Menos afeito a ação e menos "apressado" que os dois longas anteriores, 'Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1' pode, como imaginado, não apresentar uma conclusão aos eventos desenvolvidos, mas funciona muitíssimo bem como um prólogo até certo ponto cerebral da futura conclusão da franquia (literária e cinematográfica) jovem mais interessante dos últimos anos.
Obs.: Francis Lawrence comprova aqui que sua escolha foi acertadíssima para o comando da franquia.
Some o apuro visual de Matthew Vaughn a eficiente série de referências contidas no texto desenvolvido por este ao lado de Jane Goldman (baseado numa HQ escrita pelo parceiro da dupla, Mark Millar) e o resultado é um filme divertido, irônico e reverente ao gênero espionagem, com uma dose cavalar de efeitos especiais e sequências de ação de encher os olhos. É claro que nem todo clichê adotado por Vaughn e cia. casam bem em tela, mas os pontos positivos da obra acabam por se sobrepor aos (óbvios) excessos. Matinê mais do que indicada...
'Uma Lição de Vida' é um filme que passou meio que despercebido à época de seu lançamento, mas que deve ser redescoberto, pois resgata um episódio histórico belíssimo e o difunde através de uma emocionante e convincente, sem pisar fundo no acelerador de emoções forçadas, visto que a história no qual é baseado já encantadora e comovente por si só. Um ótimo trabalho do promissor Justin Chadwick (A Outra, Mandela: Uma Luta Pela Liberdade).
A coleção de imagens que formam 'A Grande Beleza' são mais importantes à narrativa que seu texto, embora este tenha, por óbvio, papel fundamental para o refletir da obra. Menos linear, mais abstrato, a obra de Paolo Sorrentino é um colírio para os olhos (em todos os sentidos) e um respiro para a mente, pois provoca ao mesmo tempo em que reflete tranquilidade, paz. Paisagens, intelectuais, festas e celebridades formam o caldeirão de ideias tangíveis e intangíveis deste vencedor do Oscar de Filme Estrangeiro em 2014, comprovando que o cinema italiano continua forte e relevante como sempre foi.
'Corações de Ferro' conta "a mesma história" sob um ponto de vista até então não explorado pelo cinema, o dos combatentes de tanque de guerra. David Ayer (roteirista e diretor) consegue transpor em tela muito do terror e do companheirismo do soldado norte-americano, sem deixar de destacar o lado vilão do lado mocinho. As personagens de Brad Pitt, Logan Lerman, Michael Peña, Shia LeBeouf e Jon Bernthal não ultrapassam muito além dos arquétipos, mas a química entre estes é suficiente para que nos identifiquemos com as situações limite passada pelo grupo. Dono de uma produção caprichada e bem executado por Ayer, 'Corações de Ferro' pode não apresentar um grande diferencial para a cinematografia de guerra, mas alcança sim o nível dos bons filmes a tratar do assunto.
Talvez se 'Sem Evidências' tivesse sido conduzido por um cineasta mais talentoso e afeito ao "estilo" pretendido pelo filme - como David Fincher (Se7en, Zodíaco), por exemplo - o impacto de sua história (baseada em eventos reais) tivesse sido mais forte. Como apresentado por Atom Egoyan, nem mesmo um elenco bacana encabeçado por Colin Firth, Reese Whiterspoon, Elias Koteas, Bruce Greenwood e Mireille Enos, dentre outros, conseguiu soar suficientemente atraente. O fato de não aprofundar o debate suficientemente também contribui para a experiência quase sem impacto promovida pelo filme. Uma pena...
Escrito e dirigido por Damián Szifron, 'Relatos Selvagens' é uma rara coletânea de contos cujo produto final resulta tão interessante quanto a unidade de cada uma das histórias. É certo que cada um terá suas preferências, mas é inegável o "poder de fogo" de cada uma das tramas dispostas em duas horas de muita tensão, suspense, crítica social e, por que não, humor. Mesmo que negro...
"A vida não é um má de rosas". O dito popular pode ser ressignificado através do discurso e imagens deste representante russo ao Oscar de filme estrangeiro em 2015. 'Leviatã' é denso e visceral e, além de comprovar a auto-corrupção humana, atesta que a política realmente deixou de ser arte há tanto tempo que nem sequer seu cadáver - ou ossada, numa clara referência ao longa - pode ser visto.
