Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Gene Hackman

Gene Hackman

Nomes Alternativos: Eugene Allen Hackman

521Número de Fãs

Nascimento: 30 de Janeiro de 1930 (86 years)

San Bernardino, California - Estados Unidos da América

Filho de um jornalista que abandonou a família quando Gene tinha 13 anos, ele teve que conviver com o alcoolismo da mãe que morreu vítima de um incêndio que ela mesma provocou. Deixou a casa da mãe aos 16 anos para fazer parte do Corpo de Fuzileiros Navais e quando saiu de lá foi fazer jornalismo na Universidade de Illinois, mas abandonou a faculdade e foi fazer um curso técnico de rádio. Daí resolveu tentar a carreira de ator e se matriculou na Pasadena Playhousena California.

Em 1964 estreou na Broadway na peça "Any Wednesday" e no mesmo ano fez o filme "Lilith", ao lado de Warren Beatty. A primeira indicação ao Oscar veio em 1967 como ator coadjuvante em Bonnie e Clyde. Em 1970 ele foi indicado novamente ao prêmio por "Meu Pai, Um Estranho".

O Óscar chegou em 1971 pelo papel de Jimmy 'Popeye', policial nova-iorquino que desbarata uma quadrilha de traficantes no premiado Operação França. Para ele, no entanto, A Conversação, filme de Francis Ford Coppola foi o seu melhor trabalho.

Nos anos 90, Hackman teve alguns problemas no coração, mas nem com a saúde debilitada ele parou de trabalhar. E foi com o faroeste Os Imperdoáveis, dirigido por Clint Eastwood que ele ganhou mais um Oscar e um Globo de Ouro.

Ele se casou duas vezes. Com sua primeira esposa, uma caixa de banco, ele teve três filhos. Desde 1991 ele é casado com a pianista clássica Betsy Arakawa.

Seu ultimo filme foi "Uma Eleição Muito Atrapalhada" de 2004, depois desse filme resolveu aposentar-se da carreira de ator.