A aguardada volta de Sam Raimi para o terror depois da trilogia homem-aranha entrega um filme de terror eficiente e com um bom final (embora isso seja meio discutível). A condução do diretor antecipou vários elementos que seriam lugar comum aos filmes de terror da década subsequente (planos holandeses, por exemplo) enquanto traz outros que seriam meio abandonados, como um gore cartunesco que remete à Evil Dead (reparem que o gore foi meio que abandonado pelo terror mainstream como invocação do mal e outros). Um ótimo filme e se você gosta te terror vale a pena uma assistida.
Uma pena que ela não ficou com Bullit no final (poxa, era só esperar alguns anos). O filme acaba sendo uma espécie de Lolita politicamente correto, mas a performance de Deanna sempre faz os filmes dela valerem a pena.
Não entendi onde que esse filme foge dos clichês e da mesmice como comentaram aqui. Achei a história bastante clichê, mas as cenas de ação e os efeitos gore foram excelentes e fazem o filme valer a pena, embora algumas situações e personagens tenham sido extremamente forçados.
Filme bem difícil de achar, tive que ver em inglês (o que não faz muita diferença, afinal o filme tem poucas falas). O curioso desses filmes de baixo orçamento é notar como algumas decisões estilísticas da direção quase sempre surgem para burlar as limitações orçamentárias (como a cena do tiro ou da queda da escada).Embora outras decisões não tenham sido assim tão eficientes (os closes excessivos em determinado persongem, enquanto outro personagem aparece ao fundo) Conta também com a presença de Lili Reinhart (a Betty de Riverdale) que aqui entrega uma atuação bem melhor do que a de Riverdale (não é um primor de atuação, mas comparando com a atuação dela na série é bem melhor). O diretor toma decisões na maioria das vezes acertadas, para manter o filme interessante, apesar da história em si facilmente poder ser resumida em um curta.
Alíás, o que foi aquele número musical aleatório nos créditos?
O segundo filme de Edgar Wright e o melhor terrir da décda passada, com várias críticas interessantes, como o papel da televisão ou o fato de capitalizarem os zumbis. O humor funciona, principalmente pelo excelente timming dos atores. Peca apenas pelo fato de que em alguns momentos se torna um "filme de terror" demais. A violência envolvendo os zumbis é muito realista, muito crua. Deveria ter sido mais estilizada, à la Tarantino. Sem isso, acaba soando em vários momentos como apenas um filme de terror, perdendo um pouco o tom da comédia.
A primeira metade é mais ou menos, mas a segunda metade compensa. Um filme divertido, com algumas boas falas e tiradas, além da sempre agradável presença de Doris Day. Curioso também notar alguns costumes diferentes dessa época.
O melhor filme dessa nova trilogia e, curiosamente, um filme que desde o seu início busca desconstruir o que foi feito no filme anterior. É curioso notar alguns elementos que demonstram isso. A máscara de Kylo Ren (inútil, diga-se de passagem e serve apenas para tentar retomar o Vader) é destruída (e Snoke, acertadamente, diz que ela é ridícula), o personagem Snoke, a música The Force Suite (que é tocada à exaustão no anterior simplesmente não dá às caras por aqui) além do filme o tempo todo bater na tecla de que não devemos ficar presos ao passado e a ideias preconcebidas (ao contrário de Despertar da Força, que é basicamente uma cópia do episódio IV). Pode até ser interessante seguir por um outro caminho, mas acaba demonstrando uma falta de planejamento dos produtores. Embora esse capítulo, também de certa forma, pegue muito coisa do episódio V (o protagonista treinando com um velho guerreiro enquanto o elenco de apoio é implacavelmente perseguido pelo império, culminando no encontro do protagonista com seus amigos) Já Rian Johnson se prova um diretor talentoso, realizando ambas as cenas (as de ação e as mais intimistas) de forma perspicaz e efetiva (e a batalha de sabres no salão do Snoke é uma das melhores da franquia). Entretanto, esse filme recebeu certa dose de reclamação, principalmente pelas decisões inesperadas. O fandom ficava teorizando na internet mil origens para Rei e Snoke e o diretor (acertadamente, na minha opinião) quebra completamente essas expectativas (Snoke e Rei são ninguém, uma decisão muito melhor do que a tomada pelo episódio IX. Porque Rei teria quer ser parente de alguém?. Outra reclamação foi o modo no qual Luke se comporta. Quanto a ele ter se tornado um velho ranzinza, não acho passível de reclamação (ora, não dá pra predizer qual vai ser o comportamento de alguém quando ficar mais velho). Já o fato dele ter tentado assinar Kylo Ren (que alías, se chama Ben, outro nome ridiculamente sem criatividade) é meio absurdo e totalmente mal construído, sendo este o único ponto realmente passível de crítica em relação ao comportamento de Luke.
