A nostalgia que o filme passa não foi à toa. Lana fez questão de criar um filme que remetesse ao primeiro da trilogia, que esse sim foi a grande obra-prima do século do cinema mundial. Não deu espaço convincente para uma continuação e ainda mandou um recado que "já que vocês iriam fazer o filme sem mim, deixa eu estragar isso aqui sem vocês perceberem".
Como vocês podem achar que ver o Neo perdido daquele jeito poderia ser um grande filme? Era melhor ter feito logo um spin-off, colocar o Neo e a Trinity em um papel mais secundário, e deixar a nova geração criar um novo mundo de Matrix.
Um exemplo que ilustra isso foi o ator que fez o novo Morfeus. Ele deu uma nova roupagem, conversa com os mais jovens, é mais espontâneo. Eu gostei.
Mas, no geral, tudo o que eu vi ali foi uma tremenda bagunça
O Francês virou um palhaço. Quando ele apareceu, pareceu um filme infantil. O papel da Trinity também todo bagunçado e pouco convincente. Pegaram muitas referências do primeiro filme, obrigando a gente a comparar os 2 filmes.
A filosofia ainda está lá se formos analisar profundamente, mas tudo ficou muito "apressado", uma necessidade terrível de criar novas coisas para uma possível continuação.
O filme apesar de ser previsível, é bem divertido, leve, cheio de cores e bastante engraçado. Mas acho que não foi isso que fez o filme ter ido muito bem nas bilheterias, mas sim seu elenco todo asiático. É a importância da representatividade, que neste caso, contou mais do que a qualidade em si do filme.
Eu falo disso na crítica no meu site (Link no perfil). No mais, eu adorei o filme!
(A Peik Lin, amiga da Rachel, é sensacional, e a Michelle Yeoh tá magnífica como sempre)
Eu achei esse filme muito inteligente e incrível. Muito maduro e bem roteirizado. A melhor história pra mim foi a terceira, da mulher que trai o marido com o amigo dele. Achei a atuação da protagonista fenomenal. A segunda história, da empregada e o patrão, também gostei bastante. Tudo é dito sob olhares, quase não conversam.
P.S.: Tem uma crítica completa dele no meu site. Abraços! Viva o cinema indiano!
Muito bom esse filme do Koreeda, ele que já fez os ótimos Ninguém Pode Saber, Pais e Filhos e Seguindo em Frente. Aqui ele deixa os dramas de família em segundo plano, e foca num caso de tribunal pra encarar a verdade como uma hipótese. A ideia aqui é "elucidar" para então encontrar a verdade.
Fiz uma crítica sobre o filme no meu site que fala sobre isso. No mais, é um filme muito bom. Prefiro os outros dele, mais família e tals, mas é questão de gosto.
Alyosha, a criança perdida dentro dessas relações sociais, pouco aparece, mas quando aparece, nada mais precisa ser explicado. Seu desaparecimento é quase um exercício para os adultos; um exercício de paciência, de penitência; de punição.
É um filme duro, mas adorei assistir. Quem quiser ler minha crítica, meu site está no perfil. Abraços e bom Oscar hoje!! (nem vou ver, demora demais k)
É um grande filme, com um roteiro muito bem criado, mas não para Chan, mas para o Pierce Brosnan, que também arrebentou. Jackie Chan talvez entregou sua melhor performance de toda a carreira aqui, mas achei bem paralelo a história dele dentr da história toda do filme. Ainda assim, quem é fã do ator, vale a pena conferir um lado dramático dele (muito bem executado).
P.S.: Fiz uma crítica do filme no meu site. O link está na Bio. Abraços
Mais um ótimo filme sul-coreano a estrear nos cinemas brasileiros (depois de O Lamento, A Criada e Invasão Zumbi). A Coreia do Sul só arrebenta e neste filme não foi diferente.
