Desenvolve toda uma roupagem e imagem do protagonista muito boa, para criar uma ideia de humor muito divertida e ácida (coisa que ele mesmo cria sobre si por outra ótica) e subverte de uma maneira muito inteligente no final do filme. O quanto mais o filme exagera nessa ideia ilusória dele cativa cada vez mais tanto para o humor quanto para essa dicotomia excêntrica do protagonista. Bem escrito e divertido.
O Bale nesse filme tá sensacional, o cara é o sarro ambulante.
Comunicou um laço extremamente genuíno e simpático do grupo carismático de personagens, com diálogos bons até demais, momentos afetivos muito singelos, e boas cenas de tensão. Dá pra ver umas 50 vezes sem enjoar eu imagino.
Tal como o segundo filme pegou tudo bem estabelecido no primeiro filme e discutiu com maestria em um cenário pertinente e com um dilema interessante do protagonista entender a fragilidade moral dele como espécie. Aqui temos a narrativa pegando o conceito e a discussão estabelecida pelo Koba, aplicando no protagonista, para assim discutir seus atos mais sutis e para ele entender a si mesmo.
É simplesmente o ápice dos valores trabalhados na franquia más sem se repetir, e sim abordando toda a questão da espécie e das relações humanas em uma trama muito pertinente que leva todo o ponto do vilão anterior em voga. Amo como a franquia consegue sempre dosar bem a razão dos dois lados, para assim quebrar com catarse bem arquitetada e contextualizada. E aqui além disso, temos um conflito passado ainda em desenvolvimento constante de forma muito bem feita e com novas conclusões.
Uma franquia que esbanja uma qualidade técnica irretocável, talvez a melhor já feita no quesito expressão facial; com uma direção afiada em momentos de ação e melancolia, e um texto inacreditável do protagonista ao ser conduzido em narrativas muito bem interligadas de um filme para o outro.
Aqui foi o ápice de tudo, na narrativa mais empolgante, intensa, e sentimental da trilogia... Por isso é o meu favorito (embora o segundo filme chegue bem perto).
Além dos aspectos visuais simplesmente deslumbrantes e extremamente bem confeccionados pela produção e direção do filme, aqui todo o resto é de qualidade textual de destaque absurdo.
O filme pegou uma das construções de caráter mais interessantes que eu já vi e aqui trouxe temas maduros, intelectuais, e conceitualmente perfeitos para trabalhar esse personagem já muito cativante e estabelecido. Como todo o filme levanta a ética dos Símios em sociedade para assim divergir em lados opostos é muito condizentes diante da figura de Caesar e de Koba. É uma das melhores elaborações de conflito que eu já vi!
O Koba é um personagem muitíssimo bem escrito... Ele traz até certo momento do filme, pontos que realmente fazem sentido com tudo ali estabelecido. Fazendo isso tanto por base em vivências próprias muito entendiveis, como até por conceitos relevantes da espécie! Qualquer pessoa que viu um documentário ou vídeo sobre esses animais já aplica de cara o tema da "força" e de sua demonstração no que Koba e os outros personagens discutem com relação aos humanos invadirem seu território.
A força e a demonstração de poder é algo muito relevante para toda a estrutura de uma sociedade de Símios, e o Koba leva a tona toda a problemática dos humanos voltarem a impor a dominância que um dia explorou a sua espécie e a ele mesmo. Aqui o vilão tinha preceitos realmente pertinentes assim como os mais perspicazes de Caesar. A diferença entre os dois é que um age de forma racional diante das suas duas visões de "Humano" e o outro deixou o rancor consumir suas ideias e levar o conceito de força pro lado mais primal e cruel que eles já estiveram. E mesmo assim ainda tem toda uma nuance de reação do Caesar em questão ao lado de Koba. Ele não consegue ver macacos sendo ruins da mesma forma que Koba não consegue ver humanos sendo bons. O protagonista e o vilão tem visões diferentes de uma situação mas em essência o que leva eles a convergir são suas semelhantes formas de pensar.
Toda jornada do Caesar entender as facetas da sua espécie e da espécie adversária de forma orgânica e consistente leva a frase "Você não é macaco" a ser um dos momentos mais bem contados da trajetória de um personagem que eu já vi.
Um início concreto do que viria a ser uma das minhas franquias favoritas do cinema. Por ter revisitado esse filme menos que os outros dois, acabou que eu não lembrava dele ser tão bom quanto ele é.
Toda a montagem do intelecto em expansão do Caesar é muito bem contada, simples, más bem contada em diversas sequências de boa aplicabilidade. Estabelece com muita perspicácia a relação dele com os humanos de maneira bem orquestrada nos 3 atos. A narrativa ainda aplica conceitos sociais muito bons da espécie dele (pertinentes em um ser naturalmente sociável) e seus anseios por liberdade extremamente condizentes em cada cenário que ele passa no filme. Tudo desenvolvido com calma e dinamismo.
