Um filme raro. Daria 10 estrelas! Cloud Atlas é um filme que toca em muitas questões amplas: religião, perdas, amor, liberdade.. sem fornecer uma resposta definitiva sobre qualquer uma destas questões. No fim, a mensagem que é a essência deste filme épico é a de que a bondade e a gratidão são faculdades humanas imprescindíveis para que possamos seguir em frente. E "seguir em frente" não se resume a viver uma só vida. Tecnicamente ambicioso e impecável.
Algumas cenas são sublimes. A atuação de Gena Rowllands é mais do que impecável, realmente convincente. O ponto fraco do filme é a extensão, já que muitas sequências contribuem para uma perda na intensidade do filme.
Um filme incompreendido pelo grande público. Este é o segundo filme do Nicolas Roeg que assisto (o primeiro foi O Homem Que Caiu na Terra). A simultaniedade dada pelos cortes abruptos entre cenas é uma característica presente nestes dois filmes, assim como os saltos cronológicos. Isso somado ao final absurdo afasta, muitas vezes, o espectador. Li que a adaptação às telas é muito fiel à história original (infelizmente o acesso à obra de Daphne Du Marier no Brasil é bem difícil, portanto ainda não li nenhum livro dela), o que explica este final (que não é nada nonsense, como alguns comentaram, afinal de contas,
Desde o início da história do cinema Drácula tem sido filmado e refilmado exaustivamente e quase que copiosamente, além de ter exercido influência sobre muitas obras menores (basta citar Entrevista Com o Vampiro, Van Helsing, a saga Crespúsculo.. a lista é enorme). Sem dúvida alguma Deixa Ela Entrar é o ápice das histórias vampirescas,
algo que a crítica especializada não hesitou em declarar logo no lançamento do filme. A tradicional frieza européia confere o tom sobrenatural do filme (frieza esta que o cinema hollywoodiano se esforça para passar ao público, mas que sempre acaba mostrando-se artificial). Por que Deixa Ela Entrar é um filme indispensável? Porque é um filme que vai além da violência e do sobrenatural. É um filme que toca em questões delicadas, perversas (confiança, perdão, amor) e sobretudo humanas, na mesma medida.
Monty Python é a introdução da comédia no chamado "cinema-arte". Apesar da aparente falta de pretensão e da tosquice exagerada, o filme é muito bem conduzido e praticamente todas as cenas são memoráveis. A metalinguagem deliberadamente explorada também é uma das caracteríticas definidoras desta comédia. Pode não ser o filme mais engraçado de todos os tempos, mas com certeza merece ser visto (e por que não revisto?).
American Horror Story não apresenta nada muito genuíno/original. Basta fazer um paralelo com filmes como O Bebê de Rosemary (a paranoia em torno de uma gravidez duvidosa), The Haunting, lançado no Brasil como Desafio do Além (a sobrenaturalidade, o poder da casa) e O Sexto Sentido (pessoas de um plano espiritual diferente ocupando um mesmo espaço). A produção e a arte da série são impecáveis e os episódios são bem consistentes (com exceção do último, que achei fraco). A série também bebe de influências do cinema independente dos anos 90, ao pôr dramas familiares comuns em meio à questões delicadas (aborto, assassinato, estupro) com o intuito de desmitificar o conceito de família americana feliz.
Quadrilha de Sádicos e O Massacre da Serra Elétrica, dirigido por Tobe Hooper, foram os precursores de um subgênero no terror que poderia ser chamado de road movie de terror/horror. O estilo se desgastou, já que diretores recentes não conseguiram ser tão imaginativos quanto Craven e Hooper, mas este filme envelheceu muito bem. Roteiro muito bem elaborado (o que é raro em um filme de baixo orçamento)e efeitos visuais muito convincentes. A fotografia e os ângulos de filmagem, bem como a edição, apenas ressaltam a maestria de Wes Craven no segmento do terror choque de baixo orçamento.
Sinceramente não consegui captar a proposta do filme. Não consigo avaliar como um drama histórico ou como um drama com posicionamento político (ou seria uma reflexão sobre a vingança, como o título do livro sugere?). Enfim, pretendo rever.