E, embora a direção de Rian Jonhson seja eficiente, ela esbarra em algumas falhas de roteiro que me incomodaram bastante, algumas originadas no episódio anterior. Afinal, a primeira ordem tomou o controle? Então por que ela tem um exército tão pequeno? O mesmo vale para a resistência, que é composta por APENAS UMA FROTA. Onde está o resto da galáxia? O controle de tudo está sendo travado numa batalhazinha e ninguém se importa? Sério que não havia NINGUÉM disposto a ceder asilo para a resistência. Eles tinha destruído a starkiller, poxa.
Outro grande defeito se encontra no arco do personagem Poe. Acompanhem comigo: Poe é claramente subversivo. A nova comandante (de cabelo roxo) da frota tinha um plano de fuga e por algum motivo não revelou a ele,mesmo que Poe tenha se mostrado claramente insatisfeito com a passividade dela. Por que manter segredo? Em certo momento eu até achei que ela estava tentando induzir o Poe a agir de forma subversiva para tirá-los da situação que se encontrava de tão passiva que ele era. Então, Poe, junto com Finn e Rose (outro nome com zero de criatividade) elabora um plano mirabolante de fuga que falha e acaba resultando na MORTE DE QUASE TODA A RESISTÊNCIA (sim, se Poe não tivesse feito nada, o vigarista que quebra códigos não teria dedurado o plano para a primeira ordem e a resistência teria tranquilamente escapado para o planeta não mapeado), Ou seja, indiretamente Poe causou a morte de Luke Skywalker em pessoa! Além disso, ele realizou um motim ridículo. Merecia ter sido executado junto com a Rose e o Finn (embora a comandante que birutamente manteve o plano em segredo também possua uma enorme parcela de culpa). Mas não, ele ganha uma medalha e um posto mais avançado. Simplesmente ridículo. Bom, pelo menos o filme possui uma discussão política interessante, embora continue falhando pelo fato de toda a galáxia assistir passivamente a ruína da república sem fazer nada.
Outro defeito está em Kylo Ren, que tem seu arco no filme anterior arruinado, Ele mata o próprio pai para que seja finalmente corrompido para o lado sombrio e para de sofrer com a dúvida e o arrependimento. O ato de matar o próprio pai foi utilizado para demonstrar que agora não havia, dúvida, não havia angústia. Ele tinha se tornado um vilão completo. E agora, neste filme, ele exita em matar a própria mãe e continua em dúvida. Mas como? Por que ele ainda tem dúvida. Jamais saberemos.
Rei mais uma vez continua sendo a fodona sem quase treinamento nenhum.
Um outro ponto positivo é que há uma expansão maior da mitologia da saga, com novos planetas e conceitos (robôs, naves, etc).
Em suma, é um filme bem dirigido que trás algumas boas surpresas (quebrando os insuportáveis fazedores de teorias da internet) e ótimas cenas de ação, mas que peca por possuir algumas falhas de roteiro (não muitas e não suficientes para estragar a experiência, como acontece no episódio anterior).
Me lembro de quando lançou o primeiro trailer desse filme, prometendo restaurar as origens da saga, trazendo um filme para os fãs, como um pedido de desculpas pelas prequels. Esse trailer empolgou todo mundo, exceto eu. Tinha um pequeno detalhe nesse trailer que me incomodou completamente, um trecho em que o Han Solo fala que todas as histórias acerca dos rebeldes eram reais (ora, é obvio que são reais, afinal a república ganhou, por que ela não divulgaria essas histórias, porque as manteria escondidas tal qual o império fazia, na ânsia de apagar o legado dos jedis?). Nesse momento eu pensei: Hum, isso tá soando um pouco como Uma Nova Esperança. Eles não vão simplesmente "remakizar" o filme, vão? E, quando o filme finalmente lançou, eu nem liguei, mas, depois de ver que a recepção do público e da crítica foi massivamente positiva, resolvi assistir, pensando que o jj abrams não me decepcionaria, ele não iria simplesmente refazer o filme anterior.