O ator Song Kang-Ho, pra quem não sabe, já fez inúmeros filmes sensacionais, como Memórias de Um Assassino, Sede de Sangue e O Expresso do Amanhã. Aqui ele atua bem diferente dos outros filmes de suspense, e só mostra sua versatilidade em interpretar um taxista palhaço que vai se conscientizando politicamente sobre a ditadura em seu país.
Filme belíssimo, tocante e sensível. P.S.: Tem uma crítica sobre ele no meu site. Link na Bio. Abraços!
Como falaram aí embaixo, "valeu a tentativa". O filme tem uma ótima premissa inicial, uma boa fotografia e algumas pouquíssimas cenas que merecem elogio. Mas no geral, é tudo muito fraco e previsível.
O filme tem algumas semelhanças (não falo de qualidade) com Os Outros e A Mulher de Preto. A crítica completa de 'A Noiva' está lá no meu blog para quem quiser ler. Abraços.
Com todo respeito ao lendário Bruce Lee e ao excelente cinema chinês, esse específico filme 'A Origem do Dragão' é fraquíssimo. Elenco, roteiro e direção muito fracos, e além disso, a atuação do ator Philip Ng como Lee ficou muito exagerada e perdida.
O que salva aí são algumas boas cenas de luta e o ator que faz o rival do Bruce, o monge Wong Jack Man. Quem quiser ler a crítica completa, tem no meu blog (link no Perfil).
O filme é muito interessante se considerarmos como ele procura criticar a burocracia na China, pois não há aprofundamento nenhum na camponesa ser vista como uma "Madame Bovary" (ou Pan Jinlian). Trata-se de uma sátira social do que uma fábula baseada na literatura.
Ainda assim, vale muito a pena ver, tanto pela fotografia e pela questão política, quanto pela atuação da atriz Fan Bingbing. Tem uma crítica desse filme lá no meu blog, inclusive. Abraços!
"As expressões e a empatia da atriz Kim Ok-vin aqui são tão convincentes quanto as de Uma Thurman em Kill Bill: as duas explorando ao máximo a dor da própria personagem na incessante busca por vingança."
A crítica completa no meu blog. No mais, amei muito esse filme, uma pena não ter tido o devido reconhecimento pelo público.
Filme bem simples mas com uma qualidade muito alta. Intimista, delicado e que conta com o ótimo desempenho das crianças. O carrinho de trilhos simboliza no filme a auto descoberta, aquilo que liga Taiwan e Japão no alto das montanhas no interior daquele país e que vai ligar também o passado do pai dos meninos ao presente deles.
Quem quiser ler a crítica completa, é só acessar o blog (link na bio). Abraços e vejam o filme, vale a pena!
Um bom filme de Bong Joong-Ho, mas é de longe o pior dentre seus filmes mais conhecidos, como Memórias de Um Assassino, O Hospedeiro, Mother e Expresso do Amanhã. Aqui a história se debruça num universo no estilo de anime de Hayao Miazaki para tratar sobre abatimento de animais pelas indústrias alimentícias.
Filme muito bem feito, equilibrado (não achei pesado) e com uma atuação surpreendente da atriz mirim que faz a Mija. (A crítica completa vc confere no meu blog).
Este foi o primeiro filme de Lav Diaz que assisti, e só quis conferir primeiro por ele ter ganhado o Leão de Ouro, e segundo por que me atiçou a curiosidade ele ter mais de três horas de duração. O desafio portanto, foi ver se a qualidade compensa tanto tempo de filme.
E depois que fui descobrir que Diaz tem o seu próprio tempo, e não o nosso. Destaco o excelente desempenho da atriz principal e do ator que faz a Holanda. Os tons de preto em contraste e a cena em que a Horacia conta uma história para um grupo de desabrigados, embaixo de uma barraca em meio a chuva, são detalhes que eu particularmente achei impressionantes.
Mas o que mais me chamou a atenção foi o modo único que o diretor relacionou os sentimentos internos da protagonista com a marginalização que ela via no exterior, e é sobre isso que critico no meu blog (link no perfil).
No mais, o filme não peca por ser grande, nenhuma cena pra mim foi desnecessária. Abraços!
