É uma grande honra ter visto esse incrível clássico noir na telona da Fundação. O que dizer dele? É um filme que retrata o quanto a vaidade pode corromper o caráter de uma pessoa e nos fazer questionar sobre qual é o preço de uma reputação e quais os fins e os meios que um indivíduo pode chegar para mantê-la?
Até que ponto a Instituição que um indivíduo pertence tem o poder de moldar a sua personalidade ao ponto do sujeito não conseguir se dissociar do papel que exerce? Um policial, um juiz, delegado ou qualquer outro profissional consegue ser a si mesmo quando não está exercendo o cargo que ocupa? Somos condicionados por nossas escolhas profissionais?
A marca da maldade retrata o quão uma vida condicionada ao que os outros pensam de nós pode ser penosa e infeliz. E ao final das contas, fica a pergunta: realmente importa o que dizemos sobre as pessoas ou que elas dizem sobre nós?
Enfim, mesmo passando longe de ser um filme de mero "entretenimento", é um filme que merece ser visto!
Não há palavras suficientes para descrever a grandeza desse filme. Raramente percebemos a importância e a influência que as pessoas exercem sobre o destino de uma das outras.
Pequenos gestos,que a nossos olhos podem parecer insignificantes, contribuem para provocar mudanças e reviravoltas na vida de muitas pessoas.
Você já se perguntou como seria o mundo se você não tivesse nascido? O quanto as suas ações influenciaram, determinaram ou até selaram o destino de alguma pessoa?
Já se questionou acerca da importância dos pequenos momentos, das impensadas atitudes, dos atos de coragem e também de covardia que contribuíram para você chegar e/ou ser o que é hoje?
A grandeza desse filme consiste em ressaltar a importância da solidariedade humana na transformação de tantas vidas conectadas.
Difícil encontrar, nos dias atuais, algo no cinema que escape ao banal e simples entretenimento.
"Cabo do medo" é um filme que retrata vários aspectos da subjetividade humana, abordando como plano de fundo o dever ético do advogado em face de um desejo de vingança de um indivíduo injustiçado diante da omissão de seu defensor em realizar uma defesa plena e justa.
Com uma narrativa densa e um suspense colossal, Scorcese nos conduz diante dos vários polos desse dilema e nos faz refletir acerca das razões que fundamentaram as ações e a violência de cada um dos personagens.
Interessante nesse filme é perceber o quanto as nossas ações do passado influenciam a nossa vida no presente e as consequências delas são, na maioria das vezes, imprevisíveis, e na pior delas, trágicas.
Por isso, devemos repensar os nossos atos para que não fiquemos presos ao passado, porque viver no passado é morrer um pouco a cada dia!
Um filme que retrata bem como a inveja, o machismo, os preconceitos, o falso moralismo e as tragédias de uma guerra podem mudar para sempre a vida de uma mulher.
É notável o contraste entre as memórias, os desejos, as descobertas e o amor platônico de um jovem na puberdade ao presenciar o comportamento de uma sociedade invejosa, moralista e machista que odiava Malena, simplesmente, por sua sublime beleza e via nela apenas um objeto sexual personificado em um corpo de mulher, bem como uma potencial desagregadora de casamentos.
A moral religiosa e o comportamento das demais mulheres da cidade, em relação à Malena, revela detalhes do inconsciente coletivo e dos enviesamentos que marcam o cotidiano de uma cidade. O olhar como uma forma de controle é enfatizado a todo o momento, desde o deslocar da câmera que nos coloca como "voyeurs" do drama de Malena, bem como nos provoca a fazer as seguintes indagações:
* "Por que não a deixam em paz?" * Por que a vida dos outros nos interessa tanto?
Tal obra-prima do cinema italino revela um lado sombrio da história da humanidade que foi a " Épuration Légale"(purga legal), que punia as "viúvas da ocupação" , após o final da 2ª guerra mundial, com intensas humilhações públicas, pelo o fato de elas terem se envolvido com soldados alemães durante a ocupação francesa pelos os nazistas. A banalidade do mal, o sorrir diante do sofrimento alheio, revela o quão somos cruéis diante de condições extremas de violência, sejam elas incitadas por ideologias políticas, como o fascismo, ou pela a insanidade da guerra.
Marcante nos filmes de Tornatore e no cinema italiano, em si, é o protagonismo das crianças, pois assim como em "cinema paradiso", o autor conduz o expectador a viver todas as emoções que o jovem Renato experimenta, inclusive, o seu sentimento de impotência, diante de tremenda crueldade e coerção social exercida sobre a jovem viúva protagonista.
