A cena final é linda... Cada um pode tirar sua interpretação, mas o que considero daquele belo plano é que cada janela está em um apartamento, e cada apartamento abriga diferentes pessoas e diferentes histórias. Cada janela daquele prédio revelava uma história diferente, que renderia, talvez, um filme diferente. Em "Dentro da Casa" conhecemos uma, e caso entrássemos em um daqueles apartamentos conheceríamos outra.
A frase dita por Céline dói mais e causa mais efeitos no espectador do que muita cena explicita, gráfica, cheias de efeitos, cores e sons...
Ficamos tão próximos dos personagens durante estes anos que quando ela diz isso não só sentimos que o relacionamento dos dois está estremecido, mas a nossa relação com aqueles dois seres também. É estranho. Sentimos medo, um sensação ruim como se fosse o nosso próprio relacionamento de amor chegando ao fim.
Certamente um dos melhores - se não o melhor - filme do ano.
É um pouco difícil entrar no ritmo e na ideia do filme logo no início, principalmente se não estiver acostumado. Mas depois de alguns minutos o texto parece ficar mais claro, o anacronismo não causa tanto estranhamento e o elenco e a direção leve de Whedon garantem uma boa e divertida obra.
O que começa como um filme feito para e pela a HBO (e isso não é um defeito) termina como um ótimo exemplo de Cinema feito com pouco dinheiro e muito talento.
"Um demônio, espírito não possui seres inanimados, mas pessoas... Ele apenas usa um modo de chegar até as pessoas"
Acredito que a - já confirmada - continuação focará na vida dos Warren. Ao final desse primeiro filme, April devolve o colar para a Lorraine, e acredito que esse colar será o meio que a bruxa encontrará para possuir Lorraine. O colar, aliás, é o que liga a bruxa à casa dos Warren e desde a metade do filme ele estava sumido, reaparecendo ao final.
Eu até achei, na verdade, que depois do exorcismo ainda haveria mais cenas na casa dos Warren, com Lorraine sendo possuída e tudo mais, mas acredito que isso ficou para a continuação.
Ao contrário do que li aqui, eu vejo a premissa como absurda e o desenvolvimento do filme em si interessante. Entendo que seja um filme, uma ficção, mas é difícil acreditar - é absurdo mesmo dentro dos parâmetros ficcionais propostos - que o Governo iria simplesmente liberar o crime. Como assim? Você pode matar uma família inteira pra melhorar a economia? Pra liberar a sua raiva em doze horas e passar os demais 364 dias fazendo cookies pros vizinhos e fingindo que tudo é maravilhoso. Além disso, o filme diz várias vezes que a aniquilação dos pobres é um dos melhores benefícios do expurgo e dá a entender que os EUA só tem famílias ricas morando em suas cidades depois que a lei foi sancionada. Poxa, se matarmos os pobres e necessitados durante doze horas por ano nossa economia vai melhorar. E o filme prova isso ao mostrar o personagem de Hawke escolhendo um barco para comprar e afirmando que dez anos antes isso não seria possível. O padrão de vida melhorou depois que o crime foi liberado com os expurgos. Além disso, muitas pessoas no filme viram assassinos durante o expurgo e vivem com esse fato o resto do ano todo? E não consigo acreditar que tais fatos sejam "críticas" do roteirista à sociedade atual...
No mais, é um filme interessante e dá pra passar muito bem o tempo assistindo, mas isso não muda o fato que os absurdos estão lá, bem como a moralidade duvidosa de seu roteiro.
No primeiro ato do filme, Bateman faz exercícios enquanto "O Massacre da Serra Elétrica" passa na TV (a cena está no próprio trailer do filme aqui do Filmow). Na cena do clássico em questão, Leatherface corre enlouquecido com uma serra elétrica na mão.
Pois bem; um tempo depois vemos Bateman correndo enlouquecido atrás de uma mulher com uma serra elétrica na mão...
Essa pequena rima ilustra o final ambíguo: ele apenas pensava em matar as pessoas. Quando imaginamos algo, geralmente pensamos/associamos a coisas que já vimos ou fizemos, não criamos totalmente do zero. Ele viu o filme e imaginou fazer o mesmo depois.