O caráter simbólico de Sniper Americano é bem mais forte e presente que qualquer leitura nacionalista/patriótica que se possa fazer. Bradley Cooper constrói, num processo de atuação minimalista (note o posicionamento de seus lábios ao falar, além do sotaque puxado e do tom mais grave de sua voz), um personagem mais profundo que seu background (Kyle é, na verdade, um "caipira típica" do Texas). Clint Eastwood, como de praxe, deixa o roteiro e as atuações "brilharem" mais que enquadramentos ou malabarismos cinematográficos. Certamente este não é o melhor filme a tratar acerca da "guerra ao terror" norte-americana "contra" o Oriente Médio (Islamismo...) - Procedimento Operacional Padrão, por exemplo, sagra-se bem mais relevante -, mas seu retrato é digno e são em suas nuances que devem residir os lapsos de reflexão.
...
Ao contrário de parte do público, não entendo a obra como um atestado à guerra, mas sim como (mais) uma crítica aos malefícios que esta causa ao "homem comum", em detrimento do Estado e da governabilidade. O fato do personagem principal ser, pelo menos no filme, uma caricatura perfeita do americano médio que só enxerga a meio palmo dos olhos - contraponto interessante ao fato deste ser um expert no tiro à distância - não descaracteriza em momento algum a crítica estabelecida por Eastwood e Hall. A propósito, Clint Eastwood talvez seja o cineasta assumidamente republicano mais neutro politicamente do cinema contemporâneo. Discorda? Sinta-se a vontade para comentar...
Simbólico, 'Para Sempre Alice' é um misto de tributo e alerta a um dos mais terríveis males que podem atacar o ser humano, o Alzheimer. Contando com uma narrativa convencional e basicamente focado na atuação de Julianne Moore (indicada ao Oscar pelo papel), o filme da dupla Richard Glatzer e Wash Westmoreland pode até não ser primoroso (ou de encher os olhos) tecnicamente, mas é tocante sem soar apelativo, o que é um grande mérito para uma obra do gênero.
Estreia em alto estilo do roteirista Hossein Amini como diretor, esta adaptação de uma obra de Patricia Highsmith mostra-se um thriller estiloso, intrigante e bem amarrado, cujo visual embasbacador (ótima fotografia de Marcel Zyskind) e o elenco principal (Viggo Mortensen, Oscar Isaac e Kirsten Dunst) tornam-no ainda mais atrativo. Recomendadíssimo...
Terceiro "filme de tribunal" assinado por Sidney Lumet, 'Sob Suspeita' é, dentre estes, um mais divertidos e inusitados. Estrelado por um surpreendente Vin Diesel (muito esforçado) e contando com elenco coadjuvante competente (mesmo que pertencente ao "lado b" hollywoodiano), o filme, baseado em fatos reais, trata com humor e sarcasmo de um núcleo da máfia - dizem! - levado à julgamento pela Promotoria de Justiça de Nova York, cujo principal personagem se encontra naquele interpretado por Diese, o "falastrão" DiNorscio. Certamente este penúltimo filme da carreira de Sidney Lumet não se encontra no patamar de suas grandes obras, ainda assim é uma obra em que as qualidades se sobrepõem aos possíveis enganos.
'O Jogo da Imitação' apresenta um raro equilíbrio entre reverência e desconstrução neste drama de época que tem como principal personagem não Alan Turing, mas sim a luta contra o tempo para "findar" a guerra provocada por Adolf Hitler. Dirigido com vigor por Morten Tyldum e conduzido com facilidade por Benedict Cumberbatch (ambos debutando no Oscar), esta coprodução Estados Unidos-Reino Unido é de encher os olhos, tratando um tema até pouco tempo não revelado de forma sóbria e eficiente, construindo bem a tensão e sentimentalismo pretendidos, o que nem o desfecho que derrapa na água e açúcar - o diálogo final, ao meu ver, não era necessário - consegue diluir o prato principal. Não sei se leva os principais prêmios do Oscar, mas certamente é um candidato digno.
Sensibilidade. Profundidade. Complexidade. Maturidade. Estas são algumas das qualidades que a obra de Sidney Lumet carrega. 'O Peso de um Passado' é mais uma daquelas obras que despertaram aplausos à época de seu lançamento mas que, infelizmente, acabaram escamoteadas pelo tempo. Portanto, nada mais justo que "redescobrir" esta pérola do cinema norte-americano, que, dentre outras coisas, traz uma interpretação fantástica do saudoso River Phoenix.