Um clássico do cinema noir, que nos prende com o seu suspense e roteiro bem desenvolvido.
Sinopse: Um escritor americano chega a Viena, após a Segunda Guerra, e descobre que seu amigo Harry Lime foi morto sob circunstâncias misteriosas. Ele passa a investigar o caso e descobre várias inconsistências nas explicações dos amigos de Harry.
Harry lime(Orson Welles) nos provoca a pensar no quanto a ação de um indivíduo pode influenciar no desenvolver das vidas de inúmeras pessoas.A projeção de sombras dialoga com a personagem sombria, que busca apenas realizar seus interesses, em detrimento de sérios prejuízos causados a terceiros. É a vontade de potência personificada em Harry lime que coloca o escritor americano em um intrigante dilema moral.
O enquadramento, a condução da câmera e os cortes precisos, intensifica a interação do expectador com o desenvolver do filme. Aos que gostam de uma boa intriga, segue a dica e uma provocação do filme, lembrando que foi realizado anos depois da segunda guerra mundial:
"Na Itália, por 30 anos, sob o comando dos Bórgias, tiveram guerra, terror, homicídio, sangue, mas produziram Michelangelo, Leonardo da Vinci e o Renascimento. Na Suíça, tiveram amor fraterno, 500 anos de democracia e paz e o que produziram? O relógio-cuco."
Melhor filme de natal de todos os tempos e uma lição de humanismo para os tempos de crise moral, econômica, política e existencial em que vivemos. Digno de ser revisto anualmente! :)
Aos que desejem ter uma excelente aula de atuação, eis um excelente filme! Elia Kazan dirige com maestria um filme que jamais poderia ser produzido nos dias atuais.
Nas palavras do diretor Jiri Menzel, filmes como esse não podem mais ser produzidos, pois a nossa sociedade contemporânea:
" tem o prazer voyeurista pela a violência e visam espacapar da vida real. O espectador hoje encara uma dieta de mundos artificiais, cheio de truques digitais e efeitos especiais e thrillers cheios de violência sangue, crueldade,acidentes de carro e destruição."
Filme raro, de intenso conteúdo, drama que explora a violência doméstica e dilemas sentimentais. Filme que eternizará as inúmeras "Stella" ou " Estelas"que tiveram seus nomes em homenagem a esse brilhante clássico.
O memorável grito de Brando e a cena de reconciliação com a sua esposa Stella nos convida a refletir sobre a intervenção estatal(policial) na pacificação dos conflitos familiares. Elia Kazan vai na contra mão da intervenção estatal.
Falar sobre "Aurora" é ir contra a sua própria natureza silenciosa, mas tocantemente, expressionista e marcante. Que belo poema visual, desenvolvido com um ritmo esplêndido, que nos faz pensar sobre o amor, a fidelidade, a ganância e como os nossos sentimentos são frágeis e fáceis de serem manipulados, principalmente quando se está dominado pela a força de uma paixão. Uma "vida feliz e a sorrir como crianças" foi perturbada por uma " estranha mulher da cidade"( personificação dos valores emergentes em uma década), o que faz esse marcante filme apresentar um dualismo campo-cidade, alimentado pela a cobiça por terras e o marcante êxodo rural europeu. Murnau nos faz sonhar, mostra o quanto um sentimento pode estar oculto e que, Às vezes, apenas percebemos em momento extremos, como por exemplo, a potencial perda do ser amado. Lindo é ver um filme mudo arrancar de nós sorrisos, tensionar e proporcionar um final de deixar qualquer um boquiaberto. Aurora, é antes de mais nada, uma angelical obra-prima do cinema e uma devastadora síntese das relações humanas: "Esta canção do Homem e de sua Mulher é de nenhum lugar e de todos os lugares; é possível escutá-la em qualquer lugar e em qualquer hora. Pois onde quer que o sol nasça e se ponha, seja no tumulto da cidade ou sob o céu aberto da fazenda, a vida é muito semelhante; às vezes amarga, às vezes doce.” Sem dúvidas, um filme que merece ser visto e revisto!
Ah, a nossa consciência. O quão somos reféns de nós mesmos! Quantos mistérios, quantos "eus" ou quantos "outros" falam por nós?
Travamos uma luta intensa com a nossa consciência, quando estamos diante de situações limites, em que muitas vezes, tomar a decisão correta implica em consequências drásticas e irreversíveis.
