Whiplash se destaca por ter uma história simples executada com precisão, um orçamento baixíssimo – USD 3,3 milhões, o menor orçamento entre os indicados a melhor filme do Oscar desse ano – e, principalmente, grandes atuações! Ele é fantástico em todos os aspectos, direção, montagem, som, direção de atores! É um filmaço imperdível!
Falo do filme com mais detalhes no meu blog: http://distracoesemconserva.blogspot.com.br/2015/02/whiplash-em-busca-da-perfeicao-2014.html
Não deixem de ver esse filme! É um daqueles filmes ótimos de quebra-cabeça que faz todo o sentido no final. O suspense é super bem construído, Jake Gyllenhaal e Hugh Jackman estão incríveis e a foto é lindaaaa. ^^
Fiz a crítica do filme no blog: http://distracoesemconserva.blogspot.com.br/2015/01/critica-os-suspeitos-2013.html
Um filme um pouco longo, mas muito divertido e repleto de personagens interessantes e situações absurdas! Não acho que é o melhor filme do Scorsese, mas é um filme do Scorsese anyway!
Fiz a crítica do filme no meu blog: http://distracoesemconserva.blogspot.com.br/2015/01/critica-o-lobo-de-wall-street-2013.html
David Fincher sempre foi um ótimo diretor, mas confesso que não estava muito empolgada pra ver "Garota Exemplar", pois julgava ser um filme de drama com um tom parecido com "O Curioso Caso de Benjamin Button" (2008), do qual não gosto muito. Como eu estava enganada. "Garota Exemplar" é muito melhor que Button e, sinceramente, é o melhor filme de Fincher desde "Zodíaco" (2007). =D
Um dos grandes filmes do expressionismo alemão e, no entanto, tão pouco conhecido. O filme é de um apuro técnico tão grande, de fazer cair o queixo até hoje! Destaque para os travellings que percorrem o filme todo dos mais diversos ângulos e velocidades (e com as mais diversas intenções), o uso da câmera da mão em uma cena bastante específica, a iluminação expressionista noturna do hotel (mais do que nunca fica clara a influência do movimento alemão no noir norte-americano), as construções modernas sufocantes pré-Metrópolis (os prédios, portas e janelas são sempre maiores do que necessário, oprimindo o personagem de Jannings), cenas coreografadas com vários figurantes, o roteiro maravilhoso sem diálogo algum (e aqui fica evidente a primorosa direção de Murnau, que faz a história ser compreendida sem que seja necessária muitas intervenções com a palavra escrita na tela) e, claro, a interpretação emocionante de Emil Jannings, o meu ator favorito dessa época. É difícil não se comover com seu personagem e não se deixar tomar pela angústia que toma conta do filme.
O epílogo, ainda que imposto pelos produtores, é maravilhoso em sua crítica social e não acredito que destoe tanto assim do restante do filme. Ele atua como um segundo momento de sonho, pois reflete o desejo ingênuo, pois improvável, do porteiro de recuperar sua dignidade e ser respeitado pelas pessoas, algo que nesse universo capitalista que desumaniza as pessoas (Jannings é o "Último Homem"), só pode ser alcançado por meio do dinheiro. Triste, sombrio e trágico, um tema perfeito para a estética deprimente do expressionismo alemão.
Uma estrela pelo Chuck Norris, mais meia estrela por essa fala do Stallone: "Why do the good die early and the evil live longer?". Escorreu uma lágrima.
Gostei do elenco e das reviravoltas na história lá pelo meio do filme mas, por algum motivo, Martin McDonagh se perde em seu esforço de não cair no óbvio e o resultado, ao contrário do que era de esperar, é um final broxante. O filme tem a ótima linha do "Beijos e Tiros", mas entre os dois, fico com esse último ou mesmo "Na Mira do Chefe", o excelente filme anterior de McDonagh.
