Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Pola Negri

Pola Negri

Nomes Alternativos: Barbara Apolonia Chalupiec

41Número de Fãs

Nascimento: 3 de Janeiro de 1897 (90 years)

Falecimento: 1 de Agosto de 1987

Lipno, Poland, Russian Empire [now Lipno, Kujawsko-Pomorskie, Poland] - Polônia

Pola Negri (Yanova, Polônia, 31 de dezembro de 1894 - Texas, Estados Unidos, 1 de agosto de 1987), foi uma atriz norte-americana.
cida Barbara Apolonia Chałupiec, ela foi a primeira atriz européia a ser levada para a América e a fazer sucesso. Após conquistar atenção pelos seus trabalhos em "Carmen", em 1918 e em "Madame Dubary" em 1919, ambos realizados na Alemanha, Pola Negri foi para Hollywood em 1921 com o diretor Ernest Lubitsch, que a tinha dirigido nos dois filmes.

Contratada pela Paramount, trabalhou nas películas Bella Donna ("A Bela Diana")e "Beijos que se vendem", dirigidos por George Fitzmaurice. Ela foi uma das heroínas do cinema mudo e nas telas era considerada uma vamp, que levava os homens que se aproximavam dela ao perigo e ao pecado.

Na década de 30, Pola Negri voltou à Europa, onde interpretou Mazurka (1935), na Alemanha, de Willi Forst, considerado seu melhor filme falado. Às vésperas da queda da França, em 1940, na Segunda Guerra Mundial, voltou aos Estados Unidos se aposentando por vontade própria em 1943.

Em 1948, o diretor Billy Wilder aproximou Negri para aparecer como Norma Desmond no filme ''Sunset Boulevard'' (1950), depois de Mae Murray, Mae Wes , e Mary Pickford recusarem o papel. Negri, recusou o papel porque ela sentiu que o roteiro não estava pronto e que Montgomery Clift , que foi escalado para interpretar o personagem Joe Gillis, no momento, não foi uma boa escolha para o personagem. O papel da Gillis acabou indo para William Holden, e Gloria Swanson aceitou o papel Norma Desmond, se tornou um dos maiores clássicos da história do cinema.

Ela passou o resto de seus anos nos Estados Unidos, em grande parte fora dos olhos do público. Ela saiu da aposentadoria para aparecer no filme de Walt Disney, ''O Segredo das Esmeraldas Negras/The Moon-Spinners'' (1964), estrelado por Hayley Mills e Eli Wallach . A aparência de Negri no filme como coletora de jóias excêntrica Madame Habib, foi filmado em Londres ao longo de duas semanas.

Em 1964, Negri recebeu um prêmio honorário da indústria cinematográfica alemã para seu trabalho no cinema, seguido por um prêmio de Hemis-Film em San Antonio em 1968. Em 1970, ela publicou sua autobiografia, ''Memórias de uma Estrela'', que foi publicado pela Doubleday. Ela fez uma aparição no The Museum of Modern Art em 30 de abril de 1970, para um evento de triagem em sua honra, que apresentou seu filme A Woman of the World (1925) e as seleções de seus filmes.

Em 1975, o diretor Vincente Minnelli se aproximou Negri para aparecer como o Contessa Sanziani, no filme ''Uma Questão de Tempo'', mas Negri não pôde aceitar devido a problemas de saúde, a atriz Ingrid Berman, ficou com seu papel. Em 1978, Billy Wilder dirigiu ''Fedora'', e, embora Negri não apareça no filme, o personagem-título teria sido baseada em grande parte sobre ela.

Na vida sentimental, nunca negou que teve romances com Rodolfo Valentino e Charles Chaplin. Passou os últimos vinte e cinco anos de sua vida totalmente distante do mundo artístico em sua residência no Texas e faleceu aos 92 anos vítima de uma pneumonia.

Cônjuge: Prince Serge Mdivani (de 1927 a 1931), Count Eugeniusz Dambski (de 1919 a 1922)