Caesar é um dos meus personagens favoritos do cinema. Ele passa com clareza sua determinação á respeitar um caráter auto forjado muito bem demonstrado. A personalidade do personagem vaza em cada atitude dele de uma forma até bem mais elevada que a maioria dos protagonistas de histórias similares. E se ele já entrega muito já nesse filme, nos próximos o personagem só vai tomando novas proporções.
Repleto de cenas de ação icônicas, ápices dramáticos vindos da captura de expressão sensacional, e momentos realmente épicos para todo o contexto que o filme levanta de humanidade e companheirismo dos símios.
O conceito do "Não" dito pelo Caesar tem uma força estupenda. O que um animal extremamente curioso, ambicioso e inteligente mais deve ouvir é a palavra "não" bloqueando seus estímulos. O Caesar libera todas essas barreiras através de sua própria lógica e inverte o cenário de dominância de forma muito interessante.
Minha ressalva mais significativa é o quão simples foi a questão do Caesar aprender o funcionamento do gás que torna os macacos inteligentes. Tem explicação através dele observar o idoso utilizando a dose no decorrer dos anos, más como ele sabia desse funcionamento se ele cresceu ali com o velho já abituado e inteligente? Ele viu ele perder a inteligência e não ganhar ela. Acho que esse é único ponto de aprendizado do Caesar no filme que ficou mal elaborado, de resto o filme fez muito bem.
Uma história que demanda bastante tempo para explorar tanto as peculiaridades dos golpes e das investigações como também usa de muito tempo no contexto da personalidade dos dois protagonistas. Ambos tem percepções das suas áreas bem interessantes e trabalham em pé de igualdade durante o embate inteiro de forma bem emergente.
Tudo executado de forma ideal, com uma narrativa dinâmica que pareceu ter nem metade de 3 horas.
Desenvolvimento ok, entrega o que tinha que entregar de forma funcional. A atmosfera envolvendo a iminência dos ataques de lobos é o grande destaque, muito bom mesmo. O filme é bem contido no quesito "ataque de animais assasinos", o que dá uma veracidade boa nesse cenário de sobrevivência.
O tema da fé estabelece boas reflexões em meio a construção de mundo seca (literalmente) e melancólica, más fica só nisso mesmo. Pra mim não desenvolveu de uma forma interessante isso junto ao plot que eu achei chatissimo.
Listo meus animes no meu myanimelist (https://myanimelist.net/profile/Varcolarc) Lá não é permitido reviews em português, então estou postando aqui. Dá uma passada lá no meu perfil.
Nota 8.5
Estabelece um senso estético e metafórico simplesmente perfeito em cima do tema da obra. Trás um tom tão macabro e visualmente brutal diante do desenrolar da protagonista que alimenta perfeitamente toda a metáfora demoníaca envolta no tema lascivo das cenas de desenvolvimento dela. Assim como também traz uma beleza visual extremamente orgânica e gostosa de se assistir.
Como o sexo influencia os anseios e desejosos mais obscuros dela e como ela enxerga isso de forma herege e sobrenatural é muito bem escrito diante do cenário religioso e alegórico da época. É como se a metáfora sustentasse algo de forma lúdica pois a protagonista não se sente capaz de aceitar fazer tal "heresia" com ela mesma para apoiar seus conflitos e ter coragem de realizar suas ambições. Texto de protagonista sensacional.
E como a direção conduz magistralmente cada movimento sinuoso e fluido por cima das artes surreais e contemplativas é belíssimo. Ao mesmo tempo que é usado para passar muito impacto e quase uma "sujeira" a sair da tela.
Como a figura nada objetiva do terrível assasino sem controle estabelece intrigas políticas é interessantes, más acho que é muito confuso, atropelado, e principalmente chato de se ver desenvolver. Tem uma hora e meia más parece ter 3 horas.
As análises da midia e o desenvolvimento "ok" de protagonista salva um pouco.
Tem algumas rebarbas da narrativa que não vi muita a agregar, más senti muito que queria dizer alguma coisa então já tenho interesse em revisitar. Más no que já absorvi, achei um ótimo desenvolvimento.
O protagonista levanta com maestria todo o contexto social de "interação entre as pessoas" de uma forma contada com muita calma e riqueza. Formulou a ideia das máscaras e dos papéis duplos dele de forma muito bem embasada nos seus diálogos. Toda a premissa do filme já excelente em criar todos os artifícios para o protagonista se entender socialmente e levar as suas grandes decisões e mudanças de personalidade. E visualmente é muito bonito.
Ótimo filme, e ainda devo achar melhor depois de mais algum tempo com ele.
Um personagem que não consegue contemplar de forma literal as promessas que a fé tem para sua alma. Uma rejeição quase que completa de deus e sua falta de resposta para suas amarguras mais profundas.