Além disso, ele diz algumas vezes que não existe, e que tem apenas as características humanas, mas na verdade não é um.
Todos, enfim, podem ser psicopatas. Americanos ou não.
Isso e a atuação de Bale fazem deste um bom filme.
"The Master" venceu hoje o Leão de Prata de Melhor Direção, pro PTA e a Coppa Volpi de Melhor Ator se dividiu entre Joaquin Phoenix e Philip Seymour Hoffman, num curioso empate...
Perdeu o Leão de Ouro para "Pieta", mas ao menos levou de direção e atuações, o que é um grande feito.
O maior site de apostas da área aponta Paul Thomas Anderson como vencedor do próximo Oscar, seguido de Steven Spielberg por Lincoln. Já em melhor filme "The Master" se encontra em segundo, antrás de Lincoln. Além disso Phoenix se encontra em terceiro mais votado na categoria de melhor ator, atrás de Daniel Day-Lewis e Bill Murray...
É muito, muito cedo para palpitar no Oscar - principalmente com filmes que não lançaram, como Lincoln, mas parece que "The Master" é aposta segura, principalmente na categoria de Direção, já que a crítica tem apontado este como o melhor trabalho de Paul Thomas Anderson, o que não é pouco para o cara que fez "Sangue Negro".
-93% no Rotten Tomatoes, com 13 avaliações positivas e apenas uma negativa. -88 pontos no Metacritic. -O "The Guardian" deu nota 10. O respeitado "The Hollywood Reporter também deu 10. E a Variety regalou 9 ao filme. -Se não vencer o Leão de Ouro, Phoenix provavelmente leva a Coppa Volpi de Melhor Ator. -Phoenix, aliás, já é um dos favoritos ao Oscar de Ator. Isso prova não só o talento do sujeito, mas também do PTA, que mais uma vez arranca uma grande atuação de um grande ator, levando-o a prêmios e reconhecimento inegável. -Por falar em Oscar, "The Master" provavelmente estará em várias categorias. Além de estar trilhando uma incrível tragetória entre a crítica e o público que já conferiu, o filme conta com a produção de Harvey Weinstein e, meus caros, ninguém faz campanha como ele. Este cara é um dos grandes motivos que explicam as vitórias de "Shakespeare Apaixonado" e "Chicago" no passado. Se com estes filmes ele alcançou vitória, imagine com "The Master". -Tom Cruise viu e gostou. Grande coisa.
Neste momento o diretor olha para o espectador e diz: "muito bem, te torturei até aqui, te fiz olhar para coisas que talvez você não quisesse, te fiz passar por coisas desagradáveis... e mesmo assim você ficou até o final. Vcs, pessoas que não fugiram da tortura e ficaram firmes até aqui, continuarão na dúvida!"
É nesse momento que Martyrs cresce em termos metalinguísticos e prova que o público é ávido pelo que é mostrado aqui; ele escancara uma realidade estranha - muito parecida com aquela que nos faz pensar que sobreviveríamos como o herói num filme de terror ou catástrofe, e não morreríamos como as inúmeras vítimas que morreram pelo caminho. Sempre queremos ficar bem... - e no fim das contas nos castiga por termos aceitado tudo aquilo.
Fizemos o que fizemos e ficamos na maldita dúvida.
Atenção: o comentário abaixo pode ou não ser considerado como spoiler. Ele apenas aponta detalhes visuais interessantes do filme. Não quis marcá-lo como spoiler, pois não o considero como tal... De qualquer forma...
Este é talvez o drama mais profundo e denso de Woody Allen. Poucas vezes vi na filmografia do diretor - e até mesmo na de outros cineastas - um drama tão complexo em seus sentimentos e estudos psicológicos. "Interiores" talvez seja a sua criação que menos depende de diálogos para fazer contato com o espectador; em outras palavras, Allen usa, mais do que nunca, as imagens a seu favor.