De certa forma Alejandro González Iñárritu "abandona" aqui seu cinema de "mazelas", mas não seu estudo acerca da condição humana. Mais drama que comédia (esta, a bem verdade, é quase nula), 'Birdman (ou a Inesperada Virtude da Ignorância) é uma obra tecnicamente deslumbrante - o filme é praticamente um longo plano sequência - e de mensagem altamente complexa, visto que trata não apenas da indústria cinematográfica e de arte, mas principalmente das incoerências do ser humano, de sua capacidade de criar e destruir a si e aos outrem. Michael Keaton (indicado ao Oscar) está contagiante no papel título (a bem verdade, o ator vive o também ator Riggan Thomson), com Edward Norton e Emma Stone (surpreendente) logo "atrás". Contando com 9 indicações ao Oscar, 'Birdman' é sim o filmaço que vem sido "vendido" desde sua estreia no Festival de Veneza.
O ritmo do longa pode até ser um tanto lento, mas sua estrutura narrativa - espécie de casamento entre Rashomon, de Akira Kurosawa, com Amores Brutos, de Alejandro González Iñárritu - e as atuações da dupla Milhem Cortaz e Leandra Leal tornam esta estreia (em longas-metragens) de Fernando Coimbra um exercício artístico-cinematográfico de primeiro nível.
A piada se alonga demaise o contexto político tropeça, mas são os arroubos machistas da dupla Seth Rogen/Evan Goldberg que começam a perder seu vigor nesta mais recente parceria. Todavia, é inegável que o timing cômico deste 'A Entrevista' e algumas de suas tiradas tornam a experiência de assisti-lo minimamente divertido, mesmo que a largura do sorriso vá sendo diminuída após repetição excessiva das piadas de sempre, só que desta vez em território "norte-coreano".
Obs.: A química entre Rogen e James Franco é, sem sombra de dúvidas, 50% desta tragicomédia inoportuna...
Este retorno de Sidney Lumet ao vespeiro do ambiente policial e jurisdicional - baseado em obra do Juiz Edwin Torres, não há "papas na língua" para a universo de corrupção apresentado - é contundente e pessimista. Uma pena que o arco romântico envolvendo as personagens de Timothy Hutton, Jenny Lumet e Armand Assante acabe por diluir a ousadia das denúncias promovidas pelo filme. Ainda assim 'Q&A - Sem Lei, Sem Justiça' resgata parte do brilho de Lumet - que havia sido "diluído" na década passada - e nos brinda com uma atuação exemplar de Nick Nolte.
Apresentando total domínio sobre forma e conteúdo, Sidney Lumet apresenta em 'Um Dia de Cão' um de seus trabalhos mais empolgantes e fascinantes, conduzindo o espectador através de uma trama bizarra - baseada em fatos reais -, mas envolvente e o brindando com duas das mais célebres composições de personagens da dupla Al Pacino e John Cazale. Divertido, tenso, irônico e angustiante, 'Um Dia de Cão' é Sidney Lumet, Al Pacino e John Cazale no auge da criatividade e em pleno vigor. Pena que a parceria entre estes - especialmente entre os dois primeiros - não seguiu em frente...
Após obras-primas como '12 Homens e uma Sentença', 'Serpico', 'Um Dia de Cão' e 'Rede de Entrigas' fica difícil para qualquer continuar a repetir tamanho êxito, mas Sidney Lumet, apesar de não ter conseguido tal feito quando nos apresenta 'O Veredicto', consegue entregar uma obra correta e interessante. Contando com um Paul Newman inspirado e James Mason em um de seus últimos trabalhos para o cinema, este talvez este seja a último grande trabalho de Lumet até sua obra derradeira, 'Antes Que o Diabo Saiba Que Você Está Morto'. Talvez...
A reconstituição de época e as atuações dos intérpretes de Tim Maia (Robson Nunes e Babu Santana) são incríveis, mas o tom adotado por Mauro Lima e alguns elementos do roteiro - o casamento entre humor e drama nem sempre é acertado -, além de alguns "vacilos" na disposição da trilha musical do astro tupiniquim da soul music, tornam esta cinebiografia menos poderosa do que a personagem abraçada, mas, ainda assim, interessante para se conferir.
