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Últimas opiniões enviadas

  • Lucas

    Contém spoilers.

    Duck you Sucker retrata Juan, um ladrão de diligências, que conhece John, um revolucionário irlandês que tem talento com explosivos. Após se conhecerem, se veem em meio a eclosão da Revolução Mexicana, evento que marcou a sociedade mexicana do século XX.

    Logo no começo de Duck you Sucker é possível observar o caráter de classe presente com a cena da diligência, em que vemos membros da alta sociedade mexicana, aliada com a Igreja, comendo e humilhando Juan, que seria um vagabundo, animal, desprezível entre outras coisas até que a diligência é atacada pela família de Juan, e assim o jogo inverte. Juan, um bruto, chega até estuprar uma das mulheres que l chamou de promíscuo. Quando conhece Sean ou John, decide que devem trabalhar juntos para roubar um banco cheio de ouro e dinheiro até que ao chegarem, não ha mais bancos, mas sim companheiros presos injustamente que Juan os liberta sem saber, se tornando herói da revolução.

    Duck you sucker revela uma visão moral e cínica de Leone sobre a revolução, em que concorda com o seu acontecimento, embora saiba que haverá perdas e sacrifícios inestimáveis ao mesmo tempo que através da relação de amizade entre dois homens, expõe esse contexto de mudanças.

    A princípio poderíamos dizer que não há um vilão em Duck you Sucker, mas na verdade há: é o governador do México, em que vemos os cartazes logo no início do filme. E se a pessoa física morre em determinado momento, continua a existir pois ele não é o vilão, mas sim a classe dominante.

    Um dos diálogos mais memoráveis do filme é quando Juan afirma que não quer falar de revolução. Leone aqui concebe a prática em detrimento do ideal a partir da ação de John de jogar fora o livro de Bakunin. Embora também aqueles que estão no poder muitas vezes temem os nossos ideais, tanto que um capitão pega a obra de Bakunin e mostra ao seu superior, justificando a tortura e a barbárie.

    Sean em seu flashback mostra que era infeliz na Irlanda, pois nao casou e ainda matou seu amigo e desejava sua esposa e acabou no México tentando fazer outra revolução. A partir do ponto de vista de Sean ou John, vemos através da montagem que há uma associação entre seu amigo na Irlanda e um suposto participante que seria traidor. Não houve traição, tanto que Sean diz que só julgou uma vez.

    Há de se dizer que em alguns momentos Duck you Sucker carece de uma análise política mais aprofundada, pois não fica claro o cunho político e moral. Claro que não é de forma alguma a intenção de Leone fazer um manifesto, mas retratar uma temática como essa está fadada a pontos mais precisos que nem sempre são possíveis com essa ótica. Em alguns momentos o fato subjetivo pesa mais do que o objetivo e das condições materiais.

    Deve ser mencionada a trilha de Morricone, que pontua a esperança daquele contexto, ao mesmo tempo que há um caráter de angústia pelas perdas.

    Um ponto de interessante dessa obra, por exemplo, que as vezes não vemos no povo uma consciência revolucionária, até que Leone puxa o tapete e nos leva a pensar que não seria o contrário? Que nos tornamos revolucionários muitas vezes devido às circunstâncias e não chegamos a perceber?

    Duck you Sucker é a obra mais singular de Leone ao retratar um lado multifacetado de um contexto revolucionário, usando como base a relação entre dois homens que mostram que o sonho americano é uma distopia, pois nunca deu ou dará certo, nesse sentido o filme dialoga com Bonnie e Clyde e outros filmes da contracultura.

    Somente roubar bancos e expor os ricos opressores, não é revolucionário, mas libertar companheiros presos injustamente e matar os opressores sim e ficar ao lado dos seus companheiros até o fim, independente da vitória ser alcançada ou não.

    Até por que há o que fazer depois de uma revolução, por mais que possamos achar o que virá após: construir uma nova sociedade.

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  • Lucas

    O passado de Travis, personagem vivido por Harry Dean Stanton, possui marcas tão traumáticas que, quando é encontrado pelo irmão, em trapos, andando indefinidamente, não é capaz de sequer dizer uma palavra o que faz o irmão pensar que está mudo, aparentemente.

    Encontrado no meio do deserto, em um ambiente de secura tão grande e em espaços tão amplos que o parecem esconder, Travis só queria fugir e fugir. O irmão o resgata e o leva "de volta à civilização", mas não é um caminho tão fácil, pois Travis não consegue andar de avião, então eles têm que voltar de carro por dois dias.

    Ao retornar, Travis chora ao reencontrar seu filho. Entretanto, não consegue dormir e usa este tempo para lavar a louça na casa do seu irmão, engraxar os sapatos de todos ali na casa e olhar o horizonte. O que Travis procura?