E a primeira coisa que acontece no bendito filme é um droide com informações importantes. Pensem aqui comigo, de qual filme estou falando: droide crucial para um conflito carrega mensagem acessada por um habitante de um planeta deserto, habitante este que possui a força, embora a princípio se quer saiba o que ela é. Esse habitante se reúne com alguém envolvido nessa guerra, entra a bordo da millenium falcon, sendo guiado por um velho veterano da guerra ocorrida no passado, para levar o droide às mãos dos mocinhos, sendo implacavelmente perseguido no processo. No final, eles tem que destruir uma mega arma destruidora de planetas e o velhinho mentor morre no processo, nas mãos do vilão mascarado, o qual tem um passado com tal velhinho, Pois é, esse é o resumo de Uma Nova Esperança, mas observem que pode ser exatamente o resumo de Despertar da Força. Isso é simplesmente um absurdo, uma preguiça sem tamanho. É o clássico copie, mas mude os nomes pra ninguém reclamar. Se eles tivessem admitido que fizeram um remake, todos reclamariam, então fizeram um remake às escondidas e enganaram os trouxas tudo (inclusive, e aqui reside o absurdo, a própria crítica). Assim , todos gostaram do filme por não perceberem que estavam re-assistindo algo que já tinha sido feito antes. Sério, já vi remakes que são mais diferente do original (the thing, por exemplo) do que Uma Nova Esperança e Despertar da Força.
Mas claro, esse não é o único problema. Se fosse só isso, teria resultado apenas em um filme preguiçoso e sem graça. O problema reside no fato de que nem se deram ao trabalho de corrigir as falhas de roteiro geradas por essa "remakização". Quero que os fãs desse filme me respondam uma pergunta simples: Se a República venceu a guerra no episódio 6, por que patavinas a desgraça da República tem meia dúzia de soldados e APENAS UMA BASE MILITAR EM TODA A FORRA DA GALÁXIA QUE ELA GOVERNA? Não tem o menor sentido. A república governa uma galáxia e não tem aliados, proteção, não tem se quer um sistema para perceber a FORRA DE UMA ARMA DE DESTRUIÇÃO EM MASSA QUE SURGE DO NADA (a base starkiller, que aliás, é outra decisão pavorosa dos realizadores, a própria estrela da morte já estava desgastada). Sério, imagina que eu resolva tomar o controle do Brasil, construo uma base na Amazônia, contrato alguém para enriquecer urânio, construo ogivas nucleares e lanço uma numa base militar e outra em brasília. Pronto, sou agora o imperador do Brasil. Simplesmente não funciona assim porque primeiro, haveria uma guerra, o Brasil possui várias bases militares (a república, por algum motivo, só possui uma, a chamada Resistência) e segundo porque por mais incompetentes que nossos governantes sejam, eles iriam perceber que eu estava construindo armas nucleares DEBAIXO DO NARIZ DELES! Como a república, que supostamente governa a galáxia (supostamente porque isso se quer fica claro, pois o filme quer afastar de qualquer discussão política e acaba não percebendo que com isso perde todo o substrato da história), não percebeu a construção da Starkiller? Os rebeldes, que era um grupo minúsculo, percebeu no Episódio VI a Death Star. Perceberam? É tão remakizado que a república e os rebeldes são completamente equivalentes.
Além disso, a preguiça do filme fica evidente na escolha ridiculamente pobre dos nomes (POE, REI, FINN, HUX, embora Kylo Ren até seja um nome razoável) nomes monossilábicos que empalidecem em comparação com nomes de outros filmes (Skywalker, Darth Vader, Lando Calrisian, Tattoine,Qui-gon, Obi-wan etc). Também posso citar a preguiça do roteiro que é evidente pelo tom típico de perseguição dos filmes de ação (estão me perseguindo, por que? Encontro fiapos de resposta, que me guiam para outro lugar, lá encontro mais respostas, mas meus perseguidores me alcançaram, há cenas de ação, escapo, vou para outro lugar, encontro mais respostas, me perseguem, etc). Não só isso, como tudo é absolutamente conveniente: Rei, a pessoa que possui a força de forma mais forte da galáxia, por coincidência está do lado do droide com a informação vital. Finn e Poe coincidentemente caem do ladinho de Rei (em um PLANETA) e, ora vejam só, nesse mesmo planeta está a MILLENIUM FALCON, a nave de um dos heróis rebeldes. Coincidência suficiente? Não! A pessoa que os encontra primeiro é exatamente HAN SOLO (que, por alguma razão, consegui detectar a nave em uma galáxia inteira e alcança-la em tempo recorde). Ele leva os personagens para alguém que pode ter informações e essa pessoa possui EXATAMENTE o sabre de Luke. Mas toda a platéia está entorpecida demais pela nostalgia para perceber (olha a Falcon, Chewie,we are home,OOOOH). Então, o grupo perseguido entra num bar cheio de mal elemento com a cara limpa, é obvio que vão dedurar que eles estão ali.
