A Disney tentou repaginar-se com um filme que promete releituras de contos de fadas clássicos e ficou na tentativa... Um elenco excelente (e caríssimo) que atrai muito público e não o satisfaz. Quanto a um dos quesitos pelo qual mais sofre críticas, ou seja, a questão de gênero, não quebrou paradigmas: a bruxa continua sendo retratada negativamente (mesmo que a atuação de Streep seja estonteante e sua fala final o clímax da trama e, para mim, o que salva do filme), as mulheres continuam sendo punidas (três mortes delas no filme desnecessárias e até injustas), a fascinação por príncipes... enfim, nada mudou quanto a essa questão. Em suma, muito marketing para vendar a velha e passada receita Disney...
Um filme difícil de assistir: pessoas sem sentido de vida, sem nada a perder ou por viver. Será que o caos tira até mesmo o instinto de sobrevivência? O nos restaria de humanos no abismo? Desconfortável, provocador, duro, mas nos estimula a pensar em nossa frágil condição humana.
Inquietante, viceral, estridente! Um filme que tem ação, filosofia - principalmente oriental -, física quântica, ficção científica! Faz com que fiquemos vidrados e saímos mexidos, tocados, provocados! Maravilhoso!
Obra-prima! Três mulheres de diferentes épocas e sua feminilidade contraposta às expectativas sociais de gênero. Profundo, franco, sensível. Ainda assistirei muitas vezes!
Maravilhoso! Impecável na fotografia: onírico, surreal, poético. Arrebatador quanto à crítica à modernidade e seus males: a falácia do progresso e da tecnologia em oposição à vida simples, o aprendizado pela natureza, o ócio contemplativo e filosófico.
Como muito do cinema francês (se não europeu), um filme sem final feliz, determinado, mastigado: uma história aberta a interpretações múltiplas. É inevitável, entretanto, pensar o filme sob a ótica da religiosidade, da mente e estas em relação ao social, à força que a moral, a religião, os costumes têm sobre os indivíduos. Seríamos livres, independente de maus ou bons? Ou seríamos fruto de uma construção social, sujeitos a moldar nossas ações para o bem ou para o mal de acordo com os estereótipos fabricados pela sociedade, aqui, pela religião?
Fantástico: a Disney finalmente desconstruindo seus estereótipos de princesa (frágil, dependente e passiva), de príncipe (perfeito, indispensável, redentor) e de vilã (personificação da maldade, fria, que deve ser punida). Um conto de fadas não mais rosa e azul, mas mesclado. Um filme que apresenta magia, seres fantásticos, sentimentos viscerais, sem puerilidade tão comum a estes tempos - quase um pleno paganismo!
Ótima produção: figurino, fotografia, intensidade! Interessante a abordagem que apresenta da diferença de classes pelos cenários completamente opostos entre os ricos e os pobres da época: sombra e luz, progresso e ruína, beleza e grotesco. Gosto do debate implícito sobre caráter e moral: pode-se ser rico, mas não nobre, e fazer algo ilegal, mas ser honesto?
Um dos melhores filmes sobre o Superman que já vi: a história da origem recontada com uma ênfase em meio ambiente, honra, lealdade; um debate sobre vocação, dever moral, liberdade individual e bem coletivo; efeitos especiais, figurino, fotografia excelentes. Pareceu-me que tem uma leitura subjacente de certa filosofia oriental quanto a karma, e dharma quanto ao dever e a vocação, além da divisão da sociedade de Krypton em camadas específicas. Mas não verifiquei se houve esta influência de fato no roteiro.
Há uma contradição entre a menina leitora do livro e aquela que confronta o autor: a primeira se mostra realista e, talvez, pessimista, enquanto a segunda se comporta de forma mesquinha, egoísta e, até, fútil, como uma menina mimada cujo desejo deve ser satisfeito, independente do sofrimento e da história do autor.
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Festa no Céu
4.0 689 Assista AgoraLindo! Um quê a mais pela abordagem da questão animal, especialmente, no que se refere à polêmica das touradas.
Caminhos da Floresta
2.9 1,7K Assista AgoraA Disney tentou repaginar-se com um filme que promete releituras de contos de fadas clássicos e ficou na tentativa... Um elenco excelente (e caríssimo) que atrai muito público e não o satisfaz. Quanto a um dos quesitos pelo qual mais sofre críticas, ou seja, a questão de gênero, não quebrou paradigmas: a bruxa continua sendo retratada negativamente (mesmo que a atuação de Streep seja estonteante e sua fala final o clímax da trama e, para mim, o que salva do filme), as mulheres continuam sendo punidas (três mortes delas no filme desnecessárias e até injustas), a fascinação por príncipes... enfim, nada mudou quanto a essa questão. Em suma, muito marketing para vendar a velha e passada receita Disney...