A simplicidade deste filme esconde na verdade uma tradição observada há muito tempo no cinema chinês: a tradição trazida pela chamada "sexta geração", tendo como seu maior expoente justamente Jia Zhang-Ke, que produz 'A Vida Após a Vida'.
Na superfície a gente observa uma abordagem mística sobre o espírito de uma mulher que se apossa do corpo do filho para realocar uma árvore que estava plantada em seu quintal, como forma de salvá-la dos tratores e perfuradeiras da nova 'Shaanxi' que ali construiria. Mas no âmago disso, o que vemos é uma rápida industrialização da China e como ela afeta os vilarejos mais inóspitos do país. É essa a grande sacada deste singelo filme: sem provocar diretamente o governo chinês (sempre na espreita pronto para censurar qualquer produção que considere politicamente sensível), Jia Zhang-Ke e o diretor estreante Zhang Hanyi constroem uma simples história para trazer para o centro aqueles que Jia já fazia desde o final dos 1990: indivíduos que geralmente ficam à margem da sociedade, ou que são partícipes involuntários de um "mundo chinês" que se transforma rapidamente.
'A Vida Após a Vida' é um daqueles filmes independentes necessários, principalmente para entender o que se passa em regiões desconhecidas na China, com um governo que adora censurar aquilo que não lhe agrada.
P.S.: A análise completa deste filme você confere no meu blog (Link no perfil)
O filme tem sua importância por abordar um evento histórico no Egito, mas o roteiro deixou e muito a desejar. O que compensou foi a direção (a ideia de tudo se passar dentro de um camburão foi muito interessante), a fotografia e o desempenho da atriz Nelly Karim. (A crítica completa está no meu blog)
Eu não entendi o por quê deste filme ter recebido tanto elogio e ter feito tanto sucesso. Não achei lá essas coisas. Pelo contrário, achei morno e demasiadamente lento. O que salvou aí foi o policial: a atuação dele foi muito comovente. Tiro meu chapéu pra ele. (Fiz uma crítica sobre o filme no meu site. O link tá no Perfil).
Quer um filme realmente bom e que se parece muito com esse? Veja Bedevilled, também coreano. É muito mais violento e dramático.
Filme belíssimo, fantasioso, fetichista, gótico e erótico. Park Chan-Wook surpreende mais uma vez.
Foi só eu que notou um singelo empoderamento feminino? Fiz uma crítica sobre o filme ("O diretor Park Chan-Wook só quer testar o seu limite"). O link está no meu perfil.
No mais, nota 5 pra essa grande exuberância do cinema coreano. Ahhhh como eu amo a Ásia! :)
Que filme fodaaaaa!! Veeeeei, prendi a respiração do começo ao fim. Super emocionante, ótimas atuações, ótimos efeitos especiais, muita adrenalina, muita ação. Já é o melhor filme de zumbi que eu vi na vida!!!
Fico tão feliz que esse filme esteja fazendo sucesso pelo mundo. Muito merecido, Coreia do Sul zerou o gênero apolipse zumbi com esse filme.
Um Homem e Uma Mulher
3.9 28Eu chorei tanto com esse filme!!
Matrix Resurrections
2.8 1,3K Assista AgoraA nostalgia que o filme passa não foi à toa. Lana fez questão de criar um filme que remetesse ao primeiro da trilogia, que esse sim foi a grande obra-prima do século do cinema mundial. Não deu espaço convincente para uma continuação e ainda mandou um recado que "já que vocês iriam fazer o filme sem mim, deixa eu estragar isso aqui sem vocês perceberem".
Como vocês podem achar que ver o Neo perdido daquele jeito poderia ser um grande filme? Era melhor ter feito logo um spin-off, colocar o Neo e a Trinity em um papel mais secundário, e deixar a nova geração criar um novo mundo de Matrix.
Um exemplo que ilustra isso foi o ator que fez o novo Morfeus. Ele deu uma nova roupagem, conversa com os mais jovens, é mais espontâneo. Eu gostei.
