Pra quem gosta de musical. Pra quem gosta de revolução. Pra quem gosta de amores insuperáveis. Pra quem gosta de juventude que luta. Pra quem gosta de Beatles. Esse é um filme pra todos os gostos. Não tem como não amar. A história é linda, mas nada se compara aos efeitos psicodélicos e às músicas que se encaixam perfeitamente como trilha sonora da vida dos personagens em suas experiências cotidianas. É um filme delicioso pra ser ver sozinho, com namorado, com a turma reunida. É um filme que todo mundo deveria ver, simples assim.
Toda vez que eu chamo alguém pra assistir Closer e pessoa terminando o filme pensando duas coisas: 1 - Que filme horrível. Não tem romance. 2 - Que filme massa. Só tem putaria.
Nos dois casos, as pessoas estão certas... Mas o que elas não entendem é que essa é a graça da coisa. Closer é real. Sabe aqueles filmes água com açúcar? Aqueles melosos que a menina é virgem e imaculada e o cara faz serenata pra ela? ISSO NÃO EXISTE. Closer é um dos meus filmes preferidos porque é verdadeiro. Ele trata o amor de uma forma real. Nos dias atuais, o que mais vemos é a provisoriedade do amor. Em um momento você ama um, em outro, ama outro. Esse 'amor líquido' é o que estão a nossa volta. As traições, os desejos ocultos, tudo isso está presente no nosso dia a dia. E é por isso que Closer é tão genial. Mas isso não é tudo, ele vai além. Ele nos mostra como seria um 'romance' se as pessoas fossem verdadeiras umas com as outras o tempo todo. Se confessem suas mentiras, seus pecados. Esse é o motivo pelo qual Closer é aclamado. Porque ele é verdadeiro. Nu e cru.
Já não bastava ser Lars Von Trier, ainda tem que ter Björk protagonizando. A aclamada mistura entre angústia e emoção já fazem parte do trabalho desse diretor e ele não deixou a desejar nesse filme. Tocante e ainda por cima um musical. É pra atingir diretamente na alma. A contextualização do enredo é incrível e a cada minuto você fica mais ansioso pra saber o que vai acontecer em seguida. Como não poderia deixar de ser, pra quem já conhece o trabalho de Von Trier, ele choca e surpreende o telespectador com reviravoltas inimagináveis. Não é apenas mais um filme, Dançando no escuro é uma obra de arte. Em todos os sentidos da palavra.
Vou deixar logo o aviso: se não gosta de filme cult e underground, não veja. Korine + Clark não é cinema de criança. Falo isso em contraponto com o título do filme. Não é pra ser bonito, não é pra ter enredo trabalhadinho, não é pra ser protagonizado por estrelinha da Disney. É pra chocar. É pra ser crítico e ferrenho. Hoje em dia é comum colocar um monte de adolescente pra falar de sexo e blah blah blah. Mas fazer isso em 1995, aí sim era outra história. Filmes cults 'independentes' não são feitos para ganhar Oscar e fazer as pessoas usarem roupas bonitas no tapete vermelho. A intenção primordial é passar uma mensagem. Nesse caso, vemos como a juventude era, por baixo dos panos. Entre falsos sorrisos e palavras bonitas. Nesse caso, lidamos diretamente com a cruel realidade, e é isso que é destaque nas obras desses dois grandes mestres. Não adianta vim ver o filme com a cabeça fechada ou esperando mais um filme teen superficial. Como eu já havia dito no começo, em contraponto, Kids não é um filme para crianças.
'Que todo grande amor, só é bem grande se for triste.'
É mais que puramente emocional. O amor retratado em sua forma de insanidade é o ápice desse filme. A chave da questão não está na homossexualidade, mas na complexidade de vivenciar esse relacionamento. Paulie é uma das personagens mais romanticamente irreversíveis que eu já vi, e por isso, é extremamente apaixonante. Não é um filme romântico. Desista de vê-lo se você for com essa ideia. É um filme dramático. Não tá aqui pra ser água com açúcar, não tá aqui pra ser visto com o parzinho do lado. Ele é intenso, verdadeiro e até mesmo cruel, se formos analisar de um certo ponto de vista. Mas vale cada segundo gasto.
