Melancolia

Compartilhar
Melancolia (2011)
Melancholia
Média do filme: 3.8 de 5 — baseado em 25696 votos
MÉDIAFILMOW
3.8
25696 Avaliações
Minha avaliação:
Salvando
Dirigido por Lars Von Trier
Data de lançamento 26 Maio 2011 Outras datas
Duração 136 min (2h16)
Classificação indicativa de Melancolia: 14 - Não recomendado para menores de 14 anos
Status Streaming

Dirigido por

Data de lançamento

26 Maio 2011

Duração

136 minutos Classificação indicativa de Melancolia: 14 - Não recomendado para menores de 14 anos
Carregando Publicidade...

Sinopse

O tempo só serviu para afastar as irmãs Justine (Kirsten Dunst) e Claire (Charlotte Gainsbourg). Nem o casamento entre Justine e Michael (Alexander Skarsgård) serve como desculpa para aproximá-las e, depois da cerimônia, Justine começa a ficar triste e melancólica. Quando o anúncio sobre a colisão da Terra com outro planeta chega ao conhecimento, as reações são bem diferentes. Justine está conformada, enquanto o desespero do iminente fim apavora Claire.

Fotos e Trailers

Trailers (1)
Filmow+
Ticket de Prata

Sem anúncios

Comprar
Filmow+
Ticket de Prata

Aproveite o melhor do Filmow sem interrupções

  • Navegue sem anúncios
  • Badge exclusivo Filmow+ no perfil
  • Acesso antecipado a novidades
  • Apoie a comunidade cinéfila
Comprar agora

Trailer do dia

Madden | Trailer

Madden

Comentários 0
amigos querem ver
jeanysoares1
Jeany
½
2 semanas atrás

Não sei explicar, mas foi alguma coisa.

semuserpfv_
Alinne
½
2 semanas atrás

Lindo e melancólico. Visualmente é um espetáculo, as atuações são impecáveis, o roteiro é incrivel, a historia é construída perfeitamente, com calma e maestria. Justine nunca mereceu Claire.

vagnerfoxx
vagnerfoxx
1 mês atrás

⚠️ Alerta de Spoiler: Se você não viu o filme, volte depois. 🎬🍿

Como reagir à colisão dos mundos quando o seu próprio universo particular foi aniquilado em silêncio? Como encarar a chegada do apocalipse quando a sua alma já habita o fim? Se você vive o apocalipse em seu peito, o fim dos tempos deixa de ser um pavor e se torna apenas um eco.

​"Melancolia" não é um filme que se assiste; é um filme que colide no nosso coração como um meteoro. O cinema de Lars von Trier bate pesado, como um arado de ferro cortando solo seco. Sob o pretexto de uma ficção científica apocalíptica — a vinda de um planeta desgarrado que ruma em colisão direta contra a Terra —, o diretor constrói um estudo psicológico brutal sobre o caos interior de quem já está morto por dentro. Se o seu mundo particular já desmoronou em ruínas, o fim do universo deixa de ser um pavor e se torna um espelho que reflete o desespero da alma ante o fim dos tempos.

​O casamento luxuoso é um pesadelo sufocante mascarado de festa de elite. Na mansão abastada, Justine (Kirsten Dunst) deveria celebrar a vida nova que nascia, mas o que se vê é a decomposição lenta de uma alma morta. Cercada por luxo, convenções sociais e uma família falida afetivamente, Justine exala o cheiro seco do desespero. A beleza ao seu redor é efêmera, inútil. A cerimônia vira um velório onde sua alma é enterrada viva. Ela se destrói; Justine se vinga da vida, sabota o noivado, humilha o patrão e se entrega ao caos. Para Justine, não há luz na superfície; o apocalipse já comeu seu brilho e tomou conta do seu sangue há muito tempo.

​Quando a presença do planeta azul — batizado ironicamente de Melancolia — passa de hipótese astronômica a uma sentença de morte, o filme atinge uma voltagem poética quase insuportável. A direção de arte e a fotografia desenham quadros prateados, de uma luz fria, estática e hipnotizante, embalada pela melodia trágica de Wagner. É nesse cenário de catástrofe que as máscaras caem quando se olha para o fim. A irmã que sempre buscou o controle e a ordem entra em pânico absoluto ao ver a ciência ruir. O cunhado forte e poderoso entra em desespero e se destrói. Enquanto isso, Justine alcança uma serenidade assustadora. Para quem vive engolido pela depressão, a destruição do mundo não é uma tragédia; é a única coisa que finalmente faz sentido.

