Grande momento de Tsutsumi, que por enquanto está me parecendo um diretor irregular. Seu 20th century boy's é uma bela porcaria, já Forbiddden siren é um filme bom, apesar de não estar no nível de 2KDK na minha opnião. Com certeza quero ver os outros filmes dele, por enquanto. 2LDK é um filme inspiração para jovens cineastas independentes e surgiu de uma aposta com Ryuhei Kitamura, durante uma bebedeira em um festival de cinema onde se encontraram.
Caramba, só três pessoas no Filmow viram? Estou surpreso, o documentário é incrível. Destaque para a passagem contada pelo diretor Milos Forman (Amores de uma loira) e quando Truffaut fala sobre a vida e morte de um artista. E a música no final é ótima tmb!!! Belíssimo filme...
Muito antes desse hype todo em cima de filmes de terror produzidos como falsos documentários ou registros amadores, os suecos tiveram a sabia ideia de utilizar os mesmos artifícios de Bruxa de Blair para criar um horror de baixo orçamento. Mas neste o sobrenatural e a superstição sai de cena para dar lugar a um horror-ficção cientifica impar, onde a criatividade tem que suprir todos os recursos, esqueça efeitos especiais ou mesmos maquiagens poderosas (como nos ultra realistas asiáticos), o filme consegue criar seu universo sugerindo apenas. Uma boa recordação de sessão de cinema!
Filme dificílimo de conseguir no Brasil (pelo menos até a última vez que procurei), vi na mesma mostra que a pessoa que cadastrou (ou seja, já cruzei com esse ser pela frente rsrs). Um dos motivos da dificuldade é que foi um filme feito para a TV sueca. Quem não conhece, filmes para a TV são feitos por emissoras para serem exibidos no canal, sem cinema e sem suporte físico (DVD; Bluray; VHS; etc...) e por isso são mais difíceis de conseguir. O Brasil, infelizmente não tem costume de produzir filmes para a TV, raras exceções (que eu saiba) são filmes da TV Cultura.
Semana passada estava no cinema rindo à toa com o Pinguins do papai, que é uma merda mas pelo menos deu pra rir (só que continua sendo uma merda engraçada). Se um filme como Serbian tem que ser melhor que isto para ser defensável o que devo achar de filmes como este dos pinguins? E Harry Potter então, o que faz dele defensável? Qual é a grande discussão artística e politica do tal Harry Potter. Quer dizer, casos de pedofilia saltam das paginas de jornais a torto e a direito, mas eu nunca ouvi falar a sério de pessoas que usam poderes mágicos com ajuda de varinhas, quer dizer, deveríamos então precisar de motivos muito sérios pra tal deturpação da realidade também?
Acho que o maior problema de Serbian film é que ele tem que enfrentar a alcunha de filme mais polêmico dos últimos 16 anos. Dai vem um monte de gente querendo ver o filme e cair estatelado no chão e dizendo que isso é filme de jardim de infância só porque não entrou em estado de choque. O maior problema de Serbian film é que esse tipo de violência precisa se justificar para existir na ficção, quanto na realidade traumas na infância, pré-disposição neurológica ou setenta reais (só para citar o diário popular da semana retrasada) bastam.
Acho que os apreciadores do filme já disseram o básico sobre o filme, é um ótimo filme num mar de obviedades atuais, mas, certamente desafiara os novos fãs e desavisados do gênero horror. A fotografia é linda, a edição tem umas cenas meio truncadas, a narrativa é muito eficiente e os seus clichês são necessários para se fazer a homenagem aos filmes clássicos de casa assombrada. Pra quem era fã de filmes de terror na infância
A historia trata de uma passagem obscura das intrigas internacionais, pelo menos pra mim, e chama atenção logo de cara. O tema pode render uma historia no minimo interessante sem muito esforço, mas acho que o diretor não estava tão convencido do poder da historia e decidiu ser mais incisivo, foi assim que perdeu a chance de fazer deste filme o ótimo filme que poderia ter sido. Quando fala da criança, apesar de já dar sinais de didatismo, consegue te pegar no drama daquele garoto que precisa se adaptar para sobreviver. Quando esse garoto se torna adolescente o drama se torna vitimismo e quando já está jovem o vitimismo torna-se insuportável e artificial, um feito e tanto, a julgar pelo mote do filme. Muito mal aproveitado, infelizmente...