Não gosto quando as pessoas vem me dizer coisa do tipo: 'Que filme incrível, nem parece brasileiro!'. Gente, o cinema brasileiro é bom sim! Eu entendo que haja um preconceito pela padronização dos filmes nacionais (comédia, romance, favela, palavrão), mas a questão não é a 'temática' do filme, mas sim como o enredo em geral vai ser desenvolvido. Dois coelhos ganhou não só meu respeito, como minha admiração incontestável. O desenrolar da história é brilhante e tem um final surpreendente. Eu gostei da ideia de 'os fins justificam os meios' que o filme passa. As atuações foram impecáveis, Fernando Alves está brilhante nesse trabalho. A trilha sonora caiu como uma luva, dá pra sentir a emoção que cada música escolhida passa de acordo com a cena em que se enquadra. Os efeitos são incríveis e não tem como não se sentir totalmente imerso na trama conforme ela vai se desenrolando. Tenho que dizer que Edgar conquistou meu coração e criou em mim uma empatia sem igual pelo seu jeito meio louco de resolver as coisas. Vale a pena cada minuto. Veja, não se arrependa e aceite: cinema brasileiro é tão bom quanto qualquer outro, basta você achar o filme certo. ;)
Primeiramente confesso que fui com certo preconceito. Diferente da maioria das pessoas que vai assistir esse filme por causa do elenco, eu fui vê-lo por causa do diretor. Ao ver o elenco selecionado cheio de carinhas da Disney, eu por um instante, pensei que talvez Korine tivesse se vendido as produções hollywoodianas, mas ainda bem que foi o contrário. As menininhas de carinha bonita tiveram que mudar de comportamento e se jogar no trabalho incrível de Korine. Desde que escreveu Kids e estreou na direção de Gummo, que Korine ganhou meu coração. E pra quem conhece o trabalho dele, não vai ver muita coisa de diferente em Spring Breakers, tirando as carinhas bonitas das meninas Disney, o roteiro e a direção de Korine continuam geniais. Quem for ver o filme esperando uma quase sequência de "Quatro amigas e um jeans viajante" desista. Não é isso que o diretor faz. Regado de cenas de teor sexual e muita droga, e mesmo que sem o rock'n'roll, Korine viaja imensamente no roteiro e com certeza vai deixar irritada muita gente que for ver o filme esperando mais um clássico de patricinha. As atuações surpreenderam. Tirando a chatinha da Selena Gomez, que sempre foi e acho que sempre vai ser chatinha, fiquei impressionada com as multi-facetas da Ashley Benson e da Vanessa Hudgens. Elas incorporaram bonito as personagens e trabalharam muito bem. Rachel Korine não fica atrás. A esposa de Harmony faz muito bem sua parte no filme. E ainda temos James Franco deixando a carinha de bom moço pra trás e ficando até mesmo feio (isso mesmo, conseguiram deixar ele feio) pra esse papel. A melhor cena fica por conta de uma sequência de fatos que decorrem em câmera lenta enquanto ao fundo toca Everytime da Britney Spears. Classicamente Korine, o enredo parece sem pé e nem cabeça para os que não estão acostumados com seu trabalho. Mas pra quem é de casa, o genial roteirista/diretor não deixou a desejar.
Estou quebrando a primeira e mais importante regra ao vim comentar sobre isso. Clube da Luta está na minha lista dos mais mais. Em todos os contextos imagináveis esse filme é brilhante. O elenco, o enredo, o roteiro, os personagens... Absolutamente tudo. A crítica ferrenha sobre a passividade do ser humano diante dos limites impostos pela sociedade é um dos pontos altos. Além disso, o filme também esfrega na cara daqueles que usam de status, dinheiro e outros quesitos sociais para se 'promover' que nem tudo é baseado nisso. Falando sobre o comodismo, os diálogos são incríveis. Os cortes de cenas, as idas e vindas da história, a fotografia, é tudo perfeito. Impecável. Não tem como reclamar desse filme.
Esqueça tudo o que você ouviu falar sobre genialidade. Esse filme vai além. Primeiramente, tenho que falar da complexidade do protagonista (Alex), que é um personagem incrivelmente bem trabalhado. Suas perturbações mentais foram maravilhosamente bem interpretadas por Malcolm. Polêmico como Kubrick pode ser, o diretor nos leva a um outro nível de entendimento acerca do 'moral' e 'ético' dentro dos padrões pré-determinados pela sociedade. Alex vem como um anarquista e nos mostra a crueldade de uma forma ímpar.
A crítica ao 'sistema' vem em uma nuvem sem camuflagem através da lavagem cerebral que o personagem é obrigado a passar para poder ser bem visto e aceito pela sociedade.
É impossível não se emocionar. Pro bem ou pro mal, perturbador, intenso, genial. Laranja Mecânica atinge um outro nível de brilhantismo cinematográfico.
Across the Universe
4.1 2,2K Assista AgoraPra quem gosta de musical. Pra quem gosta de revolução. Pra quem gosta de amores insuperáveis. Pra quem gosta de juventude que luta. Pra quem gosta de Beatles.
Esse é um filme pra todos os gostos.