Filme excelente! A escolha pela filmagem em U-Matic fez uma diferença brutal no filme. Como se não fosse suficiente ser baseado em um acontecimento político real bastante forte (e, imagino, conhecido), a imagem de baixa qualidade típica da época e a ótima direção de arte ajudaram a reforçar ainda mais a veracidade da história, ficando praticamente impossível dizer o que é real e o que é ficção no filme. Além disso, o personagem central é ótimo (e a sua ambiguidade deixa o filme ainda mais rico) e a história muito bem conduzida.
Um documentário revoltante, mas uma denúncia necessária. Espero que inspire pessoas a exigir mudanças não apenas dentro do sistema militar mas também na sociedade como um todo, pois infelizmente não é só no exército dos EUA que as vítimas são culpadas e as ações de estupradores "justificadas" e perdoadas.
Ajudem na divulgação do filme! É importante colocar o documentário em evidência e o assunto em debate!
Ótimas referências para os mais velhos, um mundo fascinante e fofo para agradar os mais novos e uma história simples mas bem contada fazem de Wreck It Ralph a melhor animação de 2012 pra mim. Infinitamente melhor que o decepcionante Valente da Pixar (não mereceram o Globo de Ouro e não merecem o Oscar).
Tem gente que não gostou de ver seus personagens favoritos dos jogos de infância apenas na figuração do filme. Porém eu achei isso ótimo! Se o filme incluísse situações forçadas apenas para dar maior importância a esses personagens clássicos o filme perderia muito de sua direção e força.
Boring, arrastado e desnecessário. A protagonista é tão obcecada pelo Bin Laden que além de chata, é fria demais e não inspira simpatia. Não me surpreende, no entanto, que o público norte-americano esteja vangloriando o filme, já que eles também são obcecados pelo assunto. Mas acredito que o filme não será tão bem recebido assim pela crítica e pelo público em outros países. Pra mim, o mérito de Guerra ao Terror está na forma como a tensão do filme é construída, com seus momentos de silêncio e acontecimendos inesperados, sem falar na crítica implícita ao vazio da guerra por meio do vazio de seu protagonista. Agora nada disso aparece em A Hora Mais Escura que acaba por ser só um filme sem sal e esquecível mesmo.
Maravilhoso! Um excelente trabalho de pesquisa, um elenco afiado, direção precisa e, principalmente, uma edição muito cuidadosa e eficiente! As duas horas de filme passam sem se sentir, a história é contada no exato tempo necessário sem ser rápida demais, nem arrastada, e os momentos de tensão construídos pelas várias montagens paralelas são de deixar qualquer um aflito!
Ben Affleck está estupidamente bem no papel, me fazendo quase esquecer que foi o mesmo ator (como pode?) que fez o péssimo Demolidor há alguns anos. Como diretor, tem ficado cada vez mais confiante e maduro. Gosto dos três filmes dirigidos por ele até o momento, mas esse é, disparado, o melhor dos três.
E ainda tem o bônus de ser um filme norte-americano que não tem medo de criticar, ainda que brandamente, o envolvimento dos EUA com Reza Pahlevi.
Podia ter menos zooms na cara do Lincoln toda vez que ele falava algo memorável. E podia, sem dúvida, ter pelo menos meia hora a menos.
Maaaaas, maquiagem perfeita, Daniel Day-Lewis fantástico e ótimo fechamento de história (os últimos 30 minutos foram as melhores coisas do filme todo).
Muito bom! Não é o tipo de filme que te dá medo, mas, também, qual filme de terror neste estilo dá medo hj? A genialidade está justamente no fato de os estereótipos do gênero terem sido usados para subvertê-lo.
No meio do filme você se dá conta que, ao contrário do que suspeitava, você não faz ideia de como essa história vai acabar! E isso é digno de respeito! Fora que o final é sensacional! Haha
Nunca tinha visto, até então, um filme que conseguisse estabelecer relações entre personagens de um jeito tão sutil, natural, verdadeiro e profundo - penso aqui, principalmente, na relação construída entre Jack e R.L. Ainda que focado no cotidiano de uma simples família, o filme consegue trazer questões grandiosas, nos fazendo relembrar e refletir sobre nossas próprias experiências (e pra mim a identificação ocorreu em diversos momentos), pintando um grande painel sobre a "vida, o universo e tudo mais", de forma similiar a 2001: Uma Odisseia no Espaço (ainda que o foco dos dois seja um tanto diferente).
