assistindo o curta com 2 atores a gente tem a resposta do motivo de conhecer só um deles: fernanda torres destoa DEMAIS, sempre espetacular, faz uma personagem misteriosa e até perigosa que entrega muito bem o ritmo de suas falas. isso só aumenta o abismo dela pro raul barreto que parece amador perto dela. o curta tem uma premissa interessante e brinca com esse suspense que a história rapidamente causa. a direção é ótima no uso de sombras e faz até um aceno ao nosferatu em uma delas. os efeitos e "monstros" são básicos e até ingênuos mas que ficam no tom da história ao misturá-los com a trilha sonora e efeitos de som. não precisou de mais tempo, mas eu adoraria ter mais minutos dessa atmosfera
curta muito divertido com uma história bem simples mas ótimas decisões estéticas, com uma direção de arte bem afiada na estilização dos personagens, cenários e até em pequenos elementos como o dinheiro sendo um grande papel com $ desenhado ou o diretor usar uma camiseta "diretor". é um conto de fadas dirigido pela carla
curta de ótimo elenco e uma história bem desenvolvida mesmo em 15 minutos. destaque pro josé lewgoy que sempre está muito bem em qualquer personagem. acabou com uma sensação de querer ver mais desse universo
um drama que ao mesmo tempo carrega um bom humor em si. filmado de trás pra frente, acho que acabou explorando a técnica e se perdeu um pouco no ritmo da história, mas ainda é um ótimo curta
um curta bastante poético que se apoia na dupla paulo josé e laura cardoso. discute a morte e uma situação da vida idosa em que não há muito mais o que viver mas "o que a gente faz enquanto ela (a morte) não vem?"
a convivência com a morte dos personagens é muito natural a ponto de se tornar o ponto cômico da história, já que beira o mórbido
curta espetacular muito bem executado e escrito, do começo ao fim, explorando a linguagem de propaganda de TV no meio da década de 90. queria encontrar ele numa qualidade um pouco melhor (assisti uma filmagem completamente pixelada)
um manifesto travestido de filme travestido de "entrevista". bressane e otelo marcam gerações diferentes do cinema unidas pela anistia do cinema experimental. naquele momento o cinema novo já havia morrido e o cinema passeava pela fase máximxa de paródias e pornochanchadas. a mensagem é válida e necessária, mas também não deixa de ser o bressane se chamando de gênio incompreendido
esse filme ser de 2007 é muito engraçado porque segue a risca o manual do incel da internet 2022: uma admiração fetichista da cultura japonesa, o tratamento objetificado da mulher e as ações violentas simplesmente por... tédio?
o uso de anime pra cena do carro foi uma ótima sacada, tanto na história como na criatividade em lidar com a falta de recursos. divertido ver as participações de bárbara paz, ary frança e rubens ewald filho
kleber explorando e estudando muita coisa que voltaria em ao som ao redor (2012) e mesmo assim, entregando um dos grandes curta metragens do cinema nacional. a relação com os eletrônicos na vida de todos a ponto da falta dele levar o conhecimento artificial (do menino copiando no computador) e a presença dele trazer o prazer (na máquina de lavar)
sem se aprofundar muito, jairo e carlão vão atrás de mario gennari para valorizar o artista esquecido pelo tempo - ironicamente, hoje vamos atrás do carlão e jairo para fazer o mesmo
assisti na reabertura da cinemateca com o próprio eugênio puppo e foi muito emocionante. trabalho belíssimo de recuperação e até de reinvenção de um filme que parecia totalmente perdido.
