Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Kurt Russell

Kurt Russell

Nomes Alternativos: Kurt Vogel Russell

1303Número de Fãs

Nascimento: 17 de Março de 1951 (66 years)

Springfield, Massachusetts - Estados Unidos da América

Criança-estrela, seguiu uma carreira adulta como heróis atléticos e anti-heróis desde a década de 80. Kurt Russell. Começou a atuar aos nove anos de idade em filmes da Disney e projetos de TV. Depois de várias participações especiais, estrelou sua própria série de Western, The Travels of Jaimie McPheeters (ABC, 1963-64), com um elenco que incluía Charles Bronson e os ainda muito jovens irmãos Osmond.

Russell atuou em diversos filmes da Disney até meados da década de 70, incluindo Follow Me, Boys! (1966), como um escoteiro; The Horse in the Gray Flannel Suit (1968); The Barefoot Executive, The Computer Wore Tennis Shoes (ambos em 1970); e The Strongest Man in the World (1975). Durante sua longa fase como estrela de um estúdio, Russell também arrumou tempo para adicionais participações especiais na TV (Perdidos no Espaço, Gilligan's Island) e em alguns filmes não-Disney, incluindo Fools' Parade (1971), um Western estrelado por James Stewart. Na maior parte destes filmes Russell não era um garoto adorável típico, mas sim um jovem duro e problemático.

Aos 20 anos Russell ficou consciente que não poderia – e não gostaria – de continuar a fazer adolescentes ingênuos indefinidamente. Tentou duas séries: The New Land (ABC, 1974) e The Quest (NBC, 1976). Em 1975, desmontou sua miagem de bom moço com um retrato arrepiante do assassino de massa Charles Whitman em um filme para TV, The Deadly Tower (NBC). Alguns anos depois começou a colaboração mais importante de sua carreira fazendo o papel-título da biografia para TV de Elivs (1979), do roteirista-diretor John Carpenter, recebendo inclusive uma indicação ao Emmy.
Russell finalmente se tornou uma estrela adulta de Hollywood nos anos 80. Iniciou a década com uma boa performance como um charmoso falador na comédia Carros Usados (1980). Conseguiu um sucesso popular maior trabalhando em vários filmes de ação e sci-fi de John Carpenter; Fuga de Nova York (1981), onde passou uma impressão de Clint Eastwood em uma cidade futurista dark, que era uma prisão; fez o remake de O Enigma do Outro Mundo (1982); e em Os Aventureiros do Bairro Proibido (1986), fazendo um estilo John Wayne hilário.

Russell mostrou que funcionava em comédias mais convencionais como Armas e Amores (1984), onde fez um funcionário de avião que ajuda Goldie Hawn a se afastar do soldado Ed Harris, e em O Louco Lobo dos Mares (1992). Usou habilidades mais dramáticas estrelando como companheiro de trabalho e amante de Meryl Streep em O Retrato de Uma Coragem (1983) e como um bombeiro forte no filme de Ron Howard, Cortina de Fogo (1991). Russell continuou um eficiente protagonista em Conspiração Tequila (1988), com Mel Gibson e Michelle Pfeiffer, combatendo o tira corrupto Ray Liotta em Obsessão Fatal (1992), e como Wyatt Earp em Tombstone, (1993), uma versão de O.K. Corral. Stargate (1994), porém, combinou de maneira convencional papéis de ação e sci-fi, com um Russell machão ao lado do nerd James Spader, explorando outro mundo atingido através de uma ferramenta antiga de viagens cósmicas.

Trabalhou com Steven Seagal no thriller Momento Crítico (1996), sobre um avião seqüestrado, e em seguida fez a continuação de John Carpenter, Fuga de Los Angeles (1996), onde, além de reprisar seu papel de Snake Pliskin, foi co-roteirista e co-produtor (com Debra Hill).

Anteriormente casado com a atriz Season Hubley, Russell co-estrelou duas comédias românticas com sua companheira desde 1982, Goldie Hawn: Armas e Amores e Um Salto para a Felicidade (1987). Os dois se conheceram em 1968, quando Hawn foi bailarina no filme de Russell da Disney, The One and Only, Genuine, Original Family Band.

Russell em seguida estrelou o surpreendente thriller Breakdown (1997) como um homem que procura sua mulher depois que o carro deles quebra no meio do deserto. Sua próxima escolha não teve tanta sorte, ao lado de Kevin Costner no fracassado 3000 Milhas para o Inferno em 2001. No mesmo ano o ator se recuperou fazendo o psiquiatra que tenta ajudar Tom Cruise em Vanilla Sky, adaptação americana feita pelo diretor Cameron Crowe do filme espanhol Open Your Eyes. Em 2003 A Face Oculta da Lei, Russell como um veterano da policia corrupta de Los Angeles durante as revoltas de 1992. Russell teve uma cativante performance em um papel controverso, levando o filme em seus ombros até o roteiro dar uma guinada de um drama intenso para um thriller convencional. Novamente surpreendeu em Desafio no Gelo (2004), fazendo o treinador de hóquei do time olímpico americano de 1980, baseado em eventos reais.

Embora o próximo filme não tenha sido tão bom, Russell não deixou de imprimir seu charme, uma marca registrada sua, no filme Super Escola de Heróis (2005). Voltou em um filme para famílias, Sonhadora (2005), onde faz um treinador de cavalos fracassado que se recupera com a inabalável fé de sua filha (Dakota Fanning), para fazer uma égua vencer o Breeders Cup Classic e em 2006 fez o remake de Poseidon (2006), no papel de um pai de meia-idade lutando para escapar do navio.
Fez ainda, ''Os Oito Odiados/The Hateful Eight'', de Quentin Tarantino; ''Deepwater Horizon'' (2016); ''Guardiões da Galáxia Vol. 2./Guardians of the Galaxy Vol. 2'' (2017); entre outros...