Ontem tive o prazer inesquecível de assistir este filme no cinema (aliás, este é um filme que eu desejava ver na telona desde que assisti pela primeira vez). Como geralmente acontece, muitos espectadores saíram da sessão reflexivos, ainda que com dúvidas sobre o conteúdo desta obra-prima visual. Outro fato interessante: as risadas diante da "personalidade trash" do computador Hal 9000. Detalhe: pela primeira vez a platéia aplaudiu por um filme em uma sala de cinema na qual eu estava presente. Independente da profundidade da mensagem de 2001, este foi o ápice do "cinema-cabeça".
Belamente fotografado. Uma história muito boa, mas explorada de forma mínima. Algumas cenas que deveriam ser fortes e marcantes acabam se tornando sem graça devido à falta de uma trilha sonora mais atrativa.
Já havia me impressionado com a estética expressionista do David Lynch em Eraserhead, que assim como O Homem Elefante é um filme que gera desconforto ao ser assistido. Mas este desconforto surge aqui em forma de lágrimas e amargura, num filme que transpira drama sem nunca tornar-se meloso.
A fotografia da versão do Stanley Kubrick é um pouco mais envolvente. Apesar de eu ter achado o remake um pouco mais tenso tenho que admitir que esperava mais tanto de uma versão quanto da outra. A melhor adaptação de um livro do Stephen King continua sendo Carrie.
Quando você lê a sinopse de Suspiria parece que este é um filme que ultrapassa qualquer barreira do que possa ser chamado de trash. Esta é a principal e mais surpreendente característica deste filme: é IMPOSSÍVEL tentar passar aos outros a intensidade e a estranheza destas cenas surreais e extasiantes. Suspiria não foi filmado para contar uma história ao espectador, e sim pra causar um tipo de "sensação gostosa de desconforto/perturbação". Minha experiência com Suspiria: assisti até a metade e tive de voltar o filme no início de tão surpreendido que fiquei com as cenas. Resultado: repeti a dose 5 vezes em duas semanas.
Suspiria chega a ser quase experimental, de tão anti-convencional que é. Acredito que a ideia fosse transportar o espectador para dentro de um pesadelo, daí a artificialidade de algumas cenas. Nem tudo está ali para ser compreendido e o roteiro é um mero detalhe. Uma das experiências mais originais e impressionantes que tive com o cinema.
Apesar da redundância, tenho que mencionar a qualidade da fotografia... Outro ponto forte do filme é a narrativa imprevisível. Porém, o final acontece sem a intensidade que esperava depois das reviravoltas e sacadas inteligentes.
Poucos filmes me deixaram tão boquiabertos quanto este. Acabei de assistir e estou completamente chocado. Mas a parte mais relevante do filme, além da maestria do Almodóvar, é que ele toca nestas questões éticas. É um filme bastante reflexivo, e eu nunca vi nada que fosse semelhante na profundidade em que toca estas questões.
A Viagem
3.7 2,5K Assista AgoraUm filme raro. Daria 10 estrelas!
Cloud Atlas é um filme que toca em muitas questões amplas: religião, perdas, amor, liberdade.. sem fornecer uma resposta definitiva sobre qualquer uma destas questões. No fim, a mensagem que é a essência deste filme épico é a de que a bondade e a gratidão são faculdades humanas imprescindíveis para que possamos seguir em frente. E "seguir em frente" não se resume a viver uma só vida.
Tecnicamente ambicioso e impecável.
Uma Mulher Sob Influência
4.3 160 Assista AgoraAlgumas cenas são sublimes. A atuação de Gena Rowllands é mais do que impecável, realmente convincente. O ponto fraco do filme é a extensão, já que muitas sequências contribuem para uma perda na intensidade do filme.
Inverno de Sangue em Veneza
3.6 209Um dos poucos casos em que o título nacional supera o original.