James Marsh apresenta um aqui um retrato bacana do físico mais pop das últimas décadas, Stephen Hawking, mas não deixa de ser uma pena constatar que falta um tanto ousadia na forma adotada para se contar parte da história deste enigmático ser humano. 'A Teoria de Tudo' é um filme simpático que tem tudo para emocionar grande parte dos espectadores, todavia, o que Hawking teve (e ainda tem) de revolucionário o filme tem de convencional. Uma pena...
Tudo acontece no devido tempo em 'Serpico', obra-prima (e referência do gênero) conduzida pelo saudoso Sidney Lumet. Dono de um conteúdo embabascador, de sequências de tensão absurda e apresentando uma das mais célebres construções de personagens do genial Al Pacino, seria injusto categorizá-lo como um dos mais célebres filmes da década de 1970.
O Predestinado
4.0 1,6K Assista AgoraInstigante. Angustiante. Fascinante. Pensante.
...
Visite: www.cinemografia.com
Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1
3.8 2,4K Assista AgoraMenos afeito a ação e menos "apressado" que os dois longas anteriores, 'Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1' pode, como imaginado, não apresentar uma conclusão aos eventos desenvolvidos, mas funciona muitíssimo bem como um prólogo até certo ponto cerebral da futura conclusão da franquia (literária e cinematográfica) jovem mais interessante dos últimos anos.
Obs.: Francis Lawrence comprova aqui que sua escolha foi acertadíssima para o comando da franquia.
...
Visite: www.cinemografia.com
Kingsman: Serviço Secreto
4.0 2,2K Assista AgoraSome o apuro visual de Matthew Vaughn a eficiente série de referências contidas no texto desenvolvido por este ao lado de Jane Goldman (baseado numa HQ escrita pelo parceiro da dupla, Mark Millar) e o resultado é um filme divertido, irônico e reverente ao gênero espionagem, com uma dose cavalar de efeitos especiais e sequências de ação de encher os olhos. É claro que nem todo clichê adotado por Vaughn e cia. casam bem em tela, mas os pontos positivos da obra acabam por se sobrepor aos (óbvios) excessos. Matinê mais do que indicada...
...
Visite: www.cinemografia.com
Uma Lição de Vida
4.3 213'Uma Lição de Vida' é um filme que passou meio que despercebido à época de seu lançamento, mas que deve ser redescoberto, pois resgata um episódio histórico belíssimo e o difunde através de uma emocionante e convincente, sem pisar fundo no acelerador de emoções forçadas, visto que a história no qual é baseado já encantadora e comovente por si só. Um ótimo trabalho do promissor Justin Chadwick (A Outra, Mandela: Uma Luta Pela Liberdade).
...
Visite: www.cinemografia.com
A Grande Beleza
3.9 463 Assista AgoraA coleção de imagens que formam 'A Grande Beleza' são mais importantes à narrativa que seu texto, embora este tenha, por óbvio, papel fundamental para o refletir da obra. Menos linear, mais abstrato, a obra de Paolo Sorrentino é um colírio para os olhos (em todos os sentidos) e um respiro para a mente, pois provoca ao mesmo tempo em que reflete tranquilidade, paz. Paisagens, intelectuais, festas e celebridades formam o caldeirão de ideias tangíveis e intangíveis deste vencedor do Oscar de Filme Estrangeiro em 2014, comprovando que o cinema italiano continua forte e relevante como sempre foi.
La grande bellezza è, infatti, la vita stessa...
...
Visite: www.cinemografia.com
Corações de Ferro
3.9 1,4K Assista Agora'Corações de Ferro' conta "a mesma história" sob um ponto de vista até então não explorado pelo cinema, o dos combatentes de tanque de guerra. David Ayer (roteirista e diretor) consegue transpor em tela muito do terror e do companheirismo do soldado norte-americano, sem deixar de destacar o lado vilão do lado mocinho. As personagens de Brad Pitt, Logan Lerman, Michael Peña, Shia LeBeouf e Jon Bernthal não ultrapassam muito além dos arquétipos, mas a química entre estes é suficiente para que nos identifiquemos com as situações limite passada pelo grupo. Dono de uma produção caprichada e bem executado por Ayer, 'Corações de Ferro' pode não apresentar um grande diferencial para a cinematografia de guerra, mas alcança sim o nível dos bons filmes a tratar do assunto.
