Um retrato da alma humana em seu cunho existencialista, sempre mesclado por lembranças e imagens do passado, que são borradas por medos e desejos; & dores prazeres que se apresentam em nosso consciente e inconsciente. O toque surrealista é a chave que torna o filme primoroso.
Um filme tipicamente vanguardista que apresenta uma criação cinematográfica atípica. Quando esse tipo de arte ocorre (assim como em outras manifestações) sempre haverá aprovação e reprovação. Para alguns, apenas uma história vazia e desconexa. Para outros, uma produção corajosamente ousada. Particularmente acredito que o filme carregue um pouco de cada um desses polos, mas a mensagem velada nessa mistura artística é muito relevante.
Filme de grande relevância social, filosófica e antropológica. Tocante por sua sensibilidade e perturbador por suas possibilidades. Uma exposição da natureza primitiva do homem & de sua transformação quando inserido ao meio social.
O roteiro de cunho reflexivo casa com a excelente direção do filme. Em conjunto, esses fatores expõe discursos sobre a jornada do ser humano em nosso planeta e, consequentemente, tudo aquilo que tal existência engloba.
Um exemplo de filme de arte. Uma viagem que entoa pelas vastas profundezas das sublimes emoções que tocam a vida de todos os seres humanos. Uma experiência pelo sentimentalismo doentio e cativante de várias almas que rumam em destinos diversos, e escrevem suas próprias caminhadas. Profundo e, ao mesmo tempo, raso.
Já faz um tempo em que não te vejo... Você me guiou com esses olhos inocentes, você sabe que eu amo o elemento surpresa. Em meu sonho eu afogava meus arrependimentos... Você... Você disse que esperaria ATÉ O FIM DO MUNDO...
Um filme atemporal. Repleto de filosofias que se ocultam em cenas cômicas e diálogos excêntricos. Uma atmosfera enigmática que se funde com os mistérios da vida, mas que torna-se clara conforme compreendemos as indagações e questionamentos filosóficos que estão como pano de fundo da história.
... esse é exatamente o tipo de arte que exige grande raciocínio por parte, tanto do diretor, quanto do espectador, pois o processo criativo de um filme como tal, requer que ideias e diálogos sejam buscados num outro plano, que é do inconsciente e do simbolismo e assim, também para interpretar um filme como este, é preciso que o espectador mergulhe dentro de si e do seu exterior em busca de relações e interpretações que possam render algum sentido ao que, aparentemente, é algo incoerente...talvez, Lynch tenha utilizado sua linguagem mais enigmática e surrealista, e na qual, mais uma vez, faz excelente uso das propostas deste movimento artístico, pois usa uma linguagem de maneira livre, espontânea e que não necessita da lógica ou da razão...
Tem como enfoque a questão da condição humana em seu sentido mais amplo, ou seja, mediante suas profundezas existenciais e sentimentos que a acercam. O Som da Montanha carrega uma emoção abstrata em seu roteiro, e nos seus personagens. E, a cada minuto que se passa, essa emoção se aflora mais intensamente.
É um filme culturalmente significativo, pois ele é capaz de despertar emoções profundas no espectador, e levá-lo a reflexão sobre a morte e sobre a vida. Esses dois pontos, no filme, se integram numa fórmula de drama e humor negro que compõe o roteiro. Há na história, um conflito entre os elementos paradoxais “morte” e “vida”. Harold almeja e admira a morte, já Maude, aprecia e aproveita cada segundo da sua vida. Talvez, a obsessão pela morte, não seja algo normal. Porém, é incorreto negarmos a morte, visto que ela faz parte do nosso futuro (...)
Gosto muito de sci-fi, especialmente quando se trata do tema "viagem no tempo". Eu não esperava muita coisa desse filme, mas fiquei positivamente surpresa com a história. O roteiro conseguiu estruturar bem a narrativa e manter o intrigante enredo cativante durante todo o filme. Não é uma obra científica grandiosa, mas é uma história coerente, e que, diferente de muitos outros que abordam o tema em questão, consegue ser bem conduzido.
Maravilhosamente bizarro. Aliás, aquela bizarrice típica do Cronenberg. Os gêmeos protagonistas, são tão sutis e cheios de sentimentalismo que chegam a ser sinistros. É um filme sobre as emoções humanas acerca de aspectos como a identidade, o equilíbrio e a paixão. Só que esses fatores escondem-se na confusão dual do filme.