Como agir diante de dilemas éticos tão problemáticos, principalmente quando se está em jogo o amor e a vida? O instinto de autopreservação e o sentimento de justiça?
Até que ponto temos força para lutar com nossa consciência e voltar atrás e corrigir um erro que tanto nos atormenta? Permanecer em um caminho é sempre mais confortável que desviar dele?
Há muitas entrelinhas que impulsionam as razões do nosso agir e quem ver de fora, apenas especula, interpreta, mas não enxerga porque as janelas da mente são escuras....
Longe de superar os soberbos "Um corpo que cai" e "psicose", esse filme marca pela incrível trama e intrigas que se desenvolvem com um dinamismo invejável, o que nos prende a cada cena. Difícil exprimir com palavras os filmes de Hitchcock, mas sem dúvidas, este também figura no rol das obras-prima dessa mente genialmente criativa. Os diálogos, a cena do avião e a astúcia de Cary Grant no leilão, eternizaram esse filme.
Um daqueles clássicos da nouvelle vague que nos faz refletir acerca do peso do passado e das nossas memórias. Uma narrativa introdutória que impressiona pelo nível de profundidade descritiva.
As marcas da guerra e o desejo da libertação sentimental.
Tarde Demais para Esquecer
4.1 151 Assista AgoraDaqueles filmes que provam que os clássicos nunca envelhecem. Uma mistura de melodrama, uma boa dose de humor e diálogos marcantes.
A Marca da Maldade
4.1 221 Assista AgoraÉ uma grande honra ter visto esse incrível clássico noir na telona da Fundação. O que dizer dele? É um filme que retrata o quanto a vaidade pode corromper o caráter de uma pessoa e nos fazer questionar sobre qual é o preço de uma reputação e quais os fins e os meios que um indivíduo pode chegar para mantê-la?
Até que ponto a Instituição que um indivíduo pertence tem o poder de moldar a sua personalidade ao ponto do sujeito não conseguir se dissociar do papel que exerce? Um policial, um juiz, delegado ou qualquer outro profissional consegue ser a si mesmo quando não está exercendo o cargo que ocupa? Somos condicionados por nossas escolhas profissionais?
A marca da maldade retrata o quão uma vida condicionada ao que os outros pensam de nós pode ser penosa e infeliz. E ao final das contas, fica a pergunta: realmente importa o que dizemos sobre as pessoas ou que elas dizem sobre nós?
Enfim, mesmo passando longe de ser um filme de mero "entretenimento", é um filme que merece ser visto!
A Felicidade Não Se Compra
4.5 1,2K Assista AgoraNão há palavras suficientes para descrever a grandeza desse filme. Raramente percebemos a importância e a influência que as pessoas exercem sobre o destino de uma das outras.
Pequenos gestos,que a nossos olhos podem parecer insignificantes, contribuem para provocar mudanças e reviravoltas na vida de muitas pessoas.
Você já se perguntou como seria o mundo se você não tivesse nascido? O quanto as suas ações influenciaram, determinaram ou até selaram o destino de alguma pessoa?
Já se questionou acerca da importância dos pequenos momentos, das impensadas atitudes, dos atos de coragem e também de covardia que contribuíram para você chegar e/ou ser o que é hoje?
A grandeza desse filme consiste em ressaltar a importância da solidariedade humana na transformação de tantas vidas conectadas.
Difícil encontrar, nos dias atuais, algo no cinema que escape ao banal e simples entretenimento.
Crise
3.8 3Sensacional!
Albert Camus e o Absurdo
4.0 1Um Absurdo de bom!
O Jogo da Guerra
4.0 15Realismo puro!
Cabo do Medo
3.8 907 Assista Agora"Cabo do medo" é um filme que retrata vários aspectos da subjetividade humana, abordando como plano de fundo o dever ético do advogado em face de um desejo de vingança de um indivíduo injustiçado diante da omissão de seu defensor em realizar uma defesa plena e justa.
Com uma narrativa densa e um suspense colossal, Scorcese nos conduz diante dos vários polos desse dilema e nos faz refletir acerca das razões que fundamentaram as ações e a violência de cada um dos personagens.
Interessante nesse filme é perceber o quanto as nossas ações do passado influenciam a nossa vida no presente e as consequências delas são, na maioria das vezes, imprevisíveis, e na pior delas, trágicas.
Por isso, devemos repensar os nossos atos para que não fiquemos presos ao passado, porque viver no passado é morrer um pouco a cada dia!