...
Visite: www.cinemografia.com
Sem Evidências
3.3 254 Assista AgoraTalvez se 'Sem Evidências' tivesse sido conduzido por um cineasta mais talentoso e afeito ao "estilo" pretendido pelo filme - como David Fincher (Se7en, Zodíaco), por exemplo - o impacto de sua história (baseada em eventos reais) tivesse sido mais forte. Como apresentado por Atom Egoyan, nem mesmo um elenco bacana encabeçado por Colin Firth, Reese Whiterspoon, Elias Koteas, Bruce Greenwood e Mireille Enos, dentre outros, conseguiu soar suficientemente atraente. O fato de não aprofundar o debate suficientemente também contribui para a experiência quase sem impacto promovida pelo filme. Uma pena...
...
Visite: www.cinemografia.com
Relatos Selvagens
4.4 2,9K Assista AgoraEscrito e dirigido por Damián Szifron, 'Relatos Selvagens' é uma rara coletânea de contos cujo produto final resulta tão interessante quanto a unidade de cada uma das histórias. É certo que cada um terá suas preferências, mas é inegável o "poder de fogo" de cada uma das tramas dispostas em duas horas de muita tensão, suspense, crítica social e, por que não, humor. Mesmo que negro...
...
Visite: www.cinemografia.com
Leviatã
3.8 299"A vida não é um má de rosas". O dito popular pode ser ressignificado através do discurso e imagens deste representante russo ao Oscar de filme estrangeiro em 2015. 'Leviatã' é denso e visceral e, além de comprovar a auto-corrupção humana, atesta que a política realmente deixou de ser arte há tanto tempo que nem sequer seu cadáver - ou ossada, numa clara referência ao longa - pode ser visto.
...
Visite: www.cinemografia.com
Sniper Americano
3.6 1,9K Assista AgoraO caráter simbólico de Sniper Americano é bem mais forte e presente que qualquer leitura nacionalista/patriótica que se possa fazer. Bradley Cooper constrói, num processo de atuação minimalista (note o posicionamento de seus lábios ao falar, além do sotaque puxado e do tom mais grave de sua voz), um personagem mais profundo que seu background (Kyle é, na verdade, um "caipira típica" do Texas). Clint Eastwood, como de praxe, deixa o roteiro e as atuações "brilharem" mais que enquadramentos ou malabarismos cinematográficos. Certamente este não é o melhor filme a tratar acerca da "guerra ao terror" norte-americana "contra" o Oriente Médio (Islamismo...) - Procedimento Operacional Padrão, por exemplo, sagra-se bem mais relevante -, mas seu retrato é digno e são em suas nuances que devem residir os lapsos de reflexão.
...
Ao contrário de parte do público, não entendo a obra como um atestado à guerra, mas sim como (mais) uma crítica aos malefícios que esta causa ao "homem comum", em detrimento do Estado e da governabilidade. O fato do personagem principal ser, pelo menos no filme, uma caricatura perfeita do americano médio que só enxerga a meio palmo dos olhos - contraponto interessante ao fato deste ser um expert no tiro à distância - não descaracteriza em momento algum a crítica estabelecida por Eastwood e Hall. A propósito, Clint Eastwood talvez seja o cineasta assumidamente republicano mais neutro politicamente do cinema contemporâneo. Discorda? Sinta-se a vontade para comentar...
Para Sempre Alice
4.1 2,3K Assista AgoraSimbólico, 'Para Sempre Alice' é um misto de tributo e alerta a um dos mais terríveis males que podem atacar o ser humano, o Alzheimer. Contando com uma narrativa convencional e basicamente focado na atuação de Julianne Moore (indicada ao Oscar pelo papel), o filme da dupla Richard Glatzer e Wash Westmoreland pode até não ser primoroso (ou de encher os olhos) tecnicamente, mas é tocante sem soar apelativo, o que é um grande mérito para uma obra do gênero.
...