Em seus aspectos técnicos o filme é perfeito. Grande direção de fotografia (ter optato por filmar apenas em momentos de nascer e pôr-do-sol não poderia ser mais apropriado e carregado de simbologia), trilha sonora e som (os silêncios em que apenas o som da natureza se faz presente são bastante marcantes e sugerem a inquietude presente nos personagens da história), além de uma montagem bastante sugestiva e ótimo elenco.
Talvez "apenas" o filme que mais me marcou em 2012.
Whiplash: Em Busca da Perfeição
4.4 4,1K Assista AgoraWhiplash se destaca por ter uma história simples executada com precisão, um orçamento baixíssimo – USD 3,3 milhões, o menor orçamento entre os indicados a melhor filme do Oscar desse ano – e, principalmente, grandes atuações! Ele é fantástico em todos os aspectos, direção, montagem, som, direção de atores! É um filmaço imperdível!
Falo do filme com mais detalhes no meu blog: http://distracoesemconserva.blogspot.com.br/2015/02/whiplash-em-busca-da-perfeicao-2014.html
Os Suspeitos
4.1 2,7K Assista AgoraNão deixem de ver esse filme! É um daqueles filmes ótimos de quebra-cabeça que faz todo o sentido no final. O suspense é super bem construído, Jake Gyllenhaal e Hugh Jackman estão incríveis e a foto é lindaaaa. ^^
Fiz a crítica do filme no blog: http://distracoesemconserva.blogspot.com.br/2015/01/critica-os-suspeitos-2013.html
O Lobo de Wall Street
4.1 3,4K Assista AgoraUm filme um pouco longo, mas muito divertido e repleto de personagens interessantes e situações absurdas! Não acho que é o melhor filme do Scorsese, mas é um filme do Scorsese anyway!
Fiz a crítica do filme no meu blog: http://distracoesemconserva.blogspot.com.br/2015/01/critica-o-lobo-de-wall-street-2013.html
Garota Exemplar
4.2 5,0K Assista AgoraDavid Fincher sempre foi um ótimo diretor, mas confesso que não estava muito empolgada pra ver "Garota Exemplar", pois julgava ser um filme de drama com um tom parecido com "O Curioso Caso de Benjamin Button" (2008), do qual não gosto muito. Como eu estava enganada. "Garota Exemplar" é muito melhor que Button e, sinceramente, é o melhor filme de Fincher desde "Zodíaco" (2007). =D
Crítica completa em: http://distracoesemconserva.blogspot.com.br/2015/01/critica-garota-exemplar-2014.html
Tabu
4.0 32pqp, a sequência final é muito boa!
A Caça
4.2 2,0K Assista AgoraEpílogo bastante desnecessário, mas de resto, um ótimo filme!
Os Croods
3.7 1,1K Assista AgoraUma história bonitinha com um visual fantástico! MUITO bem feito! Vale a pena!
O Planeta dos Macacos
4.0 679 Assista AgoraIt's a madhouse! A madhouse!!!!
A Última Gargalhada
4.2 102 Assista AgoraUm dos grandes filmes do expressionismo alemão e, no entanto, tão pouco conhecido. O filme é de um apuro técnico tão grande, de fazer cair o queixo até hoje! Destaque para os travellings que percorrem o filme todo dos mais diversos ângulos e velocidades (e com as mais diversas intenções), o uso da câmera da mão em uma cena bastante específica, a iluminação expressionista noturna do hotel (mais do que nunca fica clara a influência do movimento alemão no noir norte-americano), as construções modernas sufocantes pré-Metrópolis (os prédios, portas e janelas são sempre maiores do que necessário, oprimindo o personagem de Jannings), cenas coreografadas com vários figurantes, o roteiro maravilhoso sem diálogo algum (e aqui fica evidente a primorosa direção de Murnau, que faz a história ser compreendida sem que seja necessária muitas intervenções com a palavra escrita na tela) e, claro, a interpretação emocionante de Emil Jannings, o meu ator favorito dessa época. É difícil não se comover com seu personagem e não se deixar tomar pela angústia que toma conta do filme.
