A, um diretor de cinema americano de ascendência grega, está fazendo um filme que conta sua história ea história de seus pais. É um conto que se desdobra em Itália, Alemanha, Rússia, Cazaquistão, Canadá e E.U.A.. O personagem principal é Eleni, que é reivindicada e reivindica o poder absoluto do amor. Ao mesmo tempo, o filme é uma longa jornada para a grande história e os acontecimentos do últimos cinquenta anos que deixou sua marca no século 20. Os personagens do filme como se mover em um sonho. A poeira do tempo confunde memórias. A procura por eles e experiências-los no presente.
Sem anúncios
Aproveite o melhor do Filmow sem interrupções
Angelopoulos em seu maior espetáculo visual.Algo como uma autobiografia não oficial.Escolher Dafoe para viver o protagonismo foi outro acerto gigante.
>Maratona Willem Dafoe - Assistido em 26 de Agosto de 2024
"A poeira do tempo" é o primeiro filme do mais famoso diretor grego de todos os tempos, e tido como um de seus mais fracos. Caso esse consenso seja verdade, ótimos filmes me aguardam já que este primeiro contato já foi uma experiência positiva, muito em parte pela atuação de Bruno Ganz, que faz parte do trio de personagens que acompanhamos em uma possível alusão aos protagonistas de
Casablanca (ideia vinda devido enorme rosto de Bogart em cena no shopping, com Ganz aqui como um Bogart menos cool).
cena em que tive dificuldade de acreditar em Irene Jacobs como mãe de Dafoe.
O humanismo poético e o exílio mais uma vez encerram com chave de ouro a carreira de Angelopoulos nesse magistral filme que evoca o cineasta A de O Olhar de Ulysses e o escritor Alexandre de A Eternidade e Um Dia, assim como Jacob Levy evoca o curador da cinemateca de Sarajevo, Ivo Levy.
Uma constante nesses três é a questão do intelectual apaixonado pela carreira mas que não consegue atender a fome de afetos dos entes queridos em sua vida pessoal ou que nunca consegue aprofundar na mesma medida os amores que surgem em sua vida.
O olhar de Angelopoulos evita uma condenação moral desses personagens em suas carreiras e prefere incidir num humanismo poético que apresenta o tempo como uma evasão urgente, que precisa ser captado em sua intensidade antes que passe sem conseguirmos extrair o essencial para a arte e a vida: a poesia da experiência que pode ser recoberta pela poeira que deposita sob o peso dos dias. A terceira asa de Levy é o carpe diem da revolução, a utopia que não cessa no coração, a despeito das circunstâncias, das demandas particulares das relações e do acaso.
Tem algo de muito pobre no texto ou vai ver o uso da língua americana ou talvez a dificuldade de Angelopoulos em extrair boas atuações de grandes atores diminuem a força de uma obra que como qualquer trabalho do grego é extremamente simbólico e poderoso. Eleni que retrata nada menos que a própria Grécia e este sentimento de Angelopoulos que transita entre a utopia do renascimento da nação e a continuidade da poeira eterna de dor e exílio que assolará a Grécia no futuro.
the only utopia is the third wing