a linguagem visual da maya deren nesse curta é absurda, um trabalho completamente de ARTE no sentido mais elogioso do termo. o filme transita entre o sonho e a realidade e a linguagem surrealista obviamente se encaixa muito bem nisso, permitindo as experimentações interessantíssimas de edição e efeitos visuais. é clichê mas é verdade: alguns filmes não são para entender, mas para sentir e com certeza esse filme causa diversos sentimentos
a minami parece ter sido só um motivo pra fazer um documentário sobre a boca, já que a revista em si não tem muita profundidade temática. dito isso, não vi problema algum já que amo ver qualquer coisa relacionada à essa época e esse local mágico pro cinema nacional. há ótimas entrevistas como a do cláudio cunha (irritado com a categoria porno-filme) e david cardoso (mais semanas no marabá que o poderoso chefão (!)). a maldição do mojica nos créditos finais é bem legal também
divertido ver bandas tão consagradas sendo tratadas como "novidades" - e realmente eram no momento. divertido pensar que anos depois a muylaert dirigiria o paulo miklos em é proibido fumar
uma crítica enorme às patentes, hierarquias e a falsa obediência - as ordens são ordens e não são nunca questionadas. quando essa ordem é confrontada, sempre se chama um superior até ter que apelar pra violência como punição. não contente com o ótimo texto, a edição é muito bem feita - a cena com casablanca é GENIAL!!! a cena final com dorival finalmente "tomando banho" consegue transmitir todo o desconforto do momento, principalmente para os guardas: será que ter seguido todas as ordens resolveu alguma coisa? importante localizar esse curta na história, sendo lançado 2 anos depois da abertura política no brasil e falando um icônico MILICO E MERDA PRA MIM É A MESMA COISA. outro fato (já nem tão histórico assim, em comparação.....) é que a trilha é de augusto licks antes de lançar os enormes a revolta dos dandis (1987) e o papa é pop (1991) pelos engenheiros do hawaii
Esconde-Esconde
3.5 3assistindo o curta com 2 atores a gente tem a resposta do motivo de conhecer só um deles: fernanda torres destoa DEMAIS, sempre espetacular, faz uma personagem misteriosa e até perigosa que entrega muito bem o ritmo de suas falas. isso só aumenta o abismo dela pro raul barreto que parece amador perto dela.
o curta tem uma premissa interessante e brinca com esse suspense que a história rapidamente causa. a direção é ótima no uso de sombras e faz até um aceno ao nosferatu em uma delas. os efeitos e "monstros" são básicos e até ingênuos mas que ficam no tom da história ao misturá-los com a trilha sonora e efeitos de som. não precisou de mais tempo, mas eu adoraria ter mais minutos dessa atmosfera
A Mulher Fatal Encontra O Homem Ideal
3.1 5curta muito divertido com uma história bem simples mas ótimas decisões estéticas, com uma direção de arte bem afiada na estilização dos personagens, cenários e até em pequenos elementos como o dinheiro sendo um grande papel com $ desenhado ou o diretor usar uma camiseta "diretor". é um conto de fadas dirigido pela carla
Glaura
3.8 8curta de ótimo elenco e uma história bem desenvolvida mesmo em 15 minutos. destaque pro josé lewgoy que sempre está muito bem em qualquer personagem. acabou com uma sensação de querer ver mais desse universo
How Was Your Day Honey?
2.3 1lançado no meio da pandemia, provavelmente passa a sensação de repetição e rotina do david lynch
Thanksgiving
4.2 22thanksgiving e don't são os melhores trailers falsos do grindhouse. ótimos visuais e humor
Palíndromo
3.8 32um drama que ao mesmo tempo carrega um bom humor em si. filmado de trás pra frente, acho que acabou explorando a técnica e se perdeu um pouco no ritmo da história, mas ainda é um ótimo curta
Don't
4.3 18um trailer infelizmente falso, porque dá muita vontade de assistir o filme com esses visuais escrachados e a edição e humor do edgar wright
Chuva de Brotos
3.3 1são 2 minutos dessa imagem do poster praticamente
Morte.
4.1 18um curta bastante poético que se apoia na dupla paulo josé e laura cardoso. discute a morte e uma situação da vida idosa em que não há muito mais o que viver mas "o que a gente faz enquanto ela (a morte) não vem?"
a convivência com a morte dos personagens é muito natural a ponto de se tornar o ponto cômico da história, já que beira o mórbido
A Alma do Negócio
4.2 33curta espetacular muito bem executado e escrito, do começo ao fim, explorando a linguagem de propaganda de TV no meio da década de 90. queria encontrar ele numa qualidade um pouco melhor (assisti uma filmagem completamente pixelada)
Viola Chinesa
4.0 9um manifesto travestido de filme travestido de "entrevista". bressane e otelo marcam gerações diferentes do cinema unidas pela anistia do cinema experimental. naquele momento o cinema novo já havia morrido e o cinema passeava pela fase máximxa de paródias e pornochanchadas. a mensagem é válida e necessária, mas também não deixa de ser o bressane se chamando de gênio incompreendido
Manual para Atropelar Cachorro
3.7 44esse filme ser de 2007 é muito engraçado porque segue a risca o manual do incel da internet 2022: uma admiração fetichista da cultura japonesa, o tratamento objetificado da mulher e as ações violentas simplesmente por... tédio?
