Uma camada de humor coberta por uma camada de autoconsciência, sob uma camada de crítica ao entretenimento, debaixo de um controle e conhecimento absurdo da relação artista e plateia, sob uma nova camada de humor e outra gigantesca de autoconsciência que sabe que nada do que tem ali debaixo é verdade.
Ele não é honesto com a gente uma única vez em cima daquele palco. E isso é maravilhoso.
Vai se fuder, melhor stand up.
"Come and watch the skinny kid with a steadily declining mental health, and laugh as he attempts to give you what he cannot give himself"
Muito pretensioso. Em primeiro lugar, particularmente Emma Watson nunca me convenceu como uma badgirl, não só pela atuação mas como pelas frases e atitudes que a própria personagem assume. Muitas frases ao longo do filme me soaram artificiais e feitas com a clara intenção de serem repetidas. Acho que a falta de foco e a vontade da história de abordar mil e um temas "polêmicos", como abuso infantil, homossexualidade, drogas, o "coming of age" e tantos outros, enfraqueceu a obra a ponto de torná-lo uma salada confusa e desfocada de temas. Os questionamentos mais interessantes e os desenvolvimentos mais legais vieram só no terceiro ato, com temas e discussões muito mais interessantes que o resto do filme, o que me convencem que os personagens Patrick e Charlie são muito mais interessantes do que a Sam em si (que é vendida como a carinha principal do filme).
Tive a sensação que tentaram fazer um novo Juno, mas não conseguirem, infelizmente. E olha que nem gosto tanto de Juno.
Quando eu li o mangá, eu automaticamente pensei "Isso daria um bom filme!". Depois fui descobrir que de fato existia um filme, e só agora tive a oportunidade de ver.
Embora em alguns momentos as atuações japonesas sejam muito... japonesas, isso nem de perto comprometeu o filme. Eu achei que o diretor foi muito feliz em optar por manter boa parte dos ângulos que o mangaká desenhou. Também achei uma ótima escolha não apelar pra uma trilha sonora cheia de músicas tristes pra tentar emocionar; o filme me emocionou em várias de suas muitas cenas de silêncio, e isso é um mérito principalmente do roteiro, da história e da identificação com os personagens que a maioria das pessoas sente (eu senti, pelo menos).
Talvez eu tenha assistido querendo gostar. Talvez eu na verdade esteja avaliando o mangá ao dar a nota, e não o filme. Mas dane-se, gostei muito.
"Porra serio que voces nao consideraram a possibilidade de toda aquela historia nunca ter acontecido em primeiro lugar?"
Erm, não? O filme mostra e explicita bem o que ele tem a oferecer, sem subjetivismo e escapismos em cenas cortadas na hora de revelar a verdade. Essa possibilidade que você cita é tão aleatória e sem base que nem é discutível. É que nem eu dizer que Réquiem Para Um Sonho nunca aconteceu, tudo se passa na mente do protagonista numa nóia da droga. Efeito Borboleta nunca aconteceu, tudo se passa na mente do protagonista quando ele desmaia a primeira vez. Clube da Luta nunca aconteceu, tudo se passa quando o protagonista dormiu depois da insônia. (Atenção, antes que comecem os mimimis: nada citado dos filmes aqui é spoiler, tudo é falado em sinopses.)
Se for do jeito que você fala, todos os filmes que eu citei tem final em aberto.