Com uma atmosfera parcialmente onírica, comum nas obras do diretor, e uma forte presença de sentimentos humanistas, a película, entre outros aspectos, mostra o homem em busca da satisfação de seus desejos, que, tentam ser satisfeitos através da busca pelo paraíso, e obsessão pelo dinheiro e bens materiais. O protagonista é um ladrão que rouba por vicio, e toma tal atitude, na esperança de suprir seu insaciável desejo de obter sempre mais. “O homem é um ser desejante”. E desejo, é algo que, de uma forma ou de outra (seja mais explícita ou sutil) está presente em grandes partes do filme. Por vezes, é fácil captar as cenas que expressam o desejo humano, por outras, tal fato está oculto em metáforas. E o desejo, nesse filme leva alguns personagens a beirar o devaneio, pois o desejo é um sentimento forte, que pode facilmente cegar o ser humano, ou guiá-lo para a individual satisfação momentânea., excluindo a percepção do entorno de um indivíduo, que, se perdendo dentro de tal sentimento, pode perder seu estado de vigília e sua sanidade.
Um retrato da alma humana em busca de sua redenção e desapego ao passado. Ao mesmo tempo, um reflexo da alma almejando se redimir com os acontecimentos presentes para, assim, trilhar passivamente o futuro. Quanta sutileza e poesia por parte de Wenders. Sutil na forma de conduzir o filme, poético na maneira como usa os aspectos cinematográficos em conjunto.
Esse filme é uma das maiores preciosidades do cinema. Além de ter um capricho especial na parte técnica, com um roteiro brilhante e uma criativa ordem cronológica, conta com um desfecho genial, que expõe questões de conflitos étnicos e religiosos. O longa conta também como uma magnífica simbologia "Palavra - Rostos - Fotografias", que merece atenção especial do espectador para que o mesmo possa captar o que existe nas entrelinhas da história. O título do filme também carrega um significado que é explicado ao longo do filme.
Uma preciosidade para estudantes e amantes da Filosofia. Uma viagem pelas brilhantes mentes de Sartre e Simone, e pela imensa sabedoria desses dois grandes pensadores europeus. São duas almas que se atraíram pelas semelhanças, e se completaram pelas diferenças. A Filosofia é capaz de despertar paixão, não somente no que diz respeito ao pensamento, mas no que se refere à inevitável união de dois corações, que, por vezes, se tocam, e nunca mais se separam. Simone de Beauvoir é uma das mulheres mais admiráveis que o mundo já conheceu. Uma filósofa encantadora, com pensamentos à frente de seu tempo, e sem medo de manifestar suas ideias diante de uma sociedade ainda conservadora. E Sartre, um dos grandes gênios da Filosofia, foi responsável pelo desenvolvimento da corrente de pensamento Existencialista, além de ser um dos maiores representantes da mesma. Além disso, também foi produtor de uma vasta de quantidade de obras essenciais para a compreensão do progresso do pensamento filosófico ao longo da contemporaneidade. O filme apresenta uma rápida participação do personagem Albert Camus, que foi companheiro de Sartre, e representante da teoria do Absurdismo. Esse filme é um produção valiosa que leva o espectador a acompanhar a doce jornada de duas mentes fantásticas que, se uniram por amor, e pela vontade de expor suas ideias de liberdade e compreensão de vida.
Uma discussão filosófica sobre a religião. Um filme difícil de assistir, complicado de ser interpretado e digerido, mas muito intrigante. Mostra polêmicas e pontos fundamentais do Cristianismo através de uma intrínseca argumentação fixada nos diálogos.
A narrativa discute vários pontos que constituem e estruturam nossas vidas, consequentemente nos influenciando, como por exemplo, “realidade”, “ilusão”, “escolha”, e “tempo”, palavras, que entre outras, concebem o enredo do filme. Todos esses pontos, mesclam-se quase que inevitavelmente em algum, ou vários momentos de nossas vidas. A escolha, em si, será responsável pelo que se tornará nossa realidade, e também, por aquilo que ficará apenas como o ilusório. O tempo, caminha ao lado da escolha, tal como da realidade, e/ou da ilusão.