No mais eu obviamente discordo da censura, a vida é muito pior e por mais que a ficção tente se aproximar, nada nunca será tão cruel quanto ver algo real, ficção é ficção e ela deve estar livre (o difícil é que mesmo para isso deve haver exceções, mas não é este o caso). O próprio filme não faz apologia e isso é o que mais conta na minha opinião, diferente por exemplo de um filme americano que facilmente é visto por toda a família chamado "Regras do jogo". Nesse horroroso e aparentemente inofensivo filme faz-se apologia a crimes de guerra (o filme vende a ideia de que soldados americanos podem matar civis, tratando o povo do Iêmen como bárbaros e perigosos) dizendo que na guerra vale tudo. Isso é um exemplo de filme que deveria ser censurado, mas por fim digo: os censores são burros e não vêem para alem do espetáculo.
Acho que antes de dizermos se o filme é ou não é realmente indigesto devemos lembrar que ele já passou por muitos cortes desde a primeira exibição, que quase acabou em cadeia. A versão que assisti tem 1:39. quando assisti a essa versão já fiquei ciente de que não estava vendo o mesmo filme, principalmente por causa da tal cena do recém-nascido, que foi só uma sugestão na versão bluray que vi.
Discordo do Vanz P. sobre Assays deixar seu filme em cima do muro, acho muito mais do que isso que ele demoliu o muro e fez pouco caso da divisa, senão riu muito dela. Em seu filme ele enbaralha sem nenhum pudor e sem pedir desculpas o cinema dito comercial para as massas e o cinema culto para poucos, discuti, expõe de forma a fragilizar ambos e compõe o seu próprio cinema sem cair no erro de crer num ou noutro.
Curioso que eu li o comentário do Wesley ai em baixo e partilho de uma experiência similar com este filme. Foi assistindo este filme que aprendi que havia algo de radicalmente oposto ao cinema que conhecia e isso foi muito intrigante, eu queria descobrir o que eles diziam e o que eles sabiam (eles que praticavam este outro cinema que acabava de descobrir).
Sinceramente, achei o visual do filme lindo, mas o roteiro é de novela! Dois pontos só pela estética e porque a história não é ruim, só desinteressante!!!
Acabei de ler sobre. Era um projeto antigo dele e atualmente ele voltou a revisar os roteiros e comprar os direitos autorais. Na versão antiga, que não foi produzida, tinha trilha sonora composta pelo Sparks, a julgar pelo Tim Burton da atualidade essa trilha certamente não sera usada.
Confesso que o final não me incomodou tanto como incomodou o pessoal daqui pra baixo!!! Eu comparei com dois filmes:
[SPOILER]
Comparei com Alta tensão do Aja e A maldição (an american haunting). Alta tensão é dificilíssimo de engolir, e se o povo não reclamou tanto só pode ser porque dá samgue o suficiente para comprar seu senso critico, o que La casa muda não faz (e pelo orçamento nem poderia fazer como o filme do Aja) e A maldição só se salva por causa do final, senão seria mais um filminho qualquer, o que pelo menos não é o caso deste que tem a seu favor o fato de ser obra incomum para seu país, criar a expectativa de saber como driblar orçamento tão baixo e a beleza inegavel que resultou a produção.
2LDK
3.4 25Grande momento de Tsutsumi, que por enquanto está me parecendo um diretor irregular. Seu 20th century boy's é uma bela porcaria, já Forbiddden siren é um filme bom, apesar de não estar no nível de 2KDK na minha opnião. Com certeza quero ver os outros filmes dele, por enquanto. 2LDK é um filme inspiração para jovens cineastas independentes e surgiu de uma aposta com Ryuhei Kitamura, durante uma bebedeira em um festival de cinema onde se encontraram.
François Truffaut, Uma Autobiografia
4.3 6Caramba, só três pessoas no Filmow viram? Estou surpreso, o documentário é incrível. Destaque para a passagem contada pelo diretor Milos Forman (Amores de uma loira) e quando Truffaut fala sobre a vida e morte de um artista. E a música no final é ótima tmb!!! Belíssimo filme...