Então, acontece o maior desrespeito a Star Wars em toda franquia, no qual a Rei, que até então não sabia o que era a força, simplesmente a controla facilmente sem treinamento nenhum, inclusive controlando mente de um stormtrooper (reclamam das prequels, reclamam de The Last Jedi, mas não reclamam disso?). Sério, é algo absurdo e que não condiz em nada com a franquia original, um desrespeito que teria que ter feito os fãs de Star Wars levantarem e abandonado a sessão. Esse filme é simplesmente o início de todos os problemas da franquia, pois não continua a história. Luke deveria estar guiando os Jedis em um novo templo. Ia ser algo ótimo de se ver, inclusive Leia como Jedi também. Porque Han solo ainda é caçador de recompensas? Porque não vemos a família, o povo de Chewie? O que RAIOS aconteceu depois do episodio VI? Por não terem continuado a história, o resto da trilogia ficou sem caminha para seguir. A preguiça e covardia desse filme matou toda a trilogia.
Sobre o duelo final Rei vs. Kylo, um cara que treinou a vida inteira vs. alguém que nunca pegou num sabre antes. É, pois, é. Kylo, estava machucado, mas é difícil de engolir. Além disso, isso é algo até comum nos filmes (vilões milenares e ultrapoderosos caírem para personagens fracos e inexperientes) e está longe de ser o maior defeito desse filme, embora seja uma das poucas falhas de roteiro que vi reclamarem.
A produção como um todo também é absolutamente sem criatividade. O visual dos planetas, naves, robôs, aliens, persongens, figurino, etc, TUDO, ABSOLUTAMENTE TUDO veio dos outros filmes (Sério JAR JAR ABRAMS, OUTRO PLANETA DESERTO?). Nem na PRODUÇÃO ESSE FILME ACRESCENTA ALGO NA MITOLOGIA. Porque raios a primeira ordem utiliza stormtroopers e as mesmas naves do Império? Enquanto isso, a resistência possui apenas meia dúzia de X-Wings. não há naves novas, seres novos. A única coisa nova é o BB-8, que tem até um visual interessante. Se pararmos para pensar, até mesmo a Ameaça Fantasma, com todos os seus defeitos de roteiro acrescentou muito mais à mitologia da saga (novos robôs , naves planetas, personagens). Até mesmo trilha sonora própria a das prequels tinha. Reparem como em Despertar da Força simplesmente há uma mera reutilização dos temas dos filmes anteriores. É absurdo que a crítica tenha se silenciado sobre esse fato.
Em resumo, o filme mais preguiçoso e enganador da história, que destruiu uma trilogia que tinha um grande potencial. Foi a maior decepção que eu já tive em uma sala de cinema. Enfim, esse filme também provou que até mesmo os críticos podem ser enganados se receberem uma dose de nostalgia (ou então foram todos pagos). É curioso notar também como grande parte dos defeitos do episódio IX se encontram nesse episódio VII, mas por algum motivo, só foram notar agora (reparem na crítica do Pablo Vilaça, por exemplo, praticamente tudo que ele reclama do episódio IX pode ser dito do episódio VII)
Os únicos pontos positivos: Sobre o Kylo Ren, o arco dele foi interessante (meio cópia do SW V, mas tudo bem). Personagens de etnias variadas (inclusive uma mulher protagonista). A parte técnica não possui defeitos.
"Analisando essa cadeia hereditária Quero me livrar dessa situação precária".
Simplesmente o melhor filme de terror da década: aspectos técnicos impecáveis, ótima fotografia, trilha sonora. O diretor Ari Aster consegue fazer uma história clichê soar renovada e angustiante, trazendo também uma dose altíssima de violência (algo não muito comum em filmes do gênero casa assombrada). Além disse, insere vários elementos incrivelmente sutis que dão pequenas pistas sobre os acontecimentos do próprio filme. Em suma, mais um filme que o oscar ignorou, apenas por ser terror.
Arraste-me para o Inferno
2.8 2,8KA aguardada volta de Sam Raimi para o terror depois da trilogia homem-aranha entrega um filme de terror eficiente e com um bom final (embora isso seja meio discutível). A condução do diretor antecipou vários elementos que seriam lugar comum aos filmes de terror da década subsequente (planos holandeses, por exemplo) enquanto traz outros que seriam meio abandonados, como um gore cartunesco que remete à Evil Dead (reparem que o gore foi meio que abandonado pelo terror mainstream como invocação do mal e outros). Um ótimo filme e se você gosta te terror vale a pena uma assistida.
