Se o filme anterior - 'Duro de Matar 4.0' -, apesar de bom, já havia descaracterizado parte do "legado" do 'Duro de Matar' original, esta mais recente sequência, 'Um Bom Dia Para Morrer', acaba por enterrar de vez a até então interessante franquia. Uma colagem de sequências de ação ininteligíveis sem qualquer apoio de roteiro (pra que roteiro?, pensam os produtores) é o que espera aquele que ousa conferir esta quinta desventura cinematográfica de John McLane, desta vez em território russo e com direito a uma série de (maus) clichês e tiradas sem sentido, até mesmo para uma franquia que, em essência, versava com o nonsense. Perdão pela redundância, mas 'Duro de Matar - Um Bom Dia Para Morrer' é over demais...
Não sei quanto ao clássico setentista que o inspirou, mas esta versão de 'O Jogador' não sabe para onde vai nem de onde vem. Um desperdício de talentos (Rupert Wyatt, Mark Wahlberg, John Goodman, Jessica Lange)...
'O Homem Duplicado' incomoda. Não apenas pela complexidade de seu texto (baseado em obra de José Saramago), mas também - e principalmente - pela fotografia amarelada e pela forma de se comportar das personas interpretadas por Jake Gyllenhaal, antíteses, díspares... O filme dirigido por Dennis Villeneuve não é dos mais fáceis de ser digerido, mas guarda algumas surpresas para aqueles que também gostam de refletir cinema.
Um exemplar "young adult" acima da média, pois procura retratar assuntos particulares a este período de crescimento de forma sincera, profunda e sem apelação. A vida é simples e complexa ao mesmo tempo, o que difere é o nosso olhar. 'The Spectacular Now' abre espaço para que olhares distintos possam convergir. Uma bela obra cinematográfica.
Espécie de 'Phone Booth' (Por um Fio) com música, 'Toque de Mestre' é um thriller de primeira linha, com um toque Hitchcockiano apurado e tensão crescente. Uma grata surpresa do cinema de gênero espanhol...
Apesar de algumas boas canções e de Meryl Streep se entregar ao papel (mesmo assim, este está longe de qualquer premiação), 'Caminhos da Floresta' é confuso, entediante e pouco agradável, além de não fazer sentido sequer como um conto de fodas. Mais um fracasso para a carreira deveras duvidosa de Rob Marshall...
Mais uma boa adaptação de Denis Lehane, 'A Entrega' é um drama com toques de thriller competente e orgânico e conta com atuações vigorosas de Tom Hardy, Noomi Rapace e James Gandolfini (em sua última participação antes de seu falecimento).
'Copycat - A Vida Imita a Arte', de Jon Amiel, é um thriller feito à imagem de clássicos como 'O Silêncio dos Inocentes' e 'Se7en', mas sua linguagem tipicamente noventista e alguns pequenos excessos - por exemplo, a trilha efuziante de Christopher Young - acabaram por torná-lo "datado". Todavia, o bom elenco e a trama distinta (a respeito dos "copiadores" de assassinos seriais) valem a visita a esta obra que está completando 20 anos.
Queridinho no "universo" indie, 'Sem Segurança Nenhuma' é uma comédia/aventura/sci-fi criativa e divertida, que envolve tanto pela sua aura de surrealidade quanto pela sua simplicidade. Ainda assim, não compreendi como este filme fez Steven Spielberg escalar Colin Trevorrow (diretor) para o comando de um novo capítulo da franquia Jurassic Park. Desde já curioso...
Operístico! Teatral! Seguindo a linha proposta por Francis Ford Coppola em seu Drácula (Coppola também é produtor de Frankenstein), esta versão da obra de Mary Shelley dirigida e estrelada por Kenneth Branagh é certamente uma das mais completas já feitas, repleta de locações e cenários deslumbrantes, elenco estelar e um tom todo especial. Menos horror e mais drama, 'Frankenstein de Mary Shelley' pode ter um ou outro problema de montagem (curiosamente, o mesmo acontece com o Drácula de Coppola), mas, em essência, é um filme impactante.
Não foi dessa vez que Tim Burton nos brindou com uma obra ímpar como 'Os Fantasmas Se Divertem', 'Edward Mãos de Tesoura' e 'Peixe Grande e Suas Maravilhosas Histórias', mas estes primeiro longa em anos sem a participação de Johnny Depp é surpreendentemente simpático.
