Impressionante a maneira com que Clint joga todo o fardo de seu protagonista em nossas costas. É possível sentir o desespero daquele homem em querer apagar um passado de sangue e continuar seu percurso, mesmo que a passos lentos, em busca de uma redenção, ao mesmo tempo que a vida vem e lhe prega uma notória peça. Isso é Clint Eastwood na sua melhor forma. Gênio, gênio, gênio!
Ao término do filme, o primeiro nome a ser creditado é o de Chris Walas, que mais tarde viria a ganhar o Oscar de melhor maquiagem. Nada mais do que justo! Sua criatura é sublime e ainda hoje causa as mais diversas aflições. Baita filme! Destaque também para Geena Davis, ensinando aqui como ser linda.
Um found footage acima da média. A verdade é que o caso Jonestown é bem complexo, e mesmo com uma série de problemas, principalmente a confusão entre câmeras, acho que o diretor conseguiu passar um pouco do que foi aquele lugar.
Não se deixe levar pelo 'mais do mesmo' proposto no primeiro ato, o roteiro cresce consistentemente a partir dele, até nos presentear com um desfecho cru, por vezes angustiante.
Tarantino afiadíssimo e um western memorável. A troca de gentilezas entre Dr. Schultz e Candie e, consequentemente, todo o desgaste daquela relação, é marcante. Não pare nunca, Taranta!
Acho que comentar sobre a épica ironia em colocar Michael Keaton na pele de um ator em decadência, após dar vida a um super herói famoso nas telonas no início dos anos 90, já não é nenhuma novidade... Como também a forma como foi filmado, de maneira contínua e minimamente planejada, dando a impressão de ser inteiro em plano sequência... Birdman é muito maior que isso. Seu roteiro é espetacular, diverge de qualquer estereótipo que queiram dar ao filme, brinca de todas as formas com o cinema comercial e a seriedade dos palcos. Feliz em ver Michael Keaton em cena novamente e completamente espantado com a atuação de Edward Norton aqui. Sublime! Naomi Watts sempre perfeita, e Emma Stone que, com um roteiro desafiador em mãos, prova o quão boa atriz é. Destaque para uma determinada cena com Keaton, num desabafo entre pai e filha, a moça dá uma aula de atuação, digna de palmas. Enfim, obrigado por Birdman, Iñárritu!
Iniciando a maratona dos estrangeiros no Oscar... Resolvi começar com Tangerines. Produção da Estônia, de baixíssimo orçamento em não mais do que noventa minutos de projeção, indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro. E que filme maravilhoso! Não me lembro de ter visto um filme de guerra tão humano quanto este. O maior mérito de Tangerines está em ignorar o certo e o errado, aqui não há a nação heroica ou a marginalizada, mas sim vítimas, dentro e fora do "front" de batalha. A verdadeira guerra está manifestada nas mãos calejadas do protagonista e em sua larga experiência de vida, provando o quão duro e sábio pode ser, ao abrigar em sua casa dois combatentes rivais, tendo que domá-los e moldá-los à sua maneira. Todo o filme é de uma sutileza incrível, e a cena final, onde há um diálogo sobre o "perdão", é sensacional e impressiona. Como é bom respirar um pouco de cinema europeu...
Antes de assistir "O Abutre", tive que dar uma passada em "O Homem Duplicado", para ficar em dia com Jake Gyllenhaal, que vem de uma ascensão primorosa, estando em seu melhor momento. E que escolha feliz! Esperava encontrar aqui um misto de Lynch, Kubrick e até Hitchcock, mas para minha surpresa, o longa, baseado no livro homônimo de Saramago e dirigido aqui pelo competente Denis Villeneuve (Os Suspeitos), possui sua identidade própria, muito graças a sua fotografia carregada em tons amarelo e escuro que provoca a tensão exata sugerida pelo roteiro, dando vida a um grande labirinto de concreto a céu aberto, por hora claustrofóbico, e também por uma trilha sonora angustiante presente em boa parte da trama, o que o torna digno de ser lembrado junto de grandes obras daqueles citados acima. Veja, reveja, tire suas próprias conclusões e pesquise! O pós filme aqui é tão importante quanto aqueles noventa minutos de projeção, afinal, como surge na tela, nos créditos iniciais: "Caos é a ordem ainda indecifrada".
Elle
3.8 886Completamente extasiado com o que acabei de ver.
Águas Rasas
3.4 1,3K Assista AgoraUm filme de tubarão digamos... Acima da média! Sim, Águas rasas prova que o subgênero respira. Blake Lively esforçada e gatíssima!
Invasão Zumbi
4.0 2,1K Assista AgoraBela surpresa! E mais uma vez, palmas para os koreanos!