Visite: www.cinemografia.com
As Duas Faces de Janeiro
2.9 108 Assista AgoraEstreia em alto estilo do roteirista Hossein Amini como diretor, esta adaptação de uma obra de Patricia Highsmith mostra-se um thriller estiloso, intrigante e bem amarrado, cujo visual embasbacador (ótima fotografia de Marcel Zyskind) e o elenco principal (Viggo Mortensen, Oscar Isaac e Kirsten Dunst) tornam-no ainda mais atrativo. Recomendadíssimo...
...
Visite: www.cinemografia.com
Sob Suspeita
3.6 99 Assista AgoraTerceiro "filme de tribunal" assinado por Sidney Lumet, 'Sob Suspeita' é, dentre estes, um mais divertidos e inusitados. Estrelado por um surpreendente Vin Diesel (muito esforçado) e contando com elenco coadjuvante competente (mesmo que pertencente ao "lado b" hollywoodiano), o filme, baseado em fatos reais, trata com humor e sarcasmo de um núcleo da máfia - dizem! - levado à julgamento pela Promotoria de Justiça de Nova York, cujo principal personagem se encontra naquele interpretado por Diese, o "falastrão" DiNorscio. Certamente este penúltimo filme da carreira de Sidney Lumet não se encontra no patamar de suas grandes obras, ainda assim é uma obra em que as qualidades se sobrepõem aos possíveis enganos.
...
Visite: www.cinemografia.com
O Jogo da Imitação
4.3 3,0K Assista Agora'O Jogo da Imitação' apresenta um raro equilíbrio entre reverência e desconstrução neste drama de época que tem como principal personagem não Alan Turing, mas sim a luta contra o tempo para "findar" a guerra provocada por Adolf Hitler. Dirigido com vigor por Morten Tyldum e conduzido com facilidade por Benedict Cumberbatch (ambos debutando no Oscar), esta coprodução Estados Unidos-Reino Unido é de encher os olhos, tratando um tema até pouco tempo não revelado de forma sóbria e eficiente, construindo bem a tensão e sentimentalismo pretendidos, o que nem o desfecho que derrapa na água e açúcar - o diálogo final, ao meu ver, não era necessário - consegue diluir o prato principal. Não sei se leva os principais prêmios do Oscar, mas certamente é um candidato digno.
...
Visite: www.cinemografia.com
O Peso de um Passado
4.0 55 Assista AgoraSensibilidade. Profundidade. Complexidade. Maturidade. Estas são algumas das qualidades que a obra de Sidney Lumet carrega. 'O Peso de um Passado' é mais uma daquelas obras que despertaram aplausos à época de seu lançamento mas que, infelizmente, acabaram escamoteadas pelo tempo. Portanto, nada mais justo que "redescobrir" esta pérola do cinema norte-americano, que, dentre outras coisas, traz uma interpretação fantástica do saudoso River Phoenix.
...
Visite: www.cinemografia.com
Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)
3.8 3,4K Assista AgoraDe certa forma Alejandro González Iñárritu "abandona" aqui seu cinema de "mazelas", mas não seu estudo acerca da condição humana. Mais drama que comédia (esta, a bem verdade, é quase nula), 'Birdman (ou a Inesperada Virtude da Ignorância) é uma obra tecnicamente deslumbrante - o filme é praticamente um longo plano sequência - e de mensagem altamente complexa, visto que trata não apenas da indústria cinematográfica e de arte, mas principalmente das incoerências do ser humano, de sua capacidade de criar e destruir a si e aos outrem. Michael Keaton (indicado ao Oscar) está contagiante no papel título (a bem verdade, o ator vive o também ator Riggan Thomson), com Edward Norton e Emma Stone (surpreendente) logo "atrás". Contando com 9 indicações ao Oscar, 'Birdman' é sim o filmaço que vem sido "vendido" desde sua estreia no Festival de Veneza.
...
Visite: www.cinemografia.com
O Lobo Atrás da Porta
4.0 1,3K Assista AgoraO ritmo do longa pode até ser um tanto lento, mas sua estrutura narrativa - espécie de casamento entre Rashomon, de Akira Kurosawa, com Amores Brutos, de Alejandro González Iñárritu - e as atuações da dupla Milhem Cortaz e Leandra Leal tornam esta estreia (em longas-metragens) de Fernando Coimbra um exercício artístico-cinematográfico de primeiro nível.
...