Idade Perigosa
3.6 2Mais uma divertidíssima comédia de de Deanna Durbin, que traz mais uma performance viva e também nos presenteia com sua bela voz em ótimas canções.
Uma pena que ela não ficou com Bullit no final (poxa, era só esperar alguns anos). O filme acaba sendo uma espécie de Lolita politicamente correto, mas a performance de Deanna sempre faz os filmes dela valerem a pena.
Invasão Zumbi
4.0 2,1K Assista AgoraNão entendi onde que esse filme foge dos clichês e da mesmice como comentaram aqui. Achei a história bastante clichê, mas as cenas de ação e os efeitos gore foram excelentes e fazem o filme valer a pena, embora algumas situações e personagens tenham sido extremamente forçados.
Forever's End
2.2 1 Assista AgoraFilme bem difícil de achar, tive que ver em inglês (o que não faz muita diferença, afinal o filme tem poucas falas). O curioso desses filmes de baixo orçamento é notar como algumas decisões estilísticas da direção quase sempre surgem para burlar as limitações orçamentárias (como a cena do tiro ou da queda da escada).Embora outras decisões não tenham sido assim tão eficientes (os closes excessivos em determinado persongem, enquanto outro personagem aparece ao fundo) Conta também com a presença de Lili Reinhart (a Betty de Riverdale) que aqui entrega uma atuação bem melhor do que a de Riverdale (não é um primor de atuação, mas comparando com a atuação dela na série é bem melhor). O diretor toma decisões na maioria das vezes acertadas, para manter o filme interessante, apesar da história em si facilmente poder ser resumida em um curta.
Alíás, o que foi aquele número musical aleatório nos créditos?
Todo Mundo Quase Morto
3.7 981 Assista AgoraO segundo filme de Edgar Wright e o melhor terrir da décda passada, com várias críticas interessantes, como o papel da televisão ou o fato de capitalizarem os zumbis. O humor funciona, principalmente pelo excelente timming dos atores. Peca apenas pelo fato de que em alguns momentos se torna um "filme de terror" demais. A violência envolvendo os zumbis é muito realista, muito crua. Deveria ter sido mais estilizada, à la Tarantino. Sem isso, acaba soando em vários momentos como apenas um filme de terror, perdendo um pouco o tom da comédia.
Carícias de Luxo
3.5 16 Assista AgoraA primeira metade é mais ou menos, mas a segunda metade compensa. Um filme divertido, com algumas boas falas e tiradas, além da sempre agradável presença de Doris Day. Curioso também notar alguns costumes diferentes dessa época.
Star Wars, Episódio VIII: Os Últimos Jedi
4.1 1,6K Assista AgoraO melhor filme dessa nova trilogia e, curiosamente, um filme que desde o seu início busca desconstruir o que foi feito no filme anterior. É curioso notar alguns elementos que demonstram isso. A máscara de Kylo Ren (inútil, diga-se de passagem e serve apenas para tentar retomar o Vader) é destruída (e Snoke, acertadamente, diz que ela é ridícula), o personagem Snoke, a música The Force Suite (que é tocada à exaustão no anterior simplesmente não dá às caras por aqui) além do filme o tempo todo bater na tecla de que não devemos ficar presos ao passado e a ideias preconcebidas (ao contrário de Despertar da Força, que é basicamente uma cópia do episódio IV). Pode até ser interessante seguir por um outro caminho, mas acaba demonstrando uma falta de planejamento dos produtores. Embora esse capítulo, também de certa forma, pegue muito coisa do episódio V (o protagonista treinando com um velho guerreiro enquanto o elenco de apoio é implacavelmente perseguido pelo império, culminando no encontro do protagonista com seus amigos)
Já Rian Johnson se prova um diretor talentoso, realizando ambas as cenas (as de ação e as mais intimistas) de forma perspicaz e efetiva (e a batalha de sabres no salão do Snoke é uma das melhores da franquia). Entretanto, esse filme recebeu certa dose de reclamação, principalmente pelas decisões inesperadas. O fandom ficava teorizando na internet mil origens para Rei e Snoke e o diretor (acertadamente, na minha opinião) quebra completamente essas expectativas (Snoke e Rei são ninguém, uma decisão muito melhor do que a tomada pelo episódio IX. Porque Rei teria quer ser parente de alguém?. Outra reclamação foi o modo no qual Luke se comporta. Quanto a ele ter se tornado um velho ranzinza, não acho passível de reclamação (ora, não dá pra predizer qual vai ser o comportamento de alguém quando ficar mais velho). Já o fato dele ter tentado assinar Kylo Ren (que alías, se chama Ben, outro nome ridiculamente sem criatividade) é meio absurdo e totalmente mal construído, sendo este o único ponto realmente passível de crítica em relação ao comportamento de Luke.