Perceba por exemplo, o jantar em que o patriarca apresenta a nova companheira às filhas e genros: todos à exceção de Pearl, a nova mulher, estão vestidos com roupas de cores neutras, tons pastéis ou simples branco/preto. Pearl, que nunca fez parte daquela família, veste vermelho. Vermelho que se torna ainda mais vivo diante da neutralidade e falta de vida da família. É a primeira fez que ela faz contato com aquelas pessoas (em outro momento, perto do fim, a vemos com uma roupa mais neutra; a tristeza da família parece estar infectando-a).
Outra cena fantástica, que sucede a supracitada, é aquela em que os esposos das filhas - que antes não faziam parte da família - se encontram reunidos com Pearl, em uma sala iluminada por um abajur que dava características quentes/acolhedoras ao lugar; parecia um lugar bom para ficar. Além disso, eles riem e estão muito próximos um do outro. No mesmo instante, o velho pai está reunido em um quarto com duas de suas três filhas. O quarto parece frio, sem vida, sem cores, com portas-janelas que revelam uma noite densa. Os três estão visivelmente afastados um do outro. Ninguém divide calor humano naquele ambiente. E aí temos a comparação da família com aqueles que entraram depois. As pobres pessoas que conheceram os membros desse triste grupo acabaram sendo consumidos por toda a melancolia.
Cito, enfim, outro momento brilhante: Renata e Flyn caminham na orla da praia onde a antiga casa ainda se encontra. A câmera de Allen está afastada, parece não querer interferir na conversa das duas - que pouco se encontram; o mais instigante de tudo, porém, é a cerca que separa a câmera das personagens. Vemos as duas caminharem por um bom tempo através dessa cerca. A cerca, feita de madeiras podres e quebradas, parece mantê-las presas ao lugar. Aquelas tristes pessoas vão ficar para sempre presas àquela casa, àquela praia e às lembranças que nela construíram quando sua família ainda era aparentemente feliz. Allen mostra essa prisão com uma simples cerca.
O longa apresenta muitos diálogos e cenas notáveis, que merecem atenção e reflexão daqueles que assistem.
O filme foi exibido em sessão especial na última semana... A novidade é que ele foi filmado em 70 mm, e pode ser exibido neste formato apenas em Cinemas adaptados a ele... O que é uma pena.
O resultado foram comentários calorosos, muito positivos sobre o filme. Várias pessoas disseram que o filme é belíssimo e que Phoenix e Hoffman estão fantásticos. Apostas para o Oscar foram recorrentes...
Trapaça
3.4 2,2K Assista AgoraSó eu não sabia que o De Niro tava no filme? Quando ele apareceu... lol... rs
12 Anos de Escravidão
4.3 3,0KAtenção:
Não leiam a sinopse aqui do Filmow, ela pode estragar algumas coisas da história.
Dentro da Casa
4.1 553 Assista AgoraA cena final é linda... Cada um pode tirar sua interpretação, mas o que considero daquele belo plano é que cada janela está em um apartamento, e cada apartamento abriga diferentes pessoas e diferentes histórias. Cada janela daquele prédio revelava uma história diferente, que renderia, talvez, um filme diferente. Em "Dentro da Casa" conhecemos uma, e caso entrássemos em um daqueles apartamentos conheceríamos outra.
Grande filme!
Antes da Meia-Noite
4.2 1,5K Assista Agora"I'm not in love with you anymore"
A frase dita por Céline dói mais e causa mais efeitos no espectador do que muita cena explicita, gráfica, cheias de efeitos, cores e sons...
Ficamos tão próximos dos personagens durante estes anos que quando ela diz isso não só sentimos que o relacionamento dos dois está estremecido, mas a nossa relação com aqueles dois seres também. É estranho. Sentimos medo, um sensação ruim como se fosse o nosso próprio relacionamento de amor chegando ao fim.
Certamente um dos melhores - se não o melhor - filme do ano.
Muito Barulho por Nada
3.5 49 Assista AgoraÉ um pouco difícil entrar no ritmo e na ideia do filme logo no início, principalmente se não estiver acostumado. Mas depois de alguns minutos o texto parece ficar mais claro, o anacronismo não causa tanto estranhamento e o elenco e a direção leve de Whedon garantem uma boa e divertida obra.