Mas, no geral, tudo o que eu vi ali foi uma tremenda bagunça
O Francês virou um palhaço. Quando ele apareceu, pareceu um filme infantil.
O papel da Trinity também todo bagunçado e pouco convincente.
Pegaram muitas referências do primeiro filme, obrigando a gente a comparar os 2 filmes.
A filosofia ainda está lá se formos analisar profundamente, mas tudo ficou muito "apressado", uma necessidade terrível de criar novas coisas para uma possível continuação.
Podres de Ricos
3.5 507 Assista AgoraO filme apesar de ser previsível, é bem divertido, leve, cheio de cores e bastante engraçado. Mas acho que não foi isso que fez o filme ter ido muito bem nas bilheterias, mas sim seu elenco todo asiático. É a importância da representatividade, que neste caso, contou mais do que a qualidade em si do filme.
Eu falo disso na crítica no meu site (Link no perfil). No mais, eu adorei o filme!
(A Peik Lin, amiga da Rachel, é sensacional, e a Michelle Yeoh tá magnífica como sempre)
Quatro Histórias de Desejo
3.3 21Eu achei esse filme muito inteligente e incrível. Muito maduro e bem roteirizado. A melhor história pra mim foi a terceira, da mulher que trai o marido com o amigo dele. Achei a atuação da protagonista fenomenal. A segunda história, da empregada e o patrão, também gostei bastante. Tudo é dito sob olhares, quase não conversam.
P.S.: Tem uma crítica completa dele no meu site. Abraços! Viva o cinema indiano!
Entre-Laços
4.3 72O filme é belíssimo! Fiz uma análise dele no meu site com o tema: "Como o filme ‘Entre Laços’ humaniza a transexualidade no Japão?"
Lê lá! Abraços
O Terceiro Assassinato
3.5 53Muito bom esse filme do Koreeda, ele que já fez os ótimos Ninguém Pode Saber, Pais e Filhos e Seguindo em Frente. Aqui ele deixa os dramas de família em segundo plano, e foca num caso de tribunal pra encarar a verdade como uma hipótese. A ideia aqui é "elucidar" para então encontrar a verdade.
Fiz uma crítica sobre o filme no meu site que fala sobre isso.
No mais, é um filme muito bom. Prefiro os outros dele, mais família e tals, mas é questão de gosto.
Sem Amor
3.8 319 Assista AgoraAlyosha, a criança perdida dentro dessas relações sociais, pouco aparece, mas quando aparece, nada mais precisa ser explicado. Seu desaparecimento é quase um exercício para os adultos; um exercício de paciência, de penitência; de punição.
É um filme duro, mas adorei assistir. Quem quiser ler minha crítica, meu site está no perfil. Abraços e bom Oscar hoje!! (nem vou ver, demora demais k)
O Estrangeiro
3.5 330 Assista AgoraÉ um grande filme, com um roteiro muito bem criado, mas não para Chan, mas para o Pierce Brosnan, que também arrebentou. Jackie Chan talvez entregou sua melhor performance de toda a carreira aqui, mas achei bem paralelo a história dele dentr da história toda do filme. Ainda assim, quem é fã do ator, vale a pena conferir um lado dramático dele (muito bem executado).
P.S.: Fiz uma crítica do filme no meu site. O link está na Bio. Abraços
O Motorista de Táxi
4.3 159 Assista AgoraMais um ótimo filme sul-coreano a estrear nos cinemas brasileiros (depois de O Lamento, A Criada e Invasão Zumbi). A Coreia do Sul só arrebenta e neste filme não foi diferente.
O ator Song Kang-Ho, pra quem não sabe, já fez inúmeros filmes sensacionais, como Memórias de Um Assassino, Sede de Sangue e O Expresso do Amanhã. Aqui ele atua bem diferente dos outros filmes de suspense, e só mostra sua versatilidade em interpretar um taxista palhaço que vai se conscientizando politicamente sobre a ditadura em seu país.