Uma jornada contra a morte... Para uma exploração de introspectivo bem funcional dos personagens, más em principal do excelente protagonista e sua busca de respostas. O que é fé? Porquê confiar nela? Como ela pode moldar a sociedade? E como o protagonista irá encarar todas essas vertentes através dos outros personagens e do cenário da época, é tudo muito bem escrito e conduzido a acontecer. Cheio de diversas cenas de impacto fúnebre e macabro para desenvolver os personagens de forma muito acertiva e até muito versátil como visto no final.
O final por sinal é incrível. Ele é narrativamente e conceitualmente perfeito para tudo que o filme quis desenvolver com cada personagem.
A iminência da morte é tratada de uma forma muito bem comunicável tanto com os personagens quanto com o telespectador. Talvez o que mais me pegou no filme.
Teria real valor não enfrentar o inevitável? Deixar os momentos e as pessoas sofrerem ou se perderem pois no final tudo irá acabar do mesmo jeito, seria o melhor? Também adianta de algo purificar sua alma apenas pela promessa de uma vida além? O filme levanta esse debate enquanto explora seu ótimo worldbuilding simultaneamente com as questões pessoais do protagonista.
No final a indiferença da morte sobressai cada nuance ou propósito da jornada dos personagens de forma esteticamente certeira. Más é justamente isso que deu propósito para a jornada de cada um. O protagonista cede a tudo que lhe foi construído até o final e simplesmente reza para o vazio que é o único lugar que ele mesmo pode se abrigar... A "si" mesmo, o seu próprio deus sem face.
Uma situação muito proveitosa para tensão e suspense. Você além de ficar aflito o filme todo com o destino dos personagens ainda fica muito bem engajado no vai e vem do romance bem contado e desenvolvido pela narrativa. Os personagens são muito bons e possuem uma boa sinergia nos seus flertes e discordância. Eles levam a situação apressada e perigosa deles de uma forma madura e calma, que permite o filme se desenvolver de forma muito natural.
Romance bem elaborado em uma trama que comunica bem com a ideia para gerar tensão, ótimo filme.
Premissa com encaminhar bem vagaroso, más muito interessante. Um personagem que anestesia seus sentidos sociais e vontades para experimentar um estado de inércia completo, e aos poucos expandir isso para fora do seu quarto a englobar toda a sociedade nisso. Tudo contado com uma narração monótona (que faz sentido) em contraste com o visual mudo do personagem fazendo coisas totalmente desconexas. A forma como a narrativa é contada levanta muitas possibilidades... De que talvez a narração seja seu desejo em contraste com a realidade, ou o contrário; de que a vida dele foi posta para dormir enquanto ele passeia por possibilidades não muito mais interessantes na rotina do que na inércia.
Experiência um tanto desconfortável más confortável ao mesmo tempo, difícil de explicar. Más a execução de tudo é realmente boa. Senti muitos toques pessoais por parte dos envolvidos, más não vou ficar supondo coisas kkk
Aos poucos a narração e o visual começam a se entrosar de forma cada vez mais coesa, assim talvez querendo dizer que o protagonista está cada vez mais unindo o sonho com a realidade em uma única coisa. Um desenvolvimento da proposta já muito bem articulado para nos imergir no estado de solidão e indiferença do protagonista, e ainda sim a narrativa continua a incrementar o estado de reação do personagem a ficar cada vez mais agressivo, e subverter tudo isso no final com uma visão nilista do seu tema nilista. Levantando uma ideia de indivíduo contra coletivo de uma forma que eu achei bem pessoal eu diria.
É quase como se a direção queria fazer alguém acordar de um tipo de ideia que ela mesmo já viu como útil, e que o filme foi contado para exemplificar o porquê se chegou nessa conclusão.
Retrata a vida da comunidade de forma muito leve e descontraída em sua maior parte, com personagens diferentes sempre se destacando e gerando boas intrigas pitorescas; ao mesmo tempo que traz temas sérios e tons pesados por baixo de todo o embelezamento que alguns vêem das grandes festas e bons momentos do carnaval trazidos aqui pelo filme como palco principal. Um filme raso que usaria disso como justificativa condenatória é fácil de fazer, agora em um filme que quer mostrar a festividade como benção e ainda fazer críticas boas do lado ruim é muito mais bem bolado e audacioso.
O Lázaro Ramos aqui rouba completamente cada cena que ele aparece, puro carisma e expressividade o homem. Os diálogos dele são maravilhosos. Wagner Moura completamente desconcertado tá muito engraçado também kkkk
O tema de aprendizado e ligação emocional trabalhado entre a protagonista e o seu pai é muito interessante, e trás uma premissa facilmente compravel e com bom potencial. Divertido e te mantém bem aflito, é isso mesmo.
A trama tem uma visão mais crua interessante desse tipo de tema, conta de forma condizente com os dramas do protagonista. A filmagem toda do filme é boa, conduz bem as sequências de diálogo e de drama; más os diálogos em si são bem forçados, cheios de frases de efeito bregas (com excessão de dois bons para o desenvolvimento de personagem).