'Citizenfour' é um documentário arrasador em todos os sentidos. Além de registrar um momento-denúncia ímpar da história recente do jornalismo investigativo - além de difundir um novo "conceito" de informante -, o filme dirigido por Laura Poitras escancara de forma objetiva e alarmante o egocentrismo e a fixação da cúpula norte-americana - em alguns "países cúmplices", que fique claro - em controlar qualquer tipo de informação acerca não apenas dos "tipos suspeitos", mas de qualquer indivíduo, de qualquer parte do globo, bastando que este esteja conectado a algum dispositivo eletrônico e/ou a internet. Não há brecha para orientação política em 'Citizenfour', pois o que importa são os fatos incontestes. Todavia, como não poderia deixar de ser no universo das leis humanas, não importa o quão "correto" determinado ato seja ou o quão "verdadeira" seja a informação difundida. A estrutura do poder passa por cima do óbvio feito uma locomotiva e transforma uma denúncia verdadeira em crime gravoso, enquanto o conteúdo da denúncia, inequivocadamente acertado, é ignorado como se nada fosse. Arrasador. Em todos os sentidos...
A história de Louis Zamperini (interpretado por Jack O' Connell) é cinematográfica por natureza, porém, apesar de mostrar-se visualmente interessante, esta segunda incursão de Angelina Jolie como diretora não consegue envolver totalmente, muito pelo emaranhado de clichês que a cineasta (e deus diversos roteiristas) tenta costurar, quando os fatos percebidos pelo protagonista já seriam mais do que suficientes para segurar a dramaticidade pretendida. A montagem que mistura a missão de Zamperini à sua infância e glória como atleta olímpico também não casa bem, pois as emoções distintas acabam, de certa forma, anulando-se. De qualquer forma, é inegável a paixão de Jolie pelo trabalho e, mesmo que o resultado final esteja longe da dita perfeição, ainda assim vale a pena conhecer um pouco da trajetória deste verdadeiro sobrevivente e campeão...
Grande elenco. Diretor competente. Todavia, nem um nem outro consegue tornar a obra menos maçante, aborrecida, esticada... É perceptível que Paul Haggis teve boa intenção ao criar este enredo que cruza histórias de perda e superação, mas o produto final não soou bem encaixado, nem suficientemente interessante - seja no âmbito artístico ou não. Os excessos da obra me fez lembrar outra cujo não apenas o cerne se assemelha a 'Terceira Pessoa', como também o fraco resultado final: 360, de Fernando Meirelles.
Esteticamente interessante e dono de uma boa premissa, 'Perseguição Virtual' é mais um daqueles títulos em que a forma sobrepõe-se a ideia, sabotando a possibilidade do exercício estético tornar-se algo além de uma peça de entretenimento fugaz, rasa. Nacho Vigalondo comprova aqui que tem estilo de sobra, mas os absurdos de seu roteiro acabam por arranhar sua qualidade técnica. Ainda assim, um produto interessante...
Dono de uma belíssima fotografia (Rodrigo Prieto) e trilha sonora (Marco Beltrami), esta segunda incursão de Tommy Lee Jones como diretor pode não ser das mais dinâmicas, mas conquista pela crueza e simplicidade dos valores apresentados em tela. Um filme pequeno em ambição, mas gigante em sua mensagem.
'Livre' pode ser resumido como uma interessante jornada de 'autoconhecimento', liderada por um diretor promissor (Jean-Marc Vallée) e protagonizada por uma atriz em (re)ascenção (Reese Whiterspoon). Um filme simples, mas que se propõe a despertar o pensar, o refletir...
Duro de Matar: Um Bom Dia para Morrer
2.9 929 Assista AgoraSe o filme anterior - 'Duro de Matar 4.0' -, apesar de bom, já havia descaracterizado parte do "legado" do 'Duro de Matar' original, esta mais recente sequência, 'Um Bom Dia Para Morrer', acaba por enterrar de vez a até então interessante franquia. Uma colagem de sequências de ação ininteligíveis sem qualquer apoio de roteiro (pra que roteiro?, pensam os produtores) é o que espera aquele que ousa conferir esta quinta desventura cinematográfica de John McLane, desta vez em território russo e com direito a uma série de (maus) clichês e tiradas sem sentido, até mesmo para uma franquia que, em essência, versava com o nonsense. Perdão pela redundância, mas 'Duro de Matar - Um Bom Dia Para Morrer' é over demais...
...
Visite: www.cinemografia.com
O Apostador
2.8 151 Assista AgoraNão sei quanto ao clássico setentista que o inspirou, mas esta versão de 'O Jogador' não sabe para onde vai nem de onde vem. Um desperdício de talentos (Rupert Wyatt, Mark Wahlberg, John Goodman, Jessica Lange)...
...
Visite: www.cinemografia.com
O Homem Duplicado
3.7 1,8K Assista Agora'O Homem Duplicado' incomoda. Não apenas pela complexidade de seu texto (baseado em obra de José Saramago), mas também - e principalmente - pela fotografia amarelada e pela forma de se comportar das personas interpretadas por Jake Gyllenhaal, antíteses, díspares... O filme dirigido por Dennis Villeneuve não é dos mais fáceis de ser digerido, mas guarda algumas surpresas para aqueles que também gostam de refletir cinema.
