Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Goldie Hawn

Goldie Hawn

Nomes Alternativos: Goldie Jeanne Hawn

338Número de Fãs

Nascimento: 21 de Novembro de 1945 (71 years)

Washington, District of Columbia - Estados Unidos da América

Goldie Jeanne Hawn (Washington, 21 de novembro de 1945) é uma atriz e produtora de cinema norte-americana premiada com o Oscar, mais conhecida pelas comédias que estrelou nos anos 1970 e 80.

Goldie é filha de um músico presbiteriano, descendente de um dos signatários da Declaração de Independência dos Estados Unidos e de mãe judia, filha de imigrantes húngaros. Apesar de crescer no judaísmo, Goldie ia a igreja com a família e comemorava o Natal. Aos três anos ela começou a aprender balé e sapateado e aos quinze estreou nos palcos como Julieta numa produção de Romeu e Julieta de William Shakespeare.

Em 1964, após deixar a faculdade para se tornar professora de balé, ela participou de um musical como dancarina na Feira Mundial de Nova Iorque e no ano seguinte se estabeleceu como dançarina go-go profissional na cidade.

Na segunda metade de década de 1960 Hawn estreou como atriz em televisão, personificando diversas vezes o estereótipo cômico da 'loira burra e meiga', que a tornaria famosa e em cima do qual faria três comédias românticas de grande sucesso nos anos seguintes na tela grande: Liberdade Para as Borboletas, Caiu uma Moça na Minha Sopa e Flor de Cacto, seu trabalho de estréia no cinema, com Walter Matthau e Ingrid Bergman nos papéis principais e que lhe garantiu o Oscar de melhor atriz (coadjuvante/secundária) de 1969.

Nos anos 1970 e 80 Goldie se consagraria como atriz e produtora, primeiro com o papel principal do thriller de estréia de Steven Spielberg no cinema, Louca Escapada / Asfalto Quente e depois, principalmente, em comédias rasgadas ou dramáticas como Shampoo, Golpe Sujo, Alta Tensão / Na Corda Bamba, A Recruta Benjamim e A Morte Lhe Cai Bem, também produzido por ela e que lhe deu uma indicação ao Oscar de melhor atriz de 1980.

Nos anos 1990 sua carreira entrou num compasso mais lento e os sucessos de bilheteria foram menores, o maior deles em O Clube das Desquitadas / O Clube das Divorciadas com Bette Midler e Diane Keaton, em que ela também mostra seus dotes de cantora no disco com a trilha sonora do filme.

Depois do fiasco de público e crítica de Ricos, Bonitos e Infiéis / Mistérios do Sexo Oposto, seu filme de 2000 com Warren Beatty e Diane Keaton, Goldie fez Doidas Demais / As Manas do Rock em 2002, seu último trabalho no cinema até o momento.

Goldie foi casada entre 1969 e 1976 com Gus Trikonius, de quem se divorciou para casar com Bill Hudson do trio musical Hudson Brothers, e de quem se divorciou em 1980. Desta relação ela tem dois filhos atores, Oliver e, a mais conhecida internacionalmente, Kate Hudson, que lhe deu um neto em 2004. Desde 1982 ela vem mantendo um relacionamento estável com o também ator Kurt Russell, com quem também tem um filho, Wyatt.

Apesar de judia por parte de mãe, Hawn se converteu ao budismo nos anos 1970 e pratica a religião, tendo criado seus filhos dentro das filosofias judaica e budista. Não abre mão de suas raízes judaicas e se descreve como meio judia e meio budista, visitando a Índia anualmente e viajando a Israel, como uma demonstração de identificação com seu povo e com as duas religiões.