Filme belíssimo, tocante e sensível.
P.S.: Tem uma crítica sobre ele no meu site. Link na Bio. Abraços!
A Noiva
1.9 262 Assista AgoraComo falaram aí embaixo, "valeu a tentativa". O filme tem uma ótima premissa inicial, uma boa fotografia e algumas pouquíssimas cenas que merecem elogio. Mas no geral, é tudo muito fraco e previsível.
O filme tem algumas semelhanças (não falo de qualidade) com Os Outros e A Mulher de Preto. A crítica completa de 'A Noiva' está lá no meu blog para quem quiser ler. Abraços.
A Origem do Dragão
3.0 67 Assista AgoraCom todo respeito ao lendário Bruce Lee e ao excelente cinema chinês, esse específico filme 'A Origem do Dragão' é fraquíssimo. Elenco, roteiro e direção muito fracos, e além disso, a atuação do ator Philip Ng como Lee ficou muito exagerada e perdida.
O que salva aí são algumas boas cenas de luta e o ator que faz o rival do Bruce, o monge Wong Jack Man. Quem quiser ler a crítica completa, tem no meu blog (link no Perfil).
Abraços.
Eu Não Sou Madame Bovary
3.8 10O filme é muito interessante se considerarmos como ele procura criticar a burocracia na China, pois não há aprofundamento nenhum na camponesa ser vista como uma "Madame Bovary" (ou Pan Jinlian). Trata-se de uma sátira social do que uma fábula baseada na literatura.
Ainda assim, vale muito a pena ver, tanto pela fotografia e pela questão política, quanto pela atuação da atriz Fan Bingbing. Tem uma crítica desse filme lá no meu blog, inclusive. Abraços!
A Vilã
3.6 224 Assista Agora"As expressões e a empatia da atriz Kim Ok-vin aqui são tão convincentes quanto as de Uma Thurman em Kill Bill: as duas explorando ao máximo a dor da própria personagem na incessante busca por vingança."
A crítica completa no meu blog. No mais, amei muito esse filme, uma pena não ter tido o devido reconhecimento pelo público.
Carrinho de Trilhos
3.4 2Filme bem simples mas com uma qualidade muito alta. Intimista, delicado e que conta com o ótimo desempenho das crianças. O carrinho de trilhos simboliza no filme a auto descoberta, aquilo que liga Taiwan e Japão no alto das montanhas no interior daquele país e que vai ligar também o passado do pai dos meninos ao presente deles.
Quem quiser ler a crítica completa, é só acessar o blog (link na bio). Abraços e vejam o filme, vale a pena!
Okja
4.0 1,3K Assista AgoraUm bom filme de Bong Joong-Ho, mas é de longe o pior dentre seus filmes mais conhecidos, como Memórias de Um Assassino, O Hospedeiro, Mother e Expresso do Amanhã. Aqui a história se debruça num universo no estilo de anime de Hayao Miazaki para tratar sobre abatimento de animais pelas indústrias alimentícias.
Filme muito bem feito, equilibrado (não achei pesado) e com uma atuação surpreendente da atriz mirim que faz a Mija. (A crítica completa vc confere no meu blog).
A Mulher Que Se Foi
4.1 16Este foi o primeiro filme de Lav Diaz que assisti, e só quis conferir primeiro por ele ter ganhado o Leão de Ouro, e segundo por que me atiçou a curiosidade ele ter mais de três horas de duração. O desafio portanto, foi ver se a qualidade compensa tanto tempo de filme.
E depois que fui descobrir que Diaz tem o seu próprio tempo, e não o nosso. Destaco o excelente desempenho da atriz principal e do ator que faz a Holanda. Os tons de preto em contraste e a cena em que a Horacia conta uma história para um grupo de desabrigados, embaixo de uma barraca em meio a chuva, são detalhes que eu particularmente achei impressionantes.
Mas o que mais me chamou a atenção foi o modo único que o diretor relacionou os sentimentos internos da protagonista com a marginalização que ela via no exterior, e é sobre isso que critico no meu blog (link no perfil).