Impressionante como as coisas podem tomar um rumo distinto quando optamos por algo, ou deixamos de decidir por alguma possibilidade. E são as decisões ou a falta delas que nos trazem a consequência, que se tornará assim, o real; enquanto que o que não se concretizou em nossas vidas, tornara-se o ilusório. A decisão propõe o destino, e quando optamos por algo, inevitavelmente, deixamos outras coisas para trás, com exceção do tempo, que sempre nos acompanhará independentemente das decisões que tomamos.
"Um Truque de Luz", trata-se, primeiramente, de um verdadeiro legado sobre a história do Cinema. Wenders mescla à narrativa algumas dualidades como "passado e presente"; "preto e branco", e junto a isso acrescenta um roteiro delicado e tocante que tange uma produção que mistura o perfil de um filme com o de um documentário. Por fim, temos como resultado uma história sutil, doce, e encantadora sobre a trajetória do surgimento e desenvolvimento da Sétima Arte. Em toda a narrativa, consta o característico toque poético que Wenders transpõe em seus filmes. "Um Truque de Luz" tornou-se uma verdadeira obra-prima atingindo notoriedade e reconhecimento na Europa e em outras partes do mundo. No Brasil, por sua vez, infelizmente, mais um filme que fica à margem da indústria comercial de cinema. Excelente produção, e recomendado para os admiradores e estudantes de Cinema.
No Templo das Tentações
3.3 21"Tão cheio de arrependimentos e saudades".
No Templo das Tentações
3.3 21Excelente filme! O mistério paira no ar, e a maldade se oculta na magia da mente dos personagens. Criativo e cativante: duas grandes marcas da Disney.
8½
4.3 409 Assista AgoraUm retrato da alma humana em seu cunho existencialista, sempre mesclado por lembranças e imagens do passado, que são borradas por medos e desejos; & dores prazeres que se apresentam em nosso consciente e inconsciente. O toque surrealista é a chave que torna o filme primoroso.
As Três Máscaras de Eva
3.9 114"It hurts, there's a pain in my head. I wish it would stop, but it never stops. I can feel it coming... I'm getting weaker, please help me...".
Um filme muito instigante.
Quero Ser John Malkovich
4.0 1,4K Assista AgoraUm filme tipicamente vanguardista que apresenta uma criação cinematográfica atípica. Quando esse tipo de arte ocorre (assim como em outras manifestações) sempre haverá aprovação e reprovação. Para alguns, apenas uma história vazia e desconexa. Para outros, uma produção corajosamente ousada. Particularmente acredito que o filme carregue um pouco de cada um desses polos, mas a mensagem velada nessa mistura artística é muito relevante.
O Garoto Selvagem
3.8 89Filme de grande relevância social, filosófica e antropológica. Tocante por sua sensibilidade e perturbador por suas possibilidades. Uma exposição da natureza primitiva do homem & de sua transformação quando inserido ao meio social.
K-Pax: O Caminho da Luz
3.8 397O roteiro de cunho reflexivo casa com a excelente direção do filme. Em conjunto, esses fatores expõe discursos sobre a jornada do ser humano em nosso planeta e, consequentemente, tudo aquilo que tal existência engloba.
Taxidermia: Histórias Grotescas
3.4 345 Assista AgoraSurrealista & visceral. São três atos que nos guiam para grandes reflexões e indagações.
Na Cidade de Sylvia
3.6 41Um exemplo de filme de arte. Uma viagem que entoa pelas vastas profundezas das sublimes emoções que tocam a vida de todos os seres humanos. Uma experiência pelo sentimentalismo doentio e cativante de várias almas que rumam em destinos diversos, e escrevem suas próprias caminhadas. Profundo e, ao mesmo tempo, raso.
Até o Fim do Mundo
3.8 14Já faz um tempo em que não te vejo...
Você me guiou com esses olhos inocentes, você sabe que eu amo o elemento surpresa.
Em meu sonho eu afogava meus arrependimentos...
Você... Você disse que esperaria ATÉ O FIM DO MUNDO...
As 7 Faces do Dr. Lao
4.0 170 Assista AgoraUm filme atemporal. Repleto de filosofias que se ocultam em cenas cômicas e diálogos excêntricos. Uma atmosfera enigmática que se funde com os mistérios da vida, mas que torna-se clara conforme compreendemos as indagações e questionamentos filosóficos que estão como pano de fundo da história.