​O desfecho é de uma beleza lírica e devastadora. Na iminência do impacto, Justine constrói uma cabana frágil com galhos secos no gramado, um refúgio de mentira para acolher o medo do sobrinho criança. Sentadas ali, de mãos dadas enquanto a terra treme, vemos o contraste definitivo: o pânico visceral de Claire contra o olhar estoico e em paz de Justine. O planeta intruso engole o horizonte em uma onda de fogo, luz e estilhaços, fechando o filme no silêncio e na escuridão, como a tampa de um caixão pro mundo, mas que se abre somente pra ela.

​"Melancolia" de Lars von Trier é a arte do cinema em seu estado mais pesado e poético. O filme nunca abandona o drama psicológico para se tornar apenas um filme-catástrofe. As duas camadas caminham juntas do início ao fim. O filme é um retrato de que, para algumas almas, o fim do mundo é o único momento de trégua antes da paz.

Melancolia 9/10

Por muito tempo tive preconceito com Las Von Trier, parecia para mim que os seus filmes buscavam no choque uma forma de ganhar espaço no mundo de cinema e no boca a boca. Isso era bem preconceito mesmo, porque eu mal conhecia os filmes do cara. De uns tempos pra cá eu vi A Casa que Jack Construiu (há mais tempo) e bem mais recente vi os excelentes Dançando no Escuro (esse é muito bom) e Dogville.

Melancolia é bem diferente desses outros na forma, mas agrega o que tem de melhor do diretor. O filme é dividido em duas partes. A primeira com destaque absoluto para Justine na belíssima e etérea atuação de Kirsten Dunst. Tudo se passa num casamento onde o filme, de todas as formas possíveis quer e consegue fazer você se sentir desconfortável. Melancolia não está ainda presente, mas já está ali.

A segunda, com o título de Claire (irmã de Justine) é sobre a chegada já anunciada desde o início, mesmo que nas entrelinhas, de Melancolia, um planeta que está orbitando próximo a Terra, com risco de se chocar com o nosso planeta.

A metáfora óbvia, literal, é sobre a depressão e a possibilidade de uma fatalidade inevitável faz o diretor brincar com o contraste dos sentimentos, do niilismo, da angústia, do vazio, da aceitação e do desespero. Filmaço. E é de longe a cinematografia mais bonita dos filmes que vi dele.

https://www.instagram.com/reel/Da3nFuIBEWs/?igsh=MWI3OXd6bHB1MWlveA==

Não sabia da existência desse vídeo. O Diretor sabotou seu filme e a indicação da sua principal atriz nas premiações. kkkkk

ivangf_94
Ivan Ferrari
½
1 mês atrás

Baita filme que resolvi rever, e digo que sempre fica melhor a cada nova visita.
Só não leva a nota máxima pois perde um pouquinho do fôlego na segunda metade do capítulo da Claire.
Do mais é um filmaço reflexivo até a alma, que fica na mente por vários dias.
" Sometimes i hate you soo much, Justine."

Carregando Publicidade...
½
1
1½
2
2½
3
3½
4
4½
5

Listas com o filme

Ver todas as listas (2190)
Cisne Negro Contos Proibidos do Marquês de Sade O Amigo Oculto K-Pax: O Caminho da Luz A Janela Secreta
Psicologia
por erciobamberg
Os Encontros de Anna A Garota da Fábrica de Fósforos Distante Solitária Limite
Vazio Existencial
por adriiano

Principais Notícias

Elenco de Melancolia

Mostrar mais (11)
Alexander Skarsgård 131 2,2K

Alexander Skarsgård

(Michael)
Brady Corbet 16 151

Brady Corbet

(Tim)
Cameron Spurr 0 0

Cameron Spurr

(Leo)
Charlotte Gainsbourg 103 2,5K

Charlotte Gainsbourg

(Claire)
Charlotte Rampling 32 360

Charlotte Rampling

(Gaby)
Jesper Christensen 0 5

Jesper Christensen

(Little Father)

Se você gostou deste filme, confira também estes aqui: