ah, mas que óptimo filme! toda a crítica é bem construída, associada a cada problema das várias personagens. vai muito além da "revolução televisiva", é mais social e até económica, pois a televisão é um mero instrumento de controlo da mente humana em prol dos objectivos ditados pelo sistema comercial.
preconceito, racismo e discriminação embutido no cinema de forma tão suave que na maioria das vezes nós, espectadores, nem damos conta. demasiado interessante.
adorei toda a atmosfera de discussão sobre anarquismo vs marxismo, bem real na época. é um filme muito imparcial, de facto. e isso agradou-me imenso. sem apelar demasiado ao lado proletário socialista, caracterizando bem todo o tipo de pessoa (sem recorrer ao "este é mau, aquele é bom"); a diferença de oportunidade, poder, condições de vida das duas classes (a burguesa tão farta e colorida, a operária tão cinzenta e suja).
uma coisa que achei meio que "cereja em cima do bolo" da forma como as pessoas se relacionam consoante a classe foi:
a família proletária, que na mesma sala enquanto uns jantam outros tomam banho, nus na forma mais natura possível e sem qualquer maldade, dormindo todos juntos; os burgueses têm quartos separados, o que não impede as relações promiscuas entre tia-sobrinho aliadas à falsa moralidade de um casamento feito sem amor, apesar da riqueza. interessante.
uma reflexão gigante. acho que todas as pessoas defendores dos direitos humanos deviam ver isto, mais que não seja para compreender que o racismo & companhia não são naturais ao ser humano, mas sim mero fruto da sociedade e dos grupos de influência/poder. demasiado bom.
há sempre uma cobra e um rato, em qualquer parte do mundo. são os ratos o motor da evolução e resistência. conforme vivemos optamos por ser um ou outro. eu gosto de ratos.
às vezes, a essência das coisas passa pelas relações mais superficialmente profundas. pequenas coisas, pessoas rápidas, minutos perfeitos. só sentimos falta do que já não é, e só percebemos isto quando a solidão chega.
tem o melhor final que alguma vez vi. morri de amor por isto.
achei divinal a forma como se brinca com a mudança de personalidade consoante o papel que se desempenha num dado contexto. lembrei-me daquelas frases populares que os pais costumam dizer aos filhos "quando tu fores pai, vais compreender-me". a forma como os judeus incorporaram aquilo que idealizavam como um alemão nazi; os judeus como se fossem realmente deportados; os comunistas que criaram sovietes em cada vagão do comboio, que nunca tinham lido marx sequer, aprendiam de boca em boca o que seria o comunismo e pregavam-no como se de uma religião se tratasse. as críticas a cada um dos três grupos, exageradas ou não, são óptimas. e o final! um filme todo alegre e dançante com um final tão cruel.
tal é a propaganda americana neste filme, que por muito sentido que tenha, tirou a piada toda ao filme e banalizou por completo uma história interessante.
cordões que prendem vidas. a rotina, a maturidade, a família, a responsabilidade, o trabalho, aceitação, conformismo. acção-reacção-consequência. sobrevivência.
Free Rainer
3.9 28ah, mas que óptimo filme! toda a crítica é bem construída, associada a cada problema das várias personagens. vai muito além da "revolução televisiva", é mais social e até económica, pois a televisão é um mero instrumento de controlo da mente humana em prol dos objectivos ditados pelo sistema comercial.
Budrus
4.3 7a derrube das oliveiras. é de chorar, isto.
Filmes Ruins, Árabes Malvados
4.2 28preconceito, racismo e discriminação embutido no cinema de forma tão suave que na maioria das vezes nós, espectadores, nem damos conta. demasiado interessante.
Os Descendentes
3.5 1,3K Assista Agoraadormeci, de tão bom.
Repórteres de Guerra
4.0 192 Assista Agoravou poupar-me a comentar o quanto é fraco. ai, espera...erm.
Germinal
3.9 122adorei toda a atmosfera de discussão sobre anarquismo vs marxismo, bem real na época.