Visite: www.cinemografia.com
A Entrevista
3.1 1,0K Assista AgoraA piada se alonga demaise o contexto político tropeça, mas são os arroubos machistas da dupla Seth Rogen/Evan Goldberg que começam a perder seu vigor nesta mais recente parceria. Todavia, é inegável que o timing cômico deste 'A Entrevista' e algumas de suas tiradas tornam a experiência de assisti-lo minimamente divertido, mesmo que a largura do sorriso vá sendo diminuída após repetição excessiva das piadas de sempre, só que desta vez em território "norte-coreano".
Obs.: A química entre Rogen e James Franco é, sem sombra de dúvidas, 50% desta tragicomédia inoportuna...
...
Visite: www.cinemografia.com
Q & A - Sem Lei, Sem Justiça
3.2 12Este retorno de Sidney Lumet ao vespeiro do ambiente policial e jurisdicional - baseado em obra do Juiz Edwin Torres, não há "papas na língua" para a universo de corrupção apresentado - é contundente e pessimista. Uma pena que o arco romântico envolvendo as personagens de Timothy Hutton, Jenny Lumet e Armand Assante acabe por diluir a ousadia das denúncias promovidas pelo filme. Ainda assim 'Q&A - Sem Lei, Sem Justiça' resgata parte do brilho de Lumet - que havia sido "diluído" na década passada - e nos brinda com uma atuação exemplar de Nick Nolte.
...
Visite: www.cinemografia.com
Um Dia de Cão
4.2 734 Assista AgoraApresentando total domínio sobre forma e conteúdo, Sidney Lumet apresenta em 'Um Dia de Cão' um de seus trabalhos mais empolgantes e fascinantes, conduzindo o espectador através de uma trama bizarra - baseada em fatos reais -, mas envolvente e o brindando com duas das mais célebres composições de personagens da dupla Al Pacino e John Cazale. Divertido, tenso, irônico e angustiante, 'Um Dia de Cão' é Sidney Lumet, Al Pacino e John Cazale no auge da criatividade e em pleno vigor. Pena que a parceria entre estes - especialmente entre os dois primeiros - não seguiu em frente...
...
Visite: www.cinemografia.com
O Veredicto
4.0 67 Assista AgoraApós obras-primas como '12 Homens e uma Sentença', 'Serpico', 'Um Dia de Cão' e 'Rede de Entrigas' fica difícil para qualquer continuar a repetir tamanho êxito, mas Sidney Lumet, apesar de não ter conseguido tal feito quando nos apresenta 'O Veredicto', consegue entregar uma obra correta e interessante. Contando com um Paul Newman inspirado e James Mason em um de seus últimos trabalhos para o cinema, este talvez este seja a último grande trabalho de Lumet até sua obra derradeira, 'Antes Que o Diabo Saiba Que Você Está Morto'. Talvez...
...
Visite: www.cinemografia.com
Tim Maia - Não Há Nada Igual
3.6 593 Assista AgoraA reconstituição de época e as atuações dos intérpretes de Tim Maia (Robson Nunes e Babu Santana) são incríveis, mas o tom adotado por Mauro Lima e alguns elementos do roteiro - o casamento entre humor e drama nem sempre é acertado -, além de alguns "vacilos" na disposição da trilha musical do astro tupiniquim da soul music, tornam esta cinebiografia menos poderosa do que a personagem abraçada, mas, ainda assim, interessante para se conferir.
...
Visite: www.cinemografia.com
A Teoria de Tudo
4.1 3,4K Assista AgoraJames Marsh apresenta um aqui um retrato bacana do físico mais pop das últimas décadas, Stephen Hawking, mas não deixa de ser uma pena constatar que falta um tanto ousadia na forma adotada para se contar parte da história deste enigmático ser humano. 'A Teoria de Tudo' é um filme simpático que tem tudo para emocionar grande parte dos espectadores, todavia, o que Hawking teve (e ainda tem) de revolucionário o filme tem de convencional. Uma pena...
...
Visite: www.cinemografia.com
Serpico
4.1 276 Assista AgoraTudo acontece no devido tempo em 'Serpico', obra-prima (e referência do gênero) conduzida pelo saudoso Sidney Lumet. Dono de um conteúdo embabascador, de sequências de tensão absurda e apresentando uma das mais célebres construções de personagens do genial Al Pacino, seria injusto categorizá-lo como um dos mais célebres filmes da década de 1970.
...
Visite: www.cinemografia.com