o uso de anime pra cena do carro foi uma ótima sacada, tanto na história como na criatividade em lidar com a falta de recursos. divertido ver as participações de bárbara paz, ary frança e rubens ewald filho
Eletrodoméstica
3.8 67 Assista Agorakleber explorando e estudando muita coisa que voltaria em ao som ao redor (2012) e mesmo assim, entregando um dos grandes curta metragens do cinema nacional. a relação com os eletrônicos na vida de todos a ponto da falta dele levar o conhecimento artificial (do menino copiando no computador) e a presença dele trazer o prazer (na máquina de lavar)
O M da Minha Mão
3.3 5sem se aprofundar muito, jairo e carlão vão atrás de mario gennari para valorizar o artista esquecido pelo tempo - ironicamente, hoje vamos atrás do carlão e jairo para fazer o mesmo
Homo Erectus
4.3 89animação tipográfica linda pra um texto ótimo e ainda narrado pelo pereio. bom demais
A Última Praga de Mojica
3.5 6assisti na reabertura da cinemateca com o próprio eugênio puppo e foi muito emocionante. trabalho belíssimo de recuperação e até de reinvenção de um filme que parecia totalmente perdido.
Tramas do Entardecer
4.4 94a linguagem visual da maya deren nesse curta é absurda, um trabalho completamente de ARTE no sentido mais elogioso do termo. o filme transita entre o sonho e a realidade e a linguagem surrealista obviamente se encaixa muito bem nisso, permitindo as experimentações interessantíssimas de edição e efeitos visuais. é clichê mas é verdade: alguns filmes não são para entender, mas para sentir e com certeza esse filme causa diversos sentimentos
Minami em Close-up - A Boca em Revista
4.3 4a minami parece ter sido só um motivo pra fazer um documentário sobre a boca, já que a revista em si não tem muita profundidade temática. dito isso, não vi problema algum já que amo ver qualquer coisa relacionada à essa época e esse local mágico pro cinema nacional. há ótimas entrevistas como a do cláudio cunha (irritado com a categoria porno-filme) e david cardoso (mais semanas no marabá que o poderoso chefão (!)). a maldição do mojica nos créditos finais é bem legal também
O Rim de Napoleão
3.5 1parece meio especial de tv mas é divertidinho. engraçado como o coimbra foi daqui pro o lobo atrás da porta
Bia Bai
2.4 2filmado quando bondanzky ainda tava na faculdade, critica o consumismo desenfreado num tom de cinema mudo
Cartão Vermelho
3.2 12puts................ meio absurdo e aparentemente não proposital
Hot Dog
3.1 1muito bem filmado e "coreografado"!!!
Rock Paulista
3.0 1divertido ver bandas tão consagradas sendo tratadas como "novidades" - e realmente eram no momento. divertido pensar que anos depois a muylaert dirigiria o paulo miklos em é proibido fumar
O Dia em que Dorival Encarou a Guarda
4.2 79 Assista Agorauma crítica enorme às patentes, hierarquias e a falsa obediência - as ordens são ordens e não são nunca questionadas. quando essa ordem é confrontada, sempre se chama um superior até ter que apelar pra violência como punição. não contente com o ótimo texto, a edição é muito bem feita - a cena com casablanca é GENIAL!!!
a cena final com dorival finalmente "tomando banho" consegue transmitir todo o desconforto do momento, principalmente para os guardas: será que ter seguido todas as ordens resolveu alguma coisa?
importante localizar esse curta na história, sendo lançado 2 anos depois da abertura política no brasil e falando um icônico MILICO E MERDA PRA MIM É A MESMA COISA. outro fato (já nem tão histórico assim, em comparação.....) é que a trilha é de augusto licks antes de lançar os enormes a revolta dos dandis (1987) e o papa é pop (1991) pelos engenheiros do hawaii