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Últimas opiniões enviadas

  • Nícolas Queiros Silva

    Se você for assistir Acacia com o intuito de distração e cenas assustadoras, é melhor repensar. O terror psicológico de Park Ki-hyeong aposta muito mais no sutil e nas críticas sociais do que no terror enquanto uma diversão (como o cinema slasher americano por exemplo). Apesar de seu lado misterioso (a relação entre o garoto adotado e a árvore) ser baseado em contos e lendas orientais, o que vemos no filme é um trabalho do diretor para trazer o mesmo para uma realidade muito próxima da nossa o tempo todo.

    Logo no início do filme, é tratada a questão da adoção como uma visão pejorativa que a sociedade possui a respeito dos casais que decidem adotar. É uma questão delicada e muito cotidiana. A escolha do garoto por conta da sua forma de desenhar mostra como as pessoas tentam julgar pela aparência e, com isso, escolher o “melhor” sempre (Choi Mi escolhe por conta da habilidade artística como forma de apostar que o garoto tenha um QI alto). Por conta dessa análise social que o filme executa, os sustos e cenas “tensas” acabam sendo deixadas de lado, fazendo com que muitos espectadores achem o filme parado e monótono. Claro que a atuação não ajuda muito, valendo apenas ressaltar o ator que faz o garoto adotado, que consegue passar nitidamente a aflição, inocência e ao mesmo tempo revolta por toda situação que lhe rodeia, e a sua amiga que esbanja inocência, simpatia e delicadeza.

    A fotografia do filme ganha pontos pelos contrastes, ao exibir planos belos e contemplativos (como as cenas em que o garoto sobe na árvore e observa o pôr-do-sol) e também planos claustrofóbicos (como nos planos de delírio e na sequência final). Há violência no filme e a mesma é muito próxima da realidade da violência familiar vista nos noticiários diariamente (novamente a questão da direção de trazer o filme para a nossa realidade). Sem querer dar spoiler, uma das cenas mais chocantes envolve uma pá e um braço quebrado. Mesmo com a eventual monotonia para os fãs de um gênero mais “eletrizante”, durante o sumiço do garoto o filme consegue colocar uma dúvida nos espectadores que começam a especular possibilidades de acontecimentos e com isso aguardam o desfecho para entenderem a trama (que também possui claros traços de um neorrealismo do diretor, ao mostrar que a realidade não é tão bela como na ficção que costumamos ver nos cinemas).

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  • Nícolas Queiros Silva

    De uns anos pra cá, a Tailândia tem exportado muitos filmes de terror, se igualando (para alguns, até mesmo superando) países tradicionais como Coréia do Sul e Japão. Os filmes de terror tailandeses possuem um foco maior na questão "espiritual" e nesse filme não é diferente. A trama do filme não é inovadora, ao falar de espírito vingativo de ex-namorada, porém isso não é um obstáculo para te impedir de gostar do filme, pois mesmo com um enredo "clichê", Faen Gao tem uma montagem intensa, misteriosa e um roteiro que te instiga a entender o que está acontecendo, o que aconteceu e o que acontecerá.

    A fotografia do filme é muito bem trabalhada (só reclamaria dos "planos tremidos", que não foram muito bem executados), com destaque para as cenas ao ar livre, com belos planos do céu. As aparições fantasmagóricas são bem desenvolvidas, com boas maquiagens e planos pontuais. Em contrapartida, a trilha sonora do filme é muito fraca, o que compromete boas sequências (quem entende de filme de terror sabe que o som é o principal em filmes do gênero).

    O interessante da trama é descobrir quem é o fantasma que o persegue, já que Ken possuía inúmeras namoradas e entender como que começou toda essa catástrofe. Tirando isso, considero esse filme como "mediano", pois na própria Tailândia há inúmeros outros filmes com maior originalidade, tensão e qualidade. O diretor Piyapan Choopetch aposta em técnicas e estruturas já utilizadas no terror, como forma de garantir o básico para os cinéfilos que estão a procura de um filme oriental de fantasma.

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  • Nícolas Queiros Silva

    Logo no início do filme, há uma referência ao livro: Sun-Joo entrevista um artista numa galeria de arte, onde o mesmo fala sobre bissexualidade e a sociedade grega. Ele diz que o “ser” perfeito deveria combinar a beleza das mulheres e a força dos homens. Isso indica que Eun-Suh (no original, seu nome era Sadako) seria hermafrodita (Quem leu o livro percebeu a dica). O nome do filme também é interessante, pois faz uma conexão com a pesquisa científica elaborada por Choi Yeol, o médico legista que acompanha a repórter na sua busca pelo fim do feitiço.

    Um dos pontos fracos é a falta de “sustos” ou cenas inesperadas como conhecemos em outras versões. Em contrapartida, a ligação telefônica após assistir o vídeo se tornou mais terrível: Agora ao invés de uma voz dizer “Seven”, escuta-se um som de uma caixinha de música assustadora. Outro ponto positivo é a fotografia granulada e sufocante nos flashbacks em preto e branco. É bem perceptível também a questão do “sexo” reprimido nas sociedades orientais, pois tanto o jornalista quanto o legista tentam se insinuar para Sun-Joo e a provocam devido a abstinência sexual dela. A sequência final é de tirar o fôlego, talvez pelo fato de ao longo do filme faltar cenas de tensão ou susto. “Fãs de carteirinha” dessa história devem assistir o quanto antes.

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  • Filmow
    Filmow

    O Oscar 2017 está logo aí e teremos o nosso tradicional BOLÃO DO OSCAR FILMOW!

    Serão 3 vencedores no Bolão com prêmios da loja Chico Rei para os três participantes que mais acertarem nas categorias da premiação. (O 1º lugar vai ganhar um kit da Chico Rei com 01 camiseta + 01 caneca + 01 almofada; o 2º lugar 01 camiseta da Chico Rei; e o 3º lugar 01 almofada da Chico Rei.)

    Vem participar da brincadeira com a gente, acesse https://filmow.com/bolao-do-oscar/ para votar.
    Boa sorte! :)

    * Lembrando que faremos uma transmissão ao vivo via Facebook e Youtube da Casa Filmow na noite da cerimônia, dia 26 de fevereiro. Confirme presença no evento https://www.facebook.com/events/250416102068445/

  • Felipe
    Felipe

    Valeu por aceitar! Vi que curte os filmes da Sadako/Samara tb hehe!

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