Se Eu Ficar
3.5 1,9K Assista AgoraUm filme sobre amor, música, construção de identidade... As cenas da protagonista tocando celo são lindíssimas.
The Rover: A Caçada
3.3 355 Assista AgoraUm filme difícil de assistir: pessoas sem sentido de vida, sem nada a perder ou por viver. Será que o caos tira até mesmo o instinto de sobrevivência? O nos restaria de humanos no abismo? Desconfortável, provocador, duro, mas nos estimula a pensar em nossa frágil condição humana.
Lucy
3.3 3,4K Assista AgoraInquietante, viceral, estridente! Um filme que tem ação, filosofia - principalmente oriental -, física quântica, ficção científica! Faz com que fiquemos vidrados e saímos mexidos, tocados, provocados! Maravilhoso!
Hércules
3.0 790 Assista AgoraBoas cenas de luta e batalhas. Mas não sou muito fã de filmes que desencantam mitos tentando transformar semideuses em homens comuns que se superaram.
As Horas
4.2 1,4KObra-prima! Três mulheres de diferentes épocas e sua feminilidade contraposta às expectativas sociais de gênero. Profundo, franco, sensível. Ainda assistirei muitas vezes!
Sonhos
4.4 381 Assista AgoraMaravilhoso! Impecável na fotografia: onírico, surreal, poético. Arrebatador quanto à crítica à modernidade e seus males: a falácia do progresso e da tecnologia em oposição à vida simples, o aprendizado pela natureza, o ócio contemplativo e filosófico.
Anticristo
3.5 2,2K Assista AgoraComo muito do cinema francês (se não europeu), um filme sem final feliz, determinado, mastigado: uma história aberta a interpretações múltiplas. É inevitável, entretanto, pensar o filme sob a ótica da religiosidade, da mente e estas em relação ao social, à força que a moral, a religião, os costumes têm sobre os indivíduos. Seríamos livres, independente de maus ou bons? Ou seríamos fruto de uma construção social, sujeitos a moldar nossas ações para o bem ou para o mal de acordo com os estereótipos fabricados pela sociedade, aqui, pela religião?
Malévola
3.7 3,8K Assista AgoraFantástico: a Disney finalmente desconstruindo seus estereótipos de princesa (frágil, dependente e passiva), de príncipe (perfeito, indispensável, redentor) e de vilã (personificação da maldade, fria, que deve ser punida). Um conto de fadas não mais rosa e azul, mas mesclado. Um filme que apresenta magia, seres fantásticos, sentimentos viscerais, sem puerilidade tão comum a estes tempos - quase um pleno paganismo!
O Grande Gatsby
3.9 2,7K Assista AgoraÓtima produção: figurino, fotografia, intensidade! Interessante a abordagem que apresenta da diferença de classes pelos cenários completamente opostos entre os ricos e os pobres da época: sombra e luz, progresso e ruína, beleza e grotesco. Gosto do debate implícito sobre caráter e moral: pode-se ser rico, mas não nobre, e fazer algo ilegal, mas ser honesto?
O Homem de Aço
3.6 3,9K Assista AgoraUm dos melhores filmes sobre o Superman que já vi: a história da origem recontada com uma ênfase em meio ambiente, honra, lealdade; um debate sobre vocação, dever moral, liberdade individual e bem coletivo; efeitos especiais, figurino, fotografia excelentes. Pareceu-me que tem uma leitura subjacente de certa filosofia oriental quanto a karma, e dharma quanto ao dever e a vocação, além da divisão da sociedade de Krypton em camadas específicas. Mas não verifiquei se houve esta influência de fato no roteiro.
47 Ronins
3.2 1,1K Assista AgoraFilme estridente! O retrato da honra guerreira samurai, a pureza do amor e do autossacrifício, a fotografia são os destaques.
A Culpa é das Estrelas
3.7 4,0K Assista AgoraHá uma contradição entre a menina leitora do livro e aquela que confronta o autor: a primeira se mostra realista e, talvez, pessimista, enquanto a segunda se comporta de forma mesquinha, egoísta e, até, fútil, como uma menina mimada cujo desejo deve ser satisfeito, independente do sofrimento e da história do autor.