Malena
3.9 406 Assista AgoraUm filme que retrata bem como a inveja, o machismo, os preconceitos, o falso moralismo e as tragédias de uma guerra podem mudar para sempre a vida de uma mulher.
É notável o contraste entre as memórias, os desejos, as descobertas e o amor platônico de um jovem na puberdade ao presenciar o comportamento de uma sociedade invejosa, moralista e machista que odiava Malena, simplesmente, por sua sublime beleza e via nela apenas um objeto sexual personificado em um corpo de mulher, bem como uma potencial desagregadora de casamentos.
A moral religiosa e o comportamento das demais mulheres da cidade, em relação à Malena, revela detalhes do inconsciente coletivo e dos enviesamentos que marcam o cotidiano de uma cidade. O olhar como uma forma de controle é enfatizado a todo o momento, desde o deslocar da câmera que nos coloca como "voyeurs" do drama de Malena, bem como nos provoca a fazer as seguintes indagações:
* "Por que não a deixam em paz?"
* Por que a vida dos outros nos interessa tanto?
Tal obra-prima do cinema italino revela um lado sombrio da história da humanidade que foi a " Épuration Légale"(purga legal), que punia as "viúvas da ocupação" , após o final da 2ª guerra mundial, com intensas humilhações públicas, pelo o fato de elas terem se envolvido com soldados alemães durante a ocupação francesa pelos os nazistas.
A banalidade do mal, o sorrir diante do sofrimento alheio, revela o quão somos cruéis diante de condições extremas de violência, sejam elas incitadas por ideologias políticas, como o fascismo, ou pela a insanidade da guerra.
Marcante nos filmes de Tornatore e no cinema italiano, em si, é o protagonismo das crianças, pois assim como em "cinema paradiso", o autor conduz o expectador a viver todas as emoções que o jovem Renato experimenta, inclusive, o seu sentimento de impotência, diante de tremenda crueldade e coerção social exercida sobre a jovem viúva protagonista.
O Terceiro Homem
4.2 176 Assista AgoraUm clássico do cinema noir, que nos prende com o seu suspense e roteiro bem desenvolvido.
Sinopse: Um escritor americano chega a Viena, após a Segunda Guerra, e descobre que seu amigo Harry Lime foi morto sob circunstâncias misteriosas. Ele passa a investigar o caso e descobre várias inconsistências nas explicações dos amigos de Harry.
Harry lime(Orson Welles) nos provoca a pensar no quanto a ação de um indivíduo pode influenciar no desenvolver das vidas de inúmeras pessoas.A projeção de sombras dialoga com a personagem sombria, que busca apenas realizar seus interesses, em detrimento de sérios prejuízos causados a terceiros. É a vontade de potência personificada em Harry lime que coloca o escritor americano em um intrigante dilema moral.
O enquadramento, a condução da câmera e os cortes precisos, intensifica a interação do expectador com o desenvolver do filme. Aos que gostam de uma boa intriga, segue a dica e uma provocação do filme, lembrando que foi realizado anos depois da segunda guerra mundial:
"Na Itália, por 30 anos, sob o comando dos Bórgias, tiveram guerra, terror, homicídio, sangue, mas produziram Michelangelo, Leonardo da Vinci e o Renascimento. Na Suíça, tiveram amor fraterno, 500 anos de democracia e paz e o que produziram? O relógio-cuco."
A Felicidade Não Se Compra
4.5 1,2K Assista AgoraMelhor filme de natal de todos os tempos e uma lição de humanismo para os tempos de crise moral, econômica, política e existencial em que vivemos. Digno de ser revisto anualmente! :)
A Felicidade Não Se Compra
4.5 1,2K Assista AgoraNão canso de rever.... :)
O Importante é Amar
4.0 34Aonde assistir?
Uma Rua Chamada Pecado
4.3 454 Assista AgoraAos que desejem ter uma excelente aula de atuação, eis um excelente filme! Elia Kazan dirige com maestria um filme que jamais poderia ser produzido nos dias atuais.
Nas palavras do diretor Jiri Menzel, filmes como esse não podem mais ser produzidos, pois a nossa sociedade contemporânea:
" tem o prazer voyeurista pela a violência e visam espacapar da vida real. O espectador hoje encara uma dieta de mundos artificiais, cheio de truques digitais e efeitos especiais e thrillers cheios de violência sangue, crueldade,acidentes de carro e destruição."