E, embora a direção de Rian Jonhson seja eficiente, ela esbarra em algumas falhas de roteiro que me incomodaram bastante, algumas originadas no episódio anterior. Afinal, a primeira ordem tomou o controle? Então por que ela tem um exército tão pequeno? O mesmo vale para a resistência, que é composta por APENAS UMA FROTA. Onde está o resto da galáxia? O controle de tudo está sendo travado numa batalhazinha e ninguém se importa? Sério que não havia NINGUÉM disposto a ceder asilo para a resistência. Eles tinha destruído a starkiller, poxa.
Outro grande defeito se encontra no arco do personagem Poe. Acompanhem comigo: Poe é claramente subversivo. A nova comandante (de cabelo roxo) da frota tinha um plano de fuga e por algum motivo não revelou a ele,mesmo que Poe tenha se mostrado claramente insatisfeito com a passividade dela. Por que manter segredo? Em certo momento eu até achei que ela estava tentando induzir o Poe a agir de forma subversiva para tirá-los da situação que se encontrava de tão passiva que ele era. Então, Poe, junto com Finn e Rose (outro nome com zero de criatividade) elabora um plano mirabolante de fuga que falha e acaba resultando na MORTE DE QUASE TODA A RESISTÊNCIA (sim, se Poe não tivesse feito nada, o vigarista que quebra códigos não teria dedurado o plano para a primeira ordem e a resistência teria tranquilamente escapado para o planeta não mapeado), Ou seja, indiretamente Poe causou a morte de Luke Skywalker em pessoa!
Além disso, ele realizou um motim ridículo. Merecia ter sido executado junto com a Rose e o Finn (embora a comandante que birutamente manteve o plano em segredo também possua uma enorme parcela de culpa). Mas não, ele ganha uma medalha e um posto mais avançado. Simplesmente ridículo. Bom, pelo menos o filme possui uma discussão política interessante, embora continue falhando pelo fato de toda a galáxia assistir passivamente a ruína da república sem fazer nada.
Outro defeito está em Kylo Ren, que tem seu arco no filme anterior arruinado, Ele mata o próprio pai para que seja finalmente corrompido para o lado sombrio e para de sofrer com a dúvida e o arrependimento. O ato de matar o próprio pai foi utilizado para demonstrar que agora não havia, dúvida, não havia angústia. Ele tinha se tornado um vilão completo. E agora, neste filme, ele exita em matar a própria mãe e continua em dúvida. Mas como? Por que ele ainda tem dúvida. Jamais saberemos.
Rei mais uma vez continua sendo a fodona sem quase treinamento nenhum.
Um outro ponto positivo é que há uma expansão maior da mitologia da saga, com novos planetas e conceitos (robôs, naves, etc).
Em suma, é um filme bem dirigido que trás algumas boas surpresas (quebrando os insuportáveis fazedores de teorias da internet) e ótimas cenas de ação, mas que peca por possuir algumas falhas de roteiro (não muitas e não suficientes para estragar a experiência, como acontece no episódio anterior).
Star Wars, Episódio VII: O Despertar da Força
4.3 3,1K Assista AgoraMe lembro de quando lançou o primeiro trailer desse filme, prometendo restaurar as origens da saga, trazendo um filme para os fãs, como um pedido de desculpas pelas prequels. Esse trailer empolgou todo mundo, exceto eu. Tinha um pequeno detalhe nesse trailer que me incomodou completamente, um trecho em que o Han Solo fala que todas as histórias acerca dos rebeldes eram reais (ora, é obvio que são reais, afinal a república ganhou, por que ela não divulgaria essas histórias, porque as manteria escondidas tal qual o império fazia, na ânsia de apagar o legado dos jedis?). Nesse momento eu pensei: Hum, isso tá soando um pouco como Uma Nova Esperança. Eles não vão simplesmente "remakizar" o filme, vão? E, quando o filme finalmente lançou, eu nem liguei, mas, depois de ver que a recepção do público e da crítica foi massivamente positiva, resolvi assistir, pensando que o jj abrams não me decepcionaria, ele não iria simplesmente refazer o filme anterior.
