Em Seattle Joseph Frady (Warren Beatty), um jornalista, perdeu a chance de testemunhar o assassinato de Charles Carroll (William Joyce), um senador que despontava como favorito na corrida presidencial. Porém Lee Carter (Paula Prentiss), uma jornalista que tinha se envolvido com Frady, testemunhou tudo. Após 4 meses de investigações, uma comissão conclui que não houve conspiração e que Thomas Richard Linder (Chuck Waters) foi o único responsável pelo crime. Lee conta para Joseph que teme pela vida dela, já que quando outras 6 testemunhas morreram. Joseph não dá muita importância aos receios de Lee, até ela aparecer morta. Então Joe viaja para uma pequena cidade, onde uma das testemunhas tinha morrido misteriosamente. Durante a explosão de um barco outras duas testemunhas morrem, mas como Joe estava com elas foi noticiado que três pessoas morreram. Como ele prefere "continuar morto", apenas seu chefe, Bill Rintels (Hume Cronyn), sabe que ele está vivo. Joe pretende se infiltrar na Parallax Corporation se tornando um dos seus assassinos profissionais, pois crê que ali estão as respostas para as mortes que estão acontecendo.
Sem anúncios
Aproveite o melhor do Filmow sem interrupções
Eu gosto de filmes de conspiração, que trazem a paranoia para dentro de si, e acho que aqui tenta-se fazer uma crítica social fuderosa, trazendo azul e vermelho, porém acho que consegue-se cativar, jogar as evidências na história e nos deixar questionando tudo o que se passa.
É meio Blow out, no sentido de ter alguém que não acredita em uma conspiração, até o momento em que esta pessoa está totalmente tragada por algo que ela não tinha ideia do tamanho.
Não dá pra não recomendar algum do De Palma. E pra mim, sempre vai ser Olhos de serpente.
Com um roteiro eletrizante, elenco excelente e uma fotografia assustadoramente bela, A Trama é um dos melhores filmes da década de 70!!!
Não senti a vibe. Chatão.
Aqui só o comecinho e o final são bacanas, de resto é muito arrastado, agora só falta mais um pra completar a trilogia da Paranóia do Pakula
Alan J. Pakula envolto aos seus filmes políticos e conspiratórios, longos e enfadonhos. Neste aqui, para conseguir concluir, bocejei muitas vezes e foi por que o assisti pela manhã. Warren Beatty (aqui suportável e charmoso) se mete em fria para conseguir descobrir as misteriosas mortes das testemunhas que estavam presentes quando um importante senador e que será favorito na corrida da presidencial, é assassinado.
O filme não apresenta nada de novo na temática conspiratória, mesmo no ano que foi filmado, conquanto, após este título ser rodado, outros títulos vieram pegando carona em sua ideias, inclusive em outros filmes do próprio Pakula.