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Estudante de psicologia focado na área de psicanálise e cinema.
Na busca de (lou)cura!

Últimas opiniões enviadas

  • Bruno

    O sentimento de nostalgia é bem explorado nessa animação. Existe um contraste entre o mundo adulto e a felicidade da infância, quando os personagens estão mais velhos e em crise existencial o mundo está escuro , chovendo, e passa um sentimento de solidão, enquanto as lembranças da infância são de dias quentes,bonitos e confortáveis (a iluminação do sol deixa as memórias com um caráter dourado como se fossem o tesouro dos personagens). Se mudar para uma cidade grande, envelhecer, estudar e desenvolver uma carreira são coisas que acabam nos absorvendo muitas vezes, o que nos distancia do que realmente nos faz feliz: como um almoço com a família, ver os amigos, frequentar lugares bonitos, escutar música e amar.

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  • Bruno

    O que dizer sobre esse filme?
    Simplesmente uma das coisas mais lindas já feita pela humanidade. Sou meio suspeito pra falar pois curso psicologia e o filme claramente tem um viés psicanalítico. Mas independente disso, acredito que não há como não se surpreender com a arte da animação, que brinca com a realidade dos personagens. Chega até mesmo a brincar com as técnicas de cinema, e com o próprio fato de ser um filme sendo assistido (o filme faz isso quando transforma todo o ambiente em um cinema), para deixar a ficção ainda mais dinâmica.

    Comentário contando partes do filme. Mostrar.

    Além disso, o que mais me fascina é a complexidade dos 7 personagens principais (Paprika/Chiba, Himuro Kei, Kogawa, Torataro Shima, Morio Osanai, Kakimoto Nobue e o presidente), cada um deles é construído com uma complexa trama pessoal por trás. Isso é mais evidente no caso de Kogawa, pois seus conflitos interiores são alvos do trabalho clínico de Paprilka, e no decorrer da obra ele supera a resistência a terapia e tem um insight que o possibilitou dar uma resolução aos seus conflitos internos, ser peça chave na resolução da trama e aceitar sua vida do jeito que ela é.
    Por outro lado, no caso de Osanai o conflito acabou por levar o personagem a um final trágico que foi retratado de maneira extremamente artística e fascinante, em sua penúltima aparição o personagem está em estado de extremo sofrimento e depois é "desfeito"/"descartado" pelo líder que fortaleceu. Paprika brinca com o complexo edipiano do personagem mais de uma vez na trama, além do seu auge na animação ser exatamente no momento no qual ele adquire o poder para ser o "pai tirânico" e realizar todos seus desejos de maneira egoísta.
    Ademais, um dos momentos que também chama atenção é no diálogo que compara os sonhos a internet. Nos sonhos, nosso filtro interno para as ideias recalcadas está mais fraco e por isso tais ideias assumem elementos da nossa mente e se expressam . Dessa maneira, traumas, inseguranças e desejos são retratados no mundo onírico e a pessoa adquire a possibilidade de entrar em contato com uma parte desconhecida de si mesmo. No início do filme Paprika utiliza o DC-mini em uma prática clínica para ajudar os clientes a desvendar essa parte desconhecida de si mesmo. De forma similar, por causa do anonimato da internet podemos utilizar ela como um espaço no qual nosso eu está livre das correntes morais, sociais, do superego e, teoricamente, das consequências de algumas de suas ações.

    OBS : Quem é fã de inception com certeza nunca viu esse filme.

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  • Nenhum recado para Bruno.

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