Inverno de Sangue em Veneza
3.6 209Um filme incompreendido pelo grande público. Este é o segundo filme do Nicolas Roeg que assisto (o primeiro foi O Homem Que Caiu na Terra). A simultaniedade dada pelos cortes abruptos entre cenas é uma característica presente nestes dois filmes, assim como os saltos cronológicos. Isso somado ao final absurdo afasta, muitas vezes, o espectador.
Li que a adaptação às telas é muito fiel à história original (infelizmente o acesso à obra de Daphne Du Marier no Brasil é bem difícil, portanto ainda não li nenhum livro dela), o que explica este final (que não é nada nonsense, como alguns comentaram, afinal de contas,
a anã bizarra estava cometendo outros assassinatos paralelos à história principal antes de matar John).
Enfim, um filme que merece a reputação que tem (muito comum em listas de "melhor filme") e que vale a pena conferir.
Precisamos Falar Sobre o Kevin
4.1 4,2K Assista AgoraMuito bem editado. As atuações são excelentes. Mas a história em si em bem fraca. Quase toda a intensidade do filme se dá pela edição.
Deixa Ela Entrar
4.0 1,6KDesde o início da história do cinema Drácula tem sido filmado e refilmado exaustivamente e quase que copiosamente, além de ter exercido influência sobre muitas obras menores (basta citar Entrevista Com o Vampiro, Van Helsing, a saga Crespúsculo.. a lista é enorme).
Sem dúvida alguma Deixa Ela Entrar é o ápice das histórias vampirescas,
Por que Deixa Ela Entrar é um filme indispensável? Porque é um filme que vai além da violência e do sobrenatural. É um filme que toca em questões delicadas, perversas (confiança, perdão, amor) e sobretudo humanas, na mesma medida.
Monty Python em Busca do Cálice Sagrado
4.2 742 Assista AgoraMonty Python é a introdução da comédia no chamado "cinema-arte". Apesar da aparente falta de pretensão e da tosquice exagerada, o filme é muito bem conduzido e praticamente todas as cenas são memoráveis. A metalinguagem deliberadamente explorada também é uma das caracteríticas definidoras desta comédia.
Pode não ser o filme mais engraçado de todos os tempos, mas com certeza merece ser visto (e por que não revisto?).
Desperate Housewives (1ª Temporada)
4.5 203 Assista AgoraAcabo de assistir o episódio 07 da primeira temporada e estou decidido a assistir todas as temporadas.
American Horror Story: Murder House (1ª Temporada)
4.2 2,2KAmerican Horror Story não apresenta nada muito genuíno/original. Basta fazer um paralelo com filmes como O Bebê de Rosemary (a paranoia em torno de uma gravidez duvidosa), The Haunting, lançado no Brasil como Desafio do Além (a sobrenaturalidade, o poder da casa) e O Sexto Sentido (pessoas de um plano espiritual diferente ocupando um mesmo espaço). A produção e a arte da série são impecáveis e os episódios são bem consistentes (com exceção do último, que achei fraco).
A série também bebe de influências do cinema independente dos anos 90, ao pôr dramas familiares comuns em meio à questões delicadas (aborto, assassinato, estupro) com o intuito de desmitificar o conceito de família americana feliz.
Quadrilha de Sádicos
3.4 205Quadrilha de Sádicos e O Massacre da Serra Elétrica, dirigido por Tobe Hooper, foram os precursores de um subgênero no terror que poderia ser chamado de road movie de terror/horror. O estilo se desgastou, já que diretores recentes não conseguiram ser tão imaginativos quanto Craven e Hooper, mas este filme envelheceu muito bem. Roteiro muito bem elaborado (o que é raro em um filme de baixo orçamento)e efeitos visuais muito convincentes. A fotografia e os ângulos de filmagem, bem como a edição, apenas ressaltam a maestria de Wes Craven no segmento do terror choque de baixo orçamento.
Munique
3.8 253 Assista AgoraSinceramente não consegui captar a proposta do filme. Não consigo avaliar como um drama histórico ou como um drama com posicionamento político (ou seria uma reflexão sobre a vingança, como o título do livro sugere?). Enfim, pretendo rever.