O epílogo, ainda que imposto pelos produtores, é maravilhoso em sua crítica social e não acredito que destoe tanto assim do restante do filme. Ele atua como um segundo momento de sonho, pois reflete o desejo ingênuo, pois improvável, do porteiro de recuperar sua dignidade e ser respeitado pelas pessoas, algo que nesse universo capitalista que desumaniza as pessoas (Jannings é o "Último Homem"), só pode ser alcançado por meio do dinheiro. Triste, sombrio e trágico, um tema perfeito para a estética deprimente do expressionismo alemão.
Pan-Cinema Permanente
4.2 10"Chega desse papo furado de que o sonho acabou. A vida é sonho, a vida é sonho, a vida é sonho, a vida é sonho..."
Killer Joe: Matador de Aluguel
3.6 877 Assista AgoraEstou com o Roger Ebert nessa, não amei nem odiei. Mas com certeza o final é muito bom!
Deus e o Diabo na Terra do Sol
4.1 424 Assista AgoraAquela cena final é simplesmente uma das coisas mais maravilhosas que eu vi no cinema brasileiro.
Os Mercenários 2
3.5 2,3K Assista AgoraUma estrela pelo Chuck Norris, mais meia estrela por essa fala do Stallone: "Why do the good die early and the evil live longer?". Escorreu uma lágrima.
Sete Psicopatas e um Shih Tzu
3.4 600Gostei do elenco e das reviravoltas na história lá pelo meio do filme mas, por algum motivo, Martin McDonagh se perde em seu esforço de não cair no óbvio e o resultado, ao contrário do que era de esperar, é um final broxante. O filme tem a ótima linha do "Beijos e Tiros", mas entre os dois, fico com esse último ou mesmo "Na Mira do Chefe", o excelente filme anterior de McDonagh.
Expedição Kon Tiki
3.9 281 Assista AgoraQue história incrível! Vou correr atrás do documentário feito pelo próprio Thor!
Não
4.2 472 Assista AgoraFilme excelente! A escolha pela filmagem em U-Matic fez uma diferença brutal no filme. Como se não fosse suficiente ser baseado em um acontecimento político real bastante forte (e, imagino, conhecido), a imagem de baixa qualidade típica da época e a ótima direção de arte ajudaram a reforçar ainda mais a veracidade da história, ficando praticamente impossível dizer o que é real e o que é ficção no filme. Além disso, o personagem central é ótimo (e a sua ambiguidade deixa o filme ainda mais rico) e a história muito bem conduzida.
A Guerra Invisível
4.3 69Um documentário revoltante, mas uma denúncia necessária. Espero que inspire pessoas a exigir mudanças não apenas dentro do sistema militar mas também na sociedade como um todo, pois infelizmente não é só no exército dos EUA que as vítimas são culpadas e as ações de estupradores "justificadas" e perdoadas.
Ajudem na divulgação do filme! É importante colocar o documentário em evidência e o assunto em debate!
Detona Ralph
3.9 2,6K Assista AgoraÓtimas referências para os mais velhos, um mundo fascinante e fofo para agradar os mais novos e uma história simples mas bem contada fazem de Wreck It Ralph a melhor animação de 2012 pra mim. Infinitamente melhor que o decepcionante Valente da Pixar (não mereceram o Globo de Ouro e não merecem o Oscar).
Tem gente que não gostou de ver seus personagens favoritos dos jogos de infância apenas na figuração do filme. Porém eu achei isso ótimo! Se o filme incluísse situações forçadas apenas para dar maior importância a esses personagens clássicos o filme perderia muito de sua direção e força.
Django Livre
4.4 5,8K Assista AgoraChristoph Waltz, obrigado por existir, seu lindo.
A Hora Mais Escura
3.6 1,1K Assista AgoraBoring, arrastado e desnecessário. A protagonista é tão obcecada pelo Bin Laden que além de chata, é fria demais e não inspira simpatia. Não me surpreende, no entanto, que o público norte-americano esteja vangloriando o filme, já que eles também são obcecados pelo assunto. Mas acredito que o filme não será tão bem recebido assim pela crítica e pelo público em outros países.
Pra mim, o mérito de Guerra ao Terror está na forma como a tensão do filme é construída, com seus momentos de silêncio e acontecimendos inesperados, sem falar na crítica implícita ao vazio da guerra por meio do vazio de seu protagonista. Agora nada disso aparece em A Hora Mais Escura que acaba por ser só um filme sem sal e esquecível mesmo.
Argo
3.9 2,5KMaravilhoso! Um excelente trabalho de pesquisa, um elenco afiado, direção precisa e, principalmente, uma edição muito cuidadosa e eficiente! As duas horas de filme passam sem se sentir, a história é contada no exato tempo necessário sem ser rápida demais, nem arrastada, e os momentos de tensão construídos pelas várias montagens paralelas são de deixar qualquer um aflito!
Ben Affleck está estupidamente bem no papel, me fazendo quase esquecer que foi o mesmo ator (como pode?) que fez o péssimo Demolidor há alguns anos. Como diretor, tem ficado cada vez mais confiante e maduro. Gosto dos três filmes dirigidos por ele até o momento, mas esse é, disparado, o melhor dos três.
E ainda tem o bônus de ser um filme norte-americano que não tem medo de criticar, ainda que brandamente, o envolvimento dos EUA com Reza Pahlevi.
Lincoln
3.5 1,5KPodia ter menos zooms na cara do Lincoln toda vez que ele falava algo memorável. E podia, sem dúvida, ter pelo menos meia hora a menos.
Maaaaas, maquiagem perfeita, Daniel Day-Lewis fantástico e ótimo fechamento de história (os últimos 30 minutos foram as melhores coisas do filme todo).
O Segredo da Cabana
3.0 3,2K Assista AgoraMuito bom! Não é o tipo de filme que te dá medo, mas, também, qual filme de terror neste estilo dá medo hj? A genialidade está justamente no fato de os estereótipos do gênero terem sido usados para subvertê-lo.
No meio do filme você se dá conta que, ao contrário do que suspeitava, você não faz ideia de como essa história vai acabar! E isso é digno de respeito! Fora que o final é sensacional! Haha
A Árvore da Vida
3.4 3,1K Assista AgoraNunca tinha visto, até então, um filme que conseguisse estabelecer relações entre personagens de um jeito tão sutil, natural, verdadeiro e profundo - penso aqui, principalmente, na relação construída entre Jack e R.L. Ainda que focado no cotidiano de uma simples família, o filme consegue trazer questões grandiosas, nos fazendo relembrar e refletir sobre nossas próprias experiências (e pra mim a identificação ocorreu em diversos momentos), pintando um grande painel sobre a "vida, o universo e tudo mais", de forma similiar a 2001: Uma Odisseia no Espaço (ainda que o foco dos dois seja um tanto diferente).
Em seus aspectos técnicos o filme é perfeito. Grande direção de fotografia (ter optato por filmar apenas em momentos de nascer e pôr-do-sol não poderia ser mais apropriado e carregado de simbologia), trilha sonora e som (os silêncios em que apenas o som da natureza se faz presente são bastante marcantes e sugerem a inquietude presente nos personagens da história), além de uma montagem bastante sugestiva e ótimo elenco.
Talvez "apenas" o filme que mais me marcou em 2012.