Rabbits
3.9 152... esse é exatamente o tipo de arte que exige grande raciocínio por parte, tanto do diretor, quanto do espectador, pois o processo criativo de um filme como tal, requer que ideias e diálogos sejam buscados num outro plano, que é do inconsciente e do simbolismo e assim, também para interpretar um filme como este, é preciso que o espectador mergulhe dentro de si e do seu exterior em busca de relações e interpretações que possam render algum sentido ao que, aparentemente, é algo incoerente...talvez, Lynch tenha utilizado sua linguagem mais enigmática e surrealista, e na qual, mais uma vez, faz excelente uso das propostas deste movimento artístico, pois usa uma linguagem de maneira livre, espontânea e que não necessita da lógica ou da razão...
Juliana Vannucchi: http://cinema10.com.br/materias/rabbits-um-genial-retrato-do-cinema-surrealista
O Som da Montanha
4.2 9Tem como enfoque a questão da condição humana em seu sentido mais amplo, ou seja, mediante suas profundezas existenciais e sentimentos que a acercam. O Som da Montanha carrega uma emoção abstrata em seu roteiro, e nos seus personagens. E, a cada minuto que se passa, essa emoção se aflora mais intensamente.
Ensina-me a Viver
4.3 874 Assista AgoraÉ um filme culturalmente significativo, pois ele é capaz de despertar emoções profundas no espectador, e levá-lo a reflexão sobre a morte e sobre a vida. Esses dois pontos, no filme, se integram numa fórmula de drama e humor negro que compõe o roteiro. Há na história, um conflito entre os elementos paradoxais “morte” e “vida”. Harold almeja e admira a morte, já Maude, aprecia e aproveita cada segundo da sua vida. Talvez, a obsessão pela morte, não seja algo normal. Porém, é incorreto negarmos a morte, visto que ela faz parte do nosso futuro (...)
(Leia o restante: www.zonacritica.com.br).
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3.1 28Gosto muito de sci-fi, especialmente quando se trata do tema "viagem no tempo". Eu não esperava muita coisa desse filme, mas fiquei positivamente surpresa com a história. O roteiro conseguiu estruturar bem a narrativa e manter o intrigante enredo cativante durante todo o filme. Não é uma obra científica grandiosa, mas é uma história coerente, e que, diferente de muitos outros que abordam o tema em questão, consegue ser bem conduzido.
Gêmeos: Mórbida Semelhança
3.7 193Maravilhosamente bizarro. Aliás, aquela bizarrice típica do Cronenberg. Os gêmeos protagonistas, são tão sutis e cheios de sentimentalismo que chegam a ser sinistros. É um filme sobre as emoções humanas acerca de aspectos como a identidade, o equilíbrio e a paixão. Só que esses fatores escondem-se na confusão dual do filme.
O Ladrão do Arco-Íris
3.1 13Com uma atmosfera parcialmente onírica, comum nas obras do diretor, e uma forte presença de sentimentos humanistas, a película, entre outros aspectos, mostra o homem em busca da satisfação de seus desejos, que, tentam ser satisfeitos através da busca pelo paraíso, e obsessão pelo dinheiro e bens materiais. O protagonista é um ladrão que rouba por vicio, e toma tal atitude, na esperança de suprir seu insaciável desejo de obter sempre mais. “O homem é um ser desejante”. E desejo, é algo que, de uma forma ou de outra (seja mais explícita ou sutil) está presente em grandes partes do filme. Por vezes, é fácil captar as cenas que expressam o desejo humano, por outras, tal fato está oculto em metáforas. E o desejo, nesse filme leva alguns personagens a beirar o devaneio, pois o desejo é um sentimento forte, que pode facilmente cegar o ser humano, ou guiá-lo para a individual satisfação momentânea., excluindo a percepção do entorno de um indivíduo, que, se perdendo dentro de tal sentimento, pode perder seu estado de vigília e sua sanidade.
Paris, Texas
4.3 700 Assista AgoraUm retrato da alma humana em busca de sua redenção e desapego ao passado. Ao mesmo tempo, um reflexo da alma almejando se redimir com os acontecimentos presentes para, assim, trilhar passivamente o futuro.
Quanta sutileza e poesia por parte de Wenders. Sutil na forma de conduzir o filme, poético na maneira como usa os aspectos cinematográficos em conjunto.