...
Visite: www.cinemografia.com
O Maravilhoso Agora
3.2 808 Assista AgoraUm exemplar "young adult" acima da média, pois procura retratar assuntos particulares a este período de crescimento de forma sincera, profunda e sem apelação. A vida é simples e complexa ao mesmo tempo, o que difere é o nosso olhar. 'The Spectacular Now' abre espaço para que olhares distintos possam convergir. Uma bela obra cinematográfica.
...
Visite: www.cinemografia.com
Toque de Mestre
2.9 173 Assista AgoraEspécie de 'Phone Booth' (Por um Fio) com música, 'Toque de Mestre' é um thriller de primeira linha, com um toque Hitchcockiano apurado e tensão crescente. Uma grata surpresa do cinema de gênero espanhol...
...
Visite: www.cinemografia.com
Caminhos da Floresta
2.9 1,7K Assista AgoraApesar de algumas boas canções e de Meryl Streep se entregar ao papel (mesmo assim, este está longe de qualquer premiação), 'Caminhos da Floresta' é confuso, entediante e pouco agradável, além de não fazer sentido sequer como um conto de fodas. Mais um fracasso para a carreira deveras duvidosa de Rob Marshall...
...
Visite: www.cinemografia.com
A Entrega
3.4 228 Assista AgoraMais uma boa adaptação de Denis Lehane, 'A Entrega' é um drama com toques de thriller competente e orgânico e conta com atuações vigorosas de Tom Hardy, Noomi Rapace e James Gandolfini (em sua última participação antes de seu falecimento).
...
Visite: www.cinemografia.com
Fronteira
3.3 54 Assista Agora'Frontera' é um filme bem intencionado, mas seu lado melodramático acaba por diluir a crítica social presente no roteiro.
...
Visite: www.cinemografia.com
Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora é Outro
4.1 3,5K Assista AgoraCaricatura catártica e realista de um 'macrocosmo' particularmente brasileiro. Um dos melhores exemplares da cinematografia nacional...
...
Visite: www.cinemografia.com
Tropa de Elite
4.0 1,8K Assista AgoraCaricatura realística de um microcosmo social tipicamente brasileiro. Filme ímpar.
...
Visite: www.cinemografia.com
Copycat: A Vida Imita a Morte
3.5 168 Assista Agora'Copycat - A Vida Imita a Arte', de Jon Amiel, é um thriller feito à imagem de clássicos como 'O Silêncio dos Inocentes' e 'Se7en', mas sua linguagem tipicamente noventista e alguns pequenos excessos - por exemplo, a trilha efuziante de Christopher Young - acabaram por torná-lo "datado". Todavia, o bom elenco e a trama distinta (a respeito dos "copiadores" de assassinos seriais) valem a visita a esta obra que está completando 20 anos.
...
Visite: www.cinemografia.com
Sem Segurança Nenhuma
3.4 254 Assista AgoraQueridinho no "universo" indie, 'Sem Segurança Nenhuma' é uma comédia/aventura/sci-fi criativa e divertida, que envolve tanto pela sua aura de surrealidade quanto pela sua simplicidade. Ainda assim, não compreendi como este filme fez Steven Spielberg escalar Colin Trevorrow (diretor) para o comando de um novo capítulo da franquia Jurassic Park. Desde já curioso...
...
Visite: www.cinemografia.com
Frankenstein de Mary Shelley
3.7 257 Assista AgoraOperístico! Teatral! Seguindo a linha proposta por Francis Ford Coppola em seu Drácula (Coppola também é produtor de Frankenstein), esta versão da obra de Mary Shelley dirigida e estrelada por Kenneth Branagh é certamente uma das mais completas já feitas, repleta de locações e cenários deslumbrantes, elenco estelar e um tom todo especial. Menos horror e mais drama, 'Frankenstein de Mary Shelley' pode ter um ou outro problema de montagem (curiosamente, o mesmo acontece com o Drácula de Coppola), mas, em essência, é um filme impactante.
...
Visite: www.cinemografia.com
Como Treinar o seu Dragão 2
4.1 1,4K Assista AgoraUma sequência tão divertida quanto o filme original...
...
Visite: www.cinemografia.com
Bom Dia, Vietnã
3.8 243 Assista AgoraLeve, mas nem por isso raso, 'Bom Dia, Vietnã' é, à sua maneira, um dos grandes registros cinematográficos do conflito.
...
Visite: www.cinemografia.com
Laços de Sangue
3.3 85 Assista AgoraCom bons e maus momentos, Laços de Sangue é James Grey dirigido por Guillaume Canet. Simples assim. Não te pegou? Então confira pelo elenco...