Pra quem assistiu o original, impossível não comparar as duas versões, né? Pois bem deixarei meus dois centavos aqui. Deixe-me Entrar é um filme desnecessário. O original é bom o suficiente e não era necessário uma refilmagem só porque os americanos tem preguiça de ler legenda. Partindo disso, eu já assisti querendo não gostar... O filme não é mal executado, mas é muito mais mastigado que a versão original. Diversas passagens em que o filme original deixa para nós entendermos (por exemplo, a real relação entre Eli/Abby e o Hakan/"pai") e tirarmos nossas próprias conclusões, a versão americana entrega de bandeja. Também achei desnecessário todo o drama e "clima de susto" que os americanos tentam fazer com músicas de violino que aumentam gradativamente; o original consegue ter um clima bem mais sombrio sem esses exageros. Também desgostei da transformação da Abby é um demôniozinho. Ela, embora vampira, não deveria ter aquela cara de capeta que aparece em alguns momentos do filme. Achei forçado. E a versão americana também não teve o culhão (entenda o trocadilho da forma que quiser) de fazer [ATENÇÃO: spoiler de Deixa Ela Entrar adiante. Se não viu o original, não leia]
a Abby na verdade ser menino. Talvez tenha alguma coisa com a grande cultura e pensamento negativo para relações homossexuais. Embora o filme não desminta o fato de a Abby possivelmente ser menina, ele também não dá pistas para crermos nisso e duvido que quem só viu este filme cogite isso.
Não posso dizer que a versão americana foi um jogo dos mil erros; teve seus acertos. As cenas de dentro de um carro foram muito bem pensadas, elaboradas e executadas, e se encaixaram muito bem. Mas fora isso, repito com o que falei antes: é um filme desnecessário, mas não necessariamente ruim.
A galera precisa saber dissociar. Graphic Novel é graphic novel, filme é filme. Embora o segundo seja ADAPTAÇÃO (e não uma versão idêntica) do primeiro, não significa que precisa seguir fielmente. E por não ser fiel, também não significa que é ruim. Pelo contrário, esse filme consegue ser bem contado e bem executado, independente da fidelidade.
Demorei uns 2 meses pra terminar de ver os curtas depois que assisti os primeiros. Agora que terminei, percebo que o nível é baixíssimo na maioria do tempo. Se fosse só o curta do Alfred Molina, eram 4 estrelas. Pra todos os outros, 2 estrelas. Fazendo uma média ponderada, esse 2 e meio tá bom demais pra esse filme.
Embora as atuações estivessem muito boas, o roteiro pecou bastante. Achei a aproximação do David com a Jenny muito forçada e não natural; os pais dela se deixaram levar muito fácil no papo do cara, na minha opinião. Isso é muito estranho considerando a época e o país onde estão. E achei o final totalmente contrário aquilo que a história construiu ao longo do filme, além de bastante corrido e jogado. Se o filme acabasse sem os ultimos 5, 10 minutos, talvez salvasse um pouco a história, mas isso não aconteceu, infelizmente.
Erm, não é, não. É o filme que mais arrecadou dinheiro de bilheteria (em uma contagem bem polêmica, já que sessões 3D e IMAX são bem mais caras que os 50 centavos que custava a entrada na época de "E o Vento Levou...", então a tendência é sempre crescer mesmo). Mas ainda está longe de ser o mais visto da história!
Falar que não quer ver um filme só porque ele é nacional e muitos filmes nacionais são ruins é um paradoxo foda. Porque lá no estrangeiro tá cheio de filme ruim e ainda assim assistem filmes estrangeiros. E sabe por quê? Porque lá fora as pessoas sabem separar trabalhos de um determinado diretor, determinado roteirista, ou ator. Aqui no Brasil não; aqui todos os diretores e roteiristas estão jogados num saco escrito "FILME NACIONAL", e logo, se um é ruim, todos são.
Um filme que confunde. Confunde nós e confunde todos os atores. Mas isso não significa que é ruim, pelo contrário. É preciso muita técnica pra fazer algo desse gênero. E ainda mais com toques da comédia sutil típica dos Coen.
Essa galera abaixo associa "Não entendi = Ruim". Sentem o orgulho ferido, mas ok.
Quem defende que Avatar devia ganhar Oscar por ter atraído uma multidão, por tabela defende que Harry Potter e Crepúsculo também deviam ganhar um (qualidade dos filmes à parte).
Não tem como ver Nova York, Eu Te Amo, sem comparar com 'Paris'... Em termos de sequência, continuidade e tramas entrelaçadas, NY ganha disparado, claro. Em 'Paris' nem há essa relação entre os curtas. Outra coisa que diferencia é que em 'Paris' os curtas oscilam muito entre o muito bom e o péssimo, enquanto em NY é praticamente tudo no mesmo nível, quase com os mesmos tipos de narrativa. Isso deixa o filme bem constante, mas com uma média abaixo dos momentos de ápice de 'Paris'.