é um filme muito imparcial, de facto. e isso agradou-me imenso. sem apelar demasiado ao lado proletário socialista, caracterizando bem todo o tipo de pessoa (sem recorrer ao "este é mau, aquele é bom"); a diferença de oportunidade, poder, condições de vida das duas classes (a burguesa tão farta e colorida, a operária tão cinzenta e suja).
uma coisa que achei meio que "cereja em cima do bolo" da forma como as pessoas se relacionam consoante a classe foi:
a família proletária, que na mesma sala enquanto uns jantam outros tomam banho, nus na forma mais natura possível e sem qualquer maldade, dormindo todos juntos; os burgueses têm quartos separados, o que não impede as relações promiscuas entre tia-sobrinho aliadas à falsa moralidade de um casamento feito sem amor, apesar da riqueza. interessante.
50%
3.9 2,2K Assista Agorachato, vazio, mas fofinho.
De Olhos Azuis
4.6 78uma reflexão gigante. acho que todas as pessoas defendores dos direitos humanos deviam ver isto, mais que não seja para compreender que o racismo & companhia não são naturais ao ser humano, mas sim mero fruto da sociedade e dos grupos de influência/poder. demasiado bom.
Toda Forma de Amor
4.0 1,0K Assista Agoraa cena do armário, as gavetas vazias. é a melhor parte do filme.
Juventude em Fúria
3.8 855 Assista Agorahá sempre uma cobra e um rato, em qualquer parte do mundo. são os ratos o motor da evolução e resistência. conforme vivemos optamos por ser um ou outro.
eu gosto de ratos.
Um Lugar Chamado Chiapas
3.8 2hay en nosotros un solo rostro y un solo pensamiento.
Diário de um Adolescente
3.8 779 Assista Agoracompreendo o porquê de ser um clássico dos 90.
Nada Pessoal
4.0 157às vezes, a essência das coisas passa pelas relações mais superficialmente profundas. pequenas coisas, pessoas rápidas, minutos perfeitos. só sentimos falta do que já não é, e só percebemos isto quando a solidão chega.
tem o melhor final que alguma vez vi.
morri de amor por isto.
A Partida
4.3 523 Assista Agorapedra dos sentimentos.
Memórias de Matsuko
4.3 49ri, deprimi e quase chorei. tudo ao mesmo tempo.
Possuída
3.3 286tão clássico. ahaha
Confiança
4.1 65vou poupar-me a comentários, porque as palavras limitam as coisas e há demasiado a ser interiorizado depois de ver este filme.
tãolindogenialbonitofofinhorealistaeriosdeamor.
Uma Questão de Respeito
3.7 50DREADISMO.
Trem da Vida
4.3 177é uma forma nova e adorável de abordar a 2ª GM. facto. o humor é simples e objectivo, o que para uns pode ser negativo. para mim não.
achei divinal a forma como se brinca com a mudança de personalidade consoante o papel que se desempenha num dado contexto. lembrei-me daquelas frases populares que os pais costumam dizer aos filhos "quando tu fores pai, vais compreender-me". a forma como os judeus incorporaram aquilo que idealizavam como um alemão nazi; os judeus como se fossem realmente deportados; os comunistas que criaram sovietes em cada vagão do comboio, que nunca tinham lido marx sequer, aprendiam de boca em boca o que seria o comunismo e pregavam-no como se de uma religião se tratasse. as críticas a cada um dos três grupos, exageradas ou não, são óptimas. e o final! um filme todo alegre e dançante com um final tão cruel.
O Último Dançarino de Mao
4.1 235tal é a propaganda americana neste filme, que por muito sentido que tenha, tirou a piada toda ao filme e banalizou por completo uma história interessante.
Hora de Morrer
4.3 61quase chorei. quando for velhinha serei assim, igual à aniela.
Who Are You
2.9 9bem bom e original.
A Vida de David Gale
4.2 947 Assista Agorahistória bem interessante, tornada uma coisa chata e com momentos de tal exagero (ridículo) por ser o tipo de produção que é.
Corações em Conflito
3.3 169 Assista Agoracordões que prendem vidas. a rotina, a maturidade, a família, a responsabilidade, o trabalho, aceitação, conformismo. acção-reacção-consequência. sobrevivência.
e sim, é um bom filme.