Más acho que é só isso mesmo, filme relativamente bom.
Disseca toda a cultura americana (e exterior) envolta do conceito das armas e da tragédia para explorar os seus impactos e preceitos como medo, discriminação, entretenimento, mídia, política, e guerra, tudo de uma forma devidamente contextualizada e dramatizada. Ótima direção e montagem também, passa a ideia de forma dinâmica e curiosa.
Conceitualmente a proposta é muito boa. Traz um contraste interessante da vida embelezada e pacata da família com a realidade fúnebre e macabra do outro lado do muro. A direção transmitiu essa ideia muito bem através do som e enquadramento, más a execução narrativa não consegue ir além em contar uma história boa dentro dessa proposta. É só chato mesmo, não tirei muito valor temático ou de personagem.
É parte da ideia a trama principal não ter quase nenhum contato com o outro lado para encorpar a proposta, más a trama se sustenta tão pouco que eu preferia um filme menos audacioso e mais funcional. Ideia boa más filme chato demais pra ela.
A fantasia toda tem um ar estético realmente diferente, lembro que esse filme me causava um desconforto muito grande na infância. Ele é soturno, melancólico, e um tanto seco para um filme do tipo. E a ideia que rege a relação do Max com cada monstro é boa, só não vai totalmente além. O drama é contado com calma, e a direção e os efeitos acompanham muito bem.
A modelagem do 3D já é porca a nível Discovery Kids de qualidade, más o que incomoda ainda mais é a movimentação dos personagens, dês das expressões faciais até os gestos; seria facilmente uma animação (ruim) de 2005. Os figurantes correndo ou os golpes são uma tortura visual. Toda a estética dos vilões e ação são de deixar Ben 10 orgulhoso.
A história é o suco do suco do genérico, os personagens morreram totalmente, não tem nada a sequer lembrar. Podre, filme de criança podre. Até a comédia está horrível, tem umas 2 piadas "engraçadinhas".
Fez jus ao seu título. Dissecou de forma muito interessante tanto o deslanchar das provas e ocorrências do caso, quanto transmitiu a queda misteriosa da estrutura daquela família como um todo. Os 3 integrantes são personagens excelentes, que se sustentam em atitudes de significados dúbios em baixo de dramas complexos que se aprofundam cada vez mais na narrativa intensa. Aborda bem infidelidade, falta de confiança, falta de capacidade, e principalmente muito rancor interno plausível que cresce e se alto justifica para os personagens. Os diálogos e atuações são excelentes, passaram todas as sensações de forma nada expositiva com o tom certo de realidade. É um filme que trata muito como os personagens lidam com pessoas que os machucam mesmo às amando, acho muito interessante.
E como todas as respostas do filme só levam a abrir mais margem para interpretação no final é muito interessante e bem planejado. Cena final excelente usando da música para passar conceitualmente a sensação relativa ideal de você para aqueles personagens.
Diante de toda aquela impressão da talvez mentira do garoto, e a ainda presente dúvida da real realidade diante de tanto contexto; o momento que a mãe se isola e o filho transmite mais uma vez a sua sensação melancólica através do piano, a cena demonstra perfeitamente a sensação que aqueles personagens vão sentir pelo resto da vida com as conclusões também dúbias que o telespectador é conduzido a ter pela direção.
Premissa já bem utilizada, más aqui com um cerne muito bem embasado para desenvolver o protagonista. Todo o conceito de trajeto da honra, dês do iniciar da vingança, da importância do seu sangue, da jornada do animal movido pela necessidade de propósito, até a decisão final que irá custar muito (porém nada) do protagonista. E como o filme construiu tanto suas motivações como sua ótima escolha final foi ótimo.
E a estética do filme é maravilhosa. Direção precisa na hora da violência e em retratar todo o teor macabro que os agressivos personagens estarão inseridos.
Psicopata Americano
3.7 1,9K Assista AgoraNota 8
Desenvolve toda uma roupagem e imagem do protagonista muito boa, para criar uma ideia de humor muito divertida e ácida (coisa que ele mesmo cria sobre si por outra ótica) e subverte de uma maneira muito inteligente no final do filme. O quanto mais o filme exagera nessa ideia ilusória dele cativa cada vez mais tanto para o humor quanto para essa dicotomia excêntrica do protagonista. Bem escrito e divertido.
O Bale nesse filme tá sensacional, o cara é o sarro ambulante.
Conta Comigo
4.3 1,9K Assista AgoraNota 7.5
Comunicou um laço extremamente genuíno e simpático do grupo carismático de personagens, com diálogos bons até demais, momentos afetivos muito singelos, e boas cenas de tensão. Dá pra ver umas 50 vezes sem enjoar eu imagino.
