Dirigido por
Data de lançamento
11 Dez. 1991Duração
Aos quarenta anos Peter Banning (Robin Williams), que um dia já foi Peter Pan, é um homem tão envolvido com o trabalho que deixou de dar atenção à família e esqueceu a sua origem. Mas o Capitão Gancho (Dustin Hoffman) seqüestra seus filhos, obrigando-o a retornar a Terra do Nunca.
Sem anúncios
Aproveite o melhor do Filmow sem interrupções
IMPRIMATUR - visto pela primeira vez em 1994:
Hoje eu tenho muita vergonha de tê-lo adorado quando o vi na primeira exibição... estúpido e horroroso.
Avaliação em nota: 3.0
Dei uma chorada. Nem tanto pelo filme em si, mas pelas lembranças de ser adolescente e ler o livro do Peter Pan. Acho o final triste, e aí muitas memórias vieram a mente. Assistir com o coração é isso…
Filme bem estranho. A proposta do Spielberg foi fazer um tipo continuação da história clássica da Disney sobre o Peter Pan, mas a conexão feita entre as duas histórias não funciona bem e o resultado final é confuso.
Entre as várias bizarrices do roteiro algumas chamam mais a atenção. Não há explicação para o Peter ter perdido a memória quando abandonou a Terra do Nunca quando era criança, pra piorar no final do filme ele e os filhos também retornam para o "mundo real" com as lembranças intactas. A história do velho Tootles também fica desconexa dentro do enredo.
Outro ponto esquisito é a motivação para a vingança do Capitão Gancho e sua fobia de relógios que recebem pouca atenção do roteiro. Com isso quem não conhece a história original ficará perdido.
Na área técnica Spielberg se sai melhor. Toda a parte relacionada à Terra do Nunca é bem produzida, com cenografia e efeitos visuais eficientes para criar o clima de fantasia que o filme precisava. Robin Williams e Julia Roberts fazem o que podem mas não parecem se encaixar nos personagens, já Dustin Hoffman conseguiu incorporar bem a essência do Capitão Gancho.
Então apesar do roteiro ruim, a estética do filme ainda pode atrair e agradar o público infantil. Mas no geral é um filme decepcionante e merece a má fama que conquistou, sendo considerado até hoje um dos maiores fracassos da carreira do Spielberg.
Em entrevistas Spielberg admitiu que não ficou satisfeito com o resultado: "Quero ver Hook novamente porque não gosto desse filme, espero que um dia o reveja e talvez goste de algumas partes dele."
"Eu me senti como um peixe fora d'água fazendo Hook ... Não sabia bem o que estava fazendo e nem tinha confiança no roteiro. Tentei disfarçar minha insegurança com valor de produção, então quanto mais inseguro eu me sentia, maiores e mais coloridos os cenários se tornavam."
Filme marcou a infância de muita gente e era bastante exibido na globo. Atualmente, não é bem visto pela nova geração, contudo graças ao filme "Wendy e Peter" da Disney o filme Hook voltou a se tornar um show de espetáculo.
que bosta
#maratonaspielberg