O que começa como um filme feito para e pela a HBO (e isso não é um defeito) termina como um ótimo exemplo de Cinema feito com pouco dinheiro e muito talento.
Sharknado
2.0 832 Assista Agora91% de aprovação no Rotten Tomatoes e com 7,5 de nota...
WTF?
O Caminho
3.9 138 Assista AgoraO filme saiu em DVD em junho aqui no Brasil, e se chama, oficialmente, "Em busca de um caminho"...
É tão difícil traduzir "O Caminho", ou então "O Caminho de Santiago", como está no Filmow... mas esse título...
Invocação do Mal
3.8 3,9K Assista Agora"Um demônio, espírito não possui seres inanimados, mas pessoas... Ele apenas usa um modo de chegar até as pessoas"
Acredito que a - já confirmada - continuação focará na vida dos Warren. Ao final desse primeiro filme, April devolve o colar para a Lorraine, e acredito que esse colar será o meio que a bruxa encontrará para possuir Lorraine. O colar, aliás, é o que liga a bruxa à casa dos Warren e desde a metade do filme ele estava sumido, reaparecendo ao final.
Eu até achei, na verdade, que depois do exorcismo ainda haveria mais cenas na casa dos Warren, com Lorraine sendo possuída e tudo mais, mas acredito que isso ficou para a continuação.
Uma Noite de Crime
3.2 2,2K Assista AgoraAo contrário do que li aqui, eu vejo a premissa como absurda e o desenvolvimento do filme em si interessante. Entendo que seja um filme, uma ficção, mas é difícil acreditar - é absurdo mesmo dentro dos parâmetros ficcionais propostos - que o Governo iria simplesmente liberar o crime. Como assim? Você pode matar uma família inteira pra melhorar a economia? Pra liberar a sua raiva em doze horas e passar os demais 364 dias fazendo cookies pros vizinhos e fingindo que tudo é maravilhoso. Além disso, o filme diz várias vezes que a aniquilação dos pobres é um dos melhores benefícios do expurgo e dá a entender que os EUA só tem famílias ricas morando em suas cidades depois que a lei foi sancionada. Poxa, se matarmos os pobres e necessitados durante doze horas por ano nossa economia vai melhorar. E o filme prova isso ao mostrar o personagem de Hawke escolhendo um barco para comprar e afirmando que dez anos antes isso não seria possível. O padrão de vida melhorou depois que o crime foi liberado com os expurgos. Além disso, muitas pessoas no filme viram assassinos durante o expurgo e vivem com esse fato o resto do ano todo? E não consigo acreditar que tais fatos sejam "críticas" do roteirista à sociedade atual...
No mais, é um filme interessante e dá pra passar muito bem o tempo assistindo, mas isso não muda o fato que os absurdos estão lá, bem como a moralidade duvidosa de seu roteiro.
O Lugar Onde Tudo Termina
3.7 857 Assista AgoraA estrutura de "The Place Beyond the Pines" é o que mais chama atenção, e mesmo que esta não funcione sempre, é de se admirar a tentativa e ousadia.
Django Livre
4.4 5,8K Assista AgoraQue trilha é essa, meu amigo? Fantástica!
Possessão
2.8 1,3K Assista AgoraDecidi ver o filme e vim aqui ver os comentários. "666" comentários registrados...
Nhé...
Psicopata Americano
3.7 1,9K Assista AgoraNo primeiro ato do filme, Bateman faz exercícios enquanto "O Massacre da Serra Elétrica" passa na TV (a cena está no próprio trailer do filme aqui do Filmow). Na cena do clássico em questão, Leatherface corre enlouquecido com uma serra elétrica na mão.
Pois bem; um tempo depois vemos Bateman correndo enlouquecido atrás de uma mulher com uma serra elétrica na mão...