Planeta dos Macacos: A Guerra
4.0 956 Assista AgoraNota 9.5
Tal como o segundo filme pegou tudo bem estabelecido no primeiro filme e discutiu com maestria em um cenário pertinente e com um dilema interessante do protagonista entender a fragilidade moral dele como espécie. Aqui temos a narrativa pegando o conceito e a discussão estabelecida pelo Koba, aplicando no protagonista, para assim discutir seus atos mais sutis e para ele entender a si mesmo.
É simplesmente o ápice dos valores trabalhados na franquia más sem se repetir, e sim abordando toda a questão da espécie e das relações humanas em uma trama muito pertinente que leva todo o ponto do vilão anterior em voga. Amo como a franquia consegue sempre dosar bem a razão dos dois lados, para assim quebrar com catarse bem arquitetada e contextualizada. E aqui além disso, temos um conflito passado ainda em desenvolvimento constante de forma muito bem feita e com novas conclusões.
Uma franquia que esbanja uma qualidade técnica irretocável, talvez a melhor já feita no quesito expressão facial; com uma direção afiada em momentos de ação e melancolia, e um texto inacreditável do protagonista ao ser conduzido em narrativas muito bem interligadas de um filme para o outro.
Aqui foi o ápice de tudo, na narrativa mais empolgante, intensa, e sentimental da trilogia... Por isso é o meu favorito (embora o segundo filme chegue bem perto).
Planeta dos Macacos: O Confronto
3.9 1,8K Assista AgoraNota 9
Além dos aspectos visuais simplesmente deslumbrantes e extremamente bem confeccionados pela produção e direção do filme, aqui todo o resto é de qualidade textual de destaque absurdo.
O filme pegou uma das construções de caráter mais interessantes que eu já vi e aqui trouxe temas maduros, intelectuais, e conceitualmente perfeitos para trabalhar esse personagem já muito cativante e estabelecido. Como todo o filme levanta a ética dos Símios em sociedade para assim divergir em lados opostos é muito condizentes diante da figura de Caesar e de Koba. É uma das melhores elaborações de conflito que eu já vi!
O Koba é um personagem muitíssimo bem escrito... Ele traz até certo momento do filme, pontos que realmente fazem sentido com tudo ali estabelecido. Fazendo isso tanto por base em vivências próprias muito entendiveis, como até por conceitos relevantes da espécie! Qualquer pessoa que viu um documentário ou vídeo sobre esses animais já aplica de cara o tema da "força" e de sua demonstração no que Koba e os outros personagens discutem com relação aos humanos invadirem seu território.
A força e a demonstração de poder é algo muito relevante para toda a estrutura de uma sociedade de Símios, e o Koba leva a tona toda a problemática dos humanos voltarem a impor a dominância que um dia explorou a sua espécie e a ele mesmo. Aqui o vilão tinha preceitos realmente pertinentes assim como os mais perspicazes de Caesar. A diferença entre os dois é que um age de forma racional diante das suas duas visões de "Humano" e o outro deixou o rancor consumir suas ideias e levar o conceito de força pro lado mais primal e cruel que eles já estiveram. E mesmo assim ainda tem toda uma nuance de reação do Caesar em questão ao lado de Koba. Ele não consegue ver macacos sendo ruins da mesma forma que Koba não consegue ver humanos sendo bons. O protagonista e o vilão tem visões diferentes de uma situação mas em essência o que leva eles a convergir são suas semelhantes formas de pensar.
Toda jornada do Caesar entender as facetas da sua espécie e da espécie adversária de forma orgânica e consistente leva a frase "Você não é macaco" a ser um dos momentos mais bem contados da trajetória de um personagem que eu já vi.
Planeta dos Macacos: A Origem
3.8 3,2K Assista AgoraNota 7.5
Um início concreto do que viria a ser uma das minhas franquias favoritas do cinema. Por ter revisitado esse filme menos que os outros dois, acabou que eu não lembrava dele ser tão bom quanto ele é.
Toda a montagem do intelecto em expansão do Caesar é muito bem contada, simples, más bem contada em diversas sequências de boa aplicabilidade. Estabelece com muita perspicácia a relação dele com os humanos de maneira bem orquestrada nos 3 atos. A narrativa ainda aplica conceitos sociais muito bons da espécie dele (pertinentes em um ser naturalmente sociável) e seus anseios por liberdade extremamente condizentes em cada cenário que ele passa no filme. Tudo desenvolvido com calma e dinamismo.
Caesar é um dos meus personagens favoritos do cinema. Ele passa com clareza sua determinação á respeitar um caráter auto forjado muito bem demonstrado. A personalidade do personagem vaza em cada atitude dele de uma forma até bem mais elevada que a maioria dos protagonistas de histórias similares. E se ele já entrega muito já nesse filme, nos próximos o personagem só vai tomando novas proporções.
Repleto de cenas de ação icônicas, ápices dramáticos vindos da captura de expressão sensacional, e momentos realmente épicos para todo o contexto que o filme levanta de humanidade e companheirismo dos símios.
