizmente, estes parecem não estar concentrados o suficiente para canalizá-la de forma efetiva...
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O Duplo
3.5 518 Assista AgoraRevisão da célebre obra de Fiódor Dostoiévski, 'O Duplo' é sci-fi retrô de qualidade, cuja estética chama a atenção pela simplicidade e cujo conteúdo deixa o óbvio de lado e investe com força na abstração. Não dava para esperar menos de uma adaptação do "mestre dos loucos". Destaque para a condução inspirada de Richard Ayoade, para a composição de personagens de Jesse Eisenberg e para a incômoda (no bom sentido) trilha sonora assinada por Andrew Hewitt.
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Get on Up - A História de James Brown
3.6 157 Assista AgoraTate Taylor ('Histórias Cruzadas') se esforça para fazer uma cinebiografia diferenciada de James Brown, mas sua tentativa de estabelecer capítulos não lineares à projeção e a quebra da quarta parede acabam prejudicando mais do que ajudando a narrativa, retirando parte da dramaticidade pretendida pela obra. É fato que o intérprete de Brown, Chadwick Boseman ('42') surpreende em sua caracterização e, principalmente, em sua atuação física e a trilha sonora recheada de sucessos do "rei do funk" possui força para "reanimar qualquer defunto", mas, ainda assim, esta cinebiografia não alça voo suficiente para se tornar inesquecível. Um cineasta mais completo ou experiente (como Taylor Hackford, por exemplo) talvez trouxesse uma visão mais empolgante da vida e obra de James Brown. Em, um filme bom que tinha tudo para ser excelente...
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Ex Machina: Instinto Artificial
3.9 2,0K Assista AgoraGélido e indigesto, 'Ex Machina' marca a estreia de Alex Garland (Extermínio, Dredd) na direção de forma absolutamente satisfatória, visto que este condensa com apuro técnico e qualidade narrativa o que há de melhor na "verdadeira" ficção-científica, a aproximação dos conflitos humanos com nossas perspectivas de futuro. Ciência, moral e existencialismo se encontram e se chocam do início ao fim da projeção de 'Ex Machina', cujo cenário lembra um pouco do cinema proposta por Andrew Niccol no excelente 'Gattaca'. Além do roteiro conciso e questionador e do design apurado, destaco também a boa trilha sonora e a força do quarteto principal da obra, que é formado pelo irlandês Domhnall Gleeson, pela sueca Alicia Vikander, pela japonesa Sonoya Mizuno e pelo norte-americano Oscar Isaac. Um filme para ver, rever e debater...
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Golpe Duplo
3.3 733 Assista AgoraApesar do spoiler do título nacional, 'Golpe Duplo' é um filme divertido, cujos "golpes" mantêm o espectador ligado, atento ao que acontece em tela (e, por que não, fora dela). Todavia, como quase todos os filmes estrelados por Will Smith, há uma "necessidade" de tornar a obra o mais "romântica", "bondosa" e "honorável" possível. Logo, o que deveria haver de "marginalidade" é substituído por "estilo de vida" e o desfecho pessimista é - SPOILER A VISTA - coroado com um entrelaço amoroso. No final das contas 'Golpe Duplo', apesar de bacana, peca pela falta de imaginação e ousadia, aspectos estes que se sobressaiam nos dois filmes anteriores dos diretores Glenn Ficarra e John Requa, 'O Golpista do Ano' e 'Amor a Toda Prova'. Fico à espera do próximo trabalho da dupla. Quem sabe sem Will Smith...
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Risco Imediato
2.7 125 Assista AgoraMesmo contando com um bom elenco - James Franco, Kate Hudson, Tom Wilkinson, Omar Sy -, 'Risco Imediato' não consegue imprimir a urgência de um bom thriller, nem desenvolver com profundidade o drama passado pelos personagens de Franco, Hudson e Wilkinson. O desfecho exagerado não ajudou a melhorar a situação do filme, que não sai do anteriormente previsto. Uma pena.
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O Jardineiro Fiel
3.9 574 Assista AgoraPrimeiro longa-metragem em língua inglesa dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles, 'O Jardineiro Fiel' - prestes a completar 10 anos - é mais do que um thriller, pois, assim como outras adaptações de obras de John LeCarré, existe um contexto político e um enlace dramático que tornam o "caráter thriller" apenas meio para se atingir a discussão política e a profundidade dramática. Estrelado por Ralph Fiennes e Rachel Weisz (cuja atuação sagrou-se vencedora do Globo de Ouro e do Oscar) e contando com uma direção segura de Meirelles, 'O Jardineiro Fiel' pode até ter alguns problemas de montagem - os cortes rápidos (à lá 'Cidade de Deus') e o ritmo lento jogam um pouco contra a obra -, mas estes não chegam sequer a amainar o "poder de fogo" e objetividade do filme. Além do mais, não é qualquer um que consegue, numa mesma obra, escancarar a "mafiosa" indústria farmacêutica e apresentar uma inusitada, porém crível, história de amor. 'O Jardineiro Fiel' é Fernando Meirelles no auge...
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Sr. Turner
3.3 77'Mr. Turner', de Mike Leigh, é um filme biográfico competente, possuidor de uma fotografia deslumbrante (Dick Pope) e de uma ótima composição de personagem de Timothy Spall (vencedor em Cannes como ator), mas sua metragem parece um tanto excessiva, além de apresentar um sério problema de ritmo. Problemas a parte, vale a pena conferi-lo especialmente pela imagem feita do e para o célebre pintor britânico...
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Frank
3.7 599 Assista AgoraInspirado em um "personagem real", 'Frank é, sem sombra de dúvida, um filme esquisito, mas também bastante divertido. Música, non-sense e Michael Fassbender, eis o que te espera em 'Frank'...
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