Antes da Chuva
4.1 62 Assista AgoraEsse filme é uma das maiores preciosidades do cinema. Além de ter um capricho especial na parte técnica, com um roteiro brilhante e uma criativa ordem cronológica, conta com um desfecho genial, que expõe questões de conflitos étnicos e religiosos.
O longa conta também como uma magnífica simbologia "Palavra - Rostos - Fotografias", que merece atenção especial do espectador para que o mesmo possa captar o que existe nas entrelinhas da história. O título do filme também carrega um significado que é explicado ao longo do filme.
Os Amantes do Café Flore
3.7 63Uma preciosidade para estudantes e amantes da Filosofia. Uma viagem pelas brilhantes mentes de Sartre e Simone, e pela imensa sabedoria desses dois grandes pensadores europeus. São duas almas que se atraíram pelas semelhanças, e se completaram pelas diferenças. A Filosofia é capaz de despertar paixão, não somente no que diz respeito ao pensamento, mas no que se refere à inevitável união de dois corações, que, por vezes, se tocam, e nunca mais se separam.
Simone de Beauvoir é uma das mulheres mais admiráveis que o mundo já conheceu. Uma filósofa encantadora, com pensamentos à frente de seu tempo, e sem medo de manifestar suas ideias diante de uma sociedade ainda conservadora. E Sartre, um dos grandes gênios da Filosofia, foi responsável pelo desenvolvimento da corrente de pensamento Existencialista, além de ser um dos maiores representantes da mesma. Além disso, também foi produtor de uma vasta de quantidade de obras essenciais para a compreensão do progresso do pensamento filosófico ao longo da contemporaneidade. O filme apresenta uma rápida participação do personagem Albert Camus, que foi companheiro de Sartre, e representante da teoria do Absurdismo.
Esse filme é um produção valiosa que leva o espectador a acompanhar a doce jornada de duas mentes fantásticas que, se uniram por amor, e pela vontade de expor suas ideias de liberdade e compreensão de vida.
Via Láctea ou O Estranho Caminho de São Tiago
3.8 30 Assista AgoraUma discussão filosófica sobre a religião.
Um filme difícil de assistir, complicado de ser interpretado e digerido, mas muito intrigante. Mostra polêmicas e pontos fundamentais do Cristianismo através de uma intrínseca argumentação fixada nos diálogos.
Sr. Ninguém
4.3 2,7KA narrativa discute vários pontos que constituem e estruturam nossas vidas, consequentemente nos influenciando, como por exemplo, “realidade”, “ilusão”, “escolha”, e “tempo”, palavras, que entre outras, concebem o enredo do filme.
Todos esses pontos, mesclam-se quase que inevitavelmente em algum, ou vários momentos de nossas vidas. A escolha, em si, será responsável pelo que se tornará nossa realidade, e também, por aquilo que ficará apenas como o ilusório. O tempo, caminha ao lado da escolha, tal como da realidade, e/ou da ilusão.
Impressionante como as coisas podem tomar um rumo distinto quando optamos por algo, ou deixamos de decidir por alguma possibilidade. E são as decisões ou a falta delas que nos trazem a consequência, que se tornará assim, o real; enquanto que o que não se concretizou em nossas vidas, tornara-se o ilusório. A decisão propõe o destino, e quando optamos por algo, inevitavelmente, deixamos outras coisas para trás, com exceção do tempo, que sempre nos acompanhará independentemente das decisões que tomamos.
Mar Adentro
4.2 607A trama e o roteiro induzem o espectador a uma profunda reflexão sobre a vida e aquilo que a cerca.
Um Truque de Luz
4.3 14"Um Truque de Luz", trata-se, primeiramente, de um verdadeiro legado sobre a história do Cinema.
Wenders mescla à narrativa algumas dualidades como "passado e presente"; "preto e branco", e junto a isso acrescenta um roteiro delicado e tocante que tange uma produção que mistura o perfil de um filme com o de um documentário. Por fim, temos como resultado uma história sutil, doce, e encantadora sobre a trajetória do surgimento e desenvolvimento da Sétima Arte. Em toda a narrativa, consta o característico toque poético que Wenders transpõe em seus filmes.
"Um Truque de Luz" tornou-se uma verdadeira obra-prima atingindo notoriedade e reconhecimento na Europa e em outras partes do mundo. No Brasil, por sua vez, infelizmente, mais um filme que fica à margem da indústria comercial de cinema. Excelente produção, e recomendado para os admiradores e estudantes de Cinema.