E a primeira coisa que acontece no bendito filme é um droide com informações importantes. Pensem aqui comigo, de qual filme estou falando: droide crucial para um conflito carrega mensagem acessada por um habitante de um planeta deserto, habitante este que possui a força, embora a princípio se quer saiba o que ela é. Esse habitante se reúne com alguém envolvido nessa guerra, entra a bordo da millenium falcon, sendo guiado por um velho veterano da guerra ocorrida no passado, para levar o droide às mãos dos mocinhos, sendo implacavelmente perseguido no processo. No final, eles tem que destruir uma mega arma destruidora de planetas e o velhinho mentor morre no processo, nas mãos do vilão mascarado, o qual tem um passado com tal velhinho, Pois é, esse é o resumo de Uma Nova Esperança, mas observem que pode ser exatamente o resumo de Despertar da Força. Isso é simplesmente um absurdo, uma preguiça sem tamanho. É o clássico copie, mas mude os nomes pra ninguém reclamar. Se eles tivessem admitido que fizeram um remake, todos reclamariam, então fizeram um remake às escondidas e enganaram os trouxas tudo (inclusive, e aqui reside o absurdo, a própria crítica). Assim , todos gostaram do filme por não perceberem que estavam re-assistindo algo que já tinha sido feito antes. Sério, já vi remakes que são mais diferente do original (the thing, por exemplo) do que Uma Nova Esperança e Despertar da Força.
Mas claro, esse não é o único problema. Se fosse só isso, teria resultado apenas em um filme preguiçoso e sem graça. O problema reside no fato de que nem se deram ao trabalho de corrigir as falhas de roteiro geradas por essa "remakização". Quero que os fãs desse filme me respondam uma pergunta simples: Se a República venceu a guerra no episódio 6, por que patavinas a desgraça da República tem meia dúzia de soldados e APENAS UMA BASE MILITAR EM TODA A FORRA DA GALÁXIA QUE ELA GOVERNA? Não tem o menor sentido. A república governa uma galáxia e não tem aliados, proteção, não tem se quer um sistema para perceber a FORRA DE UMA ARMA DE DESTRUIÇÃO EM MASSA QUE SURGE DO NADA (a base starkiller, que aliás, é outra decisão pavorosa dos realizadores, a própria estrela da morte já estava desgastada). Sério, imagina que eu resolva tomar o controle do Brasil, construo uma base na Amazônia, contrato alguém para enriquecer urânio, construo ogivas nucleares e lanço uma numa base militar e outra em brasília. Pronto, sou agora o imperador do Brasil. Simplesmente não funciona assim porque primeiro, haveria uma guerra, o Brasil possui várias bases militares (a república, por algum motivo, só possui uma, a chamada Resistência) e segundo porque por mais incompetentes que nossos governantes sejam, eles iriam perceber que eu estava construindo armas nucleares DEBAIXO DO NARIZ DELES! Como a república, que supostamente governa a galáxia (supostamente porque isso se quer fica claro, pois o filme quer afastar de qualquer discussão política e acaba não percebendo que com isso perde todo o substrato da história), não percebeu a construção da Starkiller? Os rebeldes, que era um grupo minúsculo, percebeu no Episódio VI a Death Star. Perceberam? É tão remakizado que a república e os rebeldes são completamente equivalentes.
Além disso, a preguiça do filme fica evidente na escolha ridiculamente pobre dos nomes (POE, REI, FINN, HUX, embora Kylo Ren até seja um nome razoável) nomes monossilábicos que empalidecem em comparação com nomes de outros filmes (Skywalker, Darth Vader, Lando Calrisian, Tattoine,Qui-gon, Obi-wan etc). Também posso citar a preguiça do roteiro que é evidente pelo tom típico de perseguição dos filmes de ação (estão me perseguindo, por que? Encontro fiapos de resposta, que me guiam para outro lugar, lá encontro mais respostas, mas meus perseguidores me alcançaram, há cenas de ação, escapo, vou para outro lugar, encontro mais respostas, me perseguem, etc). Não só isso, como tudo é absolutamente conveniente: Rei, a pessoa que possui a força de forma mais forte da galáxia, por coincidência está do lado do droide com a informação vital. Finn e Poe coincidentemente caem do ladinho de Rei (em um PLANETA) e, ora vejam só, nesse mesmo planeta está a MILLENIUM FALCON, a nave de um dos heróis rebeldes. Coincidência suficiente? Não! A pessoa que os encontra primeiro é exatamente HAN SOLO (que, por alguma razão, consegui detectar a nave em uma galáxia inteira e alcança-la em tempo recorde). Ele leva os personagens para alguém que pode ter informações e essa pessoa possui EXATAMENTE o sabre de Luke. Mas toda a platéia está entorpecida demais pela nostalgia para perceber (olha a Falcon, Chewie,we are home,OOOOH). Então, o grupo perseguido entra num bar cheio de mal elemento com a cara limpa, é obvio que vão dedurar que eles estão ali.