Não tem como não amar. A história é linda, mas nada se compara aos efeitos psicodélicos e às músicas que se encaixam perfeitamente como trilha sonora da vida dos personagens em suas experiências cotidianas.
É um filme delicioso pra ser ver sozinho, com namorado, com a turma reunida. É um filme que todo mundo deveria ver, simples assim.
Closer: Perto Demais
3.9 3,3K Assista AgoraToda vez que eu chamo alguém pra assistir Closer e pessoa terminando o filme pensando duas coisas:
1 - Que filme horrível. Não tem romance.
2 - Que filme massa. Só tem putaria.
Nos dois casos, as pessoas estão certas... Mas o que elas não entendem é que essa é a graça da coisa.
Closer é real. Sabe aqueles filmes água com açúcar? Aqueles melosos que a menina é virgem e imaculada e o cara faz serenata pra ela? ISSO NÃO EXISTE.
Closer é um dos meus filmes preferidos porque é verdadeiro. Ele trata o amor de uma forma real. Nos dias atuais, o que mais vemos é a provisoriedade do amor. Em um momento você ama um, em outro, ama outro.
Esse 'amor líquido' é o que estão a nossa volta. As traições, os desejos ocultos, tudo isso está presente no nosso dia a dia. E é por isso que Closer é tão genial.
Mas isso não é tudo, ele vai além. Ele nos mostra como seria um 'romance' se as pessoas fossem verdadeiras umas com as outras o tempo todo. Se confessem suas mentiras, seus pecados.
Esse é o motivo pelo qual Closer é aclamado. Porque ele é verdadeiro. Nu e cru.
Dançando no Escuro
4.4 2,3K Assista AgoraJá não bastava ser Lars Von Trier, ainda tem que ter Björk protagonizando.
A aclamada mistura entre angústia e emoção já fazem parte do trabalho desse diretor e ele não deixou a desejar nesse filme.
Tocante e ainda por cima um musical. É pra atingir diretamente na alma.
A contextualização do enredo é incrível e a cada minuto você fica mais ansioso pra saber o que vai acontecer em seguida. Como não poderia deixar de ser, pra quem já conhece o trabalho de Von Trier, ele choca e surpreende o telespectador com reviravoltas inimagináveis.
Não é apenas mais um filme, Dançando no escuro é uma obra de arte. Em todos os sentidos da palavra.
Kids
3.5 665Vou deixar logo o aviso: se não gosta de filme cult e underground, não veja.
Korine + Clark não é cinema de criança. Falo isso em contraponto com o título do filme.
Não é pra ser bonito, não é pra ter enredo trabalhadinho, não é pra ser protagonizado por estrelinha da Disney.
É pra chocar. É pra ser crítico e ferrenho.
Hoje em dia é comum colocar um monte de adolescente pra falar de sexo e blah blah blah. Mas fazer isso em 1995, aí sim era outra história.
Filmes cults 'independentes' não são feitos para ganhar Oscar e fazer as pessoas usarem roupas bonitas no tapete vermelho. A intenção primordial é passar uma mensagem. Nesse caso, vemos como a juventude era, por baixo dos panos. Entre falsos sorrisos e palavras bonitas.
Nesse caso, lidamos diretamente com a cruel realidade, e é isso que é destaque nas obras desses dois grandes mestres.
Não adianta vim ver o filme com a cabeça fechada ou esperando mais um filme teen superficial. Como eu já havia dito no começo, em contraponto, Kids não é um filme para crianças.
Assunto de Meninas
3.7 639'Que todo grande amor, só é bem grande se for triste.'
É mais que puramente emocional.
O amor retratado em sua forma de insanidade é o ápice desse filme. A chave da questão não está na homossexualidade, mas na complexidade de vivenciar esse relacionamento. Paulie é uma das personagens mais romanticamente irreversíveis que eu já vi, e por isso, é extremamente apaixonante.
Não é um filme romântico. Desista de vê-lo se você for com essa ideia.
É um filme dramático. Não tá aqui pra ser água com açúcar, não tá aqui pra ser visto com o parzinho do lado. Ele é intenso, verdadeiro e até mesmo cruel, se formos analisar de um certo ponto de vista.
Mas vale cada segundo gasto.
2 Coelhos
4.0 2,7K Assista AgoraNão gosto quando as pessoas vem me dizer coisa do tipo: 'Que filme incrível, nem parece brasileiro!'.
Gente, o cinema brasileiro é bom sim! Eu entendo que haja um preconceito pela padronização dos filmes nacionais (comédia, romance, favela, palavrão), mas a questão não é a 'temática' do filme, mas sim como o enredo em geral vai ser desenvolvido.
Dois coelhos ganhou não só meu respeito, como minha admiração incontestável.