O conceito do "Não" dito pelo Caesar tem uma força estupenda. O que um animal extremamente curioso, ambicioso e inteligente mais deve ouvir é a palavra "não" bloqueando seus estímulos. O Caesar libera todas essas barreiras através de sua própria lógica e inverte o cenário de dominância de forma muito interessante.
Minha ressalva mais significativa é o quão simples foi a questão do Caesar aprender o funcionamento do gás que torna os macacos inteligentes. Tem explicação através dele observar o idoso utilizando a dose no decorrer dos anos, más como ele sabia desse funcionamento se ele cresceu ali com o velho já abituado e inteligente? Ele viu ele perder a inteligência e não ganhar ela. Acho que esse é único ponto de aprendizado do Caesar no filme que ficou mal elaborado, de resto o filme fez muito bem.
Fogo Contra Fogo
4.0 660 Assista AgoraNota 7.5
Uma história que demanda bastante tempo para explorar tanto as peculiaridades dos golpes e das investigações como também usa de muito tempo no contexto da personalidade dos dois protagonistas. Ambos tem percepções das suas áreas bem interessantes e trabalham em pé de igualdade durante o embate inteiro de forma bem emergente.
Tudo executado de forma ideal, com uma narrativa dinâmica que pareceu ter nem metade de 3 horas.
A Perseguição
3.2 850 Assista AgoraNota 7
Desenvolvimento ok, entrega o que tinha que entregar de forma funcional. A atmosfera envolvendo a iminência dos ataques de lobos é o grande destaque, muito bom mesmo. O filme é bem contido no quesito "ataque de animais assasinos", o que dá uma veracidade boa nesse cenário de sobrevivência.
Deus e o Diabo na Terra do Sol
4.1 426 Assista AgoraNota 5.5
O tema da fé estabelece boas reflexões em meio a construção de mundo seca (literalmente) e melancólica, más fica só nisso mesmo. Pra mim não desenvolveu de uma forma interessante isso junto ao plot que eu achei chatissimo.
Filme chato, más é só isso mesmo.
A Tragédia de Belladonna
4.1 97Listo meus animes no meu myanimelist (https://myanimelist.net/profile/Varcolarc) Lá não é permitido reviews em português, então estou postando aqui. Dá uma passada lá no meu perfil.
Nota 8.5
Estabelece um senso estético e metafórico simplesmente perfeito em cima do tema da obra. Trás um tom tão macabro e visualmente brutal diante do desenrolar da protagonista que alimenta perfeitamente toda a metáfora demoníaca envolta no tema lascivo das cenas de desenvolvimento dela. Assim como também traz uma beleza visual extremamente orgânica e gostosa de se assistir.
Como o sexo influencia os anseios e desejosos mais obscuros dela e como ela enxerga isso de forma herege e sobrenatural é muito bem escrito diante do cenário religioso e alegórico da época. É como se a metáfora sustentasse algo de forma lúdica pois a protagonista não se sente capaz de aceitar fazer tal "heresia" com ela mesma para apoiar seus conflitos e ter coragem de realizar suas ambições. Texto de protagonista sensacional.
E como a direção conduz magistralmente cada movimento sinuoso e fluido por cima das artes surreais e contemplativas é belíssimo. Ao mesmo tempo que é usado para passar muito impacto e quase uma "sujeira" a sair da tela.
O Bandido da Luz Vermelha
3.9 264 Assista AgoraNota 4
Como a figura nada objetiva do terrível assasino sem controle estabelece intrigas políticas é interessantes, más acho que é muito confuso, atropelado, e principalmente chato de se ver desenvolver. Tem uma hora e meia más parece ter 3 horas.
As análises da midia e o desenvolvimento "ok" de protagonista salva um pouco.
A Face do Outro
4.2 60Nota 8
Tem algumas rebarbas da narrativa que não vi muita a agregar, más senti muito que queria dizer alguma coisa então já tenho interesse em revisitar. Más no que já absorvi, achei um ótimo desenvolvimento.
O protagonista levanta com maestria todo o contexto social de "interação entre as pessoas" de uma forma contada com muita calma e riqueza. Formulou a ideia das máscaras e dos papéis duplos dele de forma muito bem embasada nos seus diálogos. Toda a premissa do filme já excelente em criar todos os artifícios para o protagonista se entender socialmente e levar as suas grandes decisões e mudanças de personalidade. E visualmente é muito bonito.
Ótimo filme, e ainda devo achar melhor depois de mais algum tempo com ele.
O Sétimo Selo
4.4 1,0KNota 9
Um personagem que não consegue contemplar de forma literal as promessas que a fé tem para sua alma. Uma rejeição quase que completa de deus e sua falta de resposta para suas amarguras mais profundas.
