“O Grande Ano” é um filme doce, com um clima amistoso, longe de qualquer escatologia que domina a maioria das comédias atuais. Possui um humor minimalista e funciona como comédia adulta, recomendada para toda a família. Faz uso de um humor inteligente, sem nunca precisar apelar para piadas abaixo da linha da cintura.
Um dos maiores méritos do filme de Hillcoat é criar um clima de tensão crescente onde sabemos que a cada cena a panela está prestes a explodir, e mal podemos nos conter de empolgação à espera do clímax.
"Uma vez tendo a mulher de seus sonhos em seus braços, o que resta para alguém a não ser a felicidade plena, certo? Talvez, mas o caso aqui é que o Frankenstein moderno saído da imaginação, também possui vontades e sentimentos, e pode assim como no conto de Mary Shelley, se voltar contra seu criador."
“Argo” somente peca no final, ao tomar consciência de que é um filme, e querer agradar como tal. Detalhe que não tira o mérito de, desde já, um dos fortes candidatos ao Oscar. E uma última nota, como desejo pessoal, Robert Rodriguez não poderia rodar o verdadeiro “Argo”?
“Celeste e Jesse para Sempre” é Rashida Jones. Seu carisma e ótima presença são um grande empurrão para a credibilidade dessa história. Celeste (muito mais do que Jesse) se torna uma personagem original, com quem desejamos passar mais tempo.
Apesar de ser um grande chamariz, não há necessidade da personagem de Maggie Gyllenghall aqui, pelo menos não da forma que foi escrita. Sua subtrama se intercala com a principal de tal forma que muda todo o caminho da conclusão, se tornando o foco.
O diretor Anderson, mesmo preso a seu estilo único,possui prestígio suficiente para se tornar um dos cineastas da atualidade que mais desperta interesse em qualquer projeto que esteja envolvido. De todos os trabalhos agridoces de Anderson, “Moonrise Kingdom” pode ser considerado o mais açucarado.
Em “Verão em Red Hook”, Spike Lee descreve seus pensamentos sobre a religiosidade exacerbada, sobre o tradicionalismo versus o moderno, e como não poderia deixar de ser, subverte tudo isso nos dando um soco no estômago, recorrente de seus melhores trabalhos.
Um dos melhores artifícios que um filme pode usar a seu favor é o hype levantado em sua pré-produção. Mas “Looper” tem sim mais criatividade em seu dedo mindinho do que muito do que é feito no cinema Blockbuster de Hollywood.
Embora temperando tudo com clichês, a produção recai no quesito onde isso é aceitável, uma vez que bem realizados soam melhores do que novidades mal trabalhadas.
Outro grande acerto foi o roteiro escrito por Alex Garland, colaborador de Danny Boyle, que adapta de forma inusitada o reboot de um personagem de quadrinhos. Aqui não temos o usual e esperado filme de origem de um super herói, e sim uma trama que se encaixaria como o filme dois ou três. Dredd ganha justamente por essa ousadia e criatividade.
A comédia é por vezes hilária e tocante, e é também uma metralhadora de referências por minuto, que não perdoa ninguém, e tira sarro explícito de "Deus e o mundo".
Por mais ousado ou proposital que deseje ser, o sentimento de grande pretenciosismo não nos deixa ao vermos essa geração do título, que parece não ter nada a dizer ou mostrar.
Se era inicialmente planejado como comédia ultrajante de costumes, Vizinhos Imediatos do 3° Grau passou para uma comédia com toques de terror e ficção científica. Por incrível que pareça é justamente esse o ponto forte da produção estrelada por Stiller e Vaughn. O humor, embora seja o prato principal aqui, acaba com gosto de entrada.
O roteiro escrito pelo próprio Anderson tenta através da confusão e de uma falsa complexidade, disfarçar o fato de que não existe muito aqui. A impressão que fica é que o diretor achou que tinha uma grande ideia para pelos menos dois filmes, e nesse, por duas horas apenas encheu linguiça. Leiam a crítica completa no Kritz:
O grande problema do filme é justamente nunca ficar acima do esperado. É do tipo que ao olharmos o cartaz, ou lermos a sinopse (ou quem sabe até a frase de efeito do slogan) saberemos exatamente do que se trata sem surpresa alguma.