Det Okända
2.9 12Sobre o filme:
Muito antes desse hype todo em cima de filmes de terror produzidos como falsos documentários ou registros amadores, os suecos tiveram a sabia ideia de utilizar os mesmos artifícios de Bruxa de Blair para criar um horror de baixo orçamento. Mas neste o sobrenatural e a superstição sai de cena para dar lugar a um horror-ficção cientifica impar, onde a criatividade tem que suprir todos os recursos, esqueça efeitos especiais ou mesmos maquiagens poderosas (como nos ultra realistas asiáticos), o filme consegue criar seu universo sugerindo apenas. Uma boa recordação de sessão de cinema!
Det Okända
2.9 12Filme dificílimo de conseguir no Brasil (pelo menos até a última vez que procurei), vi na mesma mostra que a pessoa que cadastrou (ou seja, já cruzei com esse ser pela frente rsrs). Um dos motivos da dificuldade é que foi um filme feito para a TV sueca. Quem não conhece, filmes para a TV são feitos por emissoras para serem exibidos no canal, sem cinema e sem suporte físico (DVD; Bluray; VHS; etc...) e por isso são mais difíceis de conseguir. O Brasil, infelizmente não tem costume de produzir filmes para a TV, raras exceções (que eu saiba) são filmes da TV Cultura.
A Serbian Film: Terror Sem Limites
2.5 2,0KSe Serbian tivesse ficado no reduto dos fãs de cinema extremo como "Aconteceu perto da sua casa" estaria em melhor companhia!
A Serbian Film: Terror Sem Limites
2.5 2,0KSemana passada estava no cinema rindo à toa com o Pinguins do papai, que é uma merda mas pelo menos deu pra rir (só que continua sendo uma merda engraçada). Se um filme como Serbian tem que ser melhor que isto para ser defensável o que devo achar de filmes como este dos pinguins? E Harry Potter então, o que faz dele defensável? Qual é a grande discussão artística e politica do tal Harry Potter. Quer dizer, casos de pedofilia saltam das paginas de jornais a torto e a direito, mas eu nunca ouvi falar a sério de pessoas que usam poderes mágicos com ajuda de varinhas, quer dizer, deveríamos então precisar de motivos muito sérios pra tal deturpação da realidade também?
A Serbian Film: Terror Sem Limites
2.5 2,0KAcho que o maior problema de Serbian film é que ele tem que enfrentar a alcunha de filme mais polêmico dos últimos 16 anos. Dai vem um monte de gente querendo ver o filme e cair estatelado no chão e dizendo que isso é filme de jardim de infância só porque não entrou em estado de choque. O maior problema de Serbian film é que esse tipo de violência precisa se justificar para existir na ficção, quanto na realidade traumas na infância, pré-disposição neurológica ou setenta reais (só para citar o diário popular da semana retrasada) bastam.
S. Darko - Um Conto de Donnie Darko
2.1 437Um ponto só pelo videoclipe do Cocteau Twins (heaven or las vegas) que é o final do filme. Só mesmo!
Sobrenatural
3.4 2,4K Assista AgoraAcho que os apreciadores do filme já disseram o básico sobre o filme, é um ótimo filme num mar de obviedades atuais, mas, certamente desafiara os novos fãs e desavisados do gênero horror. A fotografia é linda, a edição tem umas cenas meio truncadas, a narrativa é muito eficiente e os seus clichês são necessários para se fazer a homenagem aos filmes clássicos de casa assombrada. Pra quem era fã de filmes de terror na infância
Um Herói do Nosso Tempo
4.0 40 Assista AgoraA cena em que o garoto tenta impedir a água de ir para o ralo é intensa, completamente incrível. Uma pena mesmo!
Um Herói do Nosso Tempo
4.0 40 Assista AgoraA historia trata de uma passagem obscura das intrigas internacionais, pelo menos pra mim, e chama atenção logo de cara. O tema pode render uma historia no minimo interessante sem muito esforço, mas acho que o diretor não estava tão convencido do poder da historia e decidiu ser mais incisivo, foi assim que perdeu a chance de fazer deste filme o ótimo filme que poderia ter sido. Quando fala da criança, apesar de já dar sinais de didatismo, consegue te pegar no drama daquele garoto que precisa se adaptar para sobreviver. Quando esse garoto se torna adolescente o drama se torna vitimismo e quando já está jovem o vitimismo torna-se insuportável e artificial, um feito e tanto, a julgar pelo mote do filme. Muito mal aproveitado, infelizmente...