Essa pequena rima ilustra o final ambíguo: ele apenas pensava em matar as pessoas. Quando imaginamos algo, geralmente pensamos/associamos a coisas que já vimos ou fizemos, não criamos totalmente do zero. Ele viu o filme e imaginou fazer o mesmo depois.
Além disso, ele diz algumas vezes que não existe, e que tem apenas as características humanas, mas na verdade não é um.
Todos, enfim, podem ser psicopatas. Americanos ou não.
Isso e a atuação de Bale fazem deste um bom filme.
Mundos Opostos
3.4 611 Assista AgoraSe tivesse mais uns vinte ou trinta minutos para explorar o final com propriedade, e não como foi, seria bem melhor. Mas é um bom filme.
O visual é fantástico, diga-se.
O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei
4.5 1,8K Assista AgoraPor mais "Avatares" que se façam, "Vingadores" que se unam e "Batmans" que renasçam, "O Senhor dos Anéis" é, até hoje, o mais épico da história.
O Mestre
3.7 1,0K Assista AgoraBoa notícia:
"The Master" venceu hoje o Leão de Prata de Melhor Direção, pro PTA e a Coppa Volpi de Melhor Ator se dividiu entre Joaquin Phoenix e Philip Seymour Hoffman, num curioso empate...
Perdeu o Leão de Ouro para "Pieta", mas ao menos levou de direção e atuações, o que é um grande feito.
O maior site de apostas da área aponta Paul Thomas Anderson como vencedor do próximo Oscar, seguido de Steven Spielberg por Lincoln. Já em melhor filme "The Master" se encontra em segundo, antrás de Lincoln. Além disso Phoenix se encontra em terceiro mais votado na categoria de melhor ator, atrás de Daniel Day-Lewis e Bill Murray...
É muito, muito cedo para palpitar no Oscar - principalmente com filmes que não lançaram, como Lincoln, mas parece que "The Master" é aposta segura, principalmente na categoria de Direção, já que a crítica tem apontado este como o melhor trabalho de Paul Thomas Anderson, o que não é pouco para o cara que fez "Sangue Negro".
O Mestre
3.7 1,0K Assista AgoraAlguns fatos sobre "The Master":
-93% no Rotten Tomatoes, com 13 avaliações positivas e apenas uma negativa.
-88 pontos no Metacritic.
-O "The Guardian" deu nota 10. O respeitado "The Hollywood Reporter também deu 10. E a Variety regalou 9 ao filme.
-Se não vencer o Leão de Ouro, Phoenix provavelmente leva a Coppa Volpi de Melhor Ator.
-Phoenix, aliás, já é um dos favoritos ao Oscar de Ator. Isso prova não só o talento do sujeito, mas também do PTA, que mais uma vez arranca uma grande atuação de um grande ator, levando-o a prêmios e reconhecimento inegável.
-Por falar em Oscar, "The Master" provavelmente estará em várias categorias. Além de estar trilhando uma incrível tragetória entre a crítica e o público que já conferiu, o filme conta com a produção de Harvey Weinstein e, meus caros, ninguém faz campanha como ele. Este cara é um dos grandes motivos que explicam as vitórias de "Shakespeare Apaixonado" e "Chicago" no passado. Se com estes filmes ele alcançou vitória, imagine com "The Master".
-Tom Cruise viu e gostou. Grande coisa.
-Falta muito pra estreia? rsrs
Elefante Branco
3.5 196Pablo Trapero investe mais uma vez nos planos sequência e na abordagem crua e realista para entregar novamente um belo filme.
Quase um Anjo
3.3 179 Assista Agora"Oh, Bernie! Oh, Bernie!
O que foi que você fez?
Matou a pobre Sra. Nugent
E nem sequer fugiu!"
Mártires
3.9 1,6K Assista Agora"Continue na dúvida!"
Neste momento o diretor olha para o espectador e diz: "muito bem, te torturei até aqui, te fiz olhar para coisas que talvez você não quisesse, te fiz passar por coisas desagradáveis... e mesmo assim você ficou até o final. Vcs, pessoas que não fugiram da tortura e ficaram firmes até aqui, continuarão na dúvida!"