Em termos gerais, gostei, mas há partes de Paris que são melhores que este filme inteiro.
Repito um comentário que já fizeram em outros filmes por aqui e achei válido: depois de centenas de filmes que ADAPTAM livros, vocês ainda não conseguem separar uma coisa da outra?
Na maioria dos filmes aqui do Filmow, tem sempre uns 3 ou 4 dissidentes que discordam de quando um filme é bom. Mas isso não acontece nesse aqui, pq não tem o que discordar. O filme é maravilhoso, é obra-prima, é obrigatório.
Bo Burnham: Make Happy
4.3 39Uma camada de humor coberta por uma camada de autoconsciência, sob uma camada de crítica ao entretenimento, debaixo de um controle e conhecimento absurdo da relação artista e plateia, sob uma nova camada de humor e outra gigantesca de autoconsciência que sabe que nada do que tem ali debaixo é verdade.
Ele não é honesto com a gente uma única vez em cima daquele palco. E isso é maravilhoso.
Vai se fuder, melhor stand up.
"Come and watch the skinny kid with a steadily declining mental health, and laugh as he attempts to give you what he cannot give himself"
As Vantagens de Ser Invisível
4.2 6,9K Assista AgoraMuito pretensioso.
Em primeiro lugar, particularmente Emma Watson nunca me convenceu como uma badgirl, não só pela atuação mas como pelas frases e atitudes que a própria personagem assume.
Muitas frases ao longo do filme me soaram artificiais e feitas com a clara intenção de serem repetidas.
Acho que a falta de foco e a vontade da história de abordar mil e um temas "polêmicos", como abuso infantil, homossexualidade, drogas, o "coming of age" e tantos outros, enfraqueceu a obra a ponto de torná-lo uma salada confusa e desfocada de temas. Os questionamentos mais interessantes e os desenvolvimentos mais legais vieram só no terceiro ato, com temas e discussões muito mais interessantes que o resto do filme, o que me convencem que os personagens Patrick e Charlie são muito mais interessantes do que a Sam em si (que é vendida como a carinha principal do filme).
Tive a sensação que tentaram fazer um novo Juno, mas não conseguirem, infelizmente. E olha que nem gosto tanto de Juno.
Os 7 Gatinhos
3.2 170Me considero incapaz de dar uma nota para esse filme.
Solanin
4.1 31Quando eu li o mangá, eu automaticamente pensei "Isso daria um bom filme!". Depois fui descobrir que de fato existia um filme, e só agora tive a oportunidade de ver.
Embora em alguns momentos as atuações japonesas sejam muito... japonesas, isso nem de perto comprometeu o filme. Eu achei que o diretor foi muito feliz em optar por manter boa parte dos ângulos que o mangaká desenhou. Também achei uma ótima escolha não apelar pra uma trilha sonora cheia de músicas tristes pra tentar emocionar; o filme me emocionou em várias de suas muitas cenas de silêncio, e isso é um mérito principalmente do roteiro, da história e da identificação com os personagens que a maioria das pessoas sente (eu senti, pelo menos).
Talvez eu tenha assistido querendo gostar. Talvez eu na verdade esteja avaliando o mangá ao dar a nota, e não o filme. Mas dane-se, gostei muito.
Cisne Negro
4.2 7,9K Assista Agora"O resto, uma mistura mal feita de "Mente Brilhante" e "O Grito". "
Nossa, Mente Brilhante??? O Grito?? Nossa, essa viajou pra longe... beeem longe.
Cisne Negro
4.2 7,9K Assista Agora"Porra serio que voces nao consideraram a possibilidade de toda aquela historia nunca ter acontecido em primeiro lugar?"
Erm, não?
O filme mostra e explicita bem o que ele tem a oferecer, sem subjetivismo e escapismos em cenas cortadas na hora de revelar a verdade.