Regras do Jogo
3.2 35Esse é o contrario de tudo o que julgo bom cinema...
A Serbian Film: Terror Sem Limites
2.5 2,0KNo mais eu obviamente discordo da censura, a vida é muito pior e por mais que a ficção tente se aproximar, nada nunca será tão cruel quanto ver algo real, ficção é ficção e ela deve estar livre (o difícil é que mesmo para isso deve haver exceções, mas não é este o caso). O próprio filme não faz apologia e isso é o que mais conta na minha opinião, diferente por exemplo de um filme americano que facilmente é visto por toda a família chamado "Regras do jogo". Nesse horroroso e aparentemente inofensivo filme faz-se apologia a crimes de guerra (o filme vende a ideia de que soldados americanos podem matar civis, tratando o povo do Iêmen como bárbaros e perigosos) dizendo que na guerra vale tudo. Isso é um exemplo de filme que deveria ser censurado, mas por fim digo: os censores são burros e não vêem para alem do espetáculo.
A Serbian Film: Terror Sem Limites
2.5 2,0KAcho que antes de dizermos se o filme é ou não é realmente indigesto devemos lembrar que ele já passou por muitos cortes desde a primeira exibição, que quase acabou em cadeia. A versão que assisti tem 1:39. quando assisti a essa versão já fiquei ciente de que não estava vendo o mesmo filme, principalmente por causa da tal cena do recém-nascido, que foi só uma sugestão na versão bluray que vi.
Irma Vep
3.8 47Discordo do Vanz P. sobre Assays deixar seu filme em cima do muro, acho muito mais do que isso que ele demoliu o muro e fez pouco caso da divisa, senão riu muito dela. Em seu filme ele enbaralha sem nenhum pudor e sem pedir desculpas o cinema dito comercial para as massas e o cinema culto para poucos, discuti, expõe de forma a fragilizar ambos e compõe o seu próprio cinema sem cair no erro de crer num ou noutro.
Irma Vep
3.8 47Curioso que eu li o comentário do Wesley ai em baixo e partilho de uma experiência similar com este filme. Foi assistindo este filme que aprendi que havia algo de radicalmente oposto ao cinema que conhecia e isso foi muito intrigante, eu queria descobrir o que eles diziam e o que eles sabiam (eles que praticavam este outro cinema que acabava de descobrir).
Morgiana
3.8 19Sinceramente, achei o visual do filme lindo, mas o roteiro é de novela! Dois pontos só pela estética e porque a história não é ruim, só desinteressante!!!
Amor Sem Compromisso
1.7 3Pior que eu assisti o filme com esse nome mesmo. Passou na Globo de madrugada em janeiro do ano passado com esse nome.
Amores Eletrônicos
3.4 44 Assista AgoraPutz, essa trilha sonora!!!!!!! Simplesmente incrivel!
Mai, a Garota Sensitiva
3.0 17Acabei de ler sobre. Era um projeto antigo dele e atualmente ele voltou a revisar os roteiros e comprar os direitos autorais. Na versão antiga, que não foi produzida, tinha trilha sonora composta pelo Sparks, a julgar pelo Tim Burton da atualidade essa trilha certamente não sera usada.
Mai, a Garota Sensitiva
3.0 17Nossa!!! Será que é verdadeiro esse projeto? Tim Burton não tem nada a ver com Mai - a garota sensitiva.
Os Monstros de Babaloo
3.8 17Bizarro!!!!
Bang Bang
3.9 48Incrivelmente lindo (a cena do banheiro com cabeça de macaco e as cenas de bares são impecáveis) e insuportavelmente chato!!!!!!!
A Casa
2.6 496Confesso que o final não me incomodou tanto como incomodou o pessoal daqui pra baixo!!! Eu comparei com dois filmes:
[SPOILER]
Comparei com Alta tensão do Aja e A maldição (an american haunting). Alta tensão é dificilíssimo de engolir, e se o povo não reclamou tanto só pode ser porque dá samgue o suficiente para comprar seu senso critico, o que La casa muda não faz (e pelo orçamento nem poderia fazer como o filme do Aja) e A maldição só se salva por causa do final, senão seria mais um filminho qualquer, o que pelo menos não é o caso deste que tem a seu favor o fato de ser obra incomum para seu país, criar a expectativa de saber como driblar orçamento tão baixo e a beleza inegavel que resultou a produção.