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Jigsaw falling into place and there is nothing to explain...

"Platônico por condição, eu ia saber do saber ao seu objeto; achava a idéia mais realidade que na coisa. Foi nos livros que encontrei o universo: assimilado, classificado, rotulado, pensado e ainda temível; confundi a desordem de minhas experiências livrescas com o curso aventuroso dos acontecimentos reais. Daí veio o idealismo de que gastei trinta anos para me desfazer."
(Sartre - in 'As Palavras')

"'Nem tudo é claro na vida ou nos livros'. Que fauna espantosa de contradições e esquisitices não abriga a mente de um simples mortal. E o meu caso então? Um mal metafísico. Nada de amor fracassado ou de angústia de rejeição; nenhuma agrura de ambições tombadas ou demônio atiçando as fúrias da vingança; a consciência dilacerada e os ombros da vida anterior esmagados por... uma ideia!"
(Eduardo Giannetti, in 'A Ilusão da Alma')

"Vivo sempre no presente. O futuro, não o conheço. O passado, já o não tenho. Pesa-me um como a possibilidade de tudo, o outro como a realidade de nada. Não tenho esperanças nem saudades. Conhecendo o que tem sido a minha vida até hoje - tantas vezes e em tanto o contrário do que eu a desejara -, que posso presumir da minha vida de amanhã senão que será o que não presumo, o que não quero, o que me acontece de fora, até através da minha vontade? Nem tenho nada no meu passado que relembre com o desejo inútil de o repetir. Nunca fui senão um vestígio e um simulacro de mim.
O meu passado é tudo quanto não consegui ser. Nem as sensações de momentos idos me são saudosas: o que se sente exige o momento; passado este, há um virar de página e a história continua, mas não o texto."
(Fernando Pessoa, in 'Livro do Desassossego')

"O tempo, propriamente dito, não existe (excepto o presente como limite), e, no entanto, estamos submetidos a ele. É esta a nossa condição. Estamos submetidos ao que não existe. Quer se trate da duração passivamente sofrida - dor física, esperança, desgosto, remorso, medo -, quer do tempo organizado - ordem, método, necessidade -, nos dois casos, aquilo a que estamos submetidos, não existe. Estamos, realmente, presos por correntes irreais. O tempo, irreal, cobre todas as coisas e até nós mesmos, de irrealidade."
(Simone Weil, in 'A Gravidade e a Graça')

"Tudo é sem importância, eis a verdade. Existirá o mundo? Ou não haverá nada em nenhuma parte? E tive a revelação de que não há nada à minha volta. Parecia-me, no entanto, que até essa altura estive rodeado por seres estranhos a mim, mas compreendi que eram aparências infrutíferas. Nada existiu, nada existe, nada existirá. Deixei logo de me irritar com os outros e de me ocupar deles. Palavra! Até chocava com os transeuntes, de tão alheado que estava. Contudo, alheado por quê? Tinha deixado de pensar. Tudo me era indiferente. Ainda se eu procurasse resolver os grandes problemas! Eu não resolvia nada, os problemas bloqueavam-me em vão; tudo se tornou para mim sem importância, e todos os problemas se dissiparam."
(Fiodor Dostoievski, in 'O Sonho de um Homem Ridículo')

.. and then, something happened. I let go. Lost in oblivion. Dark and silent and complete. I found freedom. Losing all hope was freedom.

Últimas opiniões enviadas

  • Dadh

    O personagem consegue transmitir sua inedaquação ao mundo, mas o roteiro não adquire a profundidade suficiente do homem do subsolo. Há alguns bons discursos e momentos, mas não há a mesma transformação que o filme tenta sugerir, e algumas sequências são extremamente lentas e prolixas.

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  • Dadh

    Um trecho interressante de uma entrevista do Carax sobre o filme:

    "Holy Motors" charts the course of one "actor" (frequent Carax collaborator Denis Lavant, in a jaw-dropping series of performances, including a continuation of a character the two developed for the omnibus film "Tokyo") who inhabits many different roles in a single night in Paris. But don't tell Carax that the movie is about filmmaking -- a notion he disagrees with. "It's not about cinema," Carax grumbled. "The language of the film is cinema. I see it as a kind of science fiction with more fiction than science. It's a world not too far from our world but where it could seem, in one day, to tell the experience of being alive and in this world." Carax later elaborated on the sensation he was going for: "In one day, if [the film] succeeds, you're supposed to see all the feelings and emotions you're supposed to experience in a lifetime."

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  • Dadh

    Holy Motors é indefinível, estranho e experimental, cheio de simbolismos e metáforas que promovem inumeras teorias. Na insanidade de suas ideias não há pistas suficientes que permitem decifrá-lo de maneira precisa. É um filme tão crítico como poético, e transita entre esses momentos. Me senti diversas vezes perdido entre as suas cenas, buscando entendimento, uma solução que fosse pra situações tão bizarras, e poucas foram as vezes que consegui concluir algo diante o que consegui captar. Pro bem ou pro mal, esse foi um dos pontos positivos do filme; questionar e estimular a minha percepção.
    Entre tantas propostas abstratas o que pareceu mais interressante é de como o protagonista precisa se adaptar ao tempo que ele tem, e o esforço que ele faz pra cumprir seus compromissos. Isso o deixa exausto, e a demanda e cobrança pela perfeição de atuação ao longo do dia absorvem sua vida, que se perde diante a própria escolha de viver assim. Ele faz um esforço imenso pra ser todos, mas nunca é ele mesmo. Essa multiplicidade parece expôr a procura humana diante um mundo com um ritmo acelerado, que não permite intervalos.
    Mesmo com tanta estranheza é um filme pra ser apreciado, seja por o mistério que possibilitam os questionamentos entre tantas teorias, como pela beleza artística que está inclusa em sua produção. Com poucos diálogos que também são muito bons, e o contraste constante entre crítica e arte permitem projetar pra fora da tela diversas emoções e indagações.

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  • Priscila
    Priscila

    Só imaginando se voce ainda usa essa rede social..

  • Filmow
    Filmow

    O Oscar 2017 está logo aí e teremos o nosso tradicional BOLÃO DO OSCAR FILMOW!

    Serão 3 vencedores no Bolão com prêmios da loja Chico Rei para os três participantes que mais acertarem nas categorias da premiação. (O 1º lugar vai ganhar um kit da Chico Rei com 01 camiseta + 01 caneca + 01 almofada; o 2º lugar 01 camiseta da Chico Rei; e o 3º lugar 01 almofada da Chico Rei.)

    Vem participar da brincadeira com a gente, acesse https://filmow.com/bolao-do-oscar/ para votar.
    Boa sorte! :)

    * Lembrando que faremos uma transmissão ao vivo via Facebook e Youtube da Casa Filmow na noite da cerimônia, dia 26 de fevereiro. Confirme presença no evento https://www.facebook.com/events/250416102068445/

  • letterboxd: jaxbrokenheart
    letterboxd: jaxbrokenheart

    Oi, Dadh! Como está?

    Um pouco dos dois, devo dizer. Estive viajando por um par de meses e quase não tive tempo pra acessar o Filmow. Assisti alguns filmes, mas não tive ganas pra comentá-los no tempo livre. Um pouco cansada do Filmow, de fato. Mas já já volto a postar sobre alguns filmes :)

    Boa semana e tudo de bom.

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