Essa possibilidade que você cita é tão aleatória e sem base que nem é discutível. É que nem eu dizer que Réquiem Para Um Sonho nunca aconteceu, tudo se passa na mente do protagonista numa nóia da droga.
Efeito Borboleta nunca aconteceu, tudo se passa na mente do protagonista quando ele desmaia a primeira vez.
Clube da Luta nunca aconteceu, tudo se passa quando o protagonista dormiu depois da insônia.
(Atenção, antes que comecem os mimimis: nada citado dos filmes aqui é spoiler, tudo é falado em sinopses.)
Se for do jeito que você fala, todos os filmes que eu citei tem final em aberto.
Cisne Negro
4.2 7,9K Assista Agora"E sinceramente nao curti o final em aberto"
Ué, você viu o mesmo filme que eu? Não tá parecendo...
Efeito Borboleta
4.0 2,9K Assista AgoraAshton Kutcher, no papel da vida dele!
Deixe-me Entrar
3.4 1,9K Assista AgoraALERTA: Texto grande abaixo.
Pra quem assistiu o original, impossível não comparar as duas versões, né? Pois bem deixarei meus dois centavos aqui.
Deixe-me Entrar é um filme desnecessário. O original é bom o suficiente e não era necessário uma refilmagem só porque os americanos tem preguiça de ler legenda. Partindo disso, eu já assisti querendo não gostar...
O filme não é mal executado, mas é muito mais mastigado que a versão original. Diversas passagens em que o filme original deixa para nós entendermos (por exemplo, a real relação entre Eli/Abby e o Hakan/"pai") e tirarmos nossas próprias conclusões, a versão americana entrega de bandeja.
Também achei desnecessário todo o drama e "clima de susto" que os americanos tentam fazer com músicas de violino que aumentam gradativamente; o original consegue ter um clima bem mais sombrio sem esses exageros.
Também desgostei da transformação da Abby é um demôniozinho. Ela, embora vampira, não deveria ter aquela cara de capeta que aparece em alguns momentos do filme. Achei forçado.
E a versão americana também não teve o culhão (entenda o trocadilho da forma que quiser) de fazer [ATENÇÃO: spoiler de Deixa Ela Entrar adiante. Se não viu o original, não leia]
a Abby na verdade ser menino. Talvez tenha alguma coisa com a grande cultura e pensamento negativo para relações homossexuais. Embora o filme não desminta o fato de a Abby possivelmente ser menina, ele também não dá pistas para crermos nisso e duvido que quem só viu este filme cogite isso.
Não posso dizer que a versão americana foi um jogo dos mil erros; teve seus acertos. As cenas de dentro de um carro foram muito bem pensadas, elaboradas e executadas, e se encaixaram muito bem. Mas fora isso, repito com o que falei antes: é um filme desnecessário, mas não necessariamente ruim.
PS: A cena da piscina é bem melhor no original.
V de Vingança
4.3 3,0K Assista AgoraA galera precisa saber dissociar. Graphic Novel é graphic novel, filme é filme.
Embora o segundo seja ADAPTAÇÃO (e não uma versão idêntica) do primeiro, não significa que precisa seguir fielmente. E por não ser fiel, também não significa que é ruim.
Pelo contrário, esse filme consegue ser bem contado e bem executado, independente da fidelidade.
Sobre Café e Cigarros
3.7 278 Assista AgoraDemorei uns 2 meses pra terminar de ver os curtas depois que assisti os primeiros. Agora que terminei, percebo que o nível é baixíssimo na maioria do tempo.
Se fosse só o curta do Alfred Molina, eram 4 estrelas. Pra todos os outros, 2 estrelas. Fazendo uma média ponderada, esse 2 e meio tá bom demais pra esse filme.
Educação
3.8 1,2K Assista AgoraEmbora as atuações estivessem muito boas, o roteiro pecou bastante.
Achei a aproximação do David com a Jenny muito forçada e não natural; os pais dela se deixaram levar muito fácil no papo do cara, na minha opinião. Isso é muito estranho considerando a época e o país onde estão.