O desenrolar da história é brilhante e tem um final surpreendente. Eu gostei da ideia de 'os fins justificam os meios' que o filme passa. As atuações foram impecáveis, Fernando Alves está brilhante nesse trabalho.
A trilha sonora caiu como uma luva, dá pra sentir a emoção que cada música escolhida passa de acordo com a cena em que se enquadra. Os efeitos são incríveis e não tem como não se sentir totalmente imerso na trama conforme ela vai se desenrolando.
Tenho que dizer que Edgar conquistou meu coração e criou em mim uma empatia sem igual pelo seu jeito meio louco de resolver as coisas.
Vale a pena cada minuto. Veja, não se arrependa e aceite: cinema brasileiro é tão bom quanto qualquer outro, basta você achar o filme certo. ;)
Spring Breakers: Garotas Perigosas
2.4 2,0K Assista AgoraPrimeiramente confesso que fui com certo preconceito. Diferente da maioria das pessoas que vai assistir esse filme por causa do elenco, eu fui vê-lo por causa do diretor. Ao ver o elenco selecionado cheio de carinhas da Disney, eu por um instante, pensei que talvez Korine tivesse se vendido as produções hollywoodianas, mas ainda bem que foi o contrário. As menininhas de carinha bonita tiveram que mudar de comportamento e se jogar no trabalho incrível de Korine.
Desde que escreveu Kids e estreou na direção de Gummo, que Korine ganhou meu coração. E pra quem conhece o trabalho dele, não vai ver muita coisa de diferente em Spring Breakers, tirando as carinhas bonitas das meninas Disney, o roteiro e a direção de Korine continuam geniais.
Quem for ver o filme esperando uma quase sequência de "Quatro amigas e um jeans viajante" desista. Não é isso que o diretor faz.
Regado de cenas de teor sexual e muita droga, e mesmo que sem o rock'n'roll, Korine viaja imensamente no roteiro e com certeza vai deixar irritada muita gente que for ver o filme esperando mais um clássico de patricinha.
As atuações surpreenderam. Tirando a chatinha da Selena Gomez, que sempre foi e acho que sempre vai ser chatinha, fiquei impressionada com as multi-facetas da Ashley Benson e da Vanessa Hudgens. Elas incorporaram bonito as personagens e trabalharam muito bem. Rachel Korine não fica atrás. A esposa de Harmony faz muito bem sua parte no filme. E ainda temos James Franco deixando a carinha de bom moço pra trás e ficando até mesmo feio (isso mesmo, conseguiram deixar ele feio) pra esse papel.
A melhor cena fica por conta de uma sequência de fatos que decorrem em câmera lenta enquanto ao fundo toca Everytime da Britney Spears. Classicamente Korine, o enredo parece sem pé e nem cabeça para os que não estão acostumados com seu trabalho. Mas pra quem é de casa, o genial roteirista/diretor não deixou a desejar.
Clube da Luta
4.5 4,9K Assista AgoraEstou quebrando a primeira e mais importante regra ao vim comentar sobre isso.
Clube da Luta está na minha lista dos mais mais. Em todos os contextos imagináveis esse filme é brilhante. O elenco, o enredo, o roteiro, os personagens... Absolutamente tudo.
A crítica ferrenha sobre a passividade do ser humano diante dos limites impostos pela sociedade é um dos pontos altos. Além disso, o filme também esfrega na cara daqueles que usam de status, dinheiro e outros quesitos sociais para se 'promover' que nem tudo é baseado nisso.
Falando sobre o comodismo, os diálogos são incríveis. Os cortes de cenas, as idas e vindas da história, a fotografia, é tudo perfeito. Impecável. Não tem como reclamar desse filme.
Laranja Mecânica
4.3 3,8K Assista AgoraEsqueça tudo o que você ouviu falar sobre genialidade. Esse filme vai além.
Primeiramente, tenho que falar da complexidade do protagonista (Alex), que é um personagem incrivelmente bem trabalhado. Suas perturbações mentais foram maravilhosamente bem interpretadas por Malcolm.
Polêmico como Kubrick pode ser, o diretor nos leva a um outro nível de entendimento acerca do 'moral' e 'ético' dentro dos padrões pré-determinados pela sociedade.
Alex vem como um anarquista e nos mostra a crueldade de uma forma ímpar.
A crítica ao 'sistema' vem em uma nuvem sem camuflagem através da lavagem cerebral que o personagem é obrigado a passar para poder ser bem visto e aceito pela sociedade.
É impossível não se emocionar. Pro bem ou pro mal, perturbador, intenso, genial. Laranja Mecânica atinge um outro nível de brilhantismo cinematográfico.