Dirigido por
Data de lançamento
11 Set. 2010Duração
Hong, mais uma vez, faz um filme-metalinguagem. Em quatro partes, Oki's Movie nos apresenta a história de três personagens principais, em um roteiro que gira em torno da estreia de uma jovem estudante de cinema. Em cada parte do filme, um dos personagens assume o protagonismo e as diferenças entre eles vão se acentuando.
Sem anúncios
Aproveite o melhor do Filmow sem interrupções
Marília Mendonça: Sentimento Louco
A ultrarrealidade ou a ultraficção?
- adorei a metalinguagem usada pelo diretor, confesso que conseguiu me confundir por boa parte da duração do filme, até entender a proposta
- amo que o diretor sempre mostra a escrotidão que os homens fazem nas relações e as mulheres são sempre superiores emocionalmente
- muito bom a parte que vai tendo o mesmo encontro com o velho e o novo e vai mostrando as diferenças de cada
Obra de arte que com pouco fez muito.
O cinema de Hong-Sang-soo é muito particular. Daqueles que você ama ou acha um tédio. Eu amo. Amo a aparente simplicidade de suas histórias, o modo leve e genuíno como ele as conduz, a forma com retrata as relações humanas, o amor, o cinema e os cineastas, muitas vezes de forma autobiográfica. Neste filme, a simplicidade é novamente inspiradora. Como diria um dos personagens: "Num mundo falido desses, só os livros irão nos salvar". Da mesma forma, num mundo de blockbusters e filmes da Marvel, o cinema de Hong-Sang-soo é um pingo de esperança num mar de mesmice e maximalismo. No mais, achei hilária a cena do "exposed" no cinema: "Seus filmes só falam sobre você. Sobre o que mais você queria eu perguntasse?"
Eu gosto do diretor. É interessante a ideia do filme. Mas o resultado final, não me agradou tanto, como eu esperava. Eu gosto quando o assunto é sobre relações humanas e suas expectativas e tal. A narrativa com uma estrutura episódica é interessante, mas não sei se foi por isso que tive um certo distanciamento de tudo. As conversas não me encantaram em nenhum momento, acho que somente aquela no qual Oki tirou fotos do Jin-Goo (acho que é isso) no banco, depois ambos os personagens tem uma conversa leve e bem humorada. De resto, em nenhum outro momento estive envolvido de verdade. O que é crucial.