Os Imperdoáveis
4.3 655Impressionante a maneira com que Clint joga todo o fardo de seu protagonista em nossas costas. É possível sentir o desespero daquele homem em querer apagar um passado de sangue e continuar seu percurso, mesmo que a passos lentos, em busca de uma redenção, ao mesmo tempo que a vida vem e lhe prega uma notória peça. Isso é Clint Eastwood na sua melhor forma. Gênio, gênio, gênio!
A Mosca
3.7 1,1KAo término do filme, o primeiro nome a ser creditado é o de Chris Walas, que mais tarde viria a ganhar o Oscar de melhor maquiagem. Nada mais do que justo! Sua criatura é sublime e ainda hoje causa as mais diversas aflições. Baita filme! Destaque também para Geena Davis, ensinando aqui como ser linda.
O Último Sacramento
3.1 137 Assista AgoraUm found footage acima da média. A verdade é que o caso Jonestown é bem complexo, e mesmo com uma série de problemas, principalmente a confusão entre câmeras, acho que o diretor conseguiu passar um pouco do que foi aquele lugar.
Whiplash: Em Busca da Perfeição
4.4 4,1K Assista AgoraQue edição cabulosa... Intenso! Insano!
"Não há outra combinação de palavras mais nociva do que bom trabalho."
Landmine Goes Click
3.0 58 Assista AgoraNão se deixe levar pelo 'mais do mesmo' proposto no primeiro ato, o roteiro cresce consistentemente a partir dele, até nos presentear com um desfecho cru, por vezes angustiante.
O Homem de Palha
4.0 483 Assista AgoraToda a atmosfera de Summerisle é incrível. Gosto muito do embate cristianismo x paganismo x fanatismo abordado no filme. Final arrebatador!
Django Livre
4.4 5,8K Assista AgoraTarantino afiadíssimo e um western memorável. A troca de gentilezas entre Dr. Schultz e Candie e, consequentemente, todo o desgaste daquela relação, é marcante. Não pare nunca, Taranta!
Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)
3.8 3,4K Assista AgoraAcho que comentar sobre a épica ironia em colocar Michael Keaton na pele de um ator em decadência, após dar vida a um super herói famoso nas telonas no início dos anos 90, já não é nenhuma novidade... Como também a forma como foi filmado, de maneira contínua e minimamente planejada, dando a impressão de ser inteiro em plano sequência... Birdman é muito maior que isso. Seu roteiro é espetacular, diverge de qualquer estereótipo que queiram dar ao filme, brinca de todas as formas com o cinema comercial e a seriedade dos palcos. Feliz em ver Michael Keaton em cena novamente e completamente espantado com a atuação de Edward Norton aqui. Sublime! Naomi Watts sempre perfeita, e Emma Stone que, com um roteiro desafiador em mãos, prova o quão boa atriz é. Destaque para uma determinada cena com Keaton, num desabafo entre pai e filha, a moça dá uma aula de atuação, digna de palmas. Enfim, obrigado por Birdman, Iñárritu!
Tangerinas
4.3 243Iniciando a maratona dos estrangeiros no Oscar... Resolvi começar com Tangerines. Produção da Estônia, de baixíssimo orçamento em não mais do que noventa minutos de projeção, indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro. E que filme maravilhoso! Não me lembro de ter visto um filme de guerra tão humano quanto este. O maior mérito de Tangerines está em ignorar o certo e o errado, aqui não há a nação heroica ou a marginalizada, mas sim vítimas, dentro e fora do "front" de batalha. A verdadeira guerra está manifestada nas mãos calejadas do protagonista e em sua larga experiência de vida, provando o quão duro e sábio pode ser, ao abrigar em sua casa dois combatentes rivais, tendo que domá-los e moldá-los à sua maneira. Todo o filme é de uma sutileza incrível, e a cena final, onde há um diálogo sobre o "perdão", é sensacional e impressiona. Como é bom respirar um pouco de cinema europeu...
O Homem Duplicado
3.7 1,8K Assista AgoraAntes de assistir "O Abutre", tive que dar uma passada em "O Homem Duplicado", para ficar em dia com Jake Gyllenhaal, que vem de uma ascensão primorosa, estando em seu melhor momento. E que escolha feliz! Esperava encontrar aqui um misto de Lynch, Kubrick e até Hitchcock, mas para minha surpresa, o longa, baseado no livro homônimo de Saramago e dirigido aqui pelo competente Denis Villeneuve (Os Suspeitos), possui sua identidade própria, muito graças a sua fotografia carregada em tons amarelo e escuro que provoca a tensão exata sugerida pelo roteiro, dando vida a um grande labirinto de concreto a céu aberto, por hora claustrofóbico, e também por uma trilha sonora angustiante presente em boa parte da trama, o que o torna digno de ser lembrado junto de grandes obras daqueles citados acima. Veja, reveja, tire suas próprias conclusões e pesquise! O pós filme aqui é tão importante quanto aqueles noventa minutos de projeção, afinal, como surge na tela, nos créditos iniciais: "Caos é a ordem ainda indecifrada".