Cosmópolis é por vezes reflexivo, cruel, assustador, hilário, ousado, novo, e como será muito acusado, pretensioso. É o tipo de filme que talvez deva ser visto mais de uma vez a fim de um julgamento justo.
A escolha por manter um tom de certa sobriedade é onde peca a nova produção. Não desenvolve sua trama ou personagens a ponto de apelar ao público adulto, e tampouco usa de humor consciente, ou da paródia, para demonstrar que tudo não passa de uma brincadeira divertida.
De A Noite dos Mortos Vivos a Halloween, Paranorman é além de uma animação infantil, uma eficiente sátira aos filmes de terror e também uma homenagem. Criativa a ponto de apelar ao mais experiente cinéfilo, a produção mostra a força de uma arte quase perdida, que tem se empenhado em boas histórias a fim de justificar sua trabalhosa confecção.
O Grande Ano
3.0 244“O Grande Ano” é um filme doce, com um clima amistoso, longe de qualquer escatologia que domina a maioria das comédias atuais. Possui um humor minimalista e funciona como comédia adulta, recomendada para toda a família. Faz uso de um humor inteligente, sem nunca precisar apelar para piadas abaixo da linha da cintura.
Os Infratores
3.8 895 Assista AgoraUm dos maiores méritos do filme de Hillcoat é criar um clima de tensão crescente onde sabemos que a cada cena a panela está prestes a explodir, e mal podemos nos conter de empolgação à espera do clímax.
Selvagens
3.4 743 Assista AgoraO que “Selvagens” não possui é o interesse, pelo menos em sua metade para o final, de ser outra coisa senão um filme de ação.
Killer Joe: Matador de Aluguel
3.6 877 Assista Agora"Esteja preparado pois o novo trabalho de Friedkin pode não ser para os de estômagos mais fracos".
Indomável Sonhadora
3.8 1,2K"Uma das melhores obras cinematográficas do ano, forte candidato a indicações no próximo Oscar".
Woody Allen: Um Documentário
4.2 134"É um deleite para qualquer cinéfilo, uma grande homenagem, divertida e informativa".
Ruby Sparks - A Namorada Perfeita
3.8 1,4K"Uma vez tendo a mulher de seus sonhos em seus braços, o que resta para alguém a não ser a felicidade plena, certo? Talvez, mas o caso aqui é que o Frankenstein moderno saído da imaginação, também possui vontades e sentimentos, e pode assim como no conto de Mary Shelley, se voltar contra seu criador."
Argo
3.9 2,5K“Argo” somente peca no final, ao tomar consciência de que é um filme, e querer agradar como tal. Detalhe que não tira o mérito de, desde já, um dos fortes candidatos ao Oscar. E uma última nota, como desejo pessoal, Robert Rodriguez não poderia rodar o verdadeiro “Argo”?
Celeste e Jesse Para Sempre
3.6 478 Assista Agora“Celeste e Jesse para Sempre” é Rashida Jones. Seu carisma e ótima presença são um grande empurrão para a credibilidade dessa história. Celeste (muito mais do que Jesse) se torna uma personagem original, com quem desejamos passar mais tempo.
O Segredo da Cabana
3.0 3,2K Assista Agora"O filme subverte, ao mesmo tempo em que se torna a sátira máxima de qualquer filme de terror já produzido."
Histeria
3.6 404Apesar de ser um grande chamariz, não há necessidade da personagem de Maggie Gyllenghall aqui, pelo menos não da forma que foi escrita. Sua subtrama se intercala com a principal de tal forma que muda todo o caminho da conclusão, se tornando o foco.