    Pode se dizer que a obsessão do personagem de Stanton é tentar se reencontrar como pessoa. Não à toa também, ele quer ser um pai para seu filho, quando por exemplo, procura em uma revista uma imagem de um pai. A humanização de Travis por Stanton é minuciosa, pois ao mesmo tempo que vemos um pai e todo o afeto que possui pelo seu filho, ao mesmo tempo seu olhar tem muito a dizer sobre seu passado, mesmo que não saibamos do que se trata exatamente.

    Um dos grandes acertos de Wenders em Paris, Texas é não revelar parte dos detalhes da trama, pois de certa forma estragaria o mistério causado por este passado que envolve Travis e Jane. No começo do filme, o médico disse que Travis tinha um machucado na cabeça e logo depois, quando encontra o irmão ele não senta no passageiro do veículo, seria de um suposto acidente? Nunca saberemos a resposta. Travis enlouqueceu? Caiu no vício em álcool? Brigas constantes e a superficialidade do relacionamento? Problemas financeiros? Acidente que resultou na perda de memória? A verdade é que pouco importa qual foi o motivo do término entre os dois, mas aquilo que provocou em ambos, principalmente no protagonista e cuja herança nenhum dois dois poderia negar.

    O jogo visual de cores em Paris, Texas faz uso recorrente do verde e do vermelho, já que o filme é sobre dois mundos separados e inconciliáveis que seguiram outros caminhos: enquanto o vermelho, cor mais quente, retrata o amor, possivelmente, o verde, cor mais fria retrata justamente a dureza e o trauma de um relacionamento de feridas jamais cicatrizáveis.

    Outro aspecto que sem dúvida merece ser discutido em Paris, Texas é o conflito de gerações, que não se dá igual ao conflito existente no período da contracultura do cinema americano, entre gerações de pais e filho, embora aqui ate exista na figura do filho, que representa toda a cultura dos anos 80, de cultura pop e ficção científica, mas da diferença de idades num relacionamento, o que foi primordial para o seu fim, já que as diferenças de idade evidenciam as duas épocas diferentes.

    O tamanho da cicatriz causado entre os dois leva a seguinte pergunta: qual o significado dos espelhos em Paris, Texas?

    Evidentemente que representa um trauma no relacionamento de Travis e Jane. O trauma pode ser várias coisas, a minha hipótese é que, quando Jane começou a trabalhar como garota de programa, Travis não suportou o fato dela ter que vender o próprio corpo para obter dinheiro, já que o próprio Travis revelou que ele saia dos seus empregos constantemente, pois amava Jane e queria ficar o máximo de tempo possível com ela. Aliás, Paris, Texas é uma obra multidimensional por tratar de diversos aspectos e outro deles é o tempo. Nem todo o tempo cura as feridas assim como não é possível fugir para sempre do seu passado.

    O espelho e a cabine refletem o fato de que duas pessoas que já se relacionaram já não conseguem nem se ver, não diretamente, pois é de tamanha fissura o histórico entre os dois que beira o insuportável e tempo nenhum resolverá este trauma. Em vários momentos, Travis não consegue olhar direto para o espelho, quando eles conversam de costas para o outro quando estão na cabine.

    Em um dos momentos do terceiro ato, quando Travis e Jane falam um ao outro na cabine, Travis disse que depois que o amor entre os dois acabou, ele só queria dormir, algo que ele não consegue fazer, pois não esqueceu de Jane. É revelador, pois quem não dorme é por que não sonha e quem não sonha não vê um futuro ou mesmo o passado e suas lembranças doloridas

    Finalmente, Paris, Texas é sobre a falência do sonho americano e da tentativa de padronização desse ideal de constituição de uma família assim como a fragilidade dos relacionamentos humanos. O nome do filme faz jus a isso, ao desejo de Travis de ter uma família feliz, e ao não encaixar neste modelo, revelam-se dois caminhos: ou a fuga permanente ou o enlouquecimento.

    Se a impossibilidade de conciliação entre esses dois mundos é um fato, ao mesmo tempo nunca poderão esquecer os frutos e consequências desta relação, por mais que se tente seguir adiante.

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  • Lucas

    A obra de Leon Hirszman retrata a formação do sindicalismo brasileiro no final da década de 70, com as explosões das greve dos metalúrgicos do ABC paulista que paralisaram a produção reivindicando aumento de 70% do salário, além da melhora das condições de vida dos operários, que viviam em bairros sem saneamento básico, em condições precárias, com salários desiguais entre homens e mulheres, jornadas extensas de trabalho e com crianças trabalhando, no contexto do final da ditadura civil-militar.

    Com presença maciça da base dos metalúrgicos, as greves fizeram um enfrentamento real à ditadura e levou a uma série de conquista dos trabalhadores brasileiros, com uma retomada dos sindicatos após 15 anos do golpe de 64.

    Observa-se uma relação de proximidade muito grande entre igrejas e sindicatos, com a igreja católica oferecendo apoio mútuo aos sindicatos e aos trabalhadores.

