Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Irene Ravache

Irene Ravache

Nomes Alternativos: Irene Yolanda Ravache Paes de Melo

78Número de Fãs

Nascimento: 6 de Agosto de 1944 (73 years)

Rio de Janeiro, Rio de Janeiro - Brasil

Irene Yolanda Ravache Paes de Melo (Rio de Janeiro, 6 de agosto de 1944) é uma atriz e diretora teatral brasileira. Atua em televisão, teatro e cinema.

Filha de Carlos Alberto Ravache e Lígia Ravache. Desde criança sonhava em ser atriz. Em 1962, começou a fazer um curso de interpretação na Fundação Brasileira de Teatro, a FBT. Em 1963 casou-se com seu noivo, e se formou em seu curso profissional. Em 1964 iniciou um novo curso de interpretação com Gianni Ratto, no Teatro dos Quatro, se formando em 1965. Nesse mesmo ano, aos 21 anos, nasceu seu primeiro filho: Hiram Ravache. No fim dos anos 60 não estava mais conciloiando casamento e carreira, e se desentendia muito com o marido, e assim optaram pelo divórcio.

Nos anos 70, aprimorando cada vez mais sua carreira, torna-se aluna de técnica vocal de Glorinha Beuttenmüller, no chamado Método Espaço Direcional. Fez todos seus cursos no Rio de Janeiro, até que viajou para São Paulo e passou a frequentar aulas de Butoh com a atriz Maura Baiochi. Também no início dos anos 70 começou a namorar Edison Paes de Melo Filho. Foram viver juntos em 1972. Em 1973, aos 29 anos, nasceu o segundo filho da atriz: Juliano Ravache Paes de Melo.

Em entrevistas disse ter passado muitos problemas com seu filho Hiram, que era um bom menino, mas que na adolescência se envolveu com drogas, causando sofrimento a Irene e aos familiares. Foram muitos anos lutando para tirar o filho das drogas, e um dia, finalmente conseguiu.

Irene possui dois netos: Carlos Eduardo, nascido em 1994, filho de Hiram, e Maria Luíza, nascida em 2004, filha de Juliano.

Irene Ravache se casou oficialmente com Edison aos 50 anos, quando o marido preparou uma festa de casamento surpresa no dia do batizado do neto de Irene.

Irene e Edison formam um dos casais mais sólidos da TV, estando juntos a mais de 35 anos.

Entre seus personagens mais marcantes na TV estão a Rachel da novela Sol de Verão (1982), onde fez inesquecível parceria com Jardel Filho, a Antonia Regina da novela Champagne (1983), a Leonora Lammar de Sassaricando (1987), a Lola de Éramos Seis (1994), a Katina de Belíssima (2005) e a Clô de Passione (2010).

Sua trajetória em teatro é extensa como atriz, diretora e produtora. Nesta última condição, é responsável por dois grandes sucessos dos palcos: Intimidade Indecente, de Leilah Assumpção, em que também atua; e As Turca, de Andréia Bassit, ambas sob direção de Regina Galdino.

Recebeu em 1988 a Ordem do Rio Branco do Ministério das Relações Exteriores - Brasília DF.

Irene foi indicada ao Emmy Latino 2008 de Melhor Atriz por sua interpretação na novela Eterna Magia como Loreta O'Neill. Em dezembro de 2010 a atriz foi premiada com o prêmio da APCA (Associação Paulista dos Críticos de Artes) na categoria Melhor Atriz por sua interpretação no papel de Clô na novela Passione.