...
Visite: www.cinemografia.com
Como Treinar o seu Dragão
4.2 2,4K Assista AgoraDreamWorks Animation em sua melhor fase!
...
Visite: www.cinemografia.com
Grandes Olhos
3.8 1,1K Assista grátisNão foi dessa vez que Tim Burton nos brindou com uma obra ímpar como 'Os Fantasmas Se Divertem', 'Edward Mãos de Tesoura' e 'Peixe Grande e Suas Maravilhosas Histórias', mas estes primeiro longa em anos sem a participação de Johnny Depp é surpreendentemente simpático.
...
Visite: www.cinemografia.com
Cidadãoquatro
4.2 146'Citizenfour' é um documentário arrasador em todos os sentidos. Além de registrar um momento-denúncia ímpar da história recente do jornalismo investigativo - além de difundir um novo "conceito" de informante -, o filme dirigido por Laura Poitras escancara de forma objetiva e alarmante o egocentrismo e a fixação da cúpula norte-americana - em alguns "países cúmplices", que fique claro - em controlar qualquer tipo de informação acerca não apenas dos "tipos suspeitos", mas de qualquer indivíduo, de qualquer parte do globo, bastando que este esteja conectado a algum dispositivo eletrônico e/ou a internet. Não há brecha para orientação política em 'Citizenfour', pois o que importa são os fatos incontestes. Todavia, como não poderia deixar de ser no universo das leis humanas, não importa o quão "correto" determinado ato seja ou o quão "verdadeira" seja a informação difundida. A estrutura do poder passa por cima do óbvio feito uma locomotiva e transforma uma denúncia verdadeira em crime gravoso, enquanto o conteúdo da denúncia, inequivocadamente acertado, é ignorado como se nada fosse. Arrasador. Em todos os sentidos...
...
Visite: www.cinemografia.com
Invencível
3.9 923 Assista AgoraA história de Louis Zamperini (interpretado por Jack O' Connell) é cinematográfica por natureza, porém, apesar de mostrar-se visualmente interessante, esta segunda incursão de Angelina Jolie como diretora não consegue envolver totalmente, muito pelo emaranhado de clichês que a cineasta (e deus diversos roteiristas) tenta costurar, quando os fatos percebidos pelo protagonista já seriam mais do que suficientes para segurar a dramaticidade pretendida. A montagem que mistura a missão de Zamperini à sua infância e glória como atleta olímpico também não casa bem, pois as emoções distintas acabam, de certa forma, anulando-se. De qualquer forma, é inegável a paixão de Jolie pelo trabalho e, mesmo que o resultado final esteja longe da dita perfeição, ainda assim vale a pena conhecer um pouco da trajetória deste verdadeiro sobrevivente e campeão...
...
Visite: www.cinemografia.com
Terceira Pessoa
3.3 202 Assista AgoraGrande elenco. Diretor competente. Todavia, nem um nem outro consegue tornar a obra menos maçante, aborrecida, esticada... É perceptível que Paul Haggis teve boa intenção ao criar este enredo que cruza histórias de perda e superação, mas o produto final não soou bem encaixado, nem suficientemente interessante - seja no âmbito artístico ou não. Os excessos da obra me fez lembrar outra cujo não apenas o cerne se assemelha a 'Terceira Pessoa', como também o fraco resultado final: 360, de Fernando Meirelles.
,,,
Visite: www.cinemografia.com
Perseguição Virtual
2.7 108Esteticamente interessante e dono de uma boa premissa, 'Perseguição Virtual' é mais um daqueles títulos em que a forma sobrepõe-se a ideia, sabotando a possibilidade do exercício estético tornar-se algo além de uma peça de entretenimento fugaz, rasa. Nacho Vigalondo comprova aqui que tem estilo de sobra, mas os absurdos de seu roteiro acabam por arranhar sua qualidade técnica. Ainda assim, um produto interessante...
...
Visite: www.cinemografia.com
Dívida de Honra
3.5 202 Assista AgoraDono de uma belíssima fotografia (Rodrigo Prieto) e trilha sonora (Marco Beltrami), esta segunda incursão de Tommy Lee Jones como diretor pode não ser das mais dinâmicas, mas conquista pela crueza e simplicidade dos valores apresentados em tela. Um filme pequeno em ambição, mas gigante em sua mensagem.
...
Visite: www.cinemografia.com
Livre
3.8 1,2K Assista Agora'Livre' pode ser resumido como uma interessante jornada de 'autoconhecimento', liderada por um diretor promissor (Jean-Marc Vallée) e protagonizada por uma atriz em (re)ascenção (Reese Whiterspoon). Um filme simples, mas que se propõe a despertar o pensar, o refletir...
...
Visite: www.cinemografia.com