Filme raro, de intenso conteúdo, drama que explora a violência doméstica e dilemas sentimentais. Filme que eternizará as inúmeras "Stella" ou " Estelas"que tiveram seus nomes em homenagem a esse brilhante clássico.
O memorável grito de Brando e a cena de reconciliação com a sua esposa Stella nos convida a refletir sobre a intervenção estatal(policial) na pacificação dos conflitos familiares. Elia Kazan vai na contra mão da intervenção estatal.
;)
Os Primeiros 100 Anos: Uma Homenagem ao Cinema Americano
4.2 14há alguma locadora em Recife que tenha esse documentário?
O Boulevard do Crime
4.4 59 Assista AgoraEm cartaz no cinema da fundação em Recife. É lindo demais! >
Pulp Fiction: Tempo de Violência
4.4 3,7K Assista AgoraSuperestimado!
Aurora
4.4 204 Assista AgoraFalar sobre "Aurora" é ir contra a sua própria natureza silenciosa, mas tocantemente, expressionista e marcante. Que belo poema visual, desenvolvido com um ritmo esplêndido, que nos faz pensar sobre o amor, a fidelidade, a ganância e como os nossos sentimentos são frágeis e fáceis de serem manipulados, principalmente quando se está dominado pela a força de uma paixão.
Uma "vida feliz e a sorrir como crianças" foi perturbada por uma " estranha mulher da cidade"( personificação dos valores emergentes em uma década), o que faz esse marcante filme apresentar um dualismo campo-cidade, alimentado pela a cobiça por terras e o marcante êxodo rural europeu.
Murnau nos faz sonhar, mostra o quanto um sentimento pode estar oculto e que, Às vezes, apenas percebemos em momento extremos, como por exemplo, a potencial perda do ser amado.
Lindo é ver um filme mudo arrancar de nós sorrisos, tensionar e proporcionar um final de deixar qualquer um boquiaberto.
Aurora, é antes de mais nada, uma angelical obra-prima do cinema e uma devastadora síntese das relações humanas:
"Esta canção do Homem e de sua Mulher é de nenhum lugar e de todos os lugares; é possível escutá-la em qualquer lugar e em qualquer hora. Pois onde quer que o sol nasça e se ponha, seja no tumulto da cidade ou sob o céu aberto da fazenda, a vida é muito semelhante; às vezes amarga, às vezes doce.”
Sem dúvidas, um filme que merece ser visto e revisto!
Perfume de Mulher
4.3 1,3K Assista AgoraRá! :)
Sindicato de Ladrões
4.2 295 Assista AgoraAh, a nossa consciência. O quão somos reféns de nós mesmos! Quantos mistérios, quantos "eus" ou quantos "outros" falam por nós?
Travamos uma luta intensa com a nossa consciência, quando estamos diante de situações limites, em que muitas vezes, tomar a decisão correta implica em consequências drásticas e irreversíveis.
Como agir diante de dilemas éticos tão problemáticos, principalmente quando se está em jogo o amor e a vida? O instinto de autopreservação e o sentimento de justiça?
Até que ponto temos força para lutar com nossa consciência e voltar atrás e corrigir um erro que tanto nos atormenta? Permanecer em um caminho é sempre mais confortável que desviar dele?
Há muitas entrelinhas que impulsionam as razões do nosso agir e quem ver de fora, apenas especula, interpreta, mas não enxerga porque as janelas da mente são escuras....
O Sal da Terra
4.6 450 Assista AgoraA sinfonia do olhar...
Intriga Internacional
4.1 347 Assista AgoraLonge de superar os soberbos "Um corpo que cai" e "psicose", esse filme marca pela incrível trama e intrigas que se desenvolvem com um dinamismo invejável, o que nos prende a cada cena. Difícil exprimir com palavras os filmes de Hitchcock, mas sem dúvidas, este também figura no rol das obras-prima dessa mente genialmente criativa. Os diálogos, a cena do avião e a astúcia de Cary Grant no leilão, eternizaram esse filme.
Os Primeiros 100 Anos: Uma Homenagem ao Cinema Americano
4.2 14links?
Hiroshima, Meu Amor
4.2 315 Assista AgoraUm daqueles clássicos da nouvelle vague que nos faz refletir acerca do peso do passado e das nossas memórias. Uma narrativa introdutória que impressiona pelo nível de profundidade descritiva.
As marcas da guerra e o desejo da libertação sentimental.
Por Quem os Sinos Dobram
3.6 45 Assista AgoraIngrid Bergman, em uma atuação extraordinária.