E achei o final totalmente contrário aquilo que a história construiu ao longo do filme, além de bastante corrido e jogado. Se o filme acabasse sem os ultimos 5, 10 minutos, talvez salvasse um pouco a história, mas isso não aconteceu, infelizmente.
Pagando Bem, que Mal Tem?
2.9 667 Assista AgoraPrevisivel, chato, com poucas piadas boas.
Só vale ver pelos peitinhos.
Bastardos Inglórios
4.4 4,9K Assista AgoraValeu pelo spoiler, Alessandra França! Obrigado mesmo, de coração
Avatar
3.6 4,5K Assista Agora"história batida? af, nego viaja mesmo"
Você tá brincando, né?
Avatar
3.6 4,5K Assista Agora"E é o filme mais visto da história!"
Erm, não é, não. É o filme que mais arrecadou dinheiro de bilheteria (em uma contagem bem polêmica, já que sessões 3D e IMAX são bem mais caras que os 50 centavos que custava a entrada na época de "E o Vento Levou...", então a tendência é sempre crescer mesmo). Mas ainda está longe de ser o mais visto da história!
Histórias de Amor Duram Apenas 90 Minutos
3.4 631Falar que não quer ver um filme só porque ele é nacional e muitos filmes nacionais são ruins é um paradoxo foda. Porque lá no estrangeiro tá cheio de filme ruim e ainda assim assistem filmes estrangeiros.
E sabe por quê? Porque lá fora as pessoas sabem separar trabalhos de um determinado diretor, determinado roteirista, ou ator. Aqui no Brasil não; aqui todos os diretores e roteiristas estão jogados num saco escrito "FILME NACIONAL", e logo, se um é ruim, todos são.
Hipocrisia FTW
O Grande Lebowski
3.9 1,1K Assista AgoraMeu Deus, quem escreveu essa descrição pro filme???
"Ele se chama Jeff Lebowski (Jeff Bridges), mas gosta de ser chamado de O Grande Lebowski."
WTF???
Queime Depois de Ler
3.2 1,3K Assista AgoraUm filme que confunde. Confunde nós e confunde todos os atores. Mas isso não significa que é ruim, pelo contrário. É preciso muita técnica pra fazer algo desse gênero. E ainda mais com toques da comédia sutil típica dos Coen.
Essa galera abaixo associa "Não entendi = Ruim". Sentem o orgulho ferido, mas ok.
Avatar
3.6 4,5K Assista Agora"A única coisa que os haters sabem dizer é que é clichê. (...) Tô pra ver outro argumento aqui."
E precisa de outro argumento?
Avatar
3.6 4,5K Assista AgoraQuem defende que Avatar devia ganhar Oscar por ter atraído uma multidão, por tabela defende que Harry Potter e Crepúsculo também deviam ganhar um (qualidade dos filmes à parte).
Nova York, Eu Te Amo
3.2 607 Assista AgoraNão tem como ver Nova York, Eu Te Amo, sem comparar com 'Paris'...
Em termos de sequência, continuidade e tramas entrelaçadas, NY ganha disparado, claro. Em 'Paris' nem há essa relação entre os curtas.
Outra coisa que diferencia é que em 'Paris' os curtas oscilam muito entre o muito bom e o péssimo, enquanto em NY é praticamente tudo no mesmo nível, quase com os mesmos tipos de narrativa. Isso deixa o filme bem constante, mas com uma média abaixo dos momentos de ápice de 'Paris'.
Em termos gerais, gostei, mas há partes de Paris que são melhores que este filme inteiro.
Alice no País das Maravilhas
3.4 4,0K Assista AgoraRepito um comentário que já fizeram em outros filmes por aqui e achei válido: depois de centenas de filmes que ADAPTAM livros, vocês ainda não conseguem separar uma coisa da outra?
Um Sonho de Liberdade
4.6 2,4K Assista AgoraNa maioria dos filmes aqui do Filmow, tem sempre uns 3 ou 4 dissidentes que discordam de quando um filme é bom. Mas isso não acontece nesse aqui, pq não tem o que discordar.
O filme é maravilhoso, é obra-prima, é obrigatório.