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Últimas opiniões enviadas

  • Emerson

    "Se George Orwell e Aldous Huxley colocavam seus protagonistas em sistemas totalitários já formados e estáveis, em obras do Absurdo como em Beckett e Ionesco encontramos a gênese existencial de todo totalitarismo. Parece que Beckett e Ionesco estão sempre questionando: como foi possível acontecer? O que há de tão mal no espírito humano a ponto de ter banalizado a destruição, ódio e intolerância.

    Rinocerontes consegue manter o principal tema de Ionesco: o contágio – quando o envenenamento psíquico se normaliza aos olhos de todos. Torna-se sedutor, belo e até motivacional. Tornando as pessoas mais assertivas e supostamente autoconfiantes, pela falta de autocrítica. Muito próximo daquilo que o pensador Theodor Adorno chamava de “concepção fascista de vida”.

    Ionesco concentra-se na gênese psíquica do fascismo: o instinto gregário, expressado no ser humano pelo medo da solidão, muito pior do que a morte, segundo Freud. Claro que essas manadas descontroladas de rinocerontes que destrói tudo que se ponha na frente precisa ser direcionada. Essa energia instintiva necessita ser canalizada por algum tipo de agenciamento para se tornar socialmente produtiva. E a expressão política dessa energia psíquica será o totalitarismo e o Estado policial."

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  • Emerson

    " - As coisas vão bem, agora, os preços subindo, do inverno de 2012. Quero dizer, queria ter o dinheiro em 2008 para comprar tudo e poder vender agora. Parece que no ramo imobiliário tudo termina sempre bem.

    - Não quero discordar de você, mas tenho que dizer que discordo.
    É estranho você estimular as pessoas a investirem todas suas economias e ficarem endividados para comprar uma casa que não podem pagar."

    Esse diálogo entre Fern e um morador do subúrbio é o suspiro de uma crítica que não foi.
    Dado o contexto inicial de Fern - sua cidade acabou - e o que se passa na sequencia inicial - Fern morando numa Van estreita, sendo explorada num armazen da Amazon (entre outros bullshit jobs), sem qualquer tipo de garantia trabalhista, entregando currículos a torto e a direito e ouvindo que sua idade é um impeditivo, etc - o filme transmite uma atmosfera social deprimente e desesperante: a sociedade inserida na lógica neoliberal não tem espaço para todos, ou melhor, pra quem não é produtivo.

    Porém, após esse início, o filme começa a focar nas questões internas de Fern e também começa a suavizar o contexto da história - é como se Fern, e outros personagens (alguns reais), como Swankie (que se torna uma nômade pois não quer morrer em um hospital, e parte em busca de boas memórias que teve no Alaska) morar em uma van e se tornar uma "nomade" fosse uma escolha individual, afinal sua irmã de classe média tem toda condição de abriga-la (mais ao final outro personagem lhe pede para que morem juntos numa fazenda), incluso é evocado um arquétipo americano do desbravador que parte rumo ao oeste, ao deserto, para se encontrar e encontrar a vida americana...

    Com certeza é um filme que vale a pena assistir - as cenas no deserto e em outras partes da geografia americana são lindas e ajudam a compor a atmosfera deprimente do filme - mas não entrega nem um drama individual muito bom (parece que, ao invés de Fern, o deserto sim é o verdadeiro personagem principal) e nem prossegue a acender o rastilho de pólvora das criticas que suscitou no inicio do filme, mas acho que não dá pra esperar esse tipo de crítica mais incisiva do filme sendo ele financiado por quem foi: Searchlight Pictures, a qual faz parte da Walt Disney Studios.

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  • Emerson

    Acabou!

    Até hoje não acredito que os roteiristas são pagos para escreverem essas temporadas mequetrefes, mas bem, se houveram no mínimo 10 temp. super questionáveis, então, de certa forma, o público aprovou - e a mim que não gastei 1 real pra assistir essa série só resta imaginar como poderia ter sido melhor.

    Mas... trazer uma personagem de sei lá qual temporada de volta, no último episódio (com direito a flashback), só para ela morrer decapitada 5 segundos depois foi um dos auges kkkkkktriste (quem quiser compartilhar o seu momento "não acredito que os roteiristas fizeram isso" nos comentários, é bem-vindo).

    Fica a nostalgia desses personagens - Dean, Sam, Castiel, Bob, Rufus, o papai winchester, Lucifer, Crowley... e outros.

    Ficou arrastado? Demais... mas vai deixar saudade. CARRY ON o/

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