No mais, o filme não peca por ser grande, nenhuma cena pra mim foi desnecessária.
Abraços!
A Vida Após a Vida
3.5 11A simplicidade deste filme esconde na verdade uma tradição observada há muito tempo no cinema chinês: a tradição trazida pela chamada "sexta geração", tendo como seu maior expoente justamente Jia Zhang-Ke, que produz 'A Vida Após a Vida'.
Na superfície a gente observa uma abordagem mística sobre o espírito de uma mulher que se apossa do corpo do filho para realocar uma árvore que estava plantada em seu quintal, como forma de salvá-la dos tratores e perfuradeiras da nova 'Shaanxi' que ali construiria. Mas no âmago disso, o que vemos é uma rápida industrialização da China e como ela afeta os vilarejos mais inóspitos do país. É essa a grande sacada deste singelo filme: sem provocar diretamente o governo chinês (sempre na espreita pronto para censurar qualquer produção que considere politicamente sensível), Jia Zhang-Ke e o diretor estreante Zhang Hanyi constroem uma simples história para trazer para o centro aqueles que Jia já fazia desde o final dos 1990: indivíduos que geralmente ficam à margem da sociedade, ou que são partícipes involuntários de um "mundo chinês" que se transforma rapidamente.
'A Vida Após a Vida' é um daqueles filmes independentes necessários, principalmente para entender o que se passa em regiões desconhecidas na China, com um governo que adora censurar aquilo que não lhe agrada.
P.S.: A análise completa deste filme você confere no meu blog (Link no perfil)
Embate no Furgão
3.9 42 Assista AgoraO filme tem sua importância por abordar um evento histórico no Egito, mas o roteiro deixou e muito a desejar. O que compensou foi a direção (a ideia de tudo se passar dentro de um camburão foi muito interessante), a fotografia e o desempenho da atriz Nelly Karim. (A crítica completa está no meu blog)
Chocolate
3.7 150Cacete, a bixa briga ein. E os erros de gravação no final é pesadooo
As Montanhas Se Separam
3.7 47 Assista AgoraO filme retrata em forma de poesia visual uma história cruel sobre a realidade da solidão e do vazio existencial.
O Lamento
3.9 431 Assista AgoraEu não entendi o por quê deste filme ter recebido tanto elogio e ter feito tanto sucesso. Não achei lá essas coisas. Pelo contrário, achei morno e demasiadamente lento. O que salvou aí foi o policial: a atuação dele foi muito comovente. Tiro meu chapéu pra ele. (Fiz uma crítica sobre o filme no meu site. O link tá no Perfil).
Quer um filme realmente bom e que se parece muito com esse? Veja Bedevilled, também coreano. É muito mais violento e dramático.
Um Homem e Uma Mulher
3.9 28Alô Coreia do Sul, se você ta achando que eu vou ver esse filme só por que o trailer tem uma música triste e uma mulher desidratando de tanto chorar,
pode ter certeza que você acertou, vou ver sim!
A Criada
4.4 1,3K Assista AgoraFilme belíssimo, fantasioso, fetichista, gótico e erótico. Park Chan-Wook surpreende mais uma vez.
Foi só eu que notou um singelo empoderamento feminino?
Fiz uma crítica sobre o filme ("O diretor Park Chan-Wook só quer testar o seu limite"). O link está no meu perfil.
No mais, nota 5 pra essa grande exuberância do cinema coreano. Ahhhh como eu amo a Ásia! :)
Invasão Zumbi
4.0 2,0K Assista AgoraQue filme fodaaaaa!!
Veeeeei, prendi a respiração do começo ao fim. Super emocionante, ótimas atuações, ótimos efeitos especiais, muita adrenalina, muita ação. Já é o melhor filme de zumbi que eu vi na vida!!!
Fico tão feliz que esse filme esteja fazendo sucesso pelo mundo. Muito merecido, Coreia do Sul zerou o gênero apolipse zumbi com esse filme.