Então, acontece o maior desrespeito a Star Wars em toda franquia, no qual a Rei, que até então não sabia o que era a força, simplesmente a controla facilmente sem treinamento nenhum, inclusive controlando mente de um stormtrooper (reclamam das prequels, reclamam de The Last Jedi, mas não reclamam disso?). Sério, é algo absurdo e que não condiz em nada com a franquia original, um desrespeito que teria que ter feito os fãs de Star Wars levantarem e abandonado a sessão. Esse filme é simplesmente o início de todos os problemas da franquia, pois não continua a história. Luke deveria estar guiando os Jedis em um novo templo. Ia ser algo ótimo de se ver, inclusive Leia como Jedi também. Porque Han solo ainda é caçador de recompensas? Porque não vemos a família, o povo de Chewie? O que RAIOS aconteceu depois do episodio VI? Por não terem continuado a história, o resto da trilogia ficou sem caminha para seguir. A preguiça e covardia desse filme matou toda a trilogia.
Sobre o duelo final Rei vs. Kylo, um cara que treinou a vida inteira vs. alguém que nunca pegou num sabre antes. É, pois, é. Kylo, estava machucado, mas é difícil de engolir. Além disso, isso é algo até comum nos filmes (vilões milenares e ultrapoderosos caírem para personagens fracos e inexperientes) e está longe de ser o maior defeito desse filme, embora seja uma das poucas falhas de roteiro que vi reclamarem.
A produção como um todo também é absolutamente sem criatividade. O visual dos planetas, naves, robôs, aliens, persongens, figurino, etc, TUDO, ABSOLUTAMENTE TUDO veio dos outros filmes (Sério JAR JAR ABRAMS, OUTRO PLANETA DESERTO?). Nem na PRODUÇÃO ESSE FILME ACRESCENTA ALGO NA MITOLOGIA. Porque raios a primeira ordem utiliza stormtroopers e as mesmas naves do Império? Enquanto isso, a resistência possui apenas meia dúzia de X-Wings. não há naves novas, seres novos. A única coisa nova é o BB-8, que tem até um visual interessante. Se pararmos para pensar, até mesmo a Ameaça Fantasma, com todos os seus defeitos de roteiro acrescentou muito mais à mitologia da saga (novos robôs , naves planetas, personagens). Até mesmo trilha sonora própria a das prequels tinha. Reparem como em Despertar da Força simplesmente há uma mera reutilização dos temas dos filmes anteriores. É absurdo que a crítica tenha se silenciado sobre esse fato.
Em resumo, o filme mais preguiçoso e enganador da história, que destruiu uma trilogia que tinha um grande potencial. Foi a maior decepção que eu já tive em uma sala de cinema. Enfim, esse filme também provou que até mesmo os críticos podem ser enganados se receberem uma dose de nostalgia (ou então foram todos pagos). É curioso notar também como grande parte dos defeitos do episódio IX se encontram nesse episódio VII, mas por algum motivo, só foram notar agora (reparem na crítica do Pablo Vilaça, por exemplo, praticamente tudo que ele reclama do episódio IX pode ser dito do episódio VII)
Os únicos pontos positivos:
Sobre o Kylo Ren, o arco dele foi interessante (meio cópia do SW V, mas tudo bem).
Personagens de etnias variadas (inclusive uma mulher protagonista).
A parte técnica não possui defeitos.
Hereditário
3.8 3,0K Assista Agora"Analisando essa cadeia hereditária
Quero me livrar dessa situação precária".
Simplesmente o melhor filme de terror da década: aspectos técnicos impecáveis, ótima fotografia, trilha sonora. O diretor Ari Aster consegue fazer uma história clichê soar renovada e angustiante, trazendo também uma dose altíssima de violência (algo não muito comum em filmes do gênero casa assombrada). Além disse, insere vários elementos incrivelmente sutis que dão pequenas pistas sobre os acontecimentos do próprio filme. Em suma, mais um filme que o oscar ignorou, apenas por ser terror.