Moonrise Kingdom
4.2 2,1K Assista AgoraO diretor Anderson, mesmo preso a seu estilo único,possui prestígio suficiente para se tornar um dos cineastas da atualidade que mais desperta interesse em qualquer projeto que esteja envolvido. De todos os trabalhos agridoces de Anderson, “Moonrise Kingdom” pode ser considerado o mais açucarado.
Verão em Red Hook
3.5 14Em “Verão em Red Hook”, Spike Lee descreve seus pensamentos sobre a religiosidade exacerbada, sobre o tradicionalismo versus o moderno, e como não poderia deixar de ser, subverte tudo isso nos dando um soco no estômago, recorrente de seus melhores trabalhos.
Looper: Assassinos do Futuro
3.6 2,1KUm dos melhores artifícios que um filme pode usar a seu favor é o hype levantado em sua pré-produção. Mas “Looper” tem sim mais criatividade em seu dedo mindinho do que muito do que é feito no cinema Blockbuster de Hollywood.
Magic Mike
3.0 1,3K Assista AgoraEmbora temperando tudo com clichês, a produção recai no quesito onde isso é aceitável, uma vez que bem realizados soam melhores do que novidades mal trabalhadas.
Dredd
3.6 1,4K Assista AgoraOutro grande acerto foi o roteiro escrito por Alex Garland, colaborador de Danny Boyle, que adapta de forma inusitada o reboot de um personagem de quadrinhos. Aqui não temos o usual e esperado filme de origem de um super herói, e sim uma trama que se encaixaria como o filme dois ou três. Dredd ganha justamente por essa ousadia e criatividade.
Ted
3.1 3,4K Assista AgoraA comédia é por vezes hilária e tocante, e é também uma metralhadora de referências por minuto, que não perdoa ninguém, e tira sarro explícito de "Deus e o mundo".
Sem Destino
2.0 79 Assista AgoraPor mais ousado ou proposital que deseje ser, o sentimento de grande pretenciosismo não nos deixa ao vermos essa geração do título, que parece não ter nada a dizer ou mostrar.
Vizinhos Imediatos de 3º Grau
2.8 567 Assista AgoraSe era inicialmente planejado como comédia ultrajante de costumes, Vizinhos Imediatos do 3° Grau passou para uma comédia com toques de terror e ficção científica. Por incrível que pareça é justamente esse o ponto forte da produção estrelada por Stiller e Vaughn. O humor, embora seja o prato principal aqui, acaba com gosto de entrada.
Resident Evil 5: Retribuição
2.9 3,0K Assista AgoraO roteiro escrito pelo próprio Anderson tenta através da confusão e de uma falsa complexidade, disfarçar o fato de que não existe muito aqui. A impressão que fica é que o diretor achou que tinha uma grande ideia para pelos menos dois filmes, e nesse, por duas horas apenas encheu linguiça. Leiam a crítica completa no Kritz:
Contrabando
3.3 381 Assista AgoraO grande problema do filme é justamente nunca ficar acima do esperado. É do tipo que ao olharmos o cartaz, ou lermos a sinopse (ou quem sabe até a frase de efeito do slogan) saberemos exatamente do que se trata sem surpresa alguma.
Cosmópolis
2.7 1,0K Assista AgoraCosmópolis é por vezes reflexivo, cruel, assustador, hilário, ousado, novo, e como será muito acusado, pretensioso. É o tipo de filme que talvez deva ser visto mais de uma vez a fim de um julgamento justo.
Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros
3.0 2,2K Assista AgoraA escolha por manter um tom de certa sobriedade é onde peca a nova produção. Não desenvolve sua trama ou personagens a ponto de apelar ao público adulto, e tampouco usa de humor consciente, ou da paródia, para demonstrar que tudo não passa de uma brincadeira divertida.
ParaNorman
3.6 845 Assista AgoraDe A Noite dos Mortos Vivos a Halloween, Paranorman é além de uma animação infantil, uma eficiente sátira aos filmes de terror e também uma homenagem. Criativa a ponto de apelar ao mais experiente cinéfilo, a produção mostra a força de uma arte quase perdida, que tem se empenhado em boas histórias a fim de justificar sua trabalhosa confecção.