2001: Uma Odisseia no Espaço
4.2 2,4K Assista AgoraOntem tive o prazer inesquecível de assistir este filme no cinema (aliás, este é um filme que eu desejava ver na telona desde que assisti pela primeira vez). Como geralmente acontece, muitos espectadores saíram da sessão reflexivos, ainda que com dúvidas sobre o conteúdo desta obra-prima visual. Outro fato interessante: as risadas diante da "personalidade trash" do computador Hal 9000.
Detalhe: pela primeira vez a platéia aplaudiu por um filme em uma sala de cinema na qual eu estava presente. Independente da profundidade da mensagem de 2001, este foi o ápice do "cinema-cabeça".
Desafio do Além
3.7 138 Assista AgoraO pôster é uma maravilha à parte.
A Tortura do Medo
3.9 150Belamente fotografado. Uma história muito boa, mas explorada de forma mínima. Algumas cenas que deveriam ser fortes e marcantes acabam se tornando sem graça devido à falta de uma trilha sonora mais atrativa.
O Homem Elefante
4.4 1,0K Assista AgoraJá havia me impressionado com a estética expressionista do David Lynch em Eraserhead, que assim como O Homem Elefante é um filme que gera desconforto ao ser assistido. Mas este desconforto surge aqui em forma de lágrimas e amargura, num filme que transpira drama sem nunca tornar-se meloso.
Star Wars, Episódio IV: Uma Nova Esperança
4.3 1,2K Assista AgoraImpossível não gostar.
O Desprezo
4.0 267A história se conclui de forma patética, mas O Desprezo é lindo e muito impactante visualmente.
O Iluminado
3.6 317A fotografia da versão do Stanley Kubrick é um pouco mais envolvente. Apesar de eu ter achado o remake um pouco mais tenso tenho que admitir que esperava mais tanto de uma versão quanto da outra. A melhor adaptação de um livro do Stephen King continua sendo Carrie.
Os Sapatinhos Vermelhos
4.3 171 Assista AgoraDiríamos que Cisne Negro deve bastante à The Red Shoes...
Suspiria
3.8 979 Assista AgoraQuando você lê a sinopse de Suspiria parece que este é um filme que ultrapassa qualquer barreira do que possa ser chamado de trash. Esta é a principal e mais surpreendente característica deste filme: é IMPOSSÍVEL tentar passar aos outros a intensidade e a estranheza destas cenas surreais e extasiantes. Suspiria não foi filmado para contar uma história ao espectador, e sim pra causar um tipo de "sensação gostosa de desconforto/perturbação". Minha experiência com Suspiria: assisti até a metade e tive de voltar o filme no início de tão surpreendido que fiquei com as cenas. Resultado: repeti a dose 5 vezes em duas semanas.
Suspiria
3.8 979 Assista AgoraSuspiria chega a ser quase experimental, de tão anti-convencional que é. Acredito que a ideia fosse transportar o espectador para dentro de um pesadelo, daí a artificialidade de algumas cenas. Nem tudo está ali para ser compreendido e o roteiro é um mero detalhe. Uma das experiências mais originais e impressionantes que tive com o cinema.
E Aí, Meu Irmão, Cadê Você?
3.9 371 Assista AgoraApesar da redundância, tenho que mencionar a qualidade da fotografia... Outro ponto forte do filme é a narrativa imprevisível. Porém, o final acontece sem a intensidade que esperava depois das reviravoltas e sacadas inteligentes.
A Pele que Habito
4.2 5,1K Assista AgoraPoucos filmes me deixaram tão boquiabertos quanto este. Acabei de assistir e estou completamente chocado. Mas a parte mais relevante do filme, além da maestria do Almodóvar, é que ele toca nestas questões éticas. É um filme bastante reflexivo, e eu nunca vi nada que fosse semelhante na profundidade em que toca estas questões.
Através de um Espelho
4.3 249Assisti há alguns meses e a trilha sonora continua até hoje na minha cabeça.
http://www.youtube.com/watch?v=KhhixCUf0YY