É nesse momento que Martyrs cresce em termos metalinguísticos e prova que o público é ávido pelo que é mostrado aqui; ele escancara uma realidade estranha - muito parecida com aquela que nos faz pensar que sobreviveríamos como o herói num filme de terror ou catástrofe, e não morreríamos como as inúmeras vítimas que morreram pelo caminho. Sempre queremos ficar bem... - e no fim das contas nos castiga por termos aceitado tudo aquilo.
Fizemos o que fizemos e ficamos na maldita dúvida.
Gravidade
3.9 5,1K Assista AgoraAlguns sites dizem que a estreia ficou para junho de 2013... Mais um tempo de agonia...
Interiores
4.0 230Atenção: o comentário abaixo pode ou não ser considerado como spoiler. Ele apenas aponta detalhes visuais interessantes do filme. Não quis marcá-lo como spoiler, pois não o considero como tal... De qualquer forma...
Este é talvez o drama mais profundo e denso de Woody Allen. Poucas vezes vi na filmografia do diretor - e até mesmo na de outros cineastas - um drama tão complexo em seus sentimentos e estudos psicológicos. "Interiores" talvez seja a sua criação que menos depende de diálogos para fazer contato com o espectador; em outras palavras, Allen usa, mais do que nunca, as imagens a seu favor.
Perceba por exemplo, o jantar em que o patriarca apresenta a nova companheira às filhas e genros: todos à exceção de Pearl, a nova mulher, estão vestidos com roupas de cores neutras, tons pastéis ou simples branco/preto. Pearl, que nunca fez parte daquela família, veste vermelho. Vermelho que se torna ainda mais vivo diante da neutralidade e falta de vida da família. É a primeira fez que ela faz contato com aquelas pessoas (em outro momento, perto do fim, a vemos com uma roupa mais neutra; a tristeza da família parece estar infectando-a).
Outra cena fantástica, que sucede a supracitada, é aquela em que os esposos das filhas - que antes não faziam parte da família - se encontram reunidos com Pearl, em uma sala iluminada por um abajur que dava características quentes/acolhedoras ao lugar; parecia um lugar bom para ficar. Além disso, eles riem e estão muito próximos um do outro. No mesmo instante, o velho pai está reunido em um quarto com duas de suas três filhas. O quarto parece frio, sem vida, sem cores, com portas-janelas que revelam uma noite densa. Os três estão visivelmente afastados um do outro. Ninguém divide calor humano naquele ambiente. E aí temos a comparação da família com aqueles que entraram depois. As pobres pessoas que conheceram os membros desse triste grupo acabaram sendo consumidos por toda a melancolia.
Cito, enfim, outro momento brilhante: Renata e Flyn caminham na orla da praia onde a antiga casa ainda se encontra. A câmera de Allen está afastada, parece não querer interferir na conversa das duas - que pouco se encontram; o mais instigante de tudo, porém, é a cerca que separa a câmera das personagens. Vemos as duas caminharem por um bom tempo através dessa cerca. A cerca, feita de madeiras podres e quebradas, parece mantê-las presas ao lugar. Aquelas tristes pessoas vão ficar para sempre presas àquela casa, àquela praia e às lembranças que nela construíram quando sua família ainda era aparentemente feliz. Allen mostra essa prisão com uma simples cerca.
O longa apresenta muitos diálogos e cenas notáveis, que merecem atenção e reflexão daqueles que assistem.
O Mestre
3.7 1,0K Assista AgoraO filme foi exibido em sessão especial na última semana... A novidade é que ele foi filmado em 70 mm, e pode ser exibido neste formato apenas em Cinemas adaptados a ele... O que é uma pena.
O resultado foram comentários calorosos, muito positivos sobre o filme. Várias pessoas disseram que o filme é belíssimo e que Phoenix e Hoffman estão fantásticos. Apostas para o Oscar foram recorrentes...
Fonte da Vida
3.7 778 Assista AgoraO tema sonoro desse filme é fantástico! Tão impactante quanto a épica música de Réquiem Para um Sonho... Clint Mansell é o cara!