Uma jornada contra a morte... Para uma exploração de introspectivo bem funcional dos personagens, más em principal do excelente protagonista e sua busca de respostas. O que é fé? Porquê confiar nela? Como ela pode moldar a sociedade? E como o protagonista irá encarar todas essas vertentes através dos outros personagens e do cenário da época, é tudo muito bem escrito e conduzido a acontecer. Cheio de diversas cenas de impacto fúnebre e macabro para desenvolver os personagens de forma muito acertiva e até muito versátil como visto no final.
O final por sinal é incrível. Ele é narrativamente e conceitualmente perfeito para tudo que o filme quis desenvolver com cada personagem.
A iminência da morte é tratada de uma forma muito bem comunicável tanto com os personagens quanto com o telespectador. Talvez o que mais me pegou no filme.
Teria real valor não enfrentar o inevitável? Deixar os momentos e as pessoas sofrerem ou se perderem pois no final tudo irá acabar do mesmo jeito, seria o melhor? Também adianta de algo purificar sua alma apenas pela promessa de uma vida além? O filme levanta esse debate enquanto explora seu ótimo worldbuilding simultaneamente com as questões pessoais do protagonista.
No final a indiferença da morte sobressai cada nuance ou propósito da jornada dos personagens de forma esteticamente certeira. Más é justamente isso que deu propósito para a jornada de cada um. O protagonista cede a tudo que lhe foi construído até o final e simplesmente reza para o vazio que é o único lugar que ele mesmo pode se abrigar... A "si" mesmo, o seu próprio deus sem face.
Interlúdio
4.0 269 Assista AgoraNota 7.5
Uma situação muito proveitosa para tensão e suspense. Você além de ficar aflito o filme todo com o destino dos personagens ainda fica muito bem engajado no vai e vem do romance bem contado e desenvolvido pela narrativa. Os personagens são muito bons e possuem uma boa sinergia nos seus flertes e discordância. Eles levam a situação apressada e perigosa deles de uma forma madura e calma, que permite o filme se desenvolver de forma muito natural.
Romance bem elaborado em uma trama que comunica bem com a ideia para gerar tensão, ótimo filme.
Um Homem que Dorme
4.4 195Nota 8
O cara fez dormir a própria vida.
Premissa com encaminhar bem vagaroso, más muito interessante. Um personagem que anestesia seus sentidos sociais e vontades para experimentar um estado de inércia completo, e aos poucos expandir isso para fora do seu quarto a englobar toda a sociedade nisso. Tudo contado com uma narração monótona (que faz sentido) em contraste com o visual mudo do personagem fazendo coisas totalmente desconexas. A forma como a narrativa é contada levanta muitas possibilidades... De que talvez a narração seja seu desejo em contraste com a realidade, ou o contrário; de que a vida dele foi posta para dormir enquanto ele passeia por possibilidades não muito mais interessantes na rotina do que na inércia.
Experiência um tanto desconfortável más confortável ao mesmo tempo, difícil de explicar. Más a execução de tudo é realmente boa. Senti muitos toques pessoais por parte dos envolvidos, más não vou ficar supondo coisas kkk
Aos poucos a narração e o visual começam a se entrosar de forma cada vez mais coesa, assim talvez querendo dizer que o protagonista está cada vez mais unindo o sonho com a realidade em uma única coisa. Um desenvolvimento da proposta já muito bem articulado para nos imergir no estado de solidão e indiferença do protagonista, e ainda sim a narrativa continua a incrementar o estado de reação do personagem a ficar cada vez mais agressivo, e subverter tudo isso no final com uma visão nilista do seu tema nilista. Levantando uma ideia de indivíduo contra coletivo de uma forma que eu achei bem pessoal eu diria.
É quase como se a direção queria fazer alguém acordar de um tipo de ideia que ela mesmo já viu como útil, e que o filme foi contado para exemplificar o porquê se chegou nessa conclusão.
Ó Paí, Ó
3.2 475Nota 7
Retrata a vida da comunidade de forma muito leve e descontraída em sua maior parte, com personagens diferentes sempre se destacando e gerando boas intrigas pitorescas; ao mesmo tempo que traz temas sérios e tons pesados por baixo de todo o embelezamento que alguns vêem das grandes festas e bons momentos do carnaval trazidos aqui pelo filme como palco principal. Um filme raso que usaria disso como justificativa condenatória é fácil de fazer, agora em um filme que quer mostrar a festividade como benção e ainda fazer críticas boas do lado ruim é muito mais bem bolado e audacioso.
O Lázaro Ramos aqui rouba completamente cada cena que ele aparece, puro carisma e expressividade o homem. Os diálogos dele são maravilhosos. Wagner Moura completamente desconcertado tá muito engraçado também kkkk
A Filha do Rei do Pântano
2.8 47 Assista AgoraNota 6.5
O tema de aprendizado e ligação emocional trabalhado entre a protagonista e o seu pai é muito interessante, e trás uma premissa facilmente compravel e com bom potencial. Divertido e te mantém bem aflito, é isso mesmo.