    Aliás, é digno de se notar como o trabalho de base era organizado, com piquetes e presença nos bairros e pontos de ônibus, mostrando uma forma de disputa da hegemonia que hoje vemos inexistente por parte da esquerda ocupado hoje pelas igrejas evangélicas.

    A figura de Lula como líder sindical que arrasta multidões com seu discurso é sem dúvida um dos aspectos mais notáveis de ABC da Greve.

    A hipótese sobre Lula

    Antes de dizer a hipótese sobre Lula, mostra-se importante uma breve contextualização sobre a história do sindicalismo brasileiro e sua formação na década de 70 e 80.

    É bom que se diga que as greves não foram espontâneas mas foram fruto da organização dos trabalhadores.

    Com as explosões das greves do ABC, um novo Sindicalismo vem à tona, que levou a formação da maior central sindical brasileira existente até hoje, a CUT em 1983.

    Dentro da CUT, houve um processo de disputa entre duas tendências, a Articulação Sindical, grupo hegemônico que se concentrava nos aparatos sindicais que possuía um discurso moderado entre a base radical operária e o discurso da classe dominante.

    E por outro lado que anteriormente se chamava Oposição Sindical metalúrgica que depois passou a se chamar CUT pela Base, com um trabalho muito forte nas fábricas e locais de trabalho. Com o tempo e após algumas derrotas, a oposição se fragiliza e é derrotada pera articulação, que mantém sua hegemonia no sindicalismo brasileiro dentro da CUT e do PT até hoje.

    Pois bem, por que falar disso?

    A forma com que a direção sindical constrói o sindicato dos metalúrgicos é extremamente burocratizada, pois manteve as bases presas as lideranças sindicais.

    Muitos já devem ter visto aquele discurso que Lula mudou de lado, com sua vitória em 2002 e com o passar do tempo, cujo intuito era vencer uma eleição.

    Não interpreto dessa forma. É possível observar na obra de Hirszman que Lula sempre esteve no campo da centro esquerda ou da social democracia.
    Ou seja, o campo social democrata não prega rupturas com o capitalismo, mas uma administração mais progressista deste, com medidas características do estado de bem estar social. Em ao menos três momentos, é notório a estratégia de Lula e da direção do sindicato dos metalúrgicos:

    1- Quando também chama os trabalhadores para paralisação, mas fala aos trabalhadores para ficarem em casa, impedindo uma possível radicalização e enfrentamento com as forças policiais. Muitos operários após a intervenção do governo fizeram o enfrentamento contra a polícia e a tropa de choque, quando o governo interviu e abriu margem para uma radicalização do movimento.

    2- Quando Lula chama os trabalhadores a recuarem em um dado momento para voltarem ao trabalho depois de um período de greve muito forte dos metalúrgicos, que fez com que o governo ditatorial de Figueiredo intervisse nos sindicatos, substituindo as diretorias eleitas.

    3- Quando aceita negociar com os patrões, e aqui não coloco que simplesmente negociar é ruim, mas frear a luta como foi feito, pois ao final vimos que 63% de aumento do salário foi conseguido sem punições e sem corte de salário, a sensação que fica é que poderia ter se conquistado muito mais, sem contar é claro, que a soberania da decisão de manter greve ou não deve ser sempre dos próprios trabalhadores e não de direção ou coordenação de sindicato, mas Lula e a direção sindical preferiu a volta da direção colegiada aos sindicatos e o fim da intervenção militar ao invés de um processo de radicalização da luta contra os patrões.

    Pois bem, minha crítica é do ponto de vista estratégico, pois as vitórias conseguidas não foram poucas, mas era possível ter obtido mais vitórias. Muitos ali da base metalúrgica tinham uma concepção socialista e queriam que a luta continuasse e ABC mostra que uma vitória ampla era possível, com os sindicatos caminhando para uma possível independência.

    No final das contas, Lula não queria a cassação do sindicato e também não perder o controle da base de trabalhadores e levar a cabo seu projeto para consolidar a hegemonia posteriormente dentro do PT e da CUT quando foram formados.

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  • Filmow
    Filmow

    O Oscar 2017 está logo aí e teremos o nosso tradicional BOLÃO DO OSCAR FILMOW!

    Serão 3 vencedores no Bolão com prêmios da loja Chico Rei para os três participantes que mais acertarem nas categorias da premiação. (O 1º lugar vai ganhar um kit da Chico Rei com 01 camiseta + 01 caneca + 01 almofada; o 2º lugar 01 camiseta da Chico Rei; e o 3º lugar 01 almofada da Chico Rei.)

    Vem participar da brincadeira com a gente, acesse https://filmow.com/bolao-do-oscar/ para votar.
    Boa sorte! :)

    * Lembrando que faremos uma transmissão ao vivo via Facebook e Youtube da Casa Filmow na noite da cerimônia, dia 26 de fevereiro. Confirme presença no evento https://www.facebook.com/events/250416102068445/

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