Som da Liberdade
3.8 481 Assista AgoraNota 6
A trama tem uma visão mais crua interessante desse tipo de tema, conta de forma condizente com os dramas do protagonista. A filmagem toda do filme é boa, conduz bem as sequências de diálogo e de drama; más os diálogos em si são bem forçados, cheios de frases de efeito bregas (com excessão de dois bons para o desenvolvimento de personagem).
Más acho que é só isso mesmo, filme relativamente bom.
Tiros em Columbine
4.2 350Nota 7
Disseca toda a cultura americana (e exterior) envolta do conceito das armas e da tragédia para explorar os seus impactos e preceitos como medo, discriminação, entretenimento, mídia, política, e guerra, tudo de uma forma devidamente contextualizada e dramatizada. Ótima direção e montagem também, passa a ideia de forma dinâmica e curiosa.
Zona de Interesse
3.6 582 Assista AgoraNota 5
Conceitualmente a proposta é muito boa. Traz um contraste interessante da vida embelezada e pacata da família com a realidade fúnebre e macabra do outro lado do muro. A direção transmitiu essa ideia muito bem através do som e enquadramento, más a execução narrativa não consegue ir além em contar uma história boa dentro dessa proposta. É só chato mesmo, não tirei muito valor temático ou de personagem.
É parte da ideia a trama principal não ter quase nenhum contato com o outro lado para encorpar a proposta, más a trama se sustenta tão pouco que eu preferia um filme menos audacioso e mais funcional. Ideia boa más filme chato demais pra ela.
Onde Vivem os Monstros
3.8 2,4K Assista AgoraNota 6.5
A fantasia toda tem um ar estético realmente diferente, lembro que esse filme me causava um desconforto muito grande na infância. Ele é soturno, melancólico, e um tanto seco para um filme do tipo. E a ideia que rege a relação do Max com cada monstro é boa, só não vai totalmente além. O drama é contado com calma, e a direção e os efeitos acompanham muito bem.
Megamente vs. O Sindicato da Perdição
1.7 24 Assista AgoraNota 2
A modelagem do 3D já é porca a nível Discovery Kids de qualidade, más o que incomoda ainda mais é a movimentação dos personagens, dês das expressões faciais até os gestos; seria facilmente uma animação (ruim) de 2005. Os figurantes correndo ou os golpes são uma tortura visual. Toda a estética dos vilões e ação são de deixar Ben 10 orgulhoso.
A história é o suco do suco do genérico, os personagens morreram totalmente, não tem nada a sequer lembrar. Podre, filme de criança podre. Até a comédia está horrível, tem umas 2 piadas "engraçadinhas".
Anatomia de uma Queda
4.0 793 Assista AgoraNota 7.5
Fez jus ao seu título. Dissecou de forma muito interessante tanto o deslanchar das provas e ocorrências do caso, quanto transmitiu a queda misteriosa da estrutura daquela família como um todo. Os 3 integrantes são personagens excelentes, que se sustentam em atitudes de significados dúbios em baixo de dramas complexos que se aprofundam cada vez mais na narrativa intensa. Aborda bem infidelidade, falta de confiança, falta de capacidade, e principalmente muito rancor interno plausível que cresce e se alto justifica para os personagens. Os diálogos e atuações são excelentes, passaram todas as sensações de forma nada expositiva com o tom certo de realidade. É um filme que trata muito como os personagens lidam com pessoas que os machucam mesmo às amando, acho muito interessante.
E como todas as respostas do filme só levam a abrir mais margem para interpretação no final é muito interessante e bem planejado. Cena final excelente usando da música para passar conceitualmente a sensação relativa ideal de você para aqueles personagens.
Diante de toda aquela impressão da talvez mentira do garoto, e a ainda presente dúvida da real realidade diante de tanto contexto; o momento que a mãe se isola e o filho transmite mais uma vez a sua sensação melancólica através do piano, a cena demonstra perfeitamente a sensação que aqueles personagens vão sentir pelo resto da vida com as conclusões também dúbias que o telespectador é conduzido a ter pela direção.
O Homem do Norte
3.7 937 Assista AgoraNota 8
Premissa já bem utilizada, más aqui com um cerne muito bem embasado para desenvolver o protagonista. Todo o conceito de trajeto da honra, dês do iniciar da vingança, da importância do seu sangue, da jornada do animal movido pela necessidade de propósito, até a decisão final que irá custar muito (porém nada) do protagonista. E como o filme construiu tanto suas motivações como sua ótima escolha final foi ótimo.
E a estética do filme é maravilhosa. Direção precisa na hora da violência e em retratar todo o teor macabro que os agressivos personagens estarão inseridos.
Luzes da Cidade
4.6 624 Assista AgoraNota 7
A